Afonso Tello - Budens 1670

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Afonso Tello - Budens 1670

#73051 | jvaldeira | 13 set 2004 23:02

Caros colegas,

Encontrei no site da Anafre uma referência a um Afonso Tello de Budens que em 4 de Maio de 1670 derrotou uns piratas mouros que haviam atacado esta localidade, matando inclusivamente o respectivo chefe.

Gostava de obter mais informações sobre este episódio, bem como sobre Afonso Tello e sua ascendência/descendência.

Obrigado,
JValdeira

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Tello - Budens 1670

#73115 | josemariaferreira | 14 set 2004 17:04 | Em resposta a: #73051

Caro JValdeira

Em meados do séc.XVIII, morava em Aljezur, o capitão Francisco José Tello, casado com Antónia de S. João, natural de Nª.Sª. da Conceição de Monchique. Era filho de João Tello de Aljezur e de Isabel Vicente de Nª.Sª. da Conceição de Monchique. Como Budens é uma localidade do concelho de Vila do Bispo, relativamente próxima de Aljezur, poderá ainda esta família ser descendente de Afonso Tello.

Cumprimentos
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Tello - Budens 1670

#73270 | mimo 11 | 16 set 2004 15:59 | Em resposta a: #73051

Caros Confrades, Jvaldeira e Ze Maria.

Nos meus ancestrais encontro por linha paterna o seguinte:

1-maria da silva tello nat. de Odemira,nasc. em 1832,c.c. joaquim Francisco madrugo nat. de Sines-1830

2- Filha de jacinto da silva tello nat. de Sines nasc. em 1800 c.c. maria isabel silva

3- neta de Agostinho da silva tello nat. de Aljeruz 1755 c.c. natercia josefa 1766

Estes dados estão no arq. dist.de Beja,Setubal, e T.T.

Dado que esse lado dos meus ancestrais,são dessa região posso presumir que
alguma relação de parentesco haverá.Por absoluta falta de tempo ainda não pude ir mais longe.

O arquivo de Faro, por informações da T.T. deve ter mais alguma coisa sobre esta familia.

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Tello - Budens 1670

#73300 | jvaldeira | 17 set 2004 00:20 | Em resposta a: #73115

Caros José Maria e José Simões,

Parece realmente ser possível que estejam todos ligados. O curioso é que quem realmente me interessa é mesmo um João Tello, casado com uma Ana Josefa e anteriormente com uma Brígida Marreiros. Imagino que o Afonso Tello seja familiar próximo.

Em termos cronológicos, os 2 João Tello até poderiam ser a mesma pessoa, uma vez que o "meu" teve filhos entre 1726 e 1744.

Apesar de estar incompleta, por não ter ainda conseguido arranjar tempo para pesquisar o mais antigo dos livros paroquiais de Budens, penso que vale a pena deixar aqui minha lista mais actualizada desta família de Budens.

1.Joaquina Rosa n. 1797 Vila do Bispo - Budens.
2.José Joaquim Delgado cc Maria Rosa 1796 Vila do Bispo - Budens.
3.Maria Rosa n.1771 Vila do Bispo - Budens.
4.Manuel Figueiras Delgado n.1717 Vila do Bispo - Budens
5.Brites Carmo
6.André Figueiras n.1740 Vila do Bispo - Budens. cc Rosa Baptista 1764 Vila do Bispo - Budens.
7.Rosa Baptista n.1741 Vila do Bispo - Budens.
8.João Delgado n. Vila do Bispo - Budens. c. 1690
9.Maria de Jesus n. Vila do Bispo - Raposeira. C. 1690
10.João Tello n. Vila do Bispo - Budens.. c.1700
11.Ana Josefa n. Lagos – S.Sebastião. c. 1715
12.Eusébio Correia n. Vila do Bispo – Budens c.1715
13.Maria da Ascenção . n. Vila do Bispo – Budens c. 1715
14.Francisco Fernades n. Vila do Bispo – Budens c. 1715
15.Antónia de Jesus . n. Vila do Bispo – Budens c. 1715
20.Diogo Correia
21.Beatriz ?
22.Francisco Moreira
23.Joana Evangelista
24.André Figueiras
25.Maria Correia
26.Francisco Alvares
27.Maria da Ascenção

Cumprimentos,
JValdeira

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Tello - Budens 1670

#78778 | jflfl | 05 dez 2004 22:05 | Em resposta a: #73300

Caro JValdeira
Tenho nos meus apontamentos que o Capitão-mór Francisco Jorge Tello n. na vila de Aljezur em 1670. Seus pais foram: João Tello da freg. de Nª Sª da Lava, Aljezur e Isabel Vicente, da freg. de Nª Sª da Conceição, Monchqiue. Aliás esta informação é a que José Maria Ferreira já lhe prestou.
Serve só para acrescentar que embora me pareça que estamos a falar da mesma familia, as datas não são as mesmas: o seu "10.João Tello n. Vila do Bispo - Budens.. c.1700". quando refere c. 1700! Por outro lado parece que a ser o mesmo, teremos aqui outros matrimónios...
Não sei se ajudei mas em todo o caso fico ao dispôr e desde já manifesto o meu interesse em saber mais sobre os Tellos de Aljezur já que estão na minha ascendência.
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Tello - Budens 1670

#78779 | jvaldeira | 05 dez 2004 22:25 | Em resposta a: #78778

Caro Joaquim Falcão de Lima,

Agradeço a nota. Apenas tinha a indicação de José Maria Ferreira que informava que F.J. Tello era vivo em meados do sec. XVIII; se nasceu em 1670 pertence possivelmente à geração dos pais do "meu" João Tello.
Logo que consiga ver o livro Misto de Budens aqui deixarei nota das conclusões. Veremos se apontam realmente para Aljezur!
Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Tello - Budens 1670

#78782 | jflfl | 05 dez 2004 23:23 | Em resposta a: #78779

caro J Valdeira
Tenho de fazer uma correcção: onde está "Lava" deve ler-se "Alva". Desculpe o lapso.
entretanto ao rever a reposta, lembrei-me de perguntar-lhe: para além de Brites do Carmo, conhece outros filhos de João Tello?
Cmpts
JFL

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Tello - Budens 1670

#78785 | jvaldeira | 06 dez 2004 01:22 | Em resposta a: #78782

Caro Joaquim Falcão de Lima,

Tenho dois baptismos de filhos de João Tello e de Ana Josefa: Beatriz em 1744-7-16 e Maria em 1740-02-07 em Budens. Não sei se esta Beatriz é a mesma que Brites do Carmo, penso que sim.
Além disso um João Tello, não sei se o mesmo, casado com Brígida Marreiros baptizam um filho em 1726 (não tenho o nome).
E de momento é tudo o que tenho.
Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Tello - Budens 1670

#78798 | Pean | 06 dez 2004 13:17 | Em resposta a: #78785

Caro J. Valdeira,

O Capitão Francisco Jorge Tello apadrinhou dois dos oito filhos do casal Inocêncio Marreiros e Brígida das Candeias em Odeceixe em 1707 e 1710, o que me leva a crêr que possam ter laços familiares. Porventura através de Brígida Marreiros casada com João Tello. Tem alguma informação sobre a ascendência desta ?.
Também Domingos António Tello foi testemunha do casamento de uma das filhas do casal em 1711.
Será que tem alguma coisa sobre um Capitão Simão Barroso, de Aljezur, também relacionado com esta gente ?.

Cumprimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Tello - Budens 1670

#78966 | jflfl | 08 dez 2004 13:25 | Em resposta a: #78785

Caro J Valdeira
Muito obrigado. Irei ficar atento aos "Tello" e se mais conseguir aqui darei noticias.
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

Capitão Simão Barroso

#78972 | rmfrp | 08 dez 2004 15:16 | Em resposta a: #78798

Caro Pean:

Não sei de que dados dispõe relativamente ao Capitão Simão Barroso. Nunca investiguei a região de Aljezur, mas parece-me possível que se trate de um descendente da família Barroso da Mexilhoeira Grande e de Lagoa, já por várias vezes abordada neste Fórum, em que o nome "Simão Barroso" é muito frequente.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Tello - Budens 1670

#79170 | jvaldeira | 11 dez 2004 15:05 | Em resposta a: #78966

Caro Joaquim Falcão de Lima,

Budens é uma paróquia com quebras significativas em paroquiais (não encontrei casamentos entre 1639 e 1757). Na série mais antiga parece-me não haver registo de casamentos de Tellos, no entanto não garanto porque vi muito na diagonal.

Já no que respeita ao século seguinte existem, além dos que já mencionei, os seguintes Tellos, falecidos em Budens:
Afonso Tello + 1746 c.c. Catarina Duarte.
Bárbara Tella + 1749, viúva de Matias da Costa.
Mariana Tell + 1759, viúva.
Maria Tella +1764, viúva.
Eram todos residentes na Figueira, ao contrário do meu João Tello (Correia) que residia no Povo. É possível que se consiga seguir o seu rasto em Lagos-S.Seb. de onde era natural a sua (2ª?) mulher Ana Josefa e onde poderão ter casado.

Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Tello - Budens 1670

#79198 | jflfl | 11 dez 2004 23:38 | Em resposta a: #79170

Caro J Valdeira
Interessante esta informação sobre Tellos em Budens. Estive em Aljezur este verão passado e dizem-me que existem na região diversas familias Telo e que se estendem até Lagos. Por isso e até pelo que refere é bem possível que aí possa encontrar mais dados.
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Tello - Budens 1670

#79286 | loureiro | 12 dez 2004 22:27 | Em resposta a: #73051

Caro confrade

Até há poucos anos existia em Lagos uma família Tello. Julgo que ainda existirão lá alguns membros desta família.

Não sei se isto o pode ajudar, mas aqui fica esta informação.

Cumprimentos,

J C Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Tello - Budens 1670

#79366 | jvaldeira | 14 dez 2004 00:09 | Em resposta a: #79286

Caro JC Canelas,

Obrigado! É mais uma pista a seguir.

Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Tello - Budens 1670

#79370 | jvaldeira | 14 dez 2004 01:09 | Em resposta a: #73270

Caro Mimo 11,
Peço desculpa por na altura não ter respondido à sua nota.
Obrigado!
JValdeira

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Tello - Budens 1670

#79439 | LSV | 14 dez 2004 22:51 | Em resposta a: #73051

Em Monchique tenho uma antepassada Bárbara Telo que deve ter nascido por volta de 1615 já que tem um filho e uma filha a casar em 1663.
Ela foi casada com Bartolomeu Lourenço [da Costa] e dão origem aos Telo da Costa que são a varonia da minha avó Maria Amélia Guerreiro da Costa Águas, mãe do meu Pai.
Parece portanto que já para os princípios do séc. XVII por esta zona andavam Telos.
Tenho entretanto um apontamento, e confesso que não sei de onde tirei, faz mais de 20 anos, em que escrevi «Bárbara Teles, natural dos Açores». Vou ter de rever a minha "papelada" para descobrir de onde tirei este dado.
Mas para já vale apenas o que vale... ou seja, nada. Pode ser um indício no entanto.
Um abraço
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Tello - Budens 1670

#79440 | LSV | 14 dez 2004 23:03 | Em resposta a: #73051

Vejo agora nos meus apontamentos que a Bárbara Telo que refiro na mensagem anterior parece ser a Bárbara baptizada em Monchique a 16.8.1620 como filha de João Pais e de Maria Rodrigues. Aliás as suas netas usam o apelido Pais Telo.
Deveria ser irmã de João Pais de Mesquita casado com sua parente em 3º e 4º graus Catarina Duarte Pacheco, pelo que também João Pais de Mesquita seria filho de outro João Pais [de Mesquita] certamente descendente de João Pais [de Mesquita] que a 5.1.1568 renuncia o cargo de escrivão das cisas de Monchique a favor de Diogo Pacheco [de Sousa], seu pretenso genro.
O meu apontamento que diz que ela era natural dos Açores é uma hipótese que coloquei na altura.
Cumprimentos
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Tello - Budens 1670

#80651 | LAV2 | 03 jan 2005 12:03 | Em resposta a: #79366

Nõa tenho quase nada estudados os meus antepassados Tello, mas conheço mais ou menos a descendência dos meus 4ºs avós Tello que eram riginalmente da Vila do Bispo e depois de Lagos.

A mãe da minha avó paterna chamou-se Brites Mariana Tello Pimenta e nasceu em Lagos. Era filha de José Joaquim d'Abreu Pimenta e de sua prima direita Mª Francisca Pimenta Tello (esta era a mais velha dos 9 irmãos que ficaram dos dois casamentos do pai; são aliás todos do 2º casamento do pai).

Mª Francisca era filha de João Pedro Corrêa Tello, bap em Lagos em 1800 e de Carolina Augusta Amália Pimenta.

João Pedro foi filho de José Corrêa Tello, da Vila do Bispo, e de Francisca Rita, da Raposeira.

José era filho de João Corrêa Tello, da Vila do Bispo, capitão, e de Inês Marreira, tb. da Vila do Bispo.

Será que estes dados são de alguma utilidade?

Melhores cumprimentos.

Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Tello - Budens 1670

#80652 | LAV2 | 03 jan 2005 12:04 | Em resposta a: #79366

Nõa tenho quase nada estudados os meus antepassados Tello, mas conheço mais ou menos a descendência dos meus 4ºs avós Tello que eram riginalmente da Vila do Bispo e depois de Lagos.

A mãe da minha avó paterna chamou-se Brites Mariana Tello Pimenta e nasceu em Lagos. Era filha de José Joaquim d'Abreu Pimenta e de sua prima direita Mª Francisca Pimenta Tello (esta era a mais velha dos 9 irmãos que ficaram dos dois casamentos do pai; são aliás todos do 2º casamento do pai).

Mª Francisca era filha de João Pedro Corrêa Tello, bap em Lagos em 1800 e de Carolina Augusta Amália Pimenta.

João Pedro foi filho de José Corrêa Tello, da Vila do Bispo, e de Francisca Rita, da Raposeira.

José era filho de João Corrêa Tello, da Vila do Bispo, capitão, e de Inês Marreira, tb. da Vila do Bispo.

Será que estes dados são de alguma utilidade?

Melhores cumprimentos.

Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Tello - Budens 1670

#80725 | jvaldeira | 03 jan 2005 23:05 | Em resposta a: #79198

Caro Joaquim Falcão de Lima,

Também na Carrapateira (Aljezur) se casaram um Afonso Telo e Maria Clara em 1729, filhos de Bartolomeu Roiz e Beatriz Lourenço.

Cumprimentos,
JValdeira

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Tello - Budens 1670

#80729 | jvaldeira | 03 jan 2005 23:26 | Em resposta a: #80652

Caro Luiz de Albuquerque Veloso,

São muito interessantes. Penso que estamos com bastante probabilidade a falar da mesma família!

O "seu" Cap. João Correia Telo da Vila do Bispo parece mais recente do que o João Telo Correia de Budens - que morreu em 1744 - logo, se conseguir avançar duas ou três gerações no seu ramo de Telos, é bem possível que venha a entroncar.

Se entretanto eu progredir algo mais em Budens irei continuar a deixar nota por aqui.

Cumprimentos,
J. Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Tello - Budens 1670

#80861 | jflfl | 04 jan 2005 22:42 | Em resposta a: #80725

Caro JValdeira
E terá este Afonso Telo ligação com o Afonso Telo de Budens? E com o João Telo de que lhe falei que foi pai do Capitão-mór Francisco Jorge Tello n. na vila de Aljezur em 1670?
Se por acaso "apanhar" alguma ligação com estes, sou um vivo interessado.
Em todo o caso obrigado por mais este "Telo"
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Tello - Budens 1670

#81206 | jvaldeira | 08 jan 2005 13:07 | Em resposta a: #80652

Caro Luiz A. Veloso,

Encontrei hoje em Bensafrim-Lagos mais um ramo desta família - talvez liguem aos seus:

José Correia Telo c.c. Maria Teresa baptizam em Budens diversos filhos entre 1783 e 1798: Pedro (1790) Antonio (1786) Joaquim (1785) Joana (1783, 1792, 1797) João (1788, 1793, 1798).

-José Correia Telo era de Budens, filho do Alferes José Correia Telo e de Maria José

-Maria Teresa era de Bensafrim, filha do Cap. Pedro da Costa e de Joana Teresa, de S.Marcos.

Cumprimentos,
JValdeira

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Tello - Budens 1670

#117005 | jcteixeira | 20 abr 2006 22:12 | Em resposta a: #73051

Caros confrades,

Tenho a 10/01/1842 o casamento em Castro-Marim de de José Mendes Telo com D. Maria do Par. Testemunhas Capitão Francisco Xavier, actual Administrador do concelho de CM e José Joaquim de Torres, empregado de justiça neste julgado. José Mendes Telo filho de Agostinho José de Pereira e de Maria Antónia, ambos de Castro-Marim. Neto paterno de José Mendes Telo e Isabel Maria e neto materno de José Pedro e Maria Josefa, todos de CM. D. Maria do Par de Brito Cançada, filha de Deodeciano Severo de Brito Cansado natural de Mértola e de D. Violante Rosa natural de Castro-Marim. Neta paterna de José António Cançado de Brito natural de Tavira e de D. Rita Teresa Cançada natural da vila de ???. Neta materna de Josão Rodrigues Marco e Jacinta Rosa, ambos naturais de CM.

Será que algum dos confrades tem relação com estes Tellos de Castro-Marim e os entronca.

Melhores cumprimentos,
José Carlos Teixeira.

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Tello - Budens 1670

#181445 | J Lami Leal | 21 jan 2008 23:43 | Em resposta a: #80652

No seguimento deste tópico, existe uma referência a um José Correia Tello, que foi promovido de Capitão a Sargento-mor (Major) de Ordenanças das Freguesias da Bordeira e da Carrapateira (Vila do Bispo); o meu antepassado Afonso Dias Leal foi nomeado Capitão dessa Ordenança em sua substituição a 20 de Maio de 1787.

Já agora, aproveito para questionar se eventualmente se depararam com registos de uma família Dias Leal, também da zona do Barlavento - andaram pela Amixiloeira-Grande (nome que consta de um registo, que deve ser Mixilhoeira-Grande), Bordeira e Lagos, com vários capitães de Ordenaças e um notário em Lagos entre 1700 e 1800).

Melhores cum.tos,
J Lami Leal

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Tello - Budens 1670

#181451 | J Lami Leal | 22 jan 2008 00:11 | Em resposta a: #181445

Escrevi Mixilhoeira-Grande por lapso. Queria escrever Mexilhoeira-Grande.

Cum.tos,
J Lami Leal

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 03:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen