Listas de passageiros embarcados

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil

Listas de passageiros embarcados

#73136 | Alfa49 | 14 set 2004 22:55

Exmos(as) Senhores(as)
Como e onde, poderei consultar uma lista de passageiros embarcados em determinado ano entre Lisboa e o Brasil.
Desde já, grato por toda a ajuda que possa vir.

Cumprimentos

João Barreto

Resposta

Link directo:

RE: Listas de passageiros embarcados

#73492 | BastosFurman | 20 set 2004 15:14 | Em resposta a: #73136

Rio de Janeiro, 20 de setembro de 2004.

Prezado João,

Aqui no Brasil, tal consulta tem de ser realizada no Arquivo Nacional, cuja sede é na cidade do Rio de Janeiro.
Atenciosamente,

Jorge Bastos Furman

Resposta

Link directo:

RE: Listas de passageiros embarcados

#73493 | BastosFurman | 20 set 2004 15:16 | Em resposta a: #73136

Rio de Janeiro, 20 de setembro de 2004.

Prezado João,

Aqui no Brasil, tal consulta tem de ser realizada no Arquivo Nacional, cuja sede é na cidade do Rio de Janeiro.
Atenciosamente,

Jorge Bastos Furman

Resposta

Link directo:

RE: Listas de passageiros embarcados

#76615 | ascenço | 05 nov 2004 20:24 | Em resposta a: #73136

Caro João,

Se vc é de SP pode tentar no Museu do Imigrante... Tem muita coisa lá... faça uma visita...

Edson Ascenço

Resposta

Link directo:

RE: Listas de passageiros embarcados

#76634 | Alfa49 | 06 nov 2004 10:07 | Em resposta a: #76615

Caro Edson.

Muito obrigado pela sua tentativa de ajuda, contudo não me encontro em SP, por isso mesmo, não poderei visitar o dito museu.

Cumprimentos

João Barreto

Resposta

Link directo:

RE: Listas de passageiros embarcados

#76682 | mendesdossantos | 07 nov 2004 12:58 | Em resposta a: #73136

Meu bom amigo João:
Como tens passado?
Lendo esta tua msg, não resisti responder-lhe. Penso que seria bom vc. citar qual ano vc está se referindo. Talvez seja mais fácil ajudá-lo.
Mas assim por alto, já dá para se fazer algo: vc. pode consultar os microfilmes dos mormons. Eles têem microfilmados os manuscritos do Arquivo Nacional (são estes que te interessam, se o desembarque foi no Rio). Na página do familysearch ponto org encontrei um número de microfilme de "Ship passenger lists, 1878-1913" (pesquisei Lisboa). Abrange o ano que vc necessita?
Pelo meu ver há duas maneiras de vc fazer esta pesquisa: a partir do porto de embarque (neste caso Lisboa) e no porto de desembarque (Rio).
E quanto ao passaporte? Tens alguma coisa?
Bom, sabes meu e-mail... Estou à sua disposição para tudo que se fizer necessário...
Abraços da amiga
Gloria

Resposta

Link directo:

RE: Listas de passageiros embarcados

#76689 | ascenço | 07 nov 2004 15:18 | Em resposta a: #73136

Oi João, sou eu de novo... O link abaixo é do Memorial do Imigrante e eles tem como verificar e até emitir certidões de desmbarque no Brasil... Dê uma navegada por ele e vê se te ajuda... Tem telefone também no site, caso vc queira fazer um contato... Abraço e boa sorte

http://www.memorialdoimigrante.sp.gov.br

Edson Ascenço

Resposta

Link directo:

RE: Listas de passageiros embarcados

#76709 | Alfa49 | 07 nov 2004 19:35 | Em resposta a: #76682

Meu caro.
Obrigado pela sua ajuda, vou tentar ver, com respeito a passaporte, não tenho conhecimento de tal.
Cumprimentos
João Barreto

Resposta

Link directo:

RE: Listas de passageiros embarcados

#118942 | maudiniz | 20 mai 2006 02:31 | Em resposta a: #76682

Estimada Gloria,

Busco por listas de passageiros entre 1913/1914...

Pode me ajudar...ficaria enormemente agradecido.

Meus sinceros cumprimentos...

Mauricio.

Resposta

Link directo:

Listas de passageiros embarcados

#118948 | Lourval | 20 mai 2006 06:39 | Em resposta a: #118942

Maurício,
Once você mora? No Brasil? Eu, depois de muito trabalho e insistência, localizei uma lista de passageiros onde constava meus bisavós e meu avô (de colo). O caminho foi este: localizei o prontuário deles no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro. A partir de 1938 todo imigrante com menos de 65 anos foi obrigado a se cadastrar. Eu escrevi para o Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, dei o nome dele e mais algumas informações que eles pediram. Localizaram o prontuário onde ele, meu bisavô, declarava que desembarcou em Santos no dia 4-10-1912 com o nome da embarcação e tudo o mais. Pense nesta possibilidade.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Listas de passageiros embarcados

#118959 | maudiniz | 20 mai 2006 12:53 | Em resposta a: #118948

Caro Lourval,

Sim, moro na cidade de São Paulo. Eu não sei a data de do dembarque, sei o provável ano 1914 (de 12-5). Minha bisavó possía a carteira mod 19, possuo até o número. No Memorial do Imigrante fui informado que os arquivos dos prontuários estão com eles e não no RJ. Será verdade isso? Busco esta informação.. há alguns dias, mas nada encontro. De todo modo obrigado pela dica.
Para qual endereço que o Confrade escreveu no Arquivo Nacional?

Obrigado pela ajuda e boa vontade.

Ao dispor,

Maurício Diniz.

Resposta

Link directo:

RE: Listas de passageiros embarcados

#118993 | mendesdossantos | 21 mai 2006 02:29 | Em resposta a: #118942

Caro Mauricio,
Já tentou o Arquivo Nacional?
Sabe o local de embarque? Porto de destino?

Melhores cumprimentos
Gloria
Americana, SP, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Listas de passageiros embarcados

#118995 | mlucampo | 21 mai 2006 05:38 | Em resposta a: #118959

Caro Maurício

Os prontuários das carteiras modelo 19 estão no Arquivo nacional do Rio de Janeiro. O que o Memorial do Imigrante fornece é uma declaração do número da carteira modelo 19. Escreva para consultas@arquivonacional.gov.br dando todos os dados que você tiver sobre sua bisavó: nome, filiação, data e local de nascimento. Se você tem o número da carteira modelo 19, então está facílimo. Já pedi de três dos meus avós. Eles declaravam tudo sobre a entrada deles: data, navio, porto de partida. Num dos prontuários veio até uma cópia do passaporte. Nem sempre eles lembravam as datas e informavam errado, mas é uma ótima fonte. Você manda o seu endereço e eles enviam a cópia e um boleto para você pagar no Banco do Brasil. Algo parecido com 15 ou 20 reais.
Um abraço e boa sorte

Maria Lúcia

Resposta

Link directo:

RE: Listas de passageiros embarcados

#119002 | yolanda | 21 mai 2006 12:38 | Em resposta a: #118993

Procuro os nomes dos passageiros desembarcados no Rio de Janeiro vindo do Faial, Açores, nos anos 50 de 1800. Procuro o meu tio-bisavô José Theodoro da Silveira.

Resposta

Link directo:

RE: Listas de passageiros embarcados

#119005 | maudiniz | 21 mai 2006 14:20 | Em resposta a: #118993

Oi Gloria,

Obrigado por sua mensagem..
Por enquanto não, estou tentando obter a cópia do prontuário da modelo 19.

Obrigado...
Maurício.

Resposta

Link directo:

RE: Listas de passageiros embarcados

#119007 | maudiniz | 21 mai 2006 14:30 | Em resposta a: #118995

Oi Maria lúcia,

Obrigado por sua mensagem.

Estava tentando pela página do site mas não conseguia.
Obrigado..
Vamos ver o que obteremos... estou receoso porque ela deve ter chegado aqui com 5 a 7 anos.

Resposta

Link directo:

RE: Listas de passageiros embarcados

#119131 | small | 22 mai 2006 23:34 | Em resposta a: #118948

Olá Lourval
De regresso, mas ainda não fui à tal direcção, já localizei a rua quase que a vejo da minha janela....terei que confirmar o nº de porta que tambem já tenho.
Vendo esta mensagem ocorreu-me que talvez deste modo que voçê indica ao Maurício eu consiga localizar o paradeiro de um familiar que emigrou para aí por volta de 1925, tinha cerca de 18 anos, natural de Vale de Leiria, freguesia de Ourém, concelho de Vila Nova de Ourém, distrito de Santarém, de seu nome António Honório dos Santos. Nada mais sabemos. O que me aconselha a fazer?
Talvez amanhã tenha notícias para si, vi algures seu endereço ainda é o mesmo?
Confirme para mim por favor.
Stella

Resposta

Link directo:

Listas de passageiros embarcados

#119133 | Lourval | 23 mai 2006 00:40 | Em resposta a: #119131

Oi Stella,

Muito obrigado mesmo pela sua ajuda. Com relação ao seu familiar eu acho que a melhor coisa a fazer é pedir ao Arquivo Nacional do Rio de Janeiro o seu prontuário. No prontuário constará a data e o lugar de desembarque dele, o nome do navio e outros dados. Mas há um porém: é necessário saber onde ele se estabeleceu aqui, isto é, o nome da cidade onde ele passou a residir. Eu acredito que a probabilidade é grande dele ter ficado no Rio de Janeiro ou Santos. Eu vou visitar os sítios do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro e do Museu dos Imigrantes em São Paulo e depois te digo alguma coisa.
Cumprimentos
Lourval

ps: as coisas ainda não voltaram ao normal lá no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro que passa por reformulações de pessoal e novas microfilmagens (o que retira da prateleira o material para pesquisa)

Resposta

Link directo:

Listas de passageiros embarcados

#119135 | Lourval | 23 mai 2006 02:16 | Em resposta a: #119131

Stella,

Já ia esquecendo. Sobre o endereço: sim, ainda é o mesmo!!! Pode me escrever.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Listas de passageiros embarcados

#119810 | maudiniz | 01 jun 2006 07:02 | Em resposta a: #73492

Estimado Confrade Bastos

Não sei se pode me ajudar, mas agradeceria muito.

Por favor, poderia me informar se todas as listas de desembarque (Portos de Santos e Rio) estão no Arquivo Nacional no Rio de Janeiro? Já sei que as localizações são feitas pela
data, como eh o acesso, muito restrito ou liberado?
talvez eu precise procurar o ano todo, eles permitem que eu passe, dentro dos horários, dois ou tres dias procurando?
E quanto aos arquivos estarem sendo microfilmados... com descubro se o ano q procuro esta indisponivel pra consulta?

Abraços cordiais

Maurício Diniz

Resposta

Link directo:

RE: Listas de passageiros embarcados

#119811 | maudiniz | 01 jun 2006 07:12 | Em resposta a: #76682

Estimada Gloria

Não sei se pode me ajudar, mas agradeceria muito.

Por favor, poderia me informar se todas as listas de desembarque (Portos de Santos e Rio) estão no Arquivo Nacional no Rio de Janeiro? Já sei que as localizações são feitas pela
data, como eh o acesso, muito restrito ou liberado?
talvez eu precise procurar o ano todo, eles permitem que eu passe, dentro dos horários, dois ou tres dias procurando?
E quanto aos arquivos estarem sendo microfilmados... com descubro se o ano q procuro esta indisponivel pra consulta?

Abraços cordiais

Maurício Diniz

Resposta

Link directo:

RE: Listas de passageiros embarcados

#119812 | maudiniz | 01 jun 2006 07:13 | Em resposta a: #118948

Estimado Confrade Bastos

Não sei se pode me ajudar, mas agradeceria muito.

Por favor, poderia me informar se todas as listas de desembarque (Portos de Santos e Rio) estão no Arquivo Nacional no Rio de Janeiro? Já sei que as localizações são feitas pela
data, como eh o acesso, muito restrito ou liberado?
talvez eu precise procurar o ano todo, eles permitem que eu passe, dentro dos horários, dois ou tres dias procurando?
E quanto aos arquivos estarem sendo microfilmados... com descubro se o ano q procuro esta indisponivel pra consulta?

Abraços cordiais

Maurício Diniz

Resposta

Link directo:

RE: Listas de passageiros embarcados

#119813 | maudiniz | 01 jun 2006 07:17 | Em resposta a: #119135

Estimado Confrade Lourval

Não sei se pode me ajudar, mas agradeceria muito.

Por favor, poderia me informar se todas as listas de desembarque (Portos de Santos e Rio) estão no Arquivo Nacional no Rio de Janeiro? Já sei que as localizações são feitas pela
data, como eh o acesso, muito restrito ou liberado?
talvez eu precise procurar o ano todo, eles permitem que eu passe, dentro dos horários, dois ou tres dias procurando?
E quanto aos arquivos estarem sendo microfilmados... com descubro se o ano q procuro esta indisponivel pra consulta? Dez/1891 e os anos de 1913 a 1915 (aqui ainda vou precisar mais a data, esta semana)

Abraços cordiais

Maurício Diniz

Resposta

Link directo:

RE: Listas de passageiros embarcados

#119863 | FMP4 | 01 jun 2006 22:40 | Em resposta a: #118993

Prezada Gloria

Gostaria de saber de voce pode ajudar-me onde conseguir a lista de imigrantes portugueses embarcados após o ano de 1777 de Lisboa e que chegaram ao Brasil provavelmente no Porto de Santos pois o destino foi Itú-SP.
Acho que no arquivo nacional do Rio não encontrarei, qualquer sugestão será válida.
Muito Obrigado

FMP IV

Resposta

Link directo:

Porto de Santos

#119908 | mendesdossantos | 02 jun 2006 12:13 | Em resposta a: #119863

Caro FMP4:

Entre os anos de 1777 e 1822 eu não sei...Agora entre 1836 e 1962 vc encontrará muita coisa nos microfilmes dos mormons...São 9 rolos de microfilmes...
Copiei isto pra vc de um site sobre o assunto:
Title
Movimento migratorio : Porto de Santos, 1836-1962
Authors
Santos (São Paulo). Inspectoria de Immigração (Main Author)
São Paulo (Brasil). Secretaria da Agricultura, Commercio e Obras Publicas (Added Author)

Notes
Microfilmagem de originais no Arquivo do Estado de São Paulo.
Microfilme de 42x redução. Use uma máquina-leitora de alta magnificação. Alguns livros estão em mau estado.
Santos é um municipio no estado de São Paulo, que tem como cabeça principal a cidade do mesmo nome.
Emmigration and immigration activities from the Port of Santos, São Paulo, Brazil. Text in Portuguese.
Os documentos incluem quadros de entrada e saida de passageiros, lista de nomes do passageiros, destino dos emigrantes, vapores que desembarcaram imigrantes, resumen do imigrantes (estatística), etc.

Subjects
Brazil, São Paulo, Santos - Emigration and immigration
Brazil, São Paulo, Santos - Public records

Format
Manuscript (On Film)

Language
Portuguese

Publication
Salt Lake City, Utah : Filmados pela Sociedade Geneal??a de Utah, 1999

Physical
em 9 rolos de microfilme ; 16 mm.

Film Notes
Note - Location [Film]

******************
Em um Centro de História de Familia dos mormons vc pode pedir os microfilmes.
Sugiro tb que vc procure um grupo de discussão de genealogia brasileira, onde poderá ser melhor ajudado.Faça uma busca nos grupos do Yahoo por Geneal BR.

Espero ter ajudado.
Abçs
Gloria

Resposta

Link directo:

Porto de Santos

#119909 | mendesdossantos | 02 jun 2006 12:13 | Em resposta a: #119863

Caro FMP4:

Entre os anos de 1777 e 1822 eu não sei...Agora entre 1836 e 1962 vc encontrará muita coisa nos microfilmes dos mormons...São 9 rolos de microfilmes...
Copiei isto pra vc de um site sobre o assunto:
Title
Movimento migratorio : Porto de Santos, 1836-1962
Authors
Santos (São Paulo). Inspectoria de Immigração (Main Author)
São Paulo (Brasil). Secretaria da Agricultura, Commercio e Obras Publicas (Added Author)

Notes
Microfilmagem de originais no Arquivo do Estado de São Paulo.
Microfilme de 42x redução. Use uma máquina-leitora de alta magnificação. Alguns livros estão em mau estado.
Santos é um municipio no estado de São Paulo, que tem como cabeça principal a cidade do mesmo nome.
Emmigration and immigration activities from the Port of Santos, São Paulo, Brazil. Text in Portuguese.
Os documentos incluem quadros de entrada e saida de passageiros, lista de nomes do passageiros, destino dos emigrantes, vapores que desembarcaram imigrantes, resumen do imigrantes (estatística), etc.

Subjects
Brazil, São Paulo, Santos - Emigration and immigration
Brazil, São Paulo, Santos - Public records

Format
Manuscript (On Film)

Language
Portuguese

Publication
Salt Lake City, Utah : Filmados pela Sociedade Geneal??a de Utah, 1999

Physical
em 9 rolos de microfilme ; 16 mm.

Film Notes
Note - Location [Film]

******************
Em um Centro de História de Familia dos mormons vc pode pedir os microfilmes.
Sugiro tb que vc procure um grupo de discussão de genealogia brasileira, onde poderá ser melhor ajudado.Faça uma busca nos grupos do Yahoo por Geneal BR.

Espero ter ajudado.
Abçs
Gloria

Resposta

Link directo:

RE: Porto de Santos

#119955 | FMP4 | 02 jun 2006 23:15 | Em resposta a: #119908

PREZADA GLORIA

MUITO OBRIGADO PELAS INFORMÇÕES , FORAM MUITÍSSIMO UTEIS.
QQ NOVIDADE LHE COMUNICAREI.
ABÇS
FMP4

Resposta

Link directo:

RE: Porto de Santos

#120590 | liasantos | 11 jun 2006 23:57 | Em resposta a: #119908

Ola, Glória, desculpe-me a intromissão.
mas estou atrás destes dados que vc. informou para o confrade, FMP4.
Sou de São Paulo, vc. é de onde ?
será que nós podemos nos conhecer.
para trocar idéias, vc. é Portuguesa, tem parentes em Portugal?
atenciosamente.
Lia

Resposta

Link directo:

RE: Porto de Santos

#120651 | mendesdossantos | 12 jun 2006 20:12 | Em resposta a: #120590

Oi, Lia!
Eu moro em Americana, na região metropolitana de Campinas, SP.
Sou brasileira, mas meu pai era português.
Me escreva em pvt no email mendesdossantos@gmail.com, está bem?
Um abraço
Gloria
Americana, SP

Resposta

Link directo:

RE: Listas de passageiros embarcados

#120683 | maudiniz | 13 jun 2006 03:57 | Em resposta a: #76682

Estimada Gloria

Preciso da tua ajuda qualquer ajuda eh muito benvinda...

Procuro algumas listas de embarque de passageiros
Busco o meu bisavô JOSÉ NUNES SIQUEIRA (nascido em 1870, BEIRA ALTA).
Tento localizar seu passaporte (para descobrir o concelho/freguesia) ou a lista de passageiros, não sei o porto de embarque. Emigrou para
o Brasil, desembarcando no porto de Santos em 26/12/1891 no vapor SANTA FÉ. Já procurei e não há listas aqui no Brasil deste período.

Meus sinceros cumprimentos.

Maurício Diniz

Resposta

Link directo:

RE: Listas de passageiros embarcados

#120716 | mendesdossantos | 13 jun 2006 20:02 | Em resposta a: #120683

Caro Mauricio Diniz,
Realmente não sei como posso ajudá-lo, uma vez que não sei como vc tem feito sua pesquisa até aqui... Fiz uma busca no google.com.br pelo nome do navio Santa Fé, e localizei uma página com lista parcial de sobrenomesde passageiros desse navio, mas são italianos que desembarcaram em Santos no mesmo ano (1891) mas no mês de Outubro... Sugiro que vc escreva para a pesquisadora e pergunte como e onde ela consegui essa lista e então terá uma direção...Abra a página do google, digite navio Santa Fé, deve ser o primeiro link...
Espero que isto ajude...
Estive lendo sobre listas de passageiros, e parece-me que só vamos encontrar algumas listas graças ao trabalho de pesquisadores que copiaram ou dos microfilmes ou de livros de hospedarias de imigrantes...Mas eles sempre podem nos indicar o caminho, não é?
Um abraço e boa sorte!
Gloria
Americana, SP

Resposta

Link directo:

RE: Projeto Imigrantes

#120764 | AQF | 14 jun 2006 11:34 | Em resposta a: #73136

Caros Confrades,

Penso que o site "Projeto Imigrantes" poderá dar-lhes uma ajuda.

Por favor ver minha mensagem em http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=120754#lista .

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 20:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen