Vidigueira vs Macieira

Este tópico está classificado nas salas: Direito

Vidigueira vs Macieira

#73221 | fvilella | 15 set 2004 22:30

Senhores,
Apresento-me neste fórum como novato nestas lides das genealogias. No entanto, há já algum tempo que acompanho várias das questões aqui tratadas. Não querendo continuar a “bater no ceguinho” usei deste título de conde da Macieira para exemplificar uma situação que gostava que me fosse esclarecida.
Explico então, o título deste post:
Os descendentes de Vasco da Gama, 1º conde da Vidigueira, foram agraciados com o título de Dom como vem descrito em inúmeras publicações e já discutido aqui no fórum. Mas esta mercê nunca foi posta em prática. Já li noutros posts que uma das razões se deve à banalização do título de dom, visto “metade de Portugal descende do grande navegador”! Compreendo…
A verdade é que existem numerosas pessoas que ostentam o título de Dom sem se perceber muito bem porquê (também algumas já comentadas no fórum)! Eu pelo menos não percebo!
A verdade também é que, independentemente de “metade de Portugal” ter direito ao título de Dom, tem-no efectivamente e por mercê do Rei. Parece-me, que não competirá às gerações vindouras, alterar estas decisões porque S. M. o Rei não pensou concerteza que o crescimento das gerações é exponencial e que portanto 50% do seu país ostentaria o mesmo tratamento! (parece-me que estes exageros tb não ajudam… quantos seriam mesmo os descendestes directos (por linha feminina e masculina) a ter este tratamento? 100? 200?! Será assim tão grande a banalização?!)
Sinceramente, parece-me um bocadinho redutor… e como disse acima, estes senhores que tanto quanto sei teriam direito ao tratamento (pq efectivamente descendem de grandes figuras da nossa história), não o são para não banalizar… mas outros que a ele “aparentemente” não têm direito podem usá-lo e abusá-lo só porque são meia dúzia…
Creiam-me sem o mínimo interesse escondido pois com pena não posso pôr D. Vasco da Gama entre os meus ascendentes!
Mais uma vez afirmo que, como novato neste fórum, só tenho a aprender com V.Exias.

Cumprimentos,
Fernão Vilella

Resposta

Link directo:

RE: Vidigueira vs Macieira

#73282 | fvilella | 16 set 2004 19:49 | Em resposta a: #73221

Renovo o meu pedido de esclarecimento!

Cumprimentos,
Fernão Vilella

Resposta

Link directo:

RE: Vidigueira vs Macieira

#73298 | mivapi | 17 set 2004 00:02 | Em resposta a: #73282

Caro Fernão Vilella

A sua mensagem merece alguma clarificação.
Quanto aos descendentes de Vasco da Gama, passaram de facto a usar o título de dom como poderá comprovar em qualquer boa genealogia do navegador.
O que acontece é que o título de dom só era transmissível na varonia, o que aliás foi confirmado na célebre Lei de 1611.
Se tem interesse em aprofundar o assunto há um estudo publicado por D. Luiz da Costa (Mesquitela) na revista "Armas e Troféus" que trata do assunto.
Cumprimentos,
Miguel Vaz Pinto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 10:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen