Famíla Brito, de Braga

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Famíla Brito, de Braga

#7328 | jorge a soirefmann | 22 jul 2001 14:13

Meu tetravô Francisco de Souza Brito nasceu por volta de 1789, sendo batizado na Freguesia de São Cosme e Damião, Braga. Era filho de José Bento de Brito e Maria de Souza. Estou procurando informações adicionais sobre essa família para fim de complementar pesquisa genealógica. Agradeço qualquer informação nesse sentido. Jorge A. Soirefmann.

Resposta

Link directo:

RE: Famíla Brito, de Braga

#7349 | j86spcry | 23 jul 2001 01:12 | Em resposta a: #7328

O meu ramo é "Souza e Brito" e gostaria de trocar correspondência consigo, se possivel.
O meu endereço electrónico é filomena.alves@netc.pt
Ficaria grata se me escrevesse ou facultasse o seu endereço para contacto.
Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Famíla Brito, de Braga

#7350 | j86spcry | 23 jul 2001 01:16 | Em resposta a: #7349

Desculpe mas volto a insistir pois houve um erro. O meu endereço electrónico é filomena.alves@netc.pt
Aguardo contacto
obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito, de Braga

#7396 | j86spcry | 24 jul 2001 11:00 | Em resposta a: #7350

O meu trisavô - Inácio José de Souza e Brito - natural de Lisboa,Coronel do Exército e Fidalgo da Casa Real, foi à India em 1735, tendo depois regressado a Portugal em 1777.
Era casado com D. Maria Antónia Romeirão Corte Real, natural do Algarve.
Como a data que indica anda por perto, penso que Inácio de Souza e Brito era "irmão de" ou "filho de" Francisco de Souza e Brito.
O nome "Francisco Xavier" volta a repetir-se na minha família e por isso é que faço essa dedução.
O meu avô, pai do meu pai- por tanto, chamava-se Francisco Xavier de Souza e Brito.
Desculpe esta minha insistência e fico a aguardar o seu endereço electrónico, se possível, para poder contactá-lo.
Obrigada
Filomena Brito Alves

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito, de Braga

#7589 | jorge a soirefmann | 29 jul 2001 00:54 | Em resposta a: #7396

Filomena, enviei duas mensagens sobre a família Brito para o endereço eletronico que você me forneceu. Peço confirmar se as recebeu. Saudações. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito, de Braga

#7590 | j86spcry | 29 jul 2001 02:13 | Em resposta a: #7589

Caro Jorge
Já lhe respondi a esta sua pergunta.
Um abraço
Filomena

Resposta

Link directo:

RE: Famíla Brito, de Braga

#7599 | Vasco Jácome | 29 jul 2001 20:07 | Em resposta a: #7328

Caro Jorge

No concelho de Braga não há nenhuma freguesia com esse nome. Existe sim nos Arcos de Valdevez a freg. de São Cosme e São Damião. De qualquer modo, isso não deve ser o nome completo mas sim o orago. Aí já encontro, também nos Arcos, a freg. de Ázere e no distrito de Braga as fregusias do Vale (Famalicão), Garfe (Póvoa de Lanhoso) e Lobeira (Guimarães).
Seria importante se nos elementos que tem conseguisse identificar de qual se trata para poder proceder a contactos com o respectivo Arquivo Distrital ou pedir ajuda a profissionais.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Famíla Brito, de Braga

#7603 | jorge a soirefmann | 29 jul 2001 23:00 | Em resposta a: #7599

Realmente, há uma referência, em um registro de batismo de um filho de Francisco de Souza Brito, de que o último foi batizado na Freguesia de São Cosme e Damião. Obrigado pela atenção. Qualquer informação que puder enviar-me será muito bem rcebida. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Famíla Brito, de Braga

#82760 | vmpg | 26 jan 2005 01:12 | Em resposta a: #7603

Manoel Luis de Brito era casado com Bernardina Antonia das Neves ele de Monsao Braga, ela de freg. da Conceiçáo, Lisboa tera alguma coisa a haver com os seus Britos
grato victor Graça

Resposta

Link directo:

Nuno da Câmara Pereira

#82770 | sapeca | 26 jan 2005 11:01 | Em resposta a: #7328

Caro Jorge Soirefmann:
Não sei como este tópico me passou ao largo. Não foi, isso lhe asseguro, motivado pelos "mimos" desagradáveis trocados em tempos mais ou menos recentes. Nem sou pessoa de guardar rancores. Efectivamente não tinha lido.
Pelo conhecimento que tenho do concelho dos Arcos de Valdevez, pelas inúmeras investigações aí desenvolvidas em virtude de um ramo familiar daí derivado, quase posso assegurar-lhe tratar-se efectivamente da fregª de S. Cosme e Damião neste concelho. E se o digo, é atendendo à coincidência dos apelidos usados. Na verdade, neste concelho e até mesmo neste fregª existiam, de facto, importantes ramos familiares dos Britos e Sousas (ainda que pelas indicações que aqui deixou esta ligação de apelidos se dê pelo casamento de José Bento de Brito e Maria de Sousa). Mesmo assim, estou convicto de que possa tratar-se da mesma gente. Dou-lhe, para já, esta informação: um antepassado meu, casou em 1ªs núpcias (de cujo casamento não ficou geração) com Brites de Brito e Sousa, que em S. Cosme e Damião possuia inúmeros bens de raiz. Isto (se a memória me não falha) cerca de 1650.
Estes Britos estão proximamente ligados (deles descendendo, de resto) aos Rocha Brito, senhores da conhecida Casa e Torre de Aguiã, no mesmo concelho.
De momento é o que posso oferecer-lhe de informação. Terei, certamente, que regressar em breve ao Arquivo Distrital de Braga, para buscas a efectuar destinadas a uma próxima publicação minha. Se me quiser fornecer mais elementos, poderei tentar efectuar algumas pesquisas que o possam ajudar.
Aceite os meus cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito, de Braga

#82771 | sapeca | 26 jan 2005 11:03 | Em resposta a: #82770

Peço desculpa, pois não reparei no título que, por lapso, foi adicionado a esta minha anterior mensagem.
Aqui fica a rectificação.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito, de Braga

#82778 | sapeca | 26 jan 2005 11:48 | Em resposta a: #82771

Obviamente que houve um lapso da minha parte. E isto porque o concelho dos Arcos de Valdevez pertence ao distrito de Viana do Castelo, sendo pois neste Arquivo que se encontram os respectivos livros paroquiais. A referência ao Arquivo Distrital de Braga deve-se ao facto de neste se encontrar importante espólio, nomeadamente no referente aos Processos de Habilitação de Genere e muitos outros (refira-se, como exemplo, o importante Registo Geral), tendo neste mesmo encontrado muita documentação referente ao concelho dos Arcos de Valdevez.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito, de Braga

#221220 | zb007 | 14 fev 2009 18:30 | Em resposta a: #82778

visite
http://worldbritos.blogspot.com/
http://familiasbrito.hi5.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 03:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen