Cavides e Estaços

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos

Cavides e Estaços

#73297 | Pedro França | 16 set 2004 23:48

Caros confrades:

Alguém terá informações genealógicas ligadas às pessoas de:
- António Cavide, Secretário da Casa de Bragança;
- Jorge de Araújo Estaço, do Conselho d'El-Rei.

Todos eles viveram no período filipino e na Restauração, sob D. João IV.
Agradeço qualquer contributo.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Cavides e Estaços

#73374 | Pedro França | 18 set 2004 00:09 | Em resposta a: #73297

Alôôô!

Nada de novo???
Hum!
Vou aguardando.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Cavides e Estaços

#73385 | josécyr | 18 set 2004 08:46 | Em resposta a: #73374

Caro Pedro;
Não sei se lhe serve
Manuel Mendes Estaço, casado em 1732 com Brites da Silveira (de Barros?) na igreja de S. Clamente - Loulé.
Teve:
José Mendes Estaço.
São meus ascendentes e encontro vários nesta freguesia e na de S. Bárbara de Nexe - Algarve.
Cumprimentos J. Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Cavides e Estaços

#73391 | Pedro França | 18 set 2004 12:52 | Em resposta a: #73385

Caro José:

Agradeço o seu contributo.
Os Estaços que eu tenho em trabalho de tese de mestrado em refundição tinham foro da Casa Real e o magistrado em questão era de Castelo de Vide. Já António Cavide, era de Vila Viçosa, mas descendente de Lobos, de Monforte do Alentejo, tudo Distrito de Portalegre. Gostava de ter mais informações sobre a sua ascendência e possível heráldica.
Obrigado e tudo de bom. Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Cavides e Estaços

#73398 | ffarrajota | 18 set 2004 19:02 | Em resposta a: #73385

Senhor Cabecinha,
Gostaria que me informasse sobre a filiação do Manuel Mendes Estaço. Tal como o senhor tenho a Brites ou (Beatriz Vieira de Barros), filha do alferes Pedro Affonso Pirez de Barros e D.Leonor Rodrigues Soarez casada com Manuel Mendes Estaço. Ela com um outro casamento cc. Luiz Gonçalves Cabrita. Do casamento com o Manuel Mendes Estaço tenho apenas um filho o Mathias Mendes Vieira cc.Bárbara Sousa Baião, dos Canos. Já aqui neste fórum perguntei se alguém tinha a filiação do Manuel Mendes Estaço, porque penso que terá ligação a outros Mendes Estaços que tenho na minha pesquisa como antepassados.
Os meus cumprimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Cavides e Estaços

#73431 | josécyr | 19 set 2004 15:02 | Em resposta a: #73398

Cara Fernanda, permita que a trate assim, muito obrigado pelas informações dos pais da Beatriz as quais confirmo que estão correctas pois já sabia do casamento desta com Luis Çonçalves Cabrita. Este casal são meus avós em 7º grau e o meu ascendente, filho destes é o seu 2º filho José Mendes Estaço, nascido em S. Clemente em 19/02/1736 e casado com Maria Joaquina (Filha de António Rodrigues e Maria De Jesus). Dos Pais de Manuel Mendes Estaço ainda nada tenho, pois o tempo é pouco para a procura e os livros de Loulé, nesta época, são uma coisa para esqueçer. Concorda? Gostaria de trocar mais informações consigo pois pelo que tenho vindo a reparar também tem gente em S. Barbara e Estoi como eu. Já agora pode dar-me a informação mais completa da ascendência da Beatriz (datas etc...) se tiver claro?. A minha varonia está nuns "Sousas/de Loulé" e o que tenho por agora é o seguinte:
128: Francisco de Sousa (Betunes ou Goldra) c.c. (129) Ana Maria (filhos de)
256: Francisco de Sousa
257: Catarina de Jesus

258: Manuel dos Santos
259: Margarida de Jesus.
Será que se vir alguma coisa sobre os supracitados me pode dizer???
Se estiver interessada e não tendo muito para lhe dar, pois ainda estou muito "verde" nisto, envio-lhe o meu mail particular jcabec@ualg.pt.
Muito obrigado.
J. Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Cavides e Estaços

#73464 | ant.perestrelo | 20 set 2004 02:50 | Em resposta a: #73391

Caro Pedro França,

Tenho aqui alguns Estaços de Castelo de Vide que devem estar relacionados com o seu:

Em 1646 Ana Estaça, filha de Jorge Vaz e Maria Vaz passou procuração a Ana Estaça de Faria casada com Francisco de Alva Brandão, filha de António de Faria Estaço já defunto. Em 1647 a proposito de uma herança deixada pelo do Dr. João
Estaço que foi ...?(não percebi a letra) do covento de S. João da cidade de Évora, a Ana Estaça de Faria

Ana Estaça de Faria era filha de António de Faria Estaço e de Isabel do Crato de Castelo de Vide
António de Faria Estaço, viúvo de Isabel Freire, casou em C.Vide em 1624 com Isabel do Crato, fillha de João do Crato e de Ana mendes.

Quando for ao Arquivo de Portalegre talvez só em Outubro posso ver se existe alguma coisa sobre o Jorge de Araujo Estaço.


António Perestrelo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 23:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen