Pintos portugueses judeus, príncipes na Itália

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Pintos portugueses judeus, príncipes na Itália

#73359 | doria_gen | 17 set 2004 22:05

Recebi essa msg que se segue de Davide Shamà, bem conhecido de todos que fazem genealogia italiana; alguém sabe mais sobre esses Freitas Pinto judeus, começos do século XVII?

------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Francisco Antonio Doria"


Cher Chico,

merci bien pour les Pinto. Le fondateur de la famille, de la branche italienne, était un tel dom Luiz Freitas Pinto, venu de Lisbonne à Napoli vers 1640 (ou 1630). Il était très riche et chevalier d'Aviz. Ses enfant étaient naturalisés italiens. A sa mort il avait un scandal parce que son fils Emanuele l'enterrait avec les insigna de l'ordre d'Alcantara, à le quelles n'avait pas droit. Emanuele Pinto y Mendoza, son fils ainé, acheta la ville d'Ischitella (en Puglia) avec le titre de prince. Il était Scrivano di Ratione della Regia Corte et Consigliere di Stato. Il s'était marié avec Geronima Capece Bozzuto, fille de Fabrizio, Patrizio Napoletano. Mort en 1693 circa. Son fils Luigi (+ 1704), marié avec Rosa Caracciolo des Barons de Sirignano; son fils Francesco Emanuele (1696-1767) marié avec Giulia Caracciolo des Marquis de Brienza; son fils Pasquale (+ 1823) marié avec la princesse Vittoria Rospigliosi; son petit-fils (?) Francesco (1788-1875), célèbre ministre napolitain et dernier de la ligne, marié avec Teresa Serra des princes de Gerace. Cette famille n'eut pas des ligne cadettes.

A bientot, Davide
-------------------------------------------------------

Pela cópia, fa

Resposta

Link directo:

RE:Heráldica Portuguesa em Itália

#73373 | rafael | 18 set 2004 00:09 | Em resposta a: #73359

Ao ler a referência a PINTOS portugueses lembrei-me do brasão do padre António de Bivar (séc.XVI ), na igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma. Embora usasse as armas por parte da mãe- Bivar, plenas ; segundo Luís DE Bivar Guerra , que foi ilustre genealogista, o -D - que aparece como diferença será referido à filiação paterna do padre António de Bivar, cujo pai de seu nome DIOGO FERNANDES PINTO. ( Brasões de Armas de Famílias Portuguesas em Itália, de José Bénard Guedes Salgado-separata de Armas e Troféus do I.P.H. 1969 ).
É uma informação que certamente será do vosso conhecimento, mas poderá ser útil a algum dos nossos confrades do Fórum.
Os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE:Heráldica Portuguesa em Itália

#73378 | doria_gen | 18 set 2004 01:08 | Em resposta a: #73373

Prezado Rafael,

Grato! não, não o sabia. Vou repassar já ao Davide.

Gdes abcs, fa

Resposta

Link directo:

RE: Pintos portugueses judeus, príncipes na Itália

#73434 | Luis K. W. | 19 set 2004 15:27 | Em resposta a: #73359

Ola' Francisco,
Como ja' lhe disse noutro e-mail, estive ontem na Torre do Tombo e não encontrei absolutamente nada nos arquivos da INQUISIÇÃO sobre "Freitas Pinto" (Luis F.P.; Luis P.; Luis P.F.; e outras variantes) na época (1630/40) em que o Davide diz que esse rico marrano que teve problemas com a Inquisição apareceu em Nápoles.
Aliás, parece-me estranho um cristão-novo ter "problemas com a Inquisição" e continuar sendo "muito rico". Além de que não me parece nada normal que um x-novo podesse ser cavaleiro de Ordem nenhuma.
Não haverá por ali umas pitadas de imaginação hiperactiva :-)
Luis K W
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Pintos portugueses judeus, príncipes na Itália

#73456 | doria_gen | 19 set 2004 23:36 | Em resposta a: #73434

Luis,

Vi que vc já mandou isso para o Davide. Na Itália há vários ramos de famílias portuguesas, e em geral, de lá, eles têm as origens todas atrapalhadas. Há p.e. um ramo dos Mascarenhas, com alguns títulos bem altos, em Nápoles, mas com uma origem confusíssima - no caso, bastava olhar no Gayo, estão lá. De vez em quando mando esses detalhes para eles.

Estou me perguntando se são judeus mesmo. Acho que não; vai ver eram apenas burgueses ricos.

Obrigado, como sempre, pela imensa ajuda!

fa

Resposta

Link directo:

RE: Pintos portugueses judeus, príncipes na Itália

#73508 | anna | 20 set 2004 19:26 | Em resposta a: #73434

Caros,
Sobre esta família nada sei, em concreto; apenas sei que a família Pinto (judia) é muito, muito antiga (anterior ao estabelecimento da inquisição).
Quanto a não haver x-novos nas ordens de cavalaria, evidente que os houve; por todo o lado, nos conventos, nas igrejas e mesmo na inquisição e a alto nível (por isso existiam famílias que não eram incomodadas ou muito incomodadas). O pior era quando se acaba o dinheiro.........
Com dinheiro, sempre se comprou tudo.
O maior contrasenso foi o dos judeus ou x-novos serem perseguidos pela inquisição em vários reinos e poderem residir no estado papal; tudo se conseguia à custa de muito dinheiro e todas estas informações estão documentadas na História.
Cumprimentos,
Anna

Resposta

Link directo:

RE: Pintos portugueses judeus, príncipes na Itália

#73513 | rafael | 20 set 2004 20:14 | Em resposta a: #73508

Cara confrade
Corroboro inteiramente o que diz, porque tenho documentado uma antepassada, cujos antepassados " padeciam de rumor ", mas como eram muitos ricos tudo passou e casaram nas melhores famílias, das chamadas cristãs-velhas, da freguesia, e isso vem bem explícito, no Proc.º do S.to Of.º.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE:Heráldica Portuguesa em Itália

#102980 | mpinto | 14 out 2005 20:28 | Em resposta a: #73373

Caro Rafael Carvalho,

Por curiosidade, quem era este DIOGO FERNANDES PINTO?

Melhores cumprimentos,

Maurício Pereira Pinto

Resposta

Link directo:

RE:Heráldica Portuguesa em Itália

#103064 | rafael | 15 out 2005 17:17 | Em resposta a: #102980

Caro Maurício Pereira Pinto

Já há muito tempo que não vinha ao Fórum,hoje tive oportunidade de ler esta sua mensagem, embora apressadamente.Lamento não saber informá-lo a seu contento. As minhas desculpas.

Melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 19:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen