Onde estão os registos paroquiais de Tânger?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Onde estão os registos paroquiais de Tânger?

#7336 | rmfrp | 22 jul 2001 20:40

Boa noite.

Gostaria de saber em que local se encontram os originais dos registos paroquiais da Tânger.

Há algum tempo vi referido neste mesmo Fórum que estes registos se encontravam na Biblioteca Nacional, em Lisboa, mas quando contactei esta instituição fui informado de que esses registos, que anteriormente ali tinham estado, tinham sido enviados, como todos os outros registos paroquiais, para a Torre do Tombo. Na Torre do Tombo, porém, disseram-me não ter tais registos, e que eventualmente eles estariam em Évora.

Parte destes registos (os casamentos) foi transcrita por José Maria Rodrigues e Pedro de Azevedo e publicada em livro em 1922. No entanto, surgiram minha na pesquisa várias discrepâncias de nomes facilmente explicáveis por lapsos nessa mesma transcrição. Torna-se assim essencial a consulta dos originais (ou de um microfilme) para esclarecimento desta questão.

Agradeço desde já qualquer informação sobre este assunto.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Onde estão os registos paroquiais de Tânger?

#7357 | artur41 | 23 jul 2001 06:54 | Em resposta a: #7336

Caro Rui Pereira


Estou também expectante relativamente aos originais dos registos paroquiais de Tânger. Vou tentar saber o que se passa.


Os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Onde estão os registos paroquiais de Tânger?

#7427 | manuelr | 24 jul 2001 23:20 | Em resposta a: #7336

Caro Rui Pereira

Talvez fazendo como eu fiz com a Câmara Eclesiástica de Castelo Branco. Da Biblioteca, diziam que estavam na TT, nesta diziam que estava na Biblioteca. Até ao dia em que em vez de perguntar se lá estavam, pura e simplesmente os requisitei. E eles apareceram!.
Talvez tenha sorte.
Quanto aos da Guarda, assim que souber qualquer coisa, faço um aviso à navegação!

Com os melhores cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Onde estão os registos paroquiais de Tânger?

#7473 | rmfrp | 25 jul 2001 18:22 | Em resposta a: #7427

Caro Manuel da Silva Rolão:

De facto nem sempre a informação é a mais correcta. O elemento até agora mais utilizado no estudo da minha ascendência é o microfilme 167 do ANTT, que contém os registos de Casegas anteriores a 1750. Estão lá muitas dezenas, talvez mais de uma centena de antepassados meus. Este microfilme oficialmente não existe, e os livros correspondentes estão retirados da leitura.

Desejo-lhe uma pesquisa frutífera no Arquivo da Universidade de Coimbra. Espero que tenha a sorte de ser melhor tratado do que eu.

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Onde estão os registos paroquiais de Tânger?

#7479 | manuelr | 25 jul 2001 19:38 | Em resposta a: #7473

Caro Rui Pereira

Quanto aos Microfilmes:
Existe na TT uma relação dos registos paroquiais com o nº do microfilme respectivo, que no entanto não vem indicação dele no computador. O que se passa, é que os Mormons deram cópia desses microfilmes à TT, mas que a maoir parte não está para consulta, pois constituem a Matriz da TT. São estes que vêm na relação. Tem que se pedir cópia do respectivo microfilme para passar a ser consultado, o que demora 3 ou 4 dias, e ficar com o nº assente, pelo sim pelo não. Aconteceu-me isso com Louriçal, Boidobra e com outros. A relação está atrás do balcão das requisições, do lado direito. É um documento com argolas pretas de plástico.

Quanto aos registos de Tânger:
Eu comprei,em 1971 ou 72, já não me lembro, várias publicações da Academia de Ciências, na Imprensa Nacional, ao pé do Quartel General. Entre elas, Documentos Relativos a Marrocos, Registos da Sé de Lisboa e Registos da Sé de Tânger, entre outros. Sei que abrangem o Sec XVI, mas não quero induzi-lo em erro, pois não tenho essas puiblicações comigo.Como conto ir a Castelo Branco, onde os tenho, brevemente, quando regressar digo-lhe exactamente as publicações que tenho e as datas.

Com os melhores cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Onde estão os registos paroquiais de Tânger?

#321217 | rogeriod | 17 jan 2013 21:24 | Em resposta a: #7336

Volvidos quase 12 anos sobre esta questão, já alguém conseguiu descobrir afinal onde estão os livros originais?

Resposta

Link directo:

RE: Onde estão os registos paroquiais de Tânger?

#321241 | rmfrp | 17 jan 2013 23:45 | Em resposta a: #321217

Caro rogeriod:

Volvidos quase 12 anos, a resposta é sim. Os livros originais estão nos Reservados da Biblioteca Nacional, em Lisboa. Demorei então alguns meses a confirmar esse facto. Repetindo o que escrevi em outro tópico deste mesmo Fórum em 2007:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=171482&fview=c

Todos os livros paroquiais da Tânger portuguesa se encontram nos Reservados da Biblioteca Nacional. Apenas os casamentos foram publicados, na obra já referida neste tópico ["Registos Paroquiais da Sé de Tânger"] e cujas transcrições me parecem de confiança (confirmei nos originais alguns nomes que me pareciam estranhos e em nenhum caso encontrei erros de transcrição).

São 7 livros no total, e constam no índice (ficheiro em gavetas) dos reservados da BN sob "Tânger".
há 3 livros microfilmados: o mais antigo de baptismos, o mais antigo de casamentos e o mais antigo (que é o único) de óbitos.

BAPTISMOS
Códice 1573 - anos 1579 a 1602
Códice 1574 - anos 1603 a 1625
Códice 1575 - anos 1626 a 1655

ÓBITOS
Códice 1579 - anos 1597 a 1671 (tem um hiato razoável, 10 anos ou mais, no meio deste período, se bem me recordo).

O códice 1573 (baptismos mais antigos) está microfilmado no rolo 664 da BN, e o códice 1579 (óbitos) no rolo 666. Creio que o rolo 665 é do livro de casamentos.

Não tenho os dados exactos dos livros de casamentos pois não tive necessidade de os consultar detalhadamente. Há 2 livros de casamentos e um livro misto (B+C+O) que corresponde aos últimos anos portugueses em Tânger e cuja consulta me foi recusada mesmo após requerimento nesse sentido. Estes 3 livros, os de casamentos e o misto, deverão corresponder aos Códices 1576, 1577 e 1578, mas não tenho anotados quais são os de casamentos e qual é o misto.

Uma nota adicional: é muito provável que, se perguntar pelos livros paroquiais de Tânger na Torre do Tombo ou na própria Biblioteca Nacional, lhe dêem as respostas mais incríveis e se recusem a acreditar que os livros lá estão. Foi o que me aconteceu durante meses até ter a inspiração de ir ao índice dos reservados onde encontrei as cotas que usei para pedir os livros.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Onde estão os registos paroquiais de Tânger?

#321247 | rogeriod | 18 jan 2013 00:27 | Em resposta a: #321241

Caro Rui Pereira,

Desde já muito obrigado pela informação. Tinha já visto nos catálogos online da BNP e do ANTT (incluindo o Arquivo Distrital de Lisboa onde se encontram a maioria dos registos paroquiais do país) e não tinha encontrado qualquer referência a Tânger. Só recentemente é que descobri a ligação a Tânger na família que investigo (através da supracitada edição da Academia das Ciências de Lisboa), daí ter indagado acerca da localização destes livros.

Mais uma vez obrigado, e melhores cumprimentos

Rogério

Resposta

Link directo:

RE: Onde estão os registos paroquiais de Tânger?

#321537 | jvaldeira | 20 jan 2013 21:48 | Em resposta a: #321247

Caro Rogério,

Também estudei algumas famílias de Tanger através da versão transcrita. Nunca consegui aceder aos reservados mas também não insisti muito até porque fiquei satisfeito com o que obtive.
Qual é a família que estuda?

Cumprimentos
Jvaldeira

Resposta

Link directo:

RE: Onde estão os registos paroquiais de Tânger?

#321557 | rogeriod | 21 jan 2013 08:13 | Em resposta a: #321537

Caro JValdeira,

Estou investigando a família Albernaz de Moncarapacho/Tavira no Algarve. Há já algum tempo, um amigo meu mostrou-me a publicação de 1922 da Academia de Ciências de Lisboa com a transcrição dos registos de casamentos de Tânger e por curiosidade procurei no indice onomástico o apelido Albernaz e surpresa, surgiram váris registos de Albernazes que são testemunhas (e portanto mostram uma ligação) no casamento de pessoas naturais do Algarve e que casam em Tânger. Estou só agora a começar em Tânger, pelo que não tenho ainda muita informação além do que está publicado na supracitada obra. Daí ter indagado sobre a localização destes livros de registos, pois eventualmente terei que ver os restantes registos não publicados.

Se tiver alguma informação sobre esta família, ficarei grato se puder compartilhar.

Melhores cumprimentos

Rogério

Resposta

Link directo:

Onde estão os registos paroquiais de Tânger?

#418662 | fcatanas3 | 13 out 2019 02:28 | Em resposta a: #7336

Boa noite,

o me tetravo Joao Baptista Antonio Girou [nee Goncalves] nasceu em S. Joao do Prado, Tanger, Marrocos, de acordo com o seu registo de casamentocom Rosalia Victoria Delicada a 26 de Agosto de 1815, no Sacramento em Lisboa.

Poder-me-ao indicar se ha' alguma forma de saber se estes regitos se encontram disponiveis?

---- // ----

O pai do meu tetravo, Jose Joaquim Goncalves Colaco foi diplomata, a fazer e' mo link:

https://digitarq.arquivos.pt/details?id=8010874

que tem como titulo:
"REQUERIMENTO DE D. MARGARIDA HENRIQUETA HIPÓLITA GIROU, VIÚVA DE JOAQUIM JOSÉ GONÇALVES COLAÇO, INTERPRETE EM MAZAGÃO, OFICIAL DA EMBAIXADA EM PARIS, CÔNSUL GERAL NO MOGADOURO, SOLICITANDO A CONCESSÃO DE UMA PENSÃO OU TENÇA COMO REMUNERAÇÃO DOS SERVIÇOS DO SEU MARIDO"

Saberao porventura se existem registos diplomaticos de modo a conseguir perceber a ascendencia do pai do meu tetravo?

muito obrigado,
f

Resposta

Link directo:

Onde estão os registos paroquiais de Tânger?

#418670 | LDS | 13 out 2019 18:18 | Em resposta a: #7336

Pode talvez encontrar os elementos que pretende no livro:

Os Colaço: Uma Família Portuguesa em Tânger
Jorge Forjaz, Lisboa: Guarda-Mor, 2004

Resposta

Link directo:

Onde estão os registos paroquiais de Tânger?

#418693 | fcatanas3 | 13 out 2019 21:38 | Em resposta a: #418670

Caro LDS

Muito lhe agradeco a sua resposta.
Explorarei esta via certamente,

sem mais,
atenciosamente,
f

Resposta

Link directo:

Onde estão os registos paroquiais de Tânger?

#419830 | FrederikoCG | 06 dez 2019 17:39 | Em resposta a: #418693

https://drive.google.com/file/d/1xiif7BWylw6K_1ovitSwdkO-6v7NyMQB/view

Resposta

Link directo:

Onde estão os registos paroquiais de Tânger?

#438932 | Beatrizdovale | 30 jan 2022 19:43 | Em resposta a: #7336

Boa noite,

Talvez a minha pergunta seja um pouco ingénua, mas uma vez que os registos paroquiais de Tânger estão na Biblioteca Nacional, existira também lá os registos paroquias de outras praças portuguesas no Norte de África? (Mazagão por exemplo)

Se alguém me conseguir informar/esclarecer esta duvida agradecia.
Beatriz do Vale

Resposta

Link directo:

Onde estão os registos paroquiais de Tânger?

#443482 | gugalamy | 05 out 2022 15:42 | Em resposta a: #7336

Boa tarde,
Há conhecimento de registos paroquiais ou não sendo paroquiais de Tânger anteriores a meados do século 16? Ou antepassados anteriores terão vindo do Algarve/continente sobretudo?
Cumprimentos.
Gonçalo Lamy

Resposta

Link directo:

Onde estão os registos paroquiais de Tânger

#443484 | saintclair | 05 out 2022 16:32 | Em resposta a: #443482

-
...Alguma informação;

https://drive.google.com/file/d/1xiif7BWylw6K_1ovitSwdkO-6v7NyMQB/view
--
https://genealogiafb.blogspot.com/2018/07/registos-paroquiais-da-se-de-tanger.html
Sc.

Resposta

Link directo:

Onde estão os registos paroquiais de Tânger?

#443485 | gugalamy | 05 out 2022 16:39 | Em resposta a: #443484

Agradeço a informação prestada, mas já tinha conhecimento desses registos. Estava mesmo a perguntar em relação ao livro de batismos mais antigo que está na biblioteca nacional se haveriam registos anteriores.

Resposta

Link directo:

Onde estão os registos paroquiais de Tânger?

#447071 | pedroafonsomurta | 14 abr 2023 03:48 | Em resposta a: #443485

Procuro pelos registros de casamento do mesmo período. Os de Tânger dos pdf's aqui postados, só remontam à 1582, o mais antigo. Busco de 1500-1560 (Baptismos e Casamentos)

Resposta

Link directo:

Onde estão os registos paroquiais de Tânger?

#447072 | rmfrp | 14 abr 2023 05:36 | Em resposta a: #447071

Bom dia,

Para o período de 1500-1560 não existem registos paroquiais de Tânger. Para 1560 já são pouquíssimas as localidades portuguesas para as quais há registos, e para 1500 nenhumas.

Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Onde estão os registos paroquiais de Tânger?

#447073 | tmacedo | 14 abr 2023 07:15 | Em resposta a: #447072

Caro Rui Pereira,

Os registos paroquiais mais antigos que encontrei foram de 1510.

Cumprimentos,
A. T.

Resposta

Link directo:

Onde estão os registos paroquiais de Tânger?

#447074 | tmacedo | 14 abr 2023 12:10 | Em resposta a: #447073

Caro Rui Pereira,

Só para o alertar que há ainda alguns registos mais antigos que não me referi no email anterior. Como disse, há uma paróquia (São Tiago) de Coimbra com registos continuados desde 1510.

Mas, os mais antigos que alguma vez vi (e julgo serem os mais antigos que subsistem) são de baptismos de Março de 1459. Mas limitam-se a uma única folha de assentos.

Cumprimentos,
A. T.

Resposta

Link directo:

Onde estão os registos paroquiais de Tânger?

#447075 | rmfrp | 14 abr 2023 17:33 | Em resposta a: #447074

Caro A. T.,

Eu falo com conhecimento de causa. Os registos "de 1459", de Penela não são de 1459. Houve uma discussão desses registos em outro fórum da internet, em que aliás eu próprio participei, em que claramente se concluiu que essas datas, embora escritas nos registos, estavam erradas - de tal forma que o próprio AUC já corrigiu a data extrema inicial para 1541, embora a referência errada a 1459 ainda subsista em vários pontos, como aqui:
https://pesquisa.auc.uc.pt/details?id=43472

Cumprimentos,
Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Onde estão os registos paroquiais de Tânger?

#447077 | pedroafonsomurta | 14 abr 2023 17:53 | Em resposta a: #447072

Boa tarde!

Salvo engano, caro Rui, também és descendente de Brites de Sequeira e Lourenço de Sequeira Leitão, naturais de Tânger, nascidos à segunda metade do séc. XVI. Estou certo? Consegui as informações de que Lourenço de Sequeira Leitão é filho de Pero Leitão e Isabel Álvares, nascidos por volta de 1540, em Tânger. Tens alguma ideia de como possivelmente obteria informações sobre os antepassados deles, senão em Tânger...

Resposta

Link directo:

Onde estão os registos paroquiais de Tânger?

#447078 | pedroafonsomurta | 14 abr 2023 17:54 | Em resposta a: #447077

Isabel Álvares também pode ser encontrada por Leonor ou Lionor Álvares.

Resposta

Link directo:

Onde estão os registos paroquiais de Tânger?

#447079 | rmfrp | 14 abr 2023 17:59 | Em resposta a: #447078

Caro pedroafonsomurta,

Toda essa família de Lourenço de Sequeira Leitão foi investigada por mim, e tudo o que está na base de dados do Geneall, inclusivamente a sua filiação em Pero Leitão e Isabel/Leonor Álvares, é resultado dessa investigação que eu enviei para a base de dados há cerca de 20 anos. Desde então não consegui qualquer progresso.

Cumprimentos,
Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Onde estão os registos paroquiais de Tânger?

#447080 | tmacedo | 14 abr 2023 21:39 | Em resposta a: #447075

Caro Rui Pereira,

Obrigado pela sua correcção. Confirmo o que diz no seu email. Tinha visto apressadamente os paroquiais de S. Eufémia de Penela.
De facto, o mesmo padre Manuel Roiz que assina 2 páginas de registos (primeira folha do misto 1) indicando nessas 2 páginas, mais do que uma vez, que está a baptizar neófitos em Março de 1459, está a baptizar em Fevereiro de 1563 !!!
Temos pois de concluir que ele se enganou repetidamente tendo escrito 1459 por 1549 ou 1559.

Cumprimentos,
A. T.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 06:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen