Família Mesquita Pimentel da Câmara Lima

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Património | Regiões

Família Mesquita Pimentel da Câmara Lima

#73364 | sapeca | 17 set 2004 22:26

Caros Confrades:
Agradecia, particularmente aos investigadores de famílias açoreanas, informações complementares acerca da ascendência abaixo indicada.

1- MANUEL DO NASCIMENTO DE MESQUITA PIMENTEL, senhor da casa-solar da Rua de Jesus, em Angra do Heroismo, casou com D. MARIA JOAQUINA DE SOUSA ROCHA.
Teve, pelo menos:
2- D. MARIA JOSÉ DE MESQUITA PIMENTEL que casou com o jornalista e escritor TEOTÓNIO SIMÃO DA CÂMARA LIMA, natural dos Açores.
Foram os pais de, pelo menos:
3- a conhecida poetisa e professora D. MARTA DE MESQUITA DA CÂMARA (que, ao que constatei não consta da base de dados do Genea),
e
3- LUIS DE MESQUITA PIMENTEL DA CÂMARA LIMA, que casou com minha prima D. MARIA LUISA MOREIRA DE SÁ E MELLO, filha de António Cecioso Moreira de Sá e Mello (1856, Guimarães/1938, Porto), escrivão de Direito no Tribunal da Realação do Porto, administrador do concelho da Maia, que o homenageou com um busto no Castelo da Maia, e de sua mulher D. Antónia Vincensi de Araújo Leal, natural do Rio de Janeiro. S. g.

Agradecia notícias complementares acerca da ascendência quer dos senhores da casa do Rua de Jesus, em Angra (Mesquita Pimentel), quer dos Câmara Lima.

Os meus agradecimentos antecipados e os melhores cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Mesquita Pimentel da Câmara Lima

#73672 | sapeca | 23 set 2004 09:14 | Em resposta a: #73364

Renovo o meu pedido.
Cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Mesquita Pimentel da Câmara Lima

#73806 | dmvasconcelos | 24 set 2004 11:32 | Em resposta a: #73364

Caro Confrade

Apesar de açoriano, dedico-me mais à investigação das genealogias micaelenses, mas sendo minha mulher florentina, e descendente destes Mesquita Pimentel, já os consultei no "Nobiliário da Ilha Terceira" do Carcavelos.
Como solicita informações complementares, fico na dúvida se complementares à Base do Genea, se ao N.I.T. pois desconheço o que já sabe, e que talvez seja mais do que aquilo que lhe posso disponibilizar...
De qualquer modo, o Manuel do Nascimento de Mesquita Pimentel, figura no N.I.T., título LX (Mesquita Pimenteis), § 4º, nº 10, e o pai figura aqui na Base do Genea.
D. Maria Joaquina de Sousa Rocha, vem no N.I.T. nos Rochas, § único, n.º2.
Quanto aos "Câmara Lima", de Angra, entroncam no Capitão Manuel de Lima da Câmara (Angra, 1763-1830), filho de António José de Lima e Sousa, e de sua mulher D. Gertrudes Ludovina Coelho de Melo, mas por aí terá de esperar pelas "Famílias Terceirenses" dos nossos Amigos Dr.s Jorge Forjaz e António Maria de Ornellas Mendes, pois desconheço a linha ascendente do Teotónio da Câmara Lima até àquele tronco, conforme pretende.

Melhores cumprimentos.

duarte vasconcelos do amaral

Resposta

Link directo:

RE: Família Mesquita Pimentel da Câmara Lima

#73816 | sapeca | 24 set 2004 14:13 | Em resposta a: #73806

Caríssimo Duarte Vasconcelos do Amaral:
Muito e muito obrigado por responder ao meu pedido. Na verdade, dificilmente encontraria na base de dados alguma coisa que me permitisse associar aos que pretendo.
Não possuo o NIT do Carcavelos e teei que o consultar na Biblioteca.
Quanto ao restante, apenas me resta dizer-lhe que o que sei acrca desta gente é tão somente aquilo que escrevi. Nada mais.
A única nota de interesse é a da escritora Marta Mesquita da Câmara, que de resto nasceu aqui no Porto, ser irmã do Luis de Mesquita Pimentel da Câmara Lima, casado com a minha prima Moreira de Sá e Mello.
Toda e qualquer informação que possua mais, fico-lhe deveras grato. Como, de resto, já estou, pelo que aqui me quis deixar.
Aceite os meus respeitosos cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Mesquita Pimentel da Câmara Lima

#73825 | dmvasconcelos | 24 set 2004 14:46 | Em resposta a: #73816

Caríssimo Fernando de Sá Monteiro

Fico satisfeito por poder ser-lhe útil, mas acho indispensável que consulte o N.I.T., uma vez que dificilmente lhe poderia resumir aqui, as muitas notas biográficas com ineresse, e as várias remissões para ascendências constantes doutros capítulos, para além dos que referi, apenas para situar as personagens em causa.
Se lhe for mesmo impossível consultar o N.I.T. poderemos então considerar, outras alternativas.

Com muito prazer, aceite os meus melhores cumprimentos.

duarte vasconcelos do amaral

Resposta

Link directo:

RE: Família Mesquita Pimentel da Câmara Lima

#124826 | 5727 | 13 ago 2006 23:17 | Em resposta a: #73672

Caro amigo,

Sou neto deste senhor e tinha muito prazer em conversar consigo.

934603307

Mário da Câmara Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Mesquita Pimentel da Câmara Lima

#124833 | 5727 | 14 ago 2006 00:46 | Em resposta a: #73672

Para Complementar, sobre a Familia Câmara Lima, O meu Avô Luiz Mesquita Pimental da Câmara Lima, Irmão da Ilustre Poetisa Marta Mesquita da Câmara, Minha Tia Avó ( Figura uma Rua no Porto com o seu Nome no Porto, na Foz, Junto "aos Pinhais da FOZ). (Não teve Filhos e Foi Casada Com Luis Duprat de Lara Everard)
O meu Avô Luiz Mesquita Pimentel da Câmara Lima casou com a Minha Avó Fernanda Cardoso Teixeira De Aguiar Câmara Lima, tiveram como unico Filho o meu Pai Pedro Fernado De Aguiar Câmara Lima, que Casou com Fernanda Manuela Lacerda Vidal da Câmara Lima, Tiveram 4 Filhos, Pedro Manuel Vidal da Câmara Lima(1960...) com 3 filhos, Luiz Miguel Vidal da Câmara Lima(1962-1988), Mário Nuno Vidal da Câmara Lima(dois filhos) e Nuno Alfredo Vidal da Câmara Lima (ambos
1965...Gemeos)

Resposta

Link directo:

Família Mesquita Pimentel da Câmara Lima

#406108 | machadojon | 04 ago 2018 16:56 | Em resposta a: #73364

Boa tarde Fernando de Sá ,
Sou descendente do Sr. JOÃO MARCELINO DE MESQUITA PIMENTEL e recentemente descobri que ele é descendente do Manuel do Nascimento de Mesquita Pimentel pelo pedido de emissão do passaporte, essa emissão ocorreu pois ele se mudou para Moçambique (https://digitarq.arquivos.pt/details?id=6100368).
Gostava de saber se possuem mais informações so os acendentes de Manuel do Nascimento de Mesquita Pimentel .

Grato

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 12:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen