Mosteiro de Ermelo

Este tópico está classificado nas salas: Património

Mosteiro de Ermelo

#73411 | rdd59716 | 19 set 2004 03:54

Há restos de um Mosteiro em Ancede - Baião - o Mosteiro de Ermelo - que dizem ter sido habitado pelos monges Crúzios e que foi abandonado após D. Afonso Henriques ter oferecido propriedade onde foi levantado o Convento ou Mosteiro de S.to André de Ancede.
Pedia o favor de me informarem o que há de verdade no que dou conhecimento e se esse convento ou mosteiro está classificado como monumento nacional.
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Mosteiro de Ermelo

#73414 | Nuno Resende | 19 set 2004 11:27 | Em resposta a: #73411

Caro Amigo,
É verdade que os monges abandanaram o local em troca de Ancede, mais aprazível e menos agreste do que o de Ermêlo. Não conhecia a tradição de que fora D. Afonso Henriques a propor a troca, nem que os monges fossem Crúzios. Ancde tornou-se da Ordem dominicana e o Ermêlo, abandonado pelos religiosos, foi emprazado a particulares, tornando-se residência senhorial.
Pode encontrar mais informações na obra «Casas de Baião», qu eo remeterão para outras.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Mosteiro de Ermelo

#73440 | nmadureira | 19 set 2004 17:34 | Em resposta a: #73411

Caro Confrade,

Por força de Frei Luís de Sousa e do Padre Carvalho, gerou-se ao longo dos últimos séculos a ideia de que o Mosteiro de Ermelo foi substituído pelo de Santo André de Ancede por D Afonso Henriques em 1160, "visto que os cónegos hão sede", derivando daí o topónimo "Ansede". Tais interpretações carecem de fundamentação histórica, já que ambos os mosteiros eram eremitérios independentes.

Um inventário dos bens do mosteiro beneditino de Guimarães, datado de 1059, refere a posse de "Ermello com suas villas sive de hanc parte Durio quomodo et ex alia cum toto sup debito et cunctis prestationibus suis". A própria origem do topónimo resulta não da "secura" dos monges, mas de um genitivo antroponímico de natureza germânica, a exemplo de outros existentes na região.

Como referiu o Nuno Resende, o Mosteiro de Ermelo passou para a posse de particulares, tendo sido um morgadio da família Azevedo Coutinho e Vasconcelos.
Na década de 30 do século XX foi vendido aos proprietários da Casa de Sequeiros, em Ancede.

De feição românica, o Mosteiro de Ermelo encontra-se há várias décadas em ruínas. Foi classificado como Imóvel de Interesse Público, podendo encontrar mais informações e algumas fotografias no "site" www ponto monumentos ponto pt.

Como ainda referiu o Nuno Resende, o livro "Casas de Baião" (de Álvaro de Azerdeo Leme Pinto e Melo) inclui um capítulo dedicado à Casa e Quinta de Ermelo, podendo ainda encontrar informações mais detalhadas em outra obra do mesmo autor ("Azeredos de Mesão Frio - seus ramos e ligações", 1ª edição, Porto, 1914), mais particularmente nas págs. 204-223.

O vol. 38 (Apêndice AL - BE) da Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, nas páginas 329-332 contém também um interessante artigo sobre Ancede e ambos os mosteiros (de Ermelo e de Santo André de Ancede).

Cumprimentos,

Nuno Barbosa de Madureira

Resposta

Link directo:

RE: Mosteiro de Ermelo

#73465 | rdd59716 | 20 set 2004 03:06 | Em resposta a: #73440

Grato aos dois esclarecedores, srs. Nuno B. Madureira e Nuno Resende.
Já agora, abusando da vossa boa vontade, não me poderão informar onde conseguirei adquirir a obra "Azeredos de Mesão Frio - ..." (original ou fotocópia) já que possuo o livro "Casas de Baiãoi" ?
Cumprimentos.
Orlando Varejão

Resposta

Link directo:

RE: Mosteiro de Ermelo

#73466 | nmadureira | 20 set 2004 09:58 | Em resposta a: #73465

Caro Orlando Varejão,

Existe uma segunda edição do livro "Azeredos de Mesão Frio - seus ramos e ligações", editada em 1992 por Américo Fraga Lamares & Cª Lda., em Barcelos.
Julgo que ainda haverá exemplares disponíveis no mercado.
Cumprimentos,
NBM

Resposta

Link directo:

RE: Mosteiro de Ermelo

#76046 | HBF | 27 out 2004 18:59 | Em resposta a: #73466

Caro Orlando Varejão

Sobre o Convento de Ermêlo , poderá encontrar mais alguma informação numa Monografia de Baião , publicada recentemente.
Sobre a obra " Azeredos de Mesão Frio " sei que havia na Livraria Esquina no Porto, recentemente.

Cumprimentos
Henrique de Brito e Faro

Resposta

Link directo:

RE: Mosteiro de Ermelo

#76102 | nmadureira | 28 out 2004 17:39 | Em resposta a: #76046

Caro Henrique Brito e Faro,
A que monografia sobre Baião se referia na sua mensagem?
As obras mais recentes que conheço sobre aquele concelho são "Baião, Tradição e História" (editada em 1997 pela Anégia Editores, de Paços de Ferreira) e "Riba do Doiro 1 - Terras e Gentes" (de Guido de Monterey, edição do autor, 2002) - ambas de qualidade e rigor histórico questoionáveis.
Cumprimentos,
Nuno Barbosa de Madureira

Resposta

Link directo:

RE: Mosteiro de Ermelo

#76107 | HBF | 28 out 2004 19:21 | Em resposta a: #76102

Caro Nuno Barbosa Madureira

De facto na minha msg , estava a referir a obra " Baião , Tradição e História ", que tem de facto algumas imprecisões , pelo menos fazendo fé nas " estórias " que meu Avô contava . Ele era um Baionense de gema, que amava Baião , sofreu por Baião , . . . . . mas enterraram-no no Marco ( Soalhães ).

Os meus cumprimentos
Henrique de Brito e Faro

Resposta

Link directo:

RE: Mosteiro de Ermelo

#76128 | vbriteiros | 28 out 2004 23:32 | Em resposta a: #76107

Caro Henrique de Brito e Faro.
Agora já o identifiquei, é do Arcouce seguramente.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Mosteiro de Ermelo

#76155 | HBF | 29 out 2004 10:18 | Em resposta a: #76128

Caro Vasco Briteiros

É como diz. Minha Mãe é do Arcouce, por isso também baionense.

Os meus cumprimentos

Henrique de Brito e Faro

Resposta

Link directo:

RE: Mosteiro de Ermelo

#128726 | rdd59716 | 17 set 2006 01:28 | Em resposta a: #76155

Caro Amigo:
Arcouce é lugar de Loivos do Monte. De lá conheço uma Família ilustre que pertence Cabral Pinto Melo e Leme , de onde descende o conhecido General Azeredo.
A Família a que o meu Amigo pertence "Brito e Faro" é desconhecida para mim . E eu sou de Outoreça, Ovil e, como o Sr. uma apaixonado por Baião.
Já agora poderia informá-lo que "Baião, Tradição e História tem muitas informações que eu forneci mas também imensos erros da responsabilidade dos autores que pretenderam lucros com pouco trabalho.
Os meus respeitos. Orlando Varejão

Resposta

Link directo:

RE: Mosteiro de Ermelo

#128818 | HBF | 18 set 2006 12:15 | Em resposta a: #128726

Caro Orlando Varejão

De facto, a Casa do Arcouce em Loivos do Monte, era de meu Avô, Francisco Carlos de Azeredo Pinto Melo e Leme, pai de minha Mãe (Nita Azeredo), do General Carlos Azeredo e de mais dois filhos, Joana e António.
Actualmente é dos irmãos de minha Mãe.

Meu Pai é beirão, por isso é natural que não o conheça.
Também é natural que não tenha ouvido falar da minha família paterna, "Brito e Faro", pois são da região de Viseu e Mangualde.

Já agora, uma pequena correcção; a Casa do Arcouce não tem que ver com a família Cabral directamente, mas sim "Azeredo Pinto Melo e Leme", que até são as armas que figuram na Casa.
De facto, a minha bisavó, Maria da Natividade Ferreira Cabral de Sousa e Meneses, nascida na Casa de Agrelos em Stª Cruz do Douro, casou com o meu bisavô Carlos, Senhor da Casa de Penalva em Ancêde.

A Casa e quinta do Arcouce faziam parte do imenso património da Casa de Penalva e por isso, de Azeredos Pintos.

Concordo consigo, quando refere os erros na citada publicação, mas isso são ossos do ofício, já se sabe.

Os meus cumprimentos

Henrique de Brito e Faro

Resposta

Link directo:

Outoreça

#128865 | rijo | 18 set 2006 20:00 | Em resposta a: #128726

Caro Orlando Varejão,

Tenho um ramo da família em Baião que é proveniente de Outoreça; são os Madureira de Freitas da Casa do Quinteiro. Nunca fui a Outoreça, apesar de passar algumas temporadas em Campelo, mas penso que ainda lá devo ter familiares. Lembro-me de ouvir falar num António Varejão que era comissário da PSP em Lisboa e era nosso parente. Não será também seu familiar?

Com os melhores cumprimentos
Luís Alves

Resposta

Link directo:

RE: Outoreça

#128972 | rdd59716 | 20 set 2006 01:12 | Em resposta a: #128865

Caro Rijo :
Tanto quanto me tem sido informado por familiares ainda vivos a Família Rijo teve casa em Vilares ( a de Arrabalde) que passando por uma Senhora D. Ema foi deixada a uma Manuela que casou com um funcionário do Registo Civil de Baião e acabou os seus dias em Famalicão. Se calhar era essa a Sua Família.
O António Varejão que refere era meu tio direito, irmão de minha Mãe e já faleceu. Actualmente há pessoas da Família Varejão que vivem em Outoreça e que eram amigas da Manuela (Manelzinha) de Vilares, filha de um caçador de fama conhecido por "Nogueira Rijo" há muito falecido.
Embora proprietário em Outoreça eu vivo em casa própria na Vila, freguesia de Campelo. Se calhar até serei um dos´seus familiares !!!
Cumprimentos
Orlando Varejão

Resposta

Link directo:

RE: Mosteiro de Ermelo

#128973 | rdd59716 | 20 set 2006 01:23 | Em resposta a: #128818

É um prazer poder contactar com descendente de uma Família considerada aqi em Baião.
Não tive a honra de conhecer sua Mãe mas falei diversas vezes com os seus tios Carlos e António que mais amiúde apareciam por aqui. A seu tio António é conhecido aqui por D. António e esteve ligado ao nascimento e expansão da Caixa de Crédito Agrícola juntamente com meu pai ( Prof. Lourenço Baptista) e vários baionenses . O seu tio Carlos, o General Carlos Azeredo, foi Presidente da Assembleia Municipal de Baião no último mandato.
Referi a ligação à Família Cabral pois estava convencido que a Casa do Arcouce era ligada à Casa de Penaventosa pois o actual proprietário, o Dr Alexandre Cabral Campelo, era sobrinho do Sr Francisco Carlos !!!
Os meus respeitosos cumprimentos
Orlando Varejão

Resposta

Link directo:

RE: Mosteiro de Ermelo

#128980 | HBF | 20 set 2006 09:27 | Em resposta a: #128973

De facto, o Dr. Alexandre Cabral Campelo (com escritório em Campelo) era filho de um primo de meu Avô Francisco Carlos.

As Famílias "Ferreira Cabral" e "Cabral Campelo" são a mesma, tendo-se dividido em vários ramos em finais do séc. passado.
A representação desta família " Cabral" de Baião, está hoje na Casa de Agrelos na pessoa do Sr. Eng. António Ferreira Cabral Pais do Amaral.
Para ficar com uma ideia, ainda no sec. passado, as casas de Penaventosa(Campelo), Sequeiros(Stª Cruz do Douro), Agrelos (Stª Cruz do Douro), Torre de Campelo (já demolida para construir o actual edifício da câmara), Paredes (Gove, da qual sou proprietário)e outras, para só falar nas mais importantes, eram todas da mesma pessoa, do meu quarto Avô Joaquim Ferreira Cabral Pais do Amaral.

Por outro lado, as famílias “Azeredo Pinto” e “Azeredo Leme”, são também a mesma, e todos oriundos da Casa de Penalva.
Pelos registos, aparecem por estas terras de Baião por volta do sec.XVII, vindos de Mesãofrio, da Casa da Picota.
As casas de Penalva (Ancede), Cabeção e Lodeiro (StªCruz do Douro), Cocheca (Mesquinhata), Quintãs (Mirão), Arcouce (Loivos do Monte), Várzea (Stª Marinha do Zêzere, pertença de minha Mãe) e ainda a Picota em Mesãofrio , para além de outras, são actualmente todas pertença de irmãos e/ou primos direitos.

Pelo que atrás refiro, é fácil perceber o casamento de meus Bisavós e também o parentesco entre eles.

Para outros esclarecimentos, disponha, ou pode consultar a obra “Azeredos de Mesãofrio ”, “Os meus Costados” e outras.

Os meus cumprimentos

Henrique de Brito e Faro

Resposta

Link directo:

RE: Mosteiro de Ermelo

#128983 | HBF | 20 set 2006 09:36 | Em resposta a: #128980

Ainda uma pequena nota, aliás a razão de todo este testamento, é que o Mosteiro do Ermelo, era e ainda é da família Fereira Cabral.

Os cumprimentos

Henrique de Brito e Faro

Resposta

Link directo:

RE: Mosteiro de Ermelo

#129004 | nmadureira | 20 set 2006 14:21 | Em resposta a: #128983

Caros Confrades,

A casa e quinta de Ermelo foi vendida em 15.01.1932 pela descendente dos seus legítimos possuidores (documentados desde o 2º quartel do século XVI) ao Dr. Joaquim Ferreira Cabral Teixeira Homem de Barbosa, senhor da casa de Sequeiros, em Ancede, encontrando-se actualmente integrada no património desta família.

Nuno Barbosa de Madureira

Resposta

Link directo:

RE: Outoreça

#129017 | rijo | 20 set 2006 16:09 | Em resposta a: #128972

Caro Orlando Varejão.

É, de facto, essa a minha família. Meu bisavô, António Nogueira Rijo, foi um caçador de grande prestígio que, apesar da doença, caçou até aos seus últimos dias. Este casou com minha bisavó M.ª Arminda Madureira Carvalhal que era proveniente, por lado materno, dos Madureiras de Outoreça. Deste casamento houve dois filhos, minha avó, M.ª Manuel, e o meu tio, Fernando Nogueira Rijo. Da geração deles havia alguns primos/amigos Madureira de Outoreça, entre eles o primo Virgílio Vale Frias Madureira de Freitas que agora também reside no Porto. Este meu tio conheceu o seu pai, Lourenço Baptista e sua mãe que seria Varejão.
Sobre a relação dos Madureiras com os Varejões nada sei, além de se tratarem tradicionalmente por primos, uma vez que tenho estes costados muito pouco desenvolvidos pela raridade de vezes que vou ao ADP; conto saber um pouco mais pelo Natal.
A Casa do Arrabalde ainda é nossa e costumo ir lá todos os anos no verão passar alguns dias, este ano foi excepção. Baião é uma terra com paisagens belíssimas, com património de interesse para explorar, com uma gastronomia de grande qualidade e, acima de tudo, uma terra de boa gente. É pena que seja pouco promovida.

Aproveito para lhe perguntar se tem conhecimento de algum levantamento às pedras de armas no concelho de Baião, uma vez que tenho interesse numa que está em Vilares e na câmara municipal não me sabem responder se existe tal levantamento.

Com os melhores cumprimentos
Luís Alves

Resposta

Link directo:

RE: Outoreça

#129058 | rdd59716 | 20 set 2006 22:35 | Em resposta a: #129017

Acertei em cheio, pelos vistos !!!
Segundo as minhas tias, a D. Arminda pertencia aos Varejão pela família "Carvalhal", pois havia pessoas da nossa família que tinham esse apelido no nome : "Alda Carvalhal de Sequeira Varejão", por exemplo.
O seu primo Virgílio conhece-me muito bem pois é primo de uma Sra. Marília Madureira que tem um pinhal em comum comigo !
Em Baião não há ou que se conheça houve, qualquer estudo ou levantamento sobre pedras de armas. Aliás nem os Fidalgos do Concelho, que são muitos, se têm dedicado a isso.
Há um livro antigo, "Casas de Baião" que é um documento histórico válido e um outro, da Câmara Municipal, que pretende ser um complemento desse livro mas que está muito incompleto e pouco rigoroso !
Nada mais sei sobre a pergunta que faz referente a armas !
Já agora diga-me : O Pereira Gomes era seu avô ? Eu fui amigo dele.
Cumprimentos.
Orlando Varejão Baptista

Resposta

Link directo:

RE: Outoreça

#129144 | rijo | 21 set 2006 17:08 | Em resposta a: #129058

Caro Orlando Varejão,

Agradeço a informação sobre os dois livros, que já conheço e que infelizmente nada têm sobre o assunto que me interessa.
Tenho muito interesse nos Madureriras e Carvalhais de Outoreça mas, como tenho outras prioridades genealógicas, têm ficado por estudar; tanto quanto sei, os Carvalhais são provenientes de Jazente, em Amarante, e foram para Ovil pelo casamento de José Pereira Pinto de Carvalhal com Ana Augusta Alves de Freitas natural de Ovil.
O meu avó, Agostinho Pereira Gomes, esteve colocado em Baião enquanto solteiro, agora vive em Famalicão; é certamente o que conheceu.

Com os melhores cumprimentos
Luís Pereira Gomes Alves

Resposta

Link directo:

Pereiras em Loivos do Monte e Gestaçô

#149613 | jaboo | 22 mar 2007 02:07 | Em resposta a: #76046

Caro Henrique de Brito e Faro,

Andei recentemente a investigar o meu ramo Pereira, de Loivos do Monte e encontrei novas ligaçoes com várias familias do concelho incluindo Nogueiras, Ribeiros, Sás etc ...
Reparei aqui na base do Genea que os seus antepassados "Azeredo Pinto Melo e Leme" também tiveram uma costela "Pereira" em Loivos do Monte. Como não tenho fácil acesso às obras do Dr. Alvaro de Azeredo Leme Pinto e Melo (vivo nos USA), será que me pode dizer se esse seu ramo "Pereira" vem desenvolvido nas várias obras citadas nesse topico? Ou se, por acaso, tem mais informaçoes sobre as seguintes familias de Loivos do Monte e S. João de Gestaçô : Nogueira, Ribeiro, Sá, Pereira, Gonçalves.

Desde já um grande bem-haja pela atenção e por qualquer ajuda que puder dar.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

Pereiras em Loivos do Monte e Gestaçô

#149996 | jaboo | 25 mar 2007 00:38 | Em resposta a: #128726

Caro Sr. Orlando Varejão,

Se é um apaixonado por Baião, então talvez possa ajudar-me. Andei recentemente a investigar o meu ramo Pereira, de Loivos do Monte (séc. XVI-XVIII) e encontrei novas ligaçoes com várias familias do concelho incluindo Nogueiras, Ribeiros, Sás etc ...
Reparei aqui na base do Genea que Dr. Alvaro de Azeredo Leme Pinto e Melo tinha uma costela "Pereira" em Loivos do Monte. Como não tenho fácil acesso às obras dele (vivo nos USA), será que me pode dizer se esse ramo "Pereira" vem desenvolvido nas várias obras citadas nesse topico? Ou se, por acaso, tem mais informaçoes sobre as seguintes familias de Loivos do Monte e S. João de Gestaçô : Nogueira, Ribeiro, Sá, Pereira, Gonçalves.

Desde já um grande bem-haja pela atenção e por qualquer ajuda que puder dar.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Mosteiro de Ermelo

#153506 | jaboo | 23 abr 2007 23:33 | Em resposta a: #73414

Caro Nuno Resende,

Deixei há já algum tempo esta mensagem aos confrades "Orlando Varejão" e "Henrique de Brito e Faro" mas não tive resposta deles. Por isso talvez possa ajudar-me.
Andei recentemente a investigar o meu ramo Pereira, de Loivos do Monte (séc. XVI-XVIII) e encontrei novas ligaçoes com várias familias do concelho incluindo Nogueiras, Ribeiros, Sás etc ...
Reparei aqui na base do Genea que Dr. Alvaro de Azeredo Leme Pinto e Melo tinha uma costela "Pereira" em Loivos do Monte. Como não tenho fácil acesso às obras dele (vivo nos USA), será que me pode dizer se esse ramo "Pereira" vem desenvolvido nas várias obras citadas nesse topico? Ou se, por acaso, tem mais informaçoes sobre as seguintes familias de Loivos do Monte e S. João de Gestaçô : Nogueira, Ribeiro, Sá, Pereira, Gonçalves.

Desde já um grande bem-haja pela atenção e por qualquer ajuda que puder dar.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Outoreça

#339345 | RSCFD | 11 dez 2013 15:46 | Em resposta a: #129058

Caro Orlando Varejão,

Estive a ler as mensagens anteriores e talvez me possa ajudar. Ando à procura da casa que foi dos meus antepassados em Outoreça e Chavães.

Em Outoreça, procura a casa da familia Freitas e em Chavães a que pertenceu à familia Pinto da Cunha ou Coutinho.

Tenho a ideia que a de Chavães, foi vendida por volta de 1886 pelo meu tataravô, António Pinto de Freitas Coutinho, que era filho do Capitão Manuel Pinto da Cunha e de Dona Joaquina Rosa.


PS: gostaria de sabe se a Casa de Vilarelho ainda existe?

Obrigado
Ricardo Coutinho

Resposta

Link directo:

Mosteiro de Ermelo

#362247 | Pereira224700 | 09 out 2015 15:58 | Em resposta a: #73411

Boa tarde,

Sobre a Igreja / Mosteiro de Ermelo, tinha muita urgência em obter o máximo de informação tanto sobre a casa como da casa senhorial existente no local.
Fotos, documentos,... tudo que possa me ajudar na execução de um estudo que estou a realizar.


Com os melhores cumprimentos

José Pereira

Resposta

Link directo:

Mosteiro de Ermelo

#362249 | nmadureira | 09 out 2015 16:18 | Em resposta a: #362247

Caro José Pereira,
Veja, por favor, o seguinte link:
http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74465
NBM

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 00:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen