Primeira Família Pimentel no Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Primeira Família Pimentel no Brasil

#73412 | jc.pimentel | 19 set 2004 07:08

Sou Brasileiro do estado Minas Gerais, e gostaria de informações sobre a origem da Família Pimentel no Brasil. Se alguem souber alguma informação por favor me comunique. Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Primeira Família Pimentel no Brasil

#73874 | h.sampaio | 24 set 2004 19:21 | Em resposta a: #73412

Prezado JC. Pimentel

É difícil saber qual o primeiro Pimentel a chegar no Brasil - no Sul? no Norte ou Nordeste?
Como você é mineiro, posso dar uma indicação (que não será a única):

Francisco de Camargo Pimentel (meu 6o avô), paulista dos bandeirantes que foram para Minas a procura de ouro, no início do séc. 18. Teve lavras em Sabará e Rio das Mortes. Era cunhado de João Lopes de Lima, descobridor de ouro no Ribeirão do Carmo, hoje Mariana. Por aí pode-se ver que pode ser dos primeiros Pimenteis, ao menos de Minas.
Era filho de Mécia Ferreira Pimentel de Távora, nasc. em S.Paulo, em 1642, por sua vez filha de João Ferreira Pimentel de Távora, nasc. em Alveres do Ribatejo, Portugal, em 1599.

Abraço - Hoover

Resposta

Link directo:

RE: Primeira Família Pimentel no Brasil

#83421 | Cordeiro | 03 fev 2005 14:56 | Em resposta a: #73874

Ola sera muito dificil pois essa familia é uma das mais nobres de Portugal agora falta saber quando passou aso brasil e comoda Suiça atenciosamente cordeiro

Resposta

Link directo:

RE: Primeira Família Pimentel no Brasil

#83425 | JCPimentel | 03 fev 2005 15:58 | Em resposta a: #83421

Carissimos
Conhecem alguma familia Cunha Pimentel no Brasil? Julgo que existem pessoas desta familia no Rio e em S. Paulo.
Obrigado
JCP

Resposta

Link directo:

RE: Primeira Família Pimentel no Brasil

#83431 | Cordeiro | 03 fev 2005 16:17 | Em resposta a: #83425

Eu sei que existem muitos Pimenteis mas gostaria de saber quando eles chegaram ao Brasil desde ja muito Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Primeira Família Pimentel no Brasil

#92809 | luizquixada | 07 jun 2005 15:39 | Em resposta a: #83431

A notícia de Pimentel que tenho está aqui em fortaleza. Dona Maria pimentel Quixadá era minha avó.
Manoel Duarte Pimentel, português, casado com Angélica Jacinta de Paula, de que houve: Antônio de Paula Pimentel, casado com filhos:
1. Jesuína de Paula Pimentel (falecida inupta);
2. José Duarte Pimentel, chefe de seção dos Correios de Belém do Pará, falecido solteiro;
3. Maria Pimentel Quixadá, casada com seu primo Argemiro Quixadá, com a descendência referida no Capítulo 2º, destas notas;
4. João Duarte Pimentel, casado, com filhos;
5. Dr. Manoel Duarte Pimentel, médico oculista de grande nomeada, falecido solteiro, no Rio de Janeiro, em 16-1-191?
6. Antônia de Paula Pimentel (Toinha), que a 13-3-1953 faleceu em Fortaleza, com 91 anos de idade

Resposta

Link directo:

RE: Primeira Família Pimentel no Brasil

#92853 | luizsillos | 08 jun 2005 01:58 | Em resposta a: #73874

Caro Hoover,

Boa Noite! O amigo teria a descendência de Francisco de Camargo Pimentel? Pergunto porque tenho uma antepassada de nome Manoela Maria da Conceição Pimentel, batizada em 10 de janeiro de 1728 em Sabará, MG. No seu assento de batismo, sua mãe afirma que havia tido a criança de João Rodrigues Pimentel. Teria entre os descendentes (ou colaterais) de Francisco, algum João Rodrigues Pimentel, que tivesse nascido por 1700... ou até mesmo, bem antes?

Grato,
Luiz Gustavo de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: Primeira Família Pimentel no Brasil

#92866 | ajctc | 08 jun 2005 11:58 | Em resposta a: #73412

Caro J C Pimentel

A Nobiliarchia Pernambucana de Borges da Fonseca deve ter a origem da familia em Pernambuco, provavelmente no seculo XVI ou XVII.
Esta obra pode ser pesquisada na pagina da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.
Está nos Anais da Biblioteca Nacional, ano de 1926.
E so instalar o plugin e pesquisar por palavra chave.

Atenciosamente
Alberto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Primeira Família Pimentel no Brasil

#269760 | tel1927 | 03 fev 2011 01:19 | Em resposta a: #92866

Sou natural de Montenegro RS, meu pai Anestor Mathias Pimentel era natual de Passo Fundo. filho de Pedro Pimentel e Benta Mathias. Gostaria de saber se vocês tem notícia da origem dos Pimentéis no RS

Resposta

Link directo:

Família Pimentel - quadro no Museu Del Prado

#275567 | jornalismoaventura | 02 mai 2011 16:08 | Em resposta a: #269760

Cliquem no link abaixo. Talvez se surpreendam...
Meu nome é Marcus Vinicius S. Pimentel. Vi e fotografei esse quadro, de Don Juan Francisco de Pimentel, quando visitei o Museu Del Prado, em Madri-Espanha.

Forte abraço a todos os Pimentel

http://www.museodelprado.es/coleccion/galeria-on-line/galeria-on-line/obra/don-juan-francisco-de-pimentel-x-conde-de-benavente/?no_cache=1

Resposta

Link directo:

RE: Primeira Família Pimentel no Brasil

#275568 | jornalismoaventura | 02 mai 2011 16:15 | Em resposta a: #73412

Cliquem no link abaixo. Talvez se surpreendam...
Meu nome é Marcus Vinicius S. Pimentel. Vi e fotografei esse quadro, de Don Juan Francisco de Pimentel, quando visitei o Museu Del Prado, em Madri-Espanha.

Forte abraço a todos os Pimentel

http://www.museodelprado.es/coleccion/galeria-on-line/galeria-on-line/obra/don-juan-francisco-de-pimentel-x-conde-de-benavente/?no_cache=1

Resposta

Link directo:

RE: Família Pimentel - quadro no Museu Del Prado

#275609 | jsarmento | 03 mai 2011 12:16 | Em resposta a: #275567

Caro Confrade

Pimentel é um apelido de origem Portuguesa. O 1º Conde de Benavente, título criado em Espanha, era Português, provavelmente nascido em Bragança.

http://www.geneall.net/H/per_page.php?id=965

Melhores cumprimentos

JARSarmento

Resposta

Link directo:

RE: Primeira Família Pimentel no Brasil

#275610 | Genea-Portugal | 03 mai 2011 12:33 | Em resposta a: #275568

Esse quadro está há muitos anos reproduzido neste próprio site, no registo do retratado ( http://www.geneall.net/H/per_page.php?id=182347 ).

Era bom que alguns participantes do Fórum conhecessem melhor este mesmo site, antes de darem por "novo", aquilo que por cá já é "velho".

Cumprimentos,

Geneall

Resposta

Link directo:

RE: Primeira Família Pimentel no Brasil

#276103 | jornalismoaventura | 10 mai 2011 14:16 | Em resposta a: #275610

Que resposta mal educada, grosseira mesmo.
Por isso estou descadastrando-me desse site. Fique com ele e suas "velhices".
Queria ver você falar assim na minha cara, seu animal estúpido.
Volte para a escola, aprender boas maneiras!
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Pimentel - quadro no Museu Del Prado

#276104 | jornalismoaventura | 10 mai 2011 14:16 | Em resposta a: #275609

Muito obrigado!
Sua resposta foi bastante proveitosa, diferente da fornecida pelo moderador, que foi estúpida e desnecessária.
Gostaria de estabelecer contato com o amigo por e-mail, uma vez que estou descadastrando-me desse site: jornalismoaventura@ibest.com.br .

Forte abraço!

Marcus Vinicius

Resposta

Link directo:

Primeira Família Pimentel no Brasil

#366688 | braganca | 01 mar 2016 19:42 | Em resposta a: #73412

Em São Paulo temos dois Portugueses- Manoel Alvares Pimentel e João Ferreira Pimentel de Távora. O primeiro deu origem a família Pires Pimentel , o segundo a família Rocha Pimentel e outros.

Resposta

Link directo:

Primeira Família Pimentel no Brasil

#366698 | Natan123 | 02 mar 2016 04:50 | Em resposta a: #73412

Em Pernambuco, Cipriano Lopes Pimentel que nasceu em 1599. Sou seu descendente, desconhecendo se o mesmo nasceu no Brasil ou em Portugal, e, sabendo que seu filho, Cipriano Lopes Galvão nasceu em Igarassu, estado de Pernambuco.

Resposta

Link directo:

Primeira Família Pimentel no Brasil

#366699 | Natan123 | 02 mar 2016 05:03 | Em resposta a: #73412

Correção: Cipriano Lopes Pimentel nasceu depois do ano de 1599. Era filho de Francisco Lopes Galvão e Joana Dorneles (Pimentel). Joana Dorneles era filha de Manoel Rodrigues Pimentel e Maria Lostão Casa Maior. Desconheço a naturalidade destes. Como já informei, sei somente a respeito de Cipriano Lopes Galvão, que nasceu em Pernambuco.

Resposta

Link directo:

Primeira Família Pimentel no Brasil

#390406 | dominiquepimentel | 26 mar 2018 16:15 | Em resposta a: #73412

Olá, estou buscando informações da família Pimentel - por parte de minha mãe - meu avô era Carlos de Carvalho Pimentel e meu bisavô era Elpídio de Carvalho Pimentel casado com Lázara da Silva Pimentel, de Rio Verde - Goiás. Minha mãe conta também que o Elpídio foi presidente da LBV e que ele tinha algumas terras que atualmente é o Clube Campestre de Rio Verde.

Resposta

Link directo:

Primeira Família Pimentel no Brasil

#412050 | chriscp | 08 fev 2019 01:09 | Em resposta a: #83425

Olá, vi sua mensagem e minha avó materna se chamava Nair Cunha Pimentel e meu avô Licurgo D'Oliveira Pimentel, eles moravam em Matogrosso, tiveram 10 filhos, Parsondas, Licurgo, Raimundo, Wilson, Linair, Olga, Amujacir, Dora, Alzia e Linair.
Meu e-mail é chriscp.df@gmail.com.

Christiane

Resposta

Link directo:

Primeira Família Pimentel no Brasil

#416998 | chriscp | 11 ago 2019 19:58 | Em resposta a: #412050

Fazendo uma pequena correção na relação de nomes, pois repeti o nome Lina e Linar que são a mesma pessoa. A relação correta é Parsondas, Licurgo, Raimundo, Wilson, Bráulia, Olga, Amujacir, Dora, Alzia e Linair

Resposta

Link directo:

Primeira Família Pimentel no Brasil

#426894 | chriscp | 02 set 2020 23:06 | Em resposta a: #83425

A família do meu pai é Cunha Pimentel, mas eles são do MT e meu avô nascido no MA.

Resposta

Link directo:

Primeira Família Pimentel no Brasil

#433878 | lucas1556 | 20 mai 2021 22:57 | Em resposta a: #73412

Sou de Belém do Pará, e sei que minha família tem ancestrais tanto na cidade de Belém quanto na região do antigo município de Maracanã, na região bragantina, principalmente na cidade de Santarém Novo. Soube através de um artigo academico que o primeiro ancestral da minha família era um portugues e chegou aqui por volta de 1830, antes da cabanagem, junto com um mulato Ancestral da família Correa, que se casou com uma portuguesa, e tem fortes relações com a família Pimentel, mas não sei de onde eles eram antes de chegar aqui. Talvez fossem judeus, ou talvez da pequena nobreza, já que possuíam escravos, ou poderiam ser simples fazendeiros que enriqueceram no comércio, quero muito saber mais sobre eles. Sei que também há um conego em Belém que se chamava Jeronimo Pimentel, e que participou ativamente da revolta da cabanagem.
sei que nos artigos que eu li o nome desse ancestral era Roberto ou Jeronimo, dependendo do artigo mas ele não poderia o conego Jeronimo Pimentel, já que ele era padre e morreu em Belém, talvez fossem parentes.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 18:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen