Ajuda

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Bibliografia

Ajuda

#73424 | clopes | 19 set 2004 12:47

No cemitério d`Ajuda existe ou (ou existia) um jazigo da familia de Stattmiller de Saldanha e Albuquerque, encimado com um brasão esculpido. Para não adquirir literatura à toa, que obra poderei consultar, ou comprar, onde possa vêr êsse mesmo brasão explicitado e a côres.
Antecipadamente muito grato aos Exmos utilizadores deste Forum, que me possam ajudar.
Carlos Lopes

Resposta

Link directo:

RE: ajuda

#73426 | rafael | 19 set 2004 13:40 | Em resposta a: #73424

Caro Carlos Lopes
Pode consultar Subsídios para a Heráldica Tumular Moderna Olisiponense -2.vol. 1948/9 de Ruy Dique Travassos Valdez.
Agora não tenho vagar, mas daqui a bocado , ou esta tarde,vou ver se lhe dou inf. sobre o pedido na sua msg.

Os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: ajuda

#73444 | clopes | 19 set 2004 18:15 | Em resposta a: #73426

caro Rafael Carvalho
Muito grato pela sua pronta informação que vou tentar pôr em prática.
Noentanto, o que eu mais desejava, era adquirir uma obra que, pela certa, insira o brasão em questão.
Os meus melhores cumprimentos
Carlos Lopes

Resposta

Link directo:

RE: ajuda

#73445 | rafael | 19 set 2004 18:18 | Em resposta a: #73424

Caro confrade
Na obra que referi não encontrei o jazigo da família que refere. É verdade que foi um bocado " à vol d´oiseau ", portanto consultando a obra em pormenor talvez exista a referência que pretende, porque sucedia em certos jazigos serem colocadas as urnas de pessoas amigas ou familiares afins ( tenho um caso desses na família ).
Há também casos de jazigos onde figura um brasão que nada tem a ver com o apelido da família a que deu o nome ao jazigo, por ex: do de José António Guerreiro ( hoje inexistente ) no cemitério dos Prazeres, em cujo brasão não figura o apelido-Guerreiro e outro caso de um jazigo em que não se encontraram registos de pessoas lá sepultadas, no do Conselheiro António da Fonseca Mimoso Guerra, no cemitério do Alto de São João. Assim só uma busca nos respectivos registos e observação local, será o mais indicado.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: ajuda

#73504 | clopes | 20 set 2004 18:37 | Em resposta a: #73445

Caro Rafael Carvalho:

Uma vez mais mtº obrigado pela sua pronta informação.
Não creio, contudo, ser o caso que sugere, uma vez que, no frontespício do jazigo, estar gravado o seguinte: " Jazigo de Familia - José Stattmiller de Saldanha e Albuquerque que sucedeu na casa da Ega mandou erigir este monumento - Nele jazem o Conde Antão e Condessa D. Mª Madalena de Azevedo (...) " Na lateral Sul, e tambem na Norte, outros nomes familiares, entre êles o do próprio José.
Assim, parece não haver duvidas quanto à identidade do jazigo, e dos que nêle repousam.
Com a paciencia de pescador desafortunado, vou esperando.
Obrigado mais uma vez pela sua ajuda.
Carlos Lopes

Resposta

Link directo:

RE: ajuda

#75776 | clopes | 25 out 2004 14:53 | Em resposta a: #73424

Caros confrades:
Gostaria renovar pedido de ajuda. Será que alguem, gentilmente, me pode indicar uma, ou mais obras de heraldica, onde conste o brasão do Conde de Ega?
Antecipadamente grato
Carlo Lopes

Resposta

Link directo:

RE: ajuda

#79285 | clopes | 12 dez 2004 20:39 | Em resposta a: #73424

Caros confrades:

Renovacao de pedido.

Carlos Lopes

Resposta

Link directo:

RE: ajuda

#79557 | JASP | 16 dez 2004 18:38 | Em resposta a: #79285

Pode encontrar as armas de Manuel de Saldanha e Albuquerque, 1º Conde da Ega, num prato da Companhia das Índias em:
A porcelana chinesa e os brasões do Império / Nuno de Castro. Porto: Civilização, 1987. p. 100.

Cumprimentos
Jorge Afonso

Resposta

Link directo:

RE: ajuda

#79560 | clopes | 16 dez 2004 20:34 | Em resposta a: #79557

Caro confrade Jorge Afonso:

Agradeco-lhe imenso a sua prestimosa informacao:

Cumprimtos
Carlos Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda

#123053 | JTAQUINO | 18 jul 2006 14:10 | Em resposta a: #73424

Caro Carlos Lopes,
Gostaria de saber se tem indicação de Maria José Stattmiller de Saldanha Albuquerque Coutinho Matos e Noronha (fal. 1830 Mosteiro de N S Conceição de Arroios) ter deixado descendência.

Muito Obrigado,
João Tomás de Aquino

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda

#123265 | clopes | 21 jul 2006 14:26 | Em resposta a: #123053

Caro João Tomás de Aquino:

Tudo quanto consegui saber, consta no volume I da obra de Fernando de Castro da Silva Canedo: "A Descendência Portuguesa de El-Rei D. João II" que passo a transcrever:" D. Maria José Stattmiller de Saldanha e Albuquerque Coutinho Matos Noronha, nasceu em Bruxelas, (Bélgica) a 2-IV-1830 e faleceu em Lisboa, Recolhida no Mosteiro de N.ª S.ª da Conceição de Arroios, da Ordem de São Francisco." Será pouco provável ter deixado descendência.
De seus três irmãos, apenas do mais novo, António José, ignoro paradeiro de sua descendência.
Esperamdo ter sido ùtil de qualquer modo, subscrevo-me atenciosamente e sempre à disposição.
Carlos Lopes Teixeira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 00:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen