Capucho Figueiredo:Borba,Elvas,VViçosa, arredores

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Capucho Figueiredo:Borba,Elvas,VViçosa, arredores

#73428 | victorferreira | 19 set 2004 14:26

Ao Forum.
Não sei como aquilo está agora, mas quis em tempos verificar umas datas e nomes num arquivo público no edifício da Câmara em Borba referentes a esta(s) família(s). Apesar de o fazer há pelo menos 20 anos em Viseu, foi-me dito que ali teria que ter uma autorização especial de não sei quem.
Hei de fazer uma visita a Évora em férias e logo verei se me deixam pesquisar qualquer coisa por lá.
De qualquer forma, gostaria de saber se algum confrade possui algum elemento que queira partilhar sobre esse grupo de apelidos muito comuns mas que, sendo de uma zona (pelo menos quanto aos citados abaixo) centrada em VILA BOIM, pode ser bastante conhecido por quem estuda famílias dessas regiões a norte do Distrito de Évora e a sul do de Portalegre.
Conheço apenas:
- Leandro José Capucho Figueiredo, *12-03-1891 presumivelmente em Vila Boim, filho de Mauel António Figueiredo e Ana Vicência Capucho (Figueiredo).
Grato a todos
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Capucho Figueiredo:Borba,Elvas,VViçosa, arredores

#73429 | amrr | 19 set 2004 14:44 | Em resposta a: #73428

Caro Victor Ferreira

Terá então que fazer a sua pesquisa nos livros de registo paroquial existentes no Arquivo Distrital de Évora.

Com os melhores cumprimentos
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Capucho Figueiredo:Borba,Elvas,VViçosa, arredores

#73432 | victorferreira | 19 set 2004 15:13 | Em resposta a: #73429

Caro confrade,

É claro que sim. Se calhar como o caro confrade, também já ando nisto há uns anitos e disse-o na minha mensagem. Não tenho medo de pó e ácaros.

Esta "interpelação" ao Forum é qualquer coisa como um "período antes da ordem do dia". Para ver se se "levantam algumas lebres", salvo seja.

De qualquer forma, saudações!
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Capucho Figueiredo:Borba,Elvas,VViçosa, arredores

#74537 | victorferreira | 06 out 2004 09:16 | Em resposta a: #73428

Renovo o pedido de informações sobre esta(s) família(s) a algum estudioso dessa região que possa e queira partilhar, como forma de introdução à pesquisa.
Obrigado desde já.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Capucho Figueiredo:Borba,Elvas,VViçosa, arredores

#136492 | PCardoso1 | 05 dez 2006 14:56 | Em resposta a: #74537

Sou um novato nestes assuntos da genealogia.

Procuro obter dados sobre os ascendentes da família Freixedas Figueiredo, originária de Vila Boim, que penso estar relacionada com Manuel António Figueiredo, citado em mensagem anterior, por VictorFerreira. Vivo em Lx e não fácil ir ao Alentejo num dia de semana.

Se alguém me conseguir auxiliar seria FAAAANTÁSTICO. Obrigado

Pedro Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Capucho Figueiredo:Borba,Elvas,VViçosa, arredo

#136527 | Rui Jesuino | 05 dez 2006 18:41 | Em resposta a: #136492

Caro Pedro Cardoso

Neste momento o Arquivo Histórico Municipal de Elvas tem à sua disposição um vário espólio que lhe pode interessar. Se não desejar deslocar-se à instituição, os seus técnicos fazem a pesquisa por si mediante o pagamento de algumas taxas. Se tiver mais alguns dados sobre a família Freixedas Figueiredo ou se quiser encontrar algum registo paroquial relacionado com ela contacte-nos através do e-mail gabinete.informacao@cm-elvas.pt
A tabela de preços é a seguinte:
Primeira meia-hora: gratuita
Segunda meia-hora: 15 euros
Horas seguintes: 20 euros cada

Atentamente
Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: Capucho Figueiredo:Borba,Elvas,VViçosa, arredores

#136566 | PCardoso1 | 05 dez 2006 23:04 | Em resposta a: #73428

Rui Jesuino obrigado pela sua resposta.

Este contacto já foi feito, não por mim mas, pela pessoa directamente interessado no assunto, no dia 4 e no dia 5 do corrente mês. Contudo não existiu qualquer resposta por parte do Arquivo Histórico Municipal de Elvas!

Como nunca entrei em nenhum arquivo deste tipo, gostaria de saber o que é possível encontrar em uma hora de pesquisa feita por um técnico (com todos os dados de uma pessoa da família)?

Pedro Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Capucho Figueiredo:Borba,Elvas,VViçosa, arredo

#136567 | PCardoso1 | 05 dez 2006 23:05 | Em resposta a: #136527

Rui Jesuino obrigado pela sua resposta.

Este contacto já foi feito, não por mim mas, pela pessoa directamente interessado no assunto, no dia 4 e no dia 5 do corrente mês. Contudo não existiu qualquer resposta por parte do Arquivo Histórico Municipal de Elvas!

Como nunca entrei em nenhum arquivo deste tipo, gostaria de saber o que é possível encontrar em uma hora de pesquisa feita por um técnico (com todos os dados de uma pessoa da família)?

Pedro Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Capucho Figueiredo:Borba,Elvas,VViçosa, arredores

#136600 | victorferreira | 06 dez 2006 15:30 | Em resposta a: #136566

(a mensagem não era para mim, acabou por me cair na caixa, mas eu respondo-lhe à mesma)
Se a busca do primeiro deles for muito bem direccionada à partida, a dos seus ancestrais fica muito facilitada. Em uma hora descobre-se a pessoa e no registo estarão pais e avós.
E o que é "bem direccionada"? Se os dados sobre um indivíduo não disserem pelo menos a Freguesia de nascimento E: OU um intervalo provável mais os nomes dos pais (e avós), OU a data de nascimento, então em uma hora pode não se descobrir rigorosamente nada.
Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: Capucho Figueiredo:Borba,Elvas,VViçosa, arredores

#136613 | PCardoso1 | 06 dez 2006 17:38 | Em resposta a: #136600

Victor Ferreira, conseguiu descobrir quem são os pais e a origem de Manuel António Figueiredo? Penso que poderão ser o elo de ligação entre as duas famílias???

Quanto aos dados existe uma cédula de pessoal de um elemento da família penso, pois, que a expressão "bem direccionada" se pode aplicar a este caso.

O que parece não funcionar é a Internet como meio de comunicação com os serviços oficiais ou estarei enganado? Talvez a investigação tenha que ser presencial? Como referi anteriormente sou um novato nestes assuntos.

Pedro Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Capucho Figueiredo:Borba,Elvas,VViçosa, arredo

#136616 | Rui Jesuino | 06 dez 2006 17:42 | Em resposta a: #136567

Caro Pedro Cardoso,

Já recebemos o e-mail referido e a resposta não tardará.
O tempo de pesquisa num arquivo histórico depende bastante dos dados que se quer encontrar. Para uma pesquisa genealógica se tiver a data certa dos registos a encontrar de certeza que a pesquisa será rápida. Mas se por exemplo desejar fazer a árvore genealógica de alguém do séc. XVIII até ao séc. XVI a pesquisa levará algumas horas a ser efectuada.

Cumprimentos
Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: Capucho Figueiredo:Borba,Elvas,VViçosa, arredo

#136620 | João Monteiro | 06 dez 2006 18:54 | Em resposta a: #136527

é assustador a tabela de preços, até parece que querem ver a pessoa no arquivo, dependendo da distãncia do interessado quase que vale a pena ir pessoalmente, na gasolina que se gasta é ganho no tempo de pesquisa, sempre se tiram mais informações e depois dá-se um salto à espanha para encher o depósito.

Sr. rui jesuino qual é a possibilidade de eu poder adquirir as bobines de microfilme de monforte(rei salvador)

atentamente
monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Capucho Figueiredo:Borba,Elvas,VViçosa, arredores

#136638 | victorferreira | 06 dez 2006 21:08 | Em resposta a: #136613

Caro Pedro Cardoso,
Embora conheça bem o de Viseu e a TT (os outros não devem ser muito diferentes), nunca fui ao Arquivo Distrital de Évora. O que tenho é fruto da recolha em família.
Nem estou a ver muito bem como hei de fazer essa busca: o tempo é sempre escasso demais.
Há quem recorra aos microfilmes dos livros paroquiais feitos aí pelos Arquivos do país por um grupo religioso americano. Eles "andem" por aí, com as suas 'bibliotecas genealógicas', disponíveis a crentes e não crentes. É uma hipótese para quem não tenha comichões no sistema nervoso periférico ao entrar nesses recintos e/ou não queira ou não possa se deslocar aos Distritos. Não é nenhum conselho nem muito menos uma recomendação, mas tão somente um recurso disponível. A qualidade das imagens parece que nem sempre é boa.
O que não percebi muito bem (talvez por falta de leitura das mensagens) é se há livros do que foi a antiga Diocese de Elvas que NÃO ESTÃO no Distrital de Évora. Isso seria mais um precedente metodológico desagradável (à semelhança de alguns de Lamego, que não estão em Viseu; dos livros de Alcácer que vá-se saber porque, não estão em Setúbal, mas em Évora, etc).
Cá para mim, o confrade Pedro Cardoso ainda descobre o nosso 'pessoal comum' antes que eu o faça. E fará muito bem.
Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: Capucho Figueiredo:Borba,Elvas,VViçosa, arredores

#136653 | PCardoso1 | 06 dez 2006 23:20 | Em resposta a: #136638

Victor Ferreira, pelo depreendi da sua resposta NÃO conseguiu descobrir quem são os pais e a origem de Manuel António Figueiredo? Certo?

Arquivo Distrital de Évora? Ou será Arquivo de Portalegre? (Vila Boim

Resposta

Link directo:

ÉvoraxPortalegre: por enquanto 0 x 0

#136690 | victorferreira | 07 dez 2006 10:42 | Em resposta a: #136653

Pedro Cardoso,
À primeira questão a resposta é NÃO descobri. Porque ainda não procurei.
À segunda: isso estou eu para saber. Por isso escrevo "presumivelmente" Vila Boim. É que como ainda não li os registos de baptismo de nenhum dos seus descendentes, só me posso fiar nas descrições familiares. Isso ajuda, mas nem sempre é correcto. E atendendo à aparente 'forte mobilidade geográfica' que encontro neste grupo, é de esperar de facto alguma surpresa.
A aparente mobilidade parece-me simplesmente devida ao facto de - ao contrário do norte do país - as localidades alentejanas estarem relativamente distantes umas das outras. Em zonas de 'fronteira' com é a em questão, quando uma pessoa casava com alguém de duas ou três localidades a seguir, podia estar a casar de alguém de outro Concelho ou de outro Distrito (em Elvas, até de outro país, como não foram poucos ...).
Quando tiver notícias digo-lhe. VF

Resposta

Link directo:

ÉvoraxPortalegre: por enquanto 0 x 0

#138907 | PCardoso1 | 02 jan 2007 21:34 | Em resposta a: #136690

Já consultou a sua caixa de correio electrónico? ... e

Resposta

Link directo:

ÉvoraxPortalegre: por enquanto 0 x 0

#138913 | victorferreira | 02 jan 2007 22:18 | Em resposta a: #138907

Já meu caro, e ainda não tive foi oportunidade de olhar com atenção e tirar alguma dúvida com quem me saberá informar.
Aguarde por favor. VF

Resposta

Link directo:

ÉvoraxPortalegre: por enquanto 0 x 0

#138916 | victorferreira | 02 jan 2007 22:24 | Em resposta a: #138907

Entretanto pode ir dando uma olhadela neste Tópico:
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=115886#lista

Resposta

Link directo:

RE: Capucho Figueiredo:Borba,Elvas,VViçosa, arredores

#183689 | ffarrajota | 05 fev 2008 18:37 | Em resposta a: #73428

Caro Victor:
Tenho antepassados Capucho em Eira Velha-Paços-Gouveia. Luís Lopes Capucho,nasc.21/71685, filho de Manuel Lopes, lavrador, de Eira Velha-Paços-Gouveia e de Luísa Capucho, solteira, de Vila Nova do Casal-Tazém. Será a mesma família, desta zona tenho muitos antepassados ligados ao Alentejo.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

Capucho Figueiredo

#183700 | salen | 05 fev 2008 20:45 | Em resposta a: #183689

Cara Fernanda, como tem passado?
Pois é. Estes Capuchos e Figueiredos, os segundos por via masculina, os primeiros ainda não sei por que vias mas em princípio pela D Ana Vicência, esposa do Sr António Figueiredo, são o meu fim de linha nesse ramo, muito recente, por se tratar de gente que nasceu por volta de 1890 e tal.
Origem? Talves Vila Boim.
Se há Capuchos dois séculos antes em Gouveia, e que tenham alguma ligação, só o prosseguimento da minha pesquisa o dirá ... Ou 'a little help from my friends', como já diria o John Lennon.
Sei que um Sr. Leandro José Capucho nasceu em 12-03-1891 em Vila Boim, filho do casal acima citado, cuja origem desconheço. Se em princípio ela seria originária de Vila Boim, nada há que me confirme esse facto. Os registos de Vila Boim estarão em Portalegre (entre 1820 e 1899, 102 livros) ou em Elvas (provavelmente a totalidade dos livros das datas anteriores). Quanto a Elvas, todos temos razões para lá passar. Qanto mais não seja para, a caminho de Badajoz, ir encher o tanque do carro, fazer as compras do mês, mais uns sofás e umas butacas, contratar umas obras lá em casa ... Só que estas pessoas e até mais umas duas ou três gerações, estarão certamente em Portalegre. Ora a respeitável e linda capital é para mim assim como Timbuctu ou Yaundé, não pelo atraso, mas pela contra-mão: não tenho efectivamente nenhuma relação com a terra nem nenhuma razão para por lá passar. E é pena.
Assim, terei que esperar ou que uma alma piedosa me dê umas horinhas do seu relógio, ou ... Bem, aquilo dos microfilmes do Utah, parece que vão estar na net não é? Mas quando?
Cumprimentos. Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Capucho Figueiredo

#183707 | ffarrajota | 05 fev 2008 21:14 | Em resposta a: #183700

Olá mais uma vez
Só mais uma informação sobre os meus antepassados Capucho, a descendência é bastante grande.
Também tenho pesquisa a fazer em Portalegre, estou também a ver o que dá com os microfilmes na net.
Já vi por aqui um convite ao II encontro no Algarve, vai participar?
Cumprimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 04:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen