Morgados de S. Iria

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Património

Morgados de S. Iria

#73619 | Vasconcelosminas | 22 set 2004 13:00

F. Gayo, Título Vasconcelos, § 95, trata de dos morgados de S. Iria.
Porém, da filiação do primeiro identificado no referido parágrafo –
Joane M. de Vasconcelos, fala apenas que é filho de Gonçalo Mendes de
Vasconcelos e de Filipa de Mascarenhas. Estou na dúvida quanto a
esses S. Iria, se tinha ou não ligação com os Sr. Da Torre de
Vasconcelos. Poderia algum dos colega esclarecer-me a questão?

Cordialmente

José Roberto Vasconcelos
vasconcelosminas@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de S. Iria

#73647 | dpa | 22 set 2004 21:43 | Em resposta a: #73619

Sobre esta questão, escreveu Oliveira Mouta em "Dos Barros e Vasconcelos" o seguinte:

" Gaio e Manso Lima indicam Joane como filho de Gonçalo Mendes de Vasconcelos e de sua mulher D. Filipa de Mascarenhas, mas não puderam ou esqueceram-se de relacionar qualquer destes progenitores com o tronco comum das respectivas famílias.
Nas buscas em outros nobiliários não descobrimos de semelhante casal nem resquícios! Dizem, porém, aqueles genealogistas que se fala de Gonçalo nos Comentários de Afonso de Albuquerque. Folheámos a edição de 1576 e apenas ali vimos a indicação de que este fidalgo em 1512 desembarcara em Goa nomeado feitor para a fortaleza de Calecute. Ocorre-nos perguntar: Seria ele o Gonçalo Mendes de Vasconcelos a que atrás aludimos (da linha do Esporão e do senhor da Torre de Vasconcelos) e que mataram depois em Évora? A mãe era dos Cascos, família eborense que deu guerreiros á Índia. De Évora eram também os Mascarenhas, dos quais um, D. Pedro, esteve em Tunes por 1535, com o infante D. Luís. De aí, o possível matrimónio com a já referida D. Filipa.
Aceitemos, pois, a linha da casa do Esporão, não só por mais provável como também por mais lógica, e passemos então á descrição do ramo: ..."

Segundo esta lógica, Gonçalo Mendes de Vasconcelos, casado com D. Filipa Mascarenhas é o mesmo Gonçalo Mendes de Vasconcelos que mataram em Évora, filho de Álvaro Mendes de Vasconcelos (NFP, Vasconcellos em 1787 - §60 N17)

Melhores cumprimentos

Lopo Pacheco de Amorim

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de S. Iria

#73999 | dpa | 26 set 2004 04:33 | Em resposta a: #73619

Sobre esta questão, escreveu Oliveira Mouta em "Dos Barros e Vasconcelos" o seguinte:

" Gaio e Manso Lima indicam Joane como filho de Gonçalo Mendes de Vasconcelos e de sua mulher D. Filipa de Mascarenhas, mas não puderam ou esqueceram-se de relacionar qualquer destes progenitores com o tronco comum das respectivas famílias.
Nas buscas em outros nobiliários não descobrimos de semelhante casal nem resquícios! Dizem, porém, aqueles genealogistas que se fala de Gonçalo nos Comentários de Afonso de Albuquerque. Folheámos a edição de 1576 e apenas ali vimos a indicação de que este fidalgo em 1512 desembarcara em Goa nomeado feitor para a fortaleza de Calecute. Ocorre-nos perguntar: Seria ele o Gonçalo Mendes de Vasconcelos a que atrás aludimos (da linha do Esporão e do senhor da Torre de Vasconcelos) e que mataram depois em Évora? A mãe era dos Cascos, família eborense que deu guerreiros á Índia. De Évora eram também os Mascarenhas, dos quais um, D. Pedro, esteve em Tunes por 1535, com o infante D. Luís. De aí, o possível matrimónio com a já referida D. Filipa.
Aceitemos, pois, a linha da casa do Esporão, não só por mais provável como também por mais lógica, e passemos então á descrição do ramo: ..."

Segundo esta lógica, Gonçalo Mendes de Vasconcelos, casado com D. Filipa Mascarenhas é o mesmo Gonçalo Mendes de Vasconcelos que mataram em Évora, filho de Álvaro Mendes de Vasconcelos (NFP, Vasconcellos em 1787 - §60 N17)

Melhores cumprimentos

Lopo Pacheco de Amorim

Resposta

Link directo:

Morgados de S. Iria

#74191 | Vasconcelosminas | 29 set 2004 13:32 | Em resposta a: #73999

Prezado Lopo Pacheco de Amorim,

Peço-lhe desculpas pela demora em retornar a sua mensagem, pois motivos outros me impediram de o fazer no tempo hábil.

Agradeço-lhe imensamente a informação prestada, para mim muito útil, considerando que a probabilidade de acessar fontes bibliográficas relacionadas a questão apresentada é quase nula (resido no Brasil, interior do Estado do Rio de Janeiro).

Outrossim, jamais desejando abusar de sua cordialidade, peço-lhe, se lhe for possível, informar onde poderá ser encontrada a obra "Dos Barros e Vasconcelos" que referencia, seja origial ou mesmo cópia.

Mui cordialmente,

José Roberto Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de S. Iria

#76409 | dpa | 03 nov 2004 03:00 | Em resposta a: #74191

Caro José Roberto Vasconcelos,

Como me tinha pedido, enviei-lhe um mail com dados sobre os Barros e Vasconcelos para o endereço vasconcelosminas@yahoo.com.br.
Caso não tenha recebido avise-me para repetir o envio!

Com os melhores cumprimentos,

Lopo Pacheco de Amorim

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de S. Iria

#76430 | Vasconcelosminas | 03 nov 2004 12:29 | Em resposta a: #76409

Meu caro Lopo,

Peço-lhe desculpas por não ter ainda lhe retornado a gentil mensagem e não menos importante os dados preciosos referentes aos Barros e Vasconcelos e da linha do Joane M. de Vasconcelos. Somente pude verificar o e-mail que referencia a poucos minutos, pois o provedor que me utilizo tinha me excluído nos últimos dias - quase uma semana, somente voltando a acessar minha conta no final da tarde de ontem. Enviarei em particular os pormenores do que me envia.

cordialmente,

José Roberto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 20:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen