Morgados de Água-Revez

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Morgados de Água-Revez

#73680 | JJML | 23 set 2004 12:08

Caros Confrades,

Agradecia a vossa ajuda sobre este tema.

Tenho informação de um Diogo Fernandes (Morgado de Água-Revez) casado com Filipa Vaz (Alcoforado) que teriam tido uma filha de nome Anna Vaz Alcoforado casa com Francisco Carmona Alcoforado (Proprietário do oficio de escrivães na antiga vila de Cortiços, actual concelho de Macedo de Cavaleiros). Sobre esta indicação não tenho quaisquer fontes.

Melhores cumprimentos,

João Mascarenhas de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Água-Revez

#73684 | MSPAGraça | 23 set 2004 13:09 | Em resposta a: #73680

Caro João Mascarenhas de Lemos

Existe um antigo Morgadio de Águas-Revez, fundado por Pero Lopes de Sampayo [http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=16649], em cuja descendência se mantém a representação. Entre estes, existe uma ligação aos Alcoforados e a outras famílias de Cortiços, como poderá confirmar nos «Morgados e Fidalgos de Vila Real e seu termo», de Júlio A. Teixeira (Vol. IV) e no «Anuário da Nobreza de Portugal» (Ano I e Ano II).

A representação deste Morgado de Águas-Revez mantem a varonia do seu fundador, estando actualmente nos Senhores da Casa de Casal de Loivos. Possuo largas informações destes Sampayo, aos quais pertenço por via materna, e que poderei disponibilizar.

Melhores cumprimentos
Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Água-Revez

#73687 | jmacieira | 23 set 2004 13:41 | Em resposta a: #73680

Caro Confrade
João Mascarenhas de Lemos

Depois da óptima colaboração do Sr. Azevedo Graça pouco tenho para acrescentar.
Em 1757 era Morgado de Água Revez, por casamento, Manuel de Mariz Sarmento, filho de uma Irmã de meu 7º Avô, Pedro Homem de Mariz Sarmento.
Na obra do Abade de Baçal, vol. IX a págs. 215 e 216, desenvolve-se uma pequena genealogia sobre esta Casa.

Sei que a Família Mariz Roseira, do Porto, tem conhecimento alargado sobre este morgadio.
A Mãe de meu primo, Gil Aragão Teixeira da Costa, nasceu nesta casa.

Melhores cumprimentos

João de Mariz Sarmento Macieira

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Água-Revez

#73709 | JJML | 23 set 2004 16:17 | Em resposta a: #73684

Caro Manuel Azevdo Graça

Muito obrigado pela sua pronta resposta que já me dará "agua pela barba". Na verdade não possuo os "Morgados e Fidalgos de VR" até à pouco tempo disponiveis para compra aqui na livraria do Guarda-Mór mas que infelizmente "despareceu".

Assim se não der lhe muito trabalho teria imenso gosto em receber as informações que possui sobre os seus Sampayos.

O meu mail é o seguinte:

teresa.loff@netcabo.pt

Melhores cumprimentos,
Joao Mascarenhas de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Água-Revez

#73716 | JJML | 23 set 2004 16:34 | Em resposta a: #73687

Caro Confrade
João de Mariz Sarmento Macieira

Só lhe tenho que agradecer (mais uma vez), irei consultar o "nosso" Abade. Por curiosidade ele foi quem baptizou dois dos meus Tios Maternos.

Não querendo abusar, será que o seu primo tem algo escrito sobre esta casa que me possa facultar.

Melhores cumprimentos,
João Mascarenhas de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Água-Revez

#270253 | AlvesRF | 09 fev 2011 14:35 | Em resposta a: #73716

Caros Senhores,

Procuro também informações sobre este morgado.

De Francisco Sampaio (http://geneall.net/P/per_page.php?id=249065) o filho mais falado é Vicente Sampaio Teixeira(ou /Taveira). No entanto eu procuro por mais filhos do que aqueles que aparecem referenciados. Nomeadamente uma filha Francisca Sampaio e uma Paula Sampaio. Alguém tem informações sobre esta família S. Payo que me possa ajudar?

Desde já o meu muito obrigado,
Rui ARF

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Água-Revez

#270306 | anfil | 09 fev 2011 22:22 | Em resposta a: #270253

Caro confrade Rui ARF
Li as vossas informações e indico um site familiar http://castros.no.sapo.pt onde há ligações à familia que tratam,no livro dos apêndices,há mesmo duas referências.
Com os melhores cumprimentos,
anfil

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Água-Revez

#270332 | AlvesRF | 10 fev 2011 01:15 | Em resposta a: #270306

Caro Senhor,

Muito obrigado pelo interesse e pela ajuda. De facto tem bastantes referências, e esperando que não se importe, já as copiei para referência futura. Pergunto-lhe de que filhos tem noticia de Francisco de Sampayo Alcoforado? Está certa a data de nascimento dele, aqui no Geneall, de 1623?

Mais uma vez obrigado,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Água-Revez

#270378 | anfil | 10 fev 2011 20:14 | Em resposta a: #270332

Caro confrade Rui
Confirmo a data de 1623,local Bornes,dados indicados nos Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu Termo do Dr.Júlio A.Teixeira,pag.12,Volume IV.
Quanto aos filhos indicados pelo mesmo,os do casamento com D.Maria da Ponte,natural de Cortiços,filha de João da Ponte e D.Isabel Rodrigues são:
Francisco Teixeira de Sampaio,nascido em Bornes em 29 de Julho de 1642,que lhe sucedeu e foi,F.C.R.,Senhor da Casa do Outeiro,Morgado de Nossa Senhora dos Prazeres e de Água Revés,Alferes de Cavalos,Familiar do Santo Ofício,Juiz do Ordinário em Favaios e instituidor do Vínculo da Fonte Nova em Casal de Loivos,casou em 13 de Outubro de 1670,com sua prima D.Maria Pinto de Azevedo,c.g..
Gonçalo Teixeira da Cunha de Sampaio,Tabelião e Escrivão do Público em Alijó,que casou com D.Maria de Barros Pimentel,c.g..
Cristovão Teixeira de Sampaio,nascido em Bornes em 2 de Julho de 1646.
Pascoal Teixeira de Sampaio,nascido em 2 de Julho de 1647.
D.Mónica,nascida em 10 de Abril de 1662.
Domingos Teixeira de Sampaio,que casou em 26 de Setembro de 1701 com D.Antónia Maria Corria,c.g..
do casamento com D.Marinha Taveira,filha de Domingos Vaz Felgueira e D.Bárbara Taveira Cão de Vila Real sao:
D.Helena,que casou com Paio de Barros e Beça 5º Morgado do Espirito Santo de Favaios,c.g..
Vicente Taveira de Sampaio,que casou com D.Mariana de Castro Garcês,c.g.

Com os melhores cumprimentos
António Peixoto(anfil)

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Água-Revez

#270414 | AlvesRF | 11 fev 2011 11:23 | Em resposta a: #270378

Caro Sr. António Peixoto,

Muito Obrigado. De facto não deve ser aqui que os meus antepassados encontram esta família Sampaio de Água Revés. Apesar de contemporâneos, não consta Paula Sampaio. Vou continuar a procurar, pode ser que encontrando mais dados, consiga depois entroncar com esta família.

Mais uma vez obrigado,
Cumprimentos,
Rui Alves RF

Resposta

Link directo:

Morgados de Água-Revez

#413528 | Luisy | 30 mar 2019 21:16 | Em resposta a: #73680

Caros

Recentemente recebi de uma prima minha um velho álbum de fotografias em formato carte-de-visite, formado pelo meu trisavô, José Rodrigues Liberal Sampaio, que teve uma ligação com uma fidalga de Chaves, da família Montalvão, da qual eu descendo.

Tenho procurado identificar as personagens do álbum e tentar identificar as suas relações com o meu trisavô e a família Montalvão. A maioria dos retratos é gente de Chaves, Montalegre e outros concelhos do distrito de Vila Real.

Neste álbum existem três retratos, um de uma senhora, outros de dois homens, cujos nomes são:

Maria Cândida de Sampaio Mariz,
Frederico Augusto de Sampaio Mariz
Luiz António de Sampaio Mariz

As fotografias serão da década de 70 do século XIX. O retrato da Senhora é do Célestin Benard do Porto e as dos dois cavalheiros do A. Narciso e filhos, de Vila Real.

Parece-me que os três serão parentes, inclusive os dois homens são parecidos fisicamente, mas através das pesquisas aqui feitas, não encontrei nenhuma relação entre eles.

Será que haverá aqui algum descendente destas personagens, que me tenha a bondade de me informar qual a relação entre eles e quem foram na vida?

Terei muito gosto em enviar cópias digitais das fotografias a quem me fornecer alguns dados sobre estas personagens.

Muito obrigado e cumprimentos

Luís Montalvão

Resposta

Link directo:

Morgados de Água-Revez

#419468 | frdemariz | 18 nov 2019 01:26 | Em resposta a: #413528

Caro Luis,
Maria Candida, Frederico Augusto e Luiz Antonio sao filhos de Frederico de Sampaio Mariz Sarmento e Castro e de D. Maria Madalena de Gouveia de Morais Sarmento.
Seria um prazer enviar mais informações a respeito.
Cmps, Frederico
frdemariz@gmail.com

Resposta

Link directo:

Morgados de Água-Revez

#419616 | genealogia80 | 25 nov 2019 22:28 | Em resposta a: #73684

Boa noite.

Deparei-me com o nome Sampaio, oriundo desta zona. Deixo-lhe este link, que fará o favor de ver, e que se refere a antepassados meus: https://geneall.net/pt/nome/2546938/custodia-goncalves/ Tem informações sobre estas pessoas e a respectiva ascendência? De onde virá o nome Sampaio?

Descendo dos Medeiros, de Valpaços e Rio Torto, porém não consegui encontrar mais informação.

Também descendo dos seguintes, de Ervões e Santiago da Ribeira de Alhariz, que foram morgados. Procuro informações sobre os Coelho de Mello, Teixeira, Álvares Fontoura: https://geneall.net/pt/nome/2445784/pedro-afonso-teixeira/ Acontece que a ligação aos Carneiro da Fontoura --- que o Geneall aponta --- não consegui encontrar, uma vez que não há registos de nascimento para Outeiro Seco (Chaves).


Na esperança de uma resposta da sua parte, agradeço e envio os meus cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 01:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen