Conde de Geraz do Lima

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Títulos

Conde de Geraz do Lima

#73696 | fg | 23 set 2004 15:15

Será que me podem informar quem é o representante actual deste título e qual a ligação que existe com um ramo da família Furtado d'Antas? Parece que houve uma senhora neta deste conde que casou com o grande cavaleiro D. José Manuel da Cunha e Menezes (Lumiares) e que deste casamento existem descendentes em Lisboa: Será que alguém me pode confirmar estes dados?

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Geraz do Lima

#73711 | zgomes | 23 set 2004 16:21 | Em resposta a: #73696

fg,

Procurou na base de dados?

Exceptuando a representação do título, a resposta à sua questão está em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=23484

Cumprimentos
JGomes

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Geraz do Lima

#73792 | fg | 24 set 2004 08:56 | Em resposta a: #73711

Caro JGomes

Muito obrigado pela sua informação; no entanto, já tinha já procurado estes elementos na base de dados; no entanto, nesta só vem registada a descendência da Srª D. Maria Augusta Barros Lima Rego Barreto (Geraz do Lima ) até ao seu trineto, José Piçarra Vieira Guedes. Creio que este senhor tem filhos (penso que até casou duas vezes) e eu gostaria de o confirmar. Quanto à mãe da Srª D. Maria Augusta, confirma-se que pertence à familia Furtado d' Antas da casa da Preguiça? a minha questão apresenta-se pelo facto de neste registo vir assinalada com o nome de Catarina Cândida Furtado de Mendonça e Antas.


Cumprimentos

Fg

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Geraz do Lima

#73793 | zgomes | 24 set 2004 09:25 | Em resposta a: #73792

Caro Fg

Deixe-me perguntar-lhe novamente se consultou o registo na base de dados... É que o que lá diz é que a mãe de D. Maria Augusta, D. Catarina Cândida, é filha de Amaro José da Silva Puga de Antas e Vasconcelos, 9º senhor da Casa da Preguiça !

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=205822

Cumprimentos
ZGomes

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Geraz do Lima

#73794 | fg | 24 set 2004 09:31 | Em resposta a: #73793

Caro Z Gomes

Tem razão! prometo estar mais atento às descrições na base de dados. De qualquer modo, ainda espero dados sobre os descendentes dessa senhora, e que neste caso seriam os filhos de José Manuel Vieira Guedes.

Cumprimentos

Fg

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Geraz do Lima

#73852 | abribas | 24 set 2004 17:56 | Em resposta a: #73696

Caro fg, tente procurar no google por "Amaro José da Silva Puga de Antas e Vasconcelos", e ai encontrará um gráfico de descendencia. Não sei se responde.
Cumprimentos
AR

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Geraz do Lima

#74051 | fg | 27 set 2004 09:52 | Em resposta a: #73852

Caroa AR, de facto já tinha procurado no google e no gráfico de descendência de Amaro J. da Sila Puga Antas e Vasconcelos, mas não aparecem mais elementos dos que eu já obtenho.

De qualquer modo, muito obrigado pela sua amável ajuda
FG

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Geraz do Lima

#75417 | loureiro | 20 out 2004 14:48 | Em resposta a: #73696

Caro confrade

Segundo uma informação do actual Visconde de Geraz do Lima a representação do título de Conde de Geraz do Lima pertence a Luís de Magalhães e Vasconcelos, actual Barão de Alvaiázere.

Cumprimentos,

J C Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Geraz do Lima

#75462 | fg | 21 out 2004 09:09 | Em resposta a: #75417

Bom dia J C Canelas

De facto apanhou-me de supresa; jamais pensei que o representante do título de conde de Geraz do Lima fosse o barão de Alvaiázere. Inclinava-me muito mais para as hipóteses de um Goes ou um descendente de D. Catarina Cândida de Rego Barreto Barros Lima.

Cumprimentos

F. Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Geraz do Lima

#75463 | fg | 21 out 2004 09:12 | Em resposta a: #73696

Retifico

Maria Augusta Barros Lima Rego Barreto e não Catarina Cândida; esta era sua mãe e era Furtado de Antas.

cumprimentos

Francisco Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Geraz do Lima

#75482 | loureiro | 21 out 2004 18:28 | Em resposta a: #75462

Caro confrade F. Guimarães

O actual Barão de Alvaiázere (6º), pelo que vejo aqui no Genea, é trineto da 1ª Condessa de Geraz do Lima e tendo-se extinguido as outras linhas preferenciais recai sobre ele, salvo melhor opinião, a representação deste título.

Cumprimentos,
J C C

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Geraz do Lima

#253483 | sa_monteiro | 21 abr 2010 15:22 | Em resposta a: #75482

Caros amigos:
Vi este tópico e não resisto a vir fazer uma rectificação ao aqui afirmado.
Na verdade, e independentemente do que eventualmente possa ter acontecido em termos de reconhecimento pela entidade existente para o efeito (antigo Conselho de Nobreza ou o actual Instituto da Nobreza), a verdade é que a representação dos Condes de Geraz do Lima estará actualmente na descendência dos Condes de Almarjão.
Assim, não tendo havido descendência do 3º conde, Carlos Heitor da Fonseca Maglhães, passou a representação para a tia deste D. Maria Zeferina Brandão de Fonseca Magalhães, casada com Roberto Teodorico Talone da Costa e Silva. Foram estes os pais do 1º Conde de Almarjão.
Em seu filho primogénito, Rodrigo Castelo-Branco da Costa e Silva, casado s. g. (segundo o que consta aqui no Genea Portugal - não tive ocasião de confirmar através de outras fontes) estará hoje a representação dos Condes de Geraz do Lima.
Devo chamar a atenção para o facto de D. Clotilde do Rego Brandão da Fonseca Magalhães (casada com o 4º Barão de Alvaiázere) ser filha natural de Luís do Rego Barreto da Fonseca Magalhães (irmão do 2º Conde de Geraz do Lima). Acontece que esta Senhora foi perfilhada por testamento do seu pai. Tal perfilhação, no entanto, não pode, em termos de direito sucessório, preferir aos herdeiros legítimos dos seus parentes mais próximos, salvo Carta de Legitimação Régia e, mesmo assim, em que tal fosse expressamente referido pelo monarca, concedendo-lhe Este, extraordinariamente, o direito de sucessão, o que não aconteceu.
Assim sendo, não restam dúvidas que o direito de representação do títuto de Conde de Geraz do Lima, a ser renovado, deverá respeitar estas condicionantes e, como tal, ser reconhecido ao actual representante do ramo dos Condes de Almarjão.
Veja-se e confirme-se por aqui

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=280429

Os melhores cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

Conde de Geraz do Lima

#389362 | boleoluisa | 18 fev 2018 23:53 | Em resposta a: #73696

Agradecia informações sobre a viscondessa de Beatriz Geraz de Lima que esteve na Cruz Vermelha em 1916 e foi distinguida com uma elevada condecoração em 1918. De quem era filha, e quando nasceu. Obrigada

Resposta

Link directo:

Conde de Geraz do Lima

#389393 | JC | 19 fev 2018 22:54 | Em resposta a: #389362

Será possivelmente esta senhora:

https://geneall.net/pt/nome/451652/beatriz-helena-lomelino-de-barros-lima-do-rego-barreto/

Resposta

Link directo:

Conde de Geraz do Lima

#403976 | boleoluisa | 11 jun 2018 13:54 | Em resposta a: #389393

Obrigada mas não tenho as datas de nascimento e morte. Quem sabe.

Resposta

Link directo:

Conde de Geraz do Lima

#413072 | boleoluisa | 12 mar 2019 15:33 | Em resposta a: #403976

Boa tarde
Já encontrei a data de nascimento de Beatriz Helena Lomelino etc, filha dos 2os viscondes de Geral de Lima foi em 3 de Julho de 1884. Procuro ainda a data da morte, sei ainda que em 1933 ainda era viva.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 18:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen