Filipa de Macedo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Filipa de Macedo

#7371 | artur41 | 23 jul 2001 18:53

Caros colegas


Ao pesquisar as minhas raízes deparei com Filipa de Macedo,
que terá nascido por volta de 1450. Era filha de João Gon
çalves de Macedo *c.1380, senhor de Melgaço, e de Isabel
Gomes Rebelo *c.1380. Da sua ligação com D.Afonso de Portu
gal *c.1430, bispo de Évora, nasceu D.Francisco de Portugal
*c.1480, 1º conde de Vimioso.
Duas questões vou pôr:

1) Para Filipa de Macedo nascer cerca de 1450, seus pais
não poderiam ter nascido na altura indicada!?

2) Quais foram os antepassados de Isabel Gomes Rebelo?


Os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Filipa de Macedo

#7374 | luismelo | 23 jul 2001 19:53 | Em resposta a: #7371

Caro Artur

Tenho referência de um antepassado chamado João Gomes de Macedo, casado com Joana Gomes Rebelo.

Ele seria filho de João Gonçalves de Macedo (vassalo e camareiro de D.João I, Sr.de Sameriz, Melgaço e Pindelo) e de Maior Fernandes de Sousa.

Por sua vez ela seria filha de:
João Martins Rebelo (Sr.do concelho de Caria) e de Guiomar Afonso do Amaral

Será quem procura ?

Luis Melo

Resposta

Link directo:

RE: Filipa de Macedo

#7375 | artur41 | 23 jul 2001 20:12 | Em resposta a: #7374

Caro Luís


São precisamente os que procuro. Da
parte dos Macedo tenho dados, o mesmo
não acontece sobre os Rebelo e Amaral.
Agradecia-lhe muito que me desse os
nomes, que souber, dos antepassados de
João Martins Rebelo e de sua mulher
Guiomar Afonso do Amaral.


Com os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Filipa de Macedo

#7378 | luismelo | 23 jul 2001 21:44 | Em resposta a: #7375

Caro Artur,

Aqui vão mais alguns dados:

1. Joana Gomes Rebelo.

2. João Martins Rebelo (Sr.do concelho de Caria)
3. Guiomar Afonso do Amaral
4. Martim Roiz Rebelo (serviu D.Dinis)
8. Rui Vasques Rebelo (o 1º de apelido Rebelo por ser sr.do couto e solar de Rebelo, fidalgo principal)
9. Teresa Soares de Gusmão
16. Vasco Afonso (D.Afonso II aquando da Tomada de Alcacer do Sal lhe chamou o Belo)
17. Maria Anes

32. Afonso Martins (Sr.da Quinta de Lovão e de Rebelo)

64. Martim Paes
65. Teresa Afonso Martins e Moella

128. D.Payo Delgado (Esteve com D.Afonso Henriques na tomada de Lx, fundou a Albergaria de Payo Delgado)
129. D.Jonis

Também tenho elementos de ascendência dos Macedos. Se tiver informação de tipo complementar desta familia diga-me por favor.

Cumprimentos

Luis Melo

Resposta

Link directo:

RE: Filipa de Macedo

#7382 | artur41 | 23 jul 2001 23:10 | Em resposta a: #7378

Caro Luís


Muito obrigado pelos dados que deu.
Relativamente aos Macedo, vou ver o
que consigo arranjar: que não esteja
no Genea. Penso que o Zéca Câmara
Leme Macedo me poderá fornecer mais
informações sobre os Macedo.


Cumprimentos reiterados

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Filipa de Macedo

#45781 | forum1 | 29 jul 2003 23:14 | Em resposta a: #7371

Caro confrade,

Ao pretender ordenar alguns dados sobre as minhas origens, deparei com alguma falta de
informação,que procuro.

Será que me pode ajudar a completar, ou corrigir estas informações?

Algumas destas informações já constam na GENEA PORTUGAL. Em alternativa, também me
interessava saber se nestas fontes constam os dados que me faltam, e como os poderei consultar.

Assim;

Isabel Rebelo de Macedo, Snrª da Granja + 23.10.1618 c.c. Salvador Francisco de Abreu
Tiveram no mínimo dois filhos;

1) - Francisco de Macedo, Snr. da Granja c.c. Catarina Fernandes, da Quinta da Lage.
2) - Simão Francisco de Macedo c.c. Marta G........?.

Francisco de Macedo * b. 21.11.1570 - + 11.11..1620 cc. Catarina Fernandes e tiveram:

Maria de Macedo d’ Azevedo Snrª da Granja * b. 8.8.1601 c.c. Julião Mendes de Lemos em
26.11.1620 e + 24.9.1633, e tiveram;

1) - Jerónimo de Macedo * b. 3.10.1630 c.c. Ângela Martins
2) - Bento de Macedo c.c. Isabel Duarte Srª da Casa de Stª Tirso (S. Martinho do Campo)
3) - Luiza de Macedo c.c. Matias da Costa (Quinta da Lage (Salvador do Souto)
4) - Paulo Mendes de Macedo c.c. Antónia Antunes Snrª da Quinta do Barral (Salvador do Souto)

Anticipadamente grato pela ajuda possível.

Os meus melhores cumprimentos,


Humberto Vieira de Castro

Resposta

Link directo:

Rebelos de Caria

#45784 | aburma | 29 jul 2003 23:47 | Em resposta a: #7374

Caro Luís Melo,

A sua referência a Rebelos de Caria fez-me recordar que já há algum tempo procuro descobrir a ascendência de D. Maria Rebelo, do Carregal, concelho de Caria, que viveu no sec. XVI e casou com Álvaro da Costa, filho de outro Álvaro da Costa, "várias vezes eleito vereador da Câmara e Provedor da Misericórdia" de Alcácer do Sal.

Este casal, Álvaro da Costa e D. Maria Rebelo, "mandaram edificar em 1545 à sua custa a Igreja do Espírito Santo, no Carregal, obtendo de S. Santidade e das autoridades eclesiásticas e civis, o direito de uma missa por semana, dita pelo pároco ou encomendado daquela igreja, perpetuamente, por eles, por seus filhos e por todos os seus descendentes, tornando a Igreja do Espírito Santo paroquial para os povos dos lugares do Carregal, Fôrca e Tobosa" (Amélia Elisa Dulce de Serpa Pinto da Costa, "Esboço Genalógico da família Serpa Pinto e dos Pintos de Riba-Bestança e seus Ascendentes", manuscrito inédito, 1896).

Gostaria de saber se o caro confrade dispõe de elementos acerca desta D. Maria Rebelo.

Antecipadamente grato

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

Rebelos de Caria

#253406 | acrebelo | 20 abr 2010 00:12 | Em resposta a: #45784

Caro Alexandre Burmester,

Conhece a descendência deste casal Álvaro da Costa e Dª Maria Rebelo?
Esta família deixou ramificações em Caria e Vila da Rua (também outrora conhecida como Caria de Baixo) e na Tabosa, estando ligados ao convento cisterciense da Tabosa.
Nos paroquiais da Vila da Rua, para a localidade de Prado encontrei a seguinte referência:
"Prado
Aos 22.7.1610, bauptizei a Francisco, filho de Miguel Rebello e de sua mulher Helena da Costa. Foram padrinhos Pedro Rebello Vigário de São Payo e Anna d’Almeida mulher de Alvaro da Costa de Tavosa. Pº Rebello.

Também se encontram nesta época nestes paroquiais muitos Macedos e Rebelos ligados entre si.

Talvez tenha algo a complementar sobre estes elementos.

Cumprimentos,

António Coutinho Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Rebelos de Caria

#253734 | aburma | 26 abr 2010 12:19 | Em resposta a: #253406

Caro António Coutinho Rebelo,

Muito obrigado pela sua mensagem.

Há muito que procuro dados sobre esta gente mas não tenho avançado. No manuscrito por mim já neste tópico mencionado é dada ao casal Álvaro da Costa/D. Maria Rebelo pelo menos uma filha, D. Maria da Costa, que teria casado com um Diogo de Matos Pinto, mas não tenho evidência documental para isto. Deste casamento teria nascido um Baltazar da Costa Pinto. Por acaso já deparou com esta gente?

Cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

Rebelos de Caria

#253779 | acrebelo | 26 abr 2010 23:01 | Em resposta a: #253734

Caro Alexandre Burmester,

Veja aqui no Genea o tópico "Bolsa" de pesquisas no AD Viseu e CE Lamego, sobretudo de 28.02.2010 a 5.03.10, onde se fala desta gente. Penso que será interessante para si.

Cumprimentos,

António Coutinho Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Rebelos de Caria

#253782 | aburma | 27 abr 2010 00:06 | Em resposta a: #253779

Muito obrigado, caro António Coutinho Rebelo. Eu tenho a História da Cidade e Bispado de Lamego mas nunca reparara que menciona as personagems a que me referi.

Cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Rebelos de Caria

#338307 | eliton_s | 19 nov 2013 00:32 | Em resposta a: #253782

Prezados senhores,


Tenho um ancestral de nome Antonio Gomes de Macedo (nasceu por 1690-1710) que veio provavelmente para o Brasil nas eras de 1720-1730, pois pedia terras em 1743, na Paraiba, e já era tenente. Tem alguns registros de outro Gomes de Macedo no mesmo estado - Joao Gomes de Macedo - também em 1742. Ao que tudo indica, o tenente Manoel Carlos de Macedo que também pedia terras nas eras de 1770 no mesmo estado era filho ou parente de Antonio Gomes. Alguns especulam ser ele dos mesmos troncos dos Arruda Camara e Ferreira de Macedo de Portugal.

Se alguém souber de alguma informação e puder, por obséquio, compartilhar comigo serei eternamente grato!

Atenciosamente

Eliton

Resposta

Link directo:

Filipa de Macedo

#438113 | geneall2021 | 17 dez 2021 11:45 | Em resposta a: #7371

O genealogista Alão de Morais refere que D. Brás de Cimbres (~1500), 15º Abade do Mosteiro de Salzedas tem ascendência nobre paterna pelos Rebelos de Caria.
Há alguma informação sobre esta progenitura?
Muito obrigado.
Roque da Cunha ferreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 17:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen