Antepassados de Lisboa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões | Brasil

Antepassados de Lisboa

#73903 | Ricardo de Oliveira | 25 set 2004 02:02

Bons Colegas

Um brasileiro de velhíssima cepa como eu tem antepassados portugueses nas mais diferentes condições sociais e com uma grande amplitude territorial espalhada nas mais diversas regiões do Continente e das Ilhas.

Tenho os seguintes antepassados naturais de Lisboa e que passaram para o Brasil

a) Freguesias com os livros paroquiais destruídos no terremoto :

José Fernandes Dias, de São Julião, Lisboa - nascido no início do século XVIII - passou para São Francisco do Sul, Santa Catarina. O terremoto de 1755 destruiu os registros !

Agostinho dos Santos Freire, de São Nicolau, Lisboa - nascido por volta da metade do século XVIII - passou para as Minas Gerais. O terremoto de 1755 destruiu os registros !

Será que os processos das habilitações matrimoniais de Lisboa foram preservados e estariam classificados ?

b) Familiares do Santo Ofício, com documentação vista :

Salvador Viana da Rocha, de Santos-o-Velho, Lisboa - nascido por volta de 1664 - passou para o Rio de Janeiro. Tenho genealogia dele, familiar do SO (Santo Ofício).

Filipa Rosa, batizada em 22/9/1726 na freguesia de São Tomé, Lisboa - passou para o Porto e seu filho veio para Santa Catarina, Brasil. Tenho a genealogia dela, o marido (Francisco Leite de Moraes) era familiar do SO.

c) Judaizantes :

Manuel Gomes Mourão - Cristão-novo, natural de Lisboa. Preso pela inquisição em 6/2/1630 e com auto de fé aos 16/4/1634. Vem para o Brasil e torna-se mercador no Rio de Janeiro. Várias descrições dele foram transcritas nos processos do SO.

Pesquisa paroquial em andamento na fregusia dos Anjos, Lisboa :

Rosa Caetana de Almeida, da freguesia dos Anjos, Lisboa - nascida aos 20/8/1766 e batizada em 14/9/1766 (L. XIII, fl. 216, Anjos, Lisboa). Filha de Manoel Luis Antunes, da freguesia de Santo André da Ponte, Ponzella(não consegui decifrar ?), Arcebispado de Braga e de sua mulher Maria Rosa do Nascimento, natural da freguesia de São Thomé, Lisboa. Passou para o Rio de Janeiro, o marido era natural de Castelo Branco, o Dr. Theotonio Ribeiro de Paiva, de notável família de cristãos novos.

Abraços lisboetas

Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Lisboa

#73938 | jliberato | 25 set 2004 15:55 | Em resposta a: #73903

Caro Ricardo,
É evidentemente um problema enorme este das consequências do terramoto nos registos paroquiais.
Nos tópicos sobre Eusébio Ribeiro Machado (casou em São Julião) e sobre Encarnação, São José, São Sebastião da Pedreira, Madalena, abordei o que tenho na minha base de dados. Se os quiser rever e neles intervir será evidentemente benvindo.
A boa notícia é que os Sumários Matrimoniais (para quem ia casar a Lisboa vindo de fora) existem. A má é que a consulta é relativamente difícil. Estão agrupados por ano e pelo primeiro nome dentro do ano, embora a ordem não seja rigorosa.
Ou seja se souber o ano do casamento, terá de requisitar o próprio ano e um ou dois anos antes. Um ano dará certamente um metro de arquivo e não há índice. Se tiver "pontaria" poderá acertar próximo do processo que lhe interesse.
Eu procuro há vinte anos o processo David Domingues Borges com Quitéria da Encarnação Palma sem sucesso. Mas encontrei outros.
Haverá certamente quem domine melhor o arquivo do que eu e que possa corrigir ou complementar as minhas informações.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Lisboa

#73998 | Ricardo de Oliveira | 26 set 2004 03:57 | Em resposta a: #73938

Caro Liberato

Obrigado pelas informações. O jeito é esperar para ver se ao longo da nossa vida ainda organizam os Sumários Matrimoniais em um índice (sonhar é preciso). Irei ler os tópicos mencionados. A pesquisa genealógica em cidades grandes sempre dependerá do acesso organizado às informações.

Um abraço

Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Lisboa

#74372 | António Forjó | 02 out 2004 00:07 | Em resposta a: #73938

Caro Colega

Uma breve intervenção para lhe dizer que uma pequena parte dos Sumários Matrimoniais de Lisboa tem inventário feito, entre 1612 e 1673. Está na TT na forma de ficheiro.
Os Sumários Matrimoniais eram feitos quando um dos nubentes, pelo menos, não era natural da freguesia em que se celebrava o casamento.
Cumprimentos

António Forjó

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Lisboa

#74383 | Ricardo de Oliveira | 02 out 2004 03:18 | Em resposta a: #74372

Caro António Forjó

Obrigado. Sempre é bom contar com a sua ajuda bem informada em fontes originais de pesquisa genealógica.

Receba os nossos agradecimentos e cumprimentos.

Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

Anjos e São Tomé, Lisboa

#75623 | Ricardo de Oliveira | 23 out 2004 15:47 | Em resposta a: #73903

Avancei mais uma geração em Lisboa.

O casamento dos meus 8° avós :

Freguesia dos Anjos, Lisboa, Livro IX, fl. 301 -Aos 16 de julho de 1765 nesta Paróquia dos Anjos se receberam na minha presença na forma do Sagrado Concílio Tridentino a Manoel Luis Antunes com Maria Rosa do Nascimento. Ele contraente batizado na freguesia de Santo André de Painzela (demorei algumas horas até decifrar e encontrar !) Arcebispado de Braga e filho de Manoel Antunes de Carvalho? e de sua mulher Serafina Joana de Maquimramis?? (esses garranchos apagados me perturbam). Ela contraente batizada na freguesia de São Thomé desta cidade e filha de Antonio Rodrigues Vazcanes? (não sei, garranchos embaralhados no microfilme) e de sua mulher Luiza Rodrigues.

Vamos em frente que já verifiquei a existência dos microfilmes em São Tomé-Lisboa e em Painzela. A pesquisa genealógica nos ensina muita geografia também.

Abraços

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Lisboa

#75634 | Gilson Nazareth | 23 out 2004 17:29 | Em resposta a: #73903

Ricardo,
Após o terremoto as igrejas de Lisboa voltaram a fazer registro de atos anteriores ao cataclisma.
Conseguí o batismo de uma antepassada o qual foi novamente registrado após o
terremoto;o assento original era de 18 anos antes.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Lisboa

#75635 | Gilson Nazareth | 23 out 2004 17:35 | Em resposta a: #73903

Ricardo,
Após o terremoto as igrejas de Lisboa voltaram a fazer registro de atos anteriores ao cataclisma.
Conseguí o batismo de uma antepassada o qual foi novamente registrado após o
terremoto;o assento original era de 18 anos antes.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Lisboa

#75637 | Gilson Nazareth | 23 out 2004 17:40 | Em resposta a: #73903

Ricardo,
Após o terremoto as igrejas de Lisboa voltaram a fazer registro de atos anteriores ao cataclisma.
Conseguí o batismo de uma antepassada o qual foi novamente registrado após o
terremoto;o assento original era de 18 anos antes.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Lisboa

#75674 | Ricardo de Oliveira | 24 out 2004 02:59 | Em resposta a: #75634

Obrigado Gilson

Esses registros pós-terremoto foram colocados em livros especiais ou nas mesmas séries de assentos ? Será que foi um fato isolado de algumas poucas freguesias ou teria sido mais extensivo ?

Um abraço

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Lisboa

#75678 | Gilson Nazareth | 24 out 2004 05:34 | Em resposta a: #75674

Ricardo,
No caso que conheço foi no livro em uso.O novo registro se deu pela necessidade
de apresentar o documento de batismo :a batizada ia se casar.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

Antepassados de Lisboa, Areosa, Vila Flor

#82468 | Ricardo de Oliveira | 22 jan 2005 21:15 | Em resposta a: #73903

Batismo de Maria Rosa do Nascimento

Maria, nasceu em Lisboa aos 22/12/1746, batizada em 4/2/1747, São Tomé, L3B, fl. 19. Filha legítima de Antonio Rodrigues, batizado na freguesia da Vila Flor, comarca da Torre de Moncorvo, Arcebispado de Braga e de sua mulher Luiza Rodrigues, batizada na freguesia de Santa Maria de Vinha(?), Comarca de Viana de Caminha, Arcebispado de Braga e foram recebidos na freguesia do Socorro desta cidade. Neta pela parte paterna de Simão Rodrigues e de Maria Pires, naturais da Vila Flor, freguesia de São Bartolomeu, comarca de Moncorvo. Neta materna de Martinho Roiz e de Vitoria (?), ele natural de Ponte de Lima, freguesia de Sá e ela natural da mesma freguesia de Santa Maria da Vinha. Padrinho Francisco Gonçalves Franco. Cura José Alvares.

A minha 8ª avó Maria Rosa do Nascimento nasceu em Lisboa, quase no Natal de 1746 e casou na mesma cidade em 1765. Sobreviveu ao terremoto e maremoto de 1755. Deveria ter muitas histórias para contar desta tragédia(vide o maremoto Asiático). Santa Maria da Vinha deve ser a atual freguesia de Areosa, Concelho de Viana do Castelo. Lisboa era uma cidade que atraía imigrantes do interior de Portugal, muitos dos quais passavam depois para o Brasil.

Abraços

Ricardo Costa de Oliveira
22/1/2005

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Lisboa

#82498 | mcc | 23 jan 2005 11:46 | Em resposta a: #74372

Primo António Forjó

Fiquei felicíssima por o ver aqui, pois precisava de o contactar. Com a formatação inesperada do meu PC, apagaram-se todos os endereços e contactos que eu tinha. Os que sabia de memória recuperei. Agradeço-lhe que me mande os seus contactos para:
maria_david_eloy@yahoo.com.br

Como vai crescendo a Ritinha?
Até breve. Vou entrar em contacto consigo logo que receba o mail.
Um abraço.
mcc

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Lisboa

#100642 | Ricardo de Oliveira | 16 set 2005 12:27 | Em resposta a: #73903

Caros Colegas

Localizei mais um antepassado de Lisboa. A fonte é a página da internet do nosso amigo e genealogista Marco Polo, a quem agradeço :
Sala de Estudos
GENEALOGIA MINEIRA
Sudeste Mineiro - Genealogias
Letra S
Marco Polo Teixeira Dutra Phenee Silva

SANTOS BARROS

Domingos dos Santos Barros nasceu na freguesia de N. Sra. da Apresentação do Alecrim Velho, cidade de Lisboa (Portugal) e foi casado com Ana Maria de Barcelos, natural da freguesia de N. Sra. da Conceição de Congonhas do Campo.
Pais de:

1.1 Joaquina Rosa do Viterbo, nascida no arraial do Tijuco e casada com Agostinho dos Santos Freire, da freguesia de São Nicolau de Lisboa (Portugal), filho de José dos Santos Freire (da mesma freguesia de São Nicolau) e Clara Maria de São José (da freguesia de N. Sra. das Mercês, Lisboa).
Tiveram:

2.1 Agostinho José Freire, natural do arraial do Tijuco, termo da Vila do Príncipe (MG) e habilitado de genere et moribus em Mariana.
------
Este último era irmão do meu 5° avô João Nepomuceno Freire. O meu 7° avô Domingos dos Santos Barros teve a sua filha Joaquina Rosa de Viterbo (6ª avó) casada no Tijuco (Diamentina- Brasil) em 1765 (vide família Rocha Freire).
Alecrim Velho é a freguesia é Nossa Senhora da Encarnação, em Lisboa. Não teve a sua documentação destruída no terremoto !

Abraços

Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 15:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen