Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#73924 | pgirao | 25 set 2004 11:21

Caros amigos,

Estou desde há alguns anos (e previsivelmente durante mais alguns...) a recolher todo o tipo de dados acerca de gente com o apelido Girão, com a "megalómana" ideia de estabelecer a genealogia comum de todos eles... Se visitarem o site que tenho acerca do assunto, verificarão que a ideia não é tão impraticável como isso!

Nesse âmbito, peço também a vossa ajuda: se alguém encontrar alguma referência específica a gente com apelido Girão ao pesquisarem outros assuntos em Arquivos Distritais, Torre do Tombo, etc., muito grato ficaria se mo comunicassem (se preferirem um contacto directo, o meu e-mail está online no referido site).

"Moeda de troca": dentro das minhas possibilidades, estou sempre à vossa disposição para qualquer ajuda, sobretudo no Porto, Lamego, Vila Real e Viseu.

Muito obrigado e os melhores cumprimentos para todos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#73927 | JBdeS | 25 set 2004 12:09 | Em resposta a: #73924

Caro Pedro Girão

Na ascendência de uma tetravó minha, Guilhermina Couceiro da Silva, de Pereira do Campo, existe um Henrique Ferreira Girão, seu avô, alferes de milícias de Soure, filho de Francisco Ferreira Girão e de Eulália Nogueira Couceiro e neto de Bernardo Ferreira Girão e de Teresa Ferreira, tendo estes casado em Pereira do Campo em 27.2.1762.
Até agora tem-nos sido difícil entroncá-los, mas penso serem dos Girão de Montemor-o-Velho, embora tendo vivido em Soure e Pereira.
Não sei se estes dados que já estão no Genea terão interesse para si, mas achei que deveria escrever-lhe a informá-lo.

Com os melhores cumprimentos

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#73936 | pgirao | 25 set 2004 14:05 | Em resposta a: #73927

Caro José Berquó de Seabra,

Muito obrigado pelo seu contacto.

Tenho de facto conhecimento desse ramo precisamente através do Genea, mas já tinha reparado que nas minhas notas existe um nome diverso quanto à mulher de Bernardo Ferreira Girão (Teresa Rodrigues Couceiro foi o que encontrei). Na verdade, como se trata de um ramo dos Girão de Pereira do Campo que ainda não tenho ainda investigado por inteiro, não quero fazer afirmações definitivas.

Não deixarei de o contactar logo que consifa esclarecer algo mais sobre o assunto.

Renovando os agradecimentos, envio os melhores cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Semblano Girão da Grã - Mértola

#73957 | rmfrp | 25 set 2004 17:58 | Em resposta a: #73924

Caro Pedro Girão:

Encontrei num processo do Desembargo do Paço (Alentejo e Algarve, maço 364, n. 56) datado de 1824 referência a José Maria Semblano Girão da Grã, da vila de Mértola, que era administrador de uma Capela instituída na mesma vila pelo Capitão-Mor João Lampreia Guerreiro.

Queixava-se José Maria de que achando-se servindo no Regimento de Cavalaria 3 (ou 5?), quando o seu pai faleceu, o Juiz dos Órfãos de Mértola, José António Carlos de Torres, tinha procedido ao inventário dos bens, e ficando com a administração dos mesmos não os conservara correctamente, aproveitara-se do seu cargo para tirar um pedaço de um terreno que confrontava com uma propriedade do próprio Juiz, etc..

Infelizmente, nada sei sobre a ascendência de José Maria Semblano Girão da Grã. Creio que o apelido Semblano provirá de Lucas Barroso Semblano, Cavaleiro da Ordem de Cristo e Governador de Mértola, nascido cerca de 1598. Há diversas ligações entre Lampreias Guerreiros (alguns desentroncados) e Semblanos (quase todos desentroncados) durante o século XVII e início do século XVIII.

Creio que o apelido Girão terá chegado mais tarde a Mértola, talvez já na segunda metade do século XVIII, mas não tenho dados concretos.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Semblano Girão da Grã - Mértola

#73975 | pgirao | 25 set 2004 21:04 | Em resposta a: #73957

Caro Rui Pereira,

Muito agradeço essa indicação, que desconhecia de todo. Tenho documentados alguns Girão em Vila Viçosa e em Évora em finais do séc. XVII e durante o séc. XVIII, e tanto quanto sei que o uso do apelido não perdurou nessa região, se bem que me pareça que em finais do séc. XVIII há descendência que asina "Vaz Frade", "Costa Frade", ou mesmo "Frade Silveira".

É a referência geograficamente mais próxima de Mértola que possuo, mas é evidente que a origem do apelido Girão nesse José Maria Semblano poderia ser outra qualquer.

Anexei à minha lista de desentroncados!

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#74007 | joseantonioreis | 26 set 2004 13:09 | Em resposta a: #73924

Caro Pedro Girão,

Vivi durante uns anos, no Porto, ao lado de uma família Gagliardini Graça Girão.
Provavelmente conhece!

Um abraço
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#74018 | pgirao | 26 set 2004 18:25 | Em resposta a: #74007

Caro José António Reis,

Claro que conheço! Embora de um ramo bastante afastado do meu, temos bem definida a nossa origem comum.

Outro assunto: creio que estou em dívida consigo, pois no decurso desta investigação "girónica" encontrei alguns Aranhas que já há algum tempo lhe prometi enviar... Espero fazê-lo em breve!

Um abraço e obrigado pelo contacto,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#74089 | vbriteiros | 27 set 2004 15:51 | Em resposta a: #73924

Caro Pedro Girão.
Só agora lhe posso dar as inormações sobre os Girões que conheci em Tondela e lhe tinha prometido na apresentação das "Ascendências Viseenses":
- António e José Lobo Girão, moradores na freguesia de Sobral, concelho de Carregal do Sal. O último deve ter falecido cerca de 1980-85 e creio que ambos sem descendência.
Um abraço
Vasco Briteiros
-

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#74233 | pgirao | 30 set 2004 00:07 | Em resposta a: #74089

Caro Vasco Briteiros,

Agradeço-lhe a informação. Ainda em Agosto estive um fim de semana em Tondela e perguntei por essa gente mas ninguém me soube dizer nada. Vou ver agora o que consigo saber.

Um abraço,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#74236 | SUÃO | 30 set 2004 01:07 | Em resposta a: #73924

Caro Pedro Girão:

Nos inícios do século XVIII vivia em Santarém um Manuel de Sousa Girão casado com Francisca Tomásia de Barros. Foram os pais de D.Joana Tomásia Luísa de Sousa Girão, baptizada na freguesia de S.Salvador, dita "das pessoas nobres desta uilla cuja familia sempre foj bem reputada", a qual casou na igreja de Marvila de Santarém a 27.9.1747 com seu parente (dispensados no 4º grau de consanguinidade) com José Carvalho da Silva Freire, filho de Félix da Silva Freire, poeta, e de sua mulher Joana Maria de Barros, da mesma vila.
E é tudo o que sei destes Girões escalabitanos.

As respectivas referências documentais constam da última revista "Armas e Troféus" (2000-2001), pp. 368-369.

Com os meus cumprimentos
Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#74588 | pgirao | 07 out 2004 09:29 | Em resposta a: #74236

Caro Miguel Côrte-Real,

Muito agradeço a sua mensagem, com informações que integrei no ramo "Sousa Girão, da Chamusca".

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#74607 | coelho | 07 out 2004 15:30 | Em resposta a: #73924

Caro Pedro Girão,

por favor, veja o tópico "Omissão/adopção de apelidos..." onde acabo de lhe colocar uma questão.

Muito obrigado,
e cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Semblano Girão da Grã - Mértola

#74854 | ant.perestrelo | 12 out 2004 13:47 | Em resposta a: #73975

Caro Pedro Girão,

Aqui vão alguns Girão que tinha nos meus apontamentos:

Ordens menores de èvora de Francisco Xavier Girão mç 93 nº 1463
Francisco Xavier Girão natural e morador em Vila Viçosa, filho de Domingos de Gois e Jerónima Girão do Arriçol nats e moradores em V. Viçosa. Neto paterno de Brás Rodrigues do Couto nat. de Arronches freguesia de N.S. Rosário morador na Herdade do Barrocal, homem nobre e depois foi para barbacena onde viveu muitos anos servindo de Juiz e Provedor da Sta Casa da Misericórdia, e de Isabel de Gois nat e Bapt. na Igreja matriz de N. S. do Loreto na vila da Jeromenha. Neto mat. de Fernando alvares do Riçol nat e morador em V. Viçosa na rua do Camby, freg. de S. Bartolomeu e de Clara Girão de Melo natural de Evora freg. de Sto. Antão, filha de João da Cunha e Melo e DomingaS Girão.

Francisco Xavier Girão tem um irmão mais velho Manuel de Gois Falcato , moço de capela da vila de vila viçosa

Fernando Alvares do Riçol serviu de vereador real e almotaçé em V. Viçosa
Domingos de Gois Falcato moço de capela natural da Jeromenha

Cumprimentos
Antonio Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Semblano Girão da Grã - Mértola

#75271 | pgirao | 18 out 2004 20:37 | Em resposta a: #74854

Caro António Perestrelo,

Agradeço-lhe muitíssimo as informações que me envia, tanto mais porque "encaixam" na perfeição no ramo Girão de Vila Viçosa e de Évora que venho traçando desde há algum tempo, e que assim fica um pouco mais completo.

Já agora, se tiver conhecimento de alguns actuais descendentes desta gente, peço-lhe o favor de me informar, pois possuo informação bastante detalhada que lhes poderá interessar.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#80427 | Barahona | 30 dez 2004 13:28 | Em resposta a: #74588

Caro Pedro Girão:
Luís António Pinto de Azevedo foi pai de José Pinto de Azevedo de Alcoforado Girão, de Pés de Pontes, Cambra, Vouzela. Tenho alguns dados recolhidos sobre esta gente. Interessa-lhe?
Também tenho referência à avó do Conde de Santa Eulália, Maria de Barros Soares de Sousa Girão, natural de Rebordinho, Campia, Vouzela, que casou com António Botelho Viçoso da Veiga da Casa da Rocha de Oliveira de Frades.
Se tiver interesse diga e eu voltarei a confirmar estes dados (estou a referi-los de memória).
Cumprimentos
A. Barahona

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#81069 | kopke78 | 06 jan 2005 20:12 | Em resposta a: #80427

Caro A. Barahona,
Muito obrigado pela sua disponibilidade, de facto ambos me interessam. Tenho sobre ambos já alguma coisa, nomeadamente a ascendência - que eu próprio confirmei.
Está interessado em genealogias de Vouzela? Seria óptimo poder trocar alguma informação útil.
Cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#81600 | Barahona | 12 jan 2005 11:07 | Em resposta a: #81069

Caro Pedro Girão:
Aqui lhe mando algumas informações sobre "Girões" da zona de Oliveira de Frades e Vouzela:
. António Ribeiro Girão, senhor da casa [da Rocha] e morgado de Oliveira de Frades (Felgueiras Gaio, vol. III, p. 138);
. teve Sebastião Ribeiro Girão;
. teve Violante Cardoso e António Ribeiro Girão (senhor da casa) que casam com dois irmãos, respectivamente, António Botelho da Veiga (ca. 1624-?) e Maria Viçoso da Veiga (ca. 1625-?). Os descendentes imediatos deixam de usar "Girão".
. um descendente em linha directa, António Viçoso da Veiga, vem a casar com Maria Rosa Soares de Sousa Barros Girão, de Rebordinho, Campia, Vouzela. Uma filha destes, Teodora Umbelina Viçoso de Vilhena Botelho da Veiga vem a casar com José de Melo e Castro de Abreu Pereira, da casa de Santa Eulália, Pindo, Penalva do Castelo.
O quarto filho deste casal virá a ser Visconde e Conde de Santa Eulália.

Como lhe disse, o outro Girão que conheço é Luís António Pinto de Azevedo, que teve brasão passado em 12/Junho/1776. O seu filho já usa Pinto de Azevedo de Alcoforado Girão. Na ascendência destes os apelidos vão mudando: Pinto é o mais constante, mas Azevedo, Girão e Alcoforado também aparecem.
Concretamente o que tenho é:
José Pinto de Azevedo de Alcoforado Girão, filho de Luís António Pinto de Azevedo (Pés de Pontes, Cambra, 1709-?) e de Ana Rosa de Almeida?
Luís António Pinto de Azevedo teve, antes do casamento, pela menos 2 filhas (Teresa e Maria?) de Eufrásia Maria, solteira. Aquelas tiveram também o apelido do pai.
Luís António Pinto de Azevedo (com solar em Cambra, bastante melhorado pelo filho) foi filho de Antónia Pinto de Azevedo e do capitão de ordenanças Pedro da Silva e Almeida (de Pés de Pontes).
Antónia Pinto de Azevedo foi filha de Maria Pinto de Azevedo e do capitão José da Costa.
Maria de Pinto de Azevedo foi filha de António de Alcoforado Girão (moço fidalgo da casa real), filho de António Pinto (mfcr), filho de Luís Pinto, filho de Tomé Pinto, Comendador de Vouzela.
Destes não tenho mais nada, se por acaso tiver as mulheres e algumas datas, é claro que agradecia.
Procuro de Vouzela (vila) a ascendência de Inácia Teodora de Figueiredo que casou com José Joaquim da Costa, de Serrazes em 1797 em Vouzela. Ela era filha de Bernardo de Figueiredo e de Antónia Josefa da Silva ou Antónia Teresa, esta de Vouzela. Será que lhe passaram pelos olhos?
Desculpe o discurso, talvez um pouco atabalhoado. Não domino ainda a "métrica" genealógica, de modo que sai tudo em "texto livre".
Os meus cumprimentos
A. Barahona

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#81601 | MariaDavid | 12 jan 2005 12:00 | Em resposta a: #73924

Caro Pedro Girão

Já me cruzei com esse apelido"Girão" em arquivos da Covilhã. Sei também da sua existência na Guarda. Infelizmente não tenho mais informações para lhe dar, apenas estas pistas.

Com os meus cumprimentos

mcc

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#82403 | kopke78 | 21 jan 2005 23:07 | Em resposta a: #81600

Caro A. Barahona,

Muito obrigado pela extensa resposta. Só hoje reparei nela, uma vez que não recebi o habitual aviso de mensagem no meu e-mail.

Quanto ao primeiro ponto, é uma novidade para mim, uma vez que tinha Maria Rosa Soares de Souza Barros c.c. António José Botelho Viçoso da Veiga - sem geração. Desconhecia em absoluto a referida Teodora e a geração que indica a partir daí. Verdade seja dita, o "rótulo" de "sem geração" foi-me fornecido pelo Manuel de Soveral, pelo que nunca explorei o assunto. Um pormenor interessante é que Maria Rosa era bisneta de Paulo de Melo e Souza Girão, vindo a ser portanto prima (distante, é certo) do seu marido. Tenho as ascendências dos dois com muitas datas e detalhes que pesquisei pessoalmente.

Quanto a Luís António Pinto de Azevedo, tenho mais pormenores do que os que me dá, igualmente fruto de investigação minha, que espero publicar um dia. Resumo a linha que nos interessa agora:

1. D. Emerenciana de Andrade Girão Alcoforado, n. cerca de 1584 na quinta de Caselhos e fal. a 18.3.1625 em Vouzela. C. cerca de 1602, ib (faltam assentos para esta altura) c. António Pinto de Azevedo, cavaleiro-fidalgo da Casa Real, que viveu uns tempos na Quinta de Caselhos e depois em Cambra (Vouzela), donde seria natural, tendo sido b. a 21.3.1579 em Vouzela, filho de Luís Pinto e de Catarina de Azevedo. Segundo as cartas de armas de seus descendentes, era moço fidalgo da Casa Real e filho de Luiz Pinto, moço fidalgo da Casa Real, e neto de Tomé Pinto, comendador de Vouzela. Filho (entre outros):

1.1. Dr. António de Alcoforado Girão (segundo a carta de armas de seu descendente), moço fidalgo da Casa Real, n. em Vouzela cerca de 1602, matriculado na UC a 8.10.1619, bacharel a 26.3.1631 e licenciado em Leis a 5.4.1631. Em 1643 vivia na vila de Vouzela, onde fal. a 19.10.1651. A 23, 24 e 26 de Março de 1643 manda rezar missas por seu primo José Pinto, que "morreu na carreira da Índia para onde foi embarcado". O Dr. António Alcoforado c. ou teve de Águeda Coelho, de Arouca, pelo menos dois filhos. Na inquirição para FSO de um seu bisneto diz-se que a mãe de sua filha Maria é uma Catarina Antónia, de Calvos (Fataúnços), o que se confirma no assento de casamento, onde essa Maria é dita “filha de António Alcoforado, da vila de Vouzela, e de Catarina Antónia, moradora em Calvos”. Filha (entre outras):

1.1.1. (N) Maria Pinto de Azevedo, c. em Fataúnços entre Outubro de 1663 e Março de 1664 (o assento não tem data) c. o capitão José da Costa, n. no lugar de Vilarinho da fregª de Souto (bispado de Viseu), que foi senhor da casa da Sernada, em Vouzela, filho de Domingos António e de Luísa da Costa. Tiveram 4 filhos, sendo uma delas:

1.1.1.1. Maria Pinto de São José de Azevedo, b. a 24.3.1665 em Vouzela, viveu na quinta de Sernada com seu marido, o capitão João André de Almeida, n. Cambra, filho do capitão Manuel André, F.S.O., e de sua mulher Maria Dias de Almeida, moradores em Pés de Pontes. Tiveram 2 filhos, sendo um deles:

1.1.1.1.1. Dr. José Pinto de Azevedo de Alcoforado Girão, n. na quinta de Sernada, b. a 10.3.1703 em Fataúnços (padrinhos: o tio paterno, Geraldo Ribeiro, e a tia materna, Luísa de S. José). Foi bacharel em Cânones, F.S.O. a 5.7.1734, COC a 14.2.1735, que a 16.6.1769 teve carta de armas para Pinto, Azevedo, Alcoforado e Mello. C.c. Maria Angélica de Azevedo Magalhães, b. a 3.10.1712 em Cedovim, filha de António Coelho de Azevedo e de Arcângela Correia Pacheco, ambos de Cedovim, neta paterna do licenciado Amaro Coelho da Silva, n. em Castelões de Cepeda, que foi Abade de Cedovim e Comissário do Sto Ofício, e de D. Mariana Josefa de Azevedo Magalhães, de Azeitão, e neta materna de Francisco Melo da Fonseca e de Ana Cardoso de Almeida. Com geração na actual Quinta de Prazias (Vouzela), nos Alcoforado Corte-Real (do Porto), etc.

Último ponto: não encontro nada acerca da referida Inácia Teodora. Já procurou esse assento de casamento?

Cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#82714 | Barahona | 25 jan 2005 18:02 | Em resposta a: #82403

Caro Pedro Girão:
Fico-lhe muito grato pela sua extensa resposta.
Quanto a Maria Rosa Soares de Sousa Girão, venho-lhe confirmar as minhas fontes:
. assento de casamento da filha Teodora Umbelina Viçoso de Vilhena com João de Melo e Castro de Abreu em 1.7.1792, em Oliveira de Frades; ela filha de António Botelho Viçoso e de Dona MAria de Barros Soares de Sousa Girão;
. PINTO, Albano da Silveira; BAÊNA, Visconde de Sanches de, Resenha das Familias Titulares (...), Lx, Empreza Editora (...), 1890, tomo II, p. 522: a propósito do Conde de Santa Eulália, refere que a sua mãe, Teodora Umbelina Viçoso de Vilhena Botelho da Veiga, era filha de António Viçoso da Veiga e de Maria Rosa Soares de Sousa Barros Girão, natural do lugar de Rebordinho, fregª de S. Miguel de Campia.
Para além de Teodora Umbelina terão tido mais outra filha, como consta do processo de habilitação de herdeiros à herança do Conde de Santa Eulália (no ADViseu).
Quanto à "minha" Inácia Teodora ou Maria Inácia Teodora de Figueiredo já consultei o assento de casamento (Vouzela, 18.10.1797, com Joaquim José da Costa, de Serrazes, testemunhas, "entre outras muitas mais" o capitão mor Joaquim Telles Malafaia ), mas não tenha nada anterior.
Algumas dúvidas me ficaram em relação aos Pinto de Azevedo e às minhas informações, mas por agora não disponho de mais tempo. Num outro dia colocarei as questões, caso tenha paciência.
Os meus muito gratos cumprimentos
A. Barahona

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#83040 | pgirao | 30 jan 2005 03:42 | Em resposta a: #82714

Caro A. Barahona,

Tomei nota e agradeço os dados que me indica. De facto não me alonguei muito sobre os Pinto de Azevedo... Estou sempre ao dispôr para quando quiser!

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#83187 | ant.perestrelo | 31 jan 2005 17:24 | Em resposta a: #81601

Caro Pedro Girão,

Nas minhas pesquisas encontrei mais estes Girão em Lx:

Cart. Notarial de Lx cartorio 9 antigo 4 livro 49 fl (entre 39 e 62)
Renúncia de serviços de José Luís de Figueiredo Girão e seus irmãos a sua irmã Ana de Figueiredo Girão.
Esqueci-me de tirar a data mas é mais ou menos em 1775.

Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#84815 | pgirao | 20 fev 2005 18:13 | Em resposta a: #83187

Caro António Perestrelo,

Desculpe-me o atraso com que lhe respondo. Muito obrigado pela informação enviada, não tinha ainda qualquer referência a respeito dessas pessoas, o que a torna ainda mais valiosa.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Semblano Girão da Grã - Mértola

#107349 | Rui Semblano | 14 dez 2005 01:10 | Em resposta a: #73957

Caro Rui Pereira,

Gostaria de poder entrar em contacto consigo via e-mail para saber pormenores sobre como encontrou Lucas Barroso Semblano. Poderá encontrar-me em a-sombra@netcabo.pt.

Obrigado,

Rui Semblano

Resposta

Link directo:

RE: Semblano Girão da Grã - Mértola

#107438 | rmfrp | 15 dez 2005 22:16 | Em resposta a: #107349

Caro Rui Semblano:

Já me referi de forma mais detalhada a Lucas Barroso Semblano em outro tópico deste Fórum, que não sei se já consultou. Poderá encontrá-lo seguindo o link abaixo:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=98685&fview=e

Caso queira entrar em contacto comigo por e-mail poderá fazê-lo utilizando o endereço rmfrp(at)hotmail.com.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#109446 | nevesa | 12 jan 2006 22:30 | Em resposta a: #81600

Cara A. Barahona:

Mais uma vez, ao ler algumas mensagens........
Referente ao assento de baptismo de Antonio Fernandes casado com Joana Maria (meus 6ºs avós), sei que
Antonio Fernandes era filho de António Fernandes e de Maria de Almeida.
Gostaria de lhe colocar uma questão, que entretanto irei colocar no forúm:

Tenho no assento de baptismo de Quitéria Pinto (1773), minha 5º avó, natural de Vouzela, filha de Francisco de Almeida (Ferreiros) e de Maria Pinta , neta paterna de Domingos Francisco (lugar de Carvalhais) e de Maria de Almeida. Neta materna de Antonio da Cunha e de Maria Pinto.

" Padrinhos o Doutor José Pinto de Almeida, da Quinta de Sernade e Dona Quitéria ...... Pinto, sua filha por procuração a sua irmã Doutor José G... Alcaforado .... Pinto, da mesma Quinta "

Tem alguma informação sobre estes nomes
È bem possivel que tenhamos mais alguns antepassados em comum

Cumprimentos
Antonio Neves

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#109484 | Barahona | 13 jan 2006 11:20 | Em resposta a: #109446

Caro António Neves:
Parece-me que os meus 6ºs avós, António Fernandes (Freixo/Serrazes) e Joana Maria (Ferreiros/Serrazes) são também os seus, tudo coincide, não acha? O meu 5º avô é o Joaquim José da Costa e o seu é o irmão, Domingos José da Costa, será assim?
Não consultei ainda os assentos de Baptismo de António Fernandes nem de Joana Maria. Para trás destes desconheço... O que souber destes nosso avós, só posso ficar muito grato.
Quanto ao Dr. José Pinto de Almeida, deve ser tb o Dr. José Pinto de Azevedo de Alcoforado Girão ou José Pinto de Almeida e Azevedo, presumo, com armas em 1769. Era filho de Maria Pinto e do Capitão João André de Almeida, neto materno de Maria Pinto de Azevedo e do Capitão José da Costa, da Quinta da Sernada (com solar à saída de Vouzela) meus 10ºs avós. Eu descendo de uma 9ª avó, Antónia Pinto de Azevedo cc Capitão Pedro da Silva Almeida.
Veja Sanches de Baena, Archivo Heraldico-Genealogico... vol. I, p. 417.
Devo confessar que isto de andarem sempre a trocar ou a omitir os apelidos às vezes me baralha, confirme pois com os dados de que dispõe.
Gratos cumprimentos
A. Barahona

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#109546 | pgirao | 14 jan 2006 00:18 | Em resposta a: #109484

Caros A. Barahona e António Neves:

Sigo com muito interesse essa vossa conversa acerca da "nossa gente" de Vouzela. Tenho já algum trabalho de pesquisa feito acerca desses Pinto de Azevedo e dos Almeida que a eles se ligaram, uma vez que revi a maioria dos paroquiais e também dos notariais dessa época, onde eles são abundantemente citados. Estou evidentemente ao vosso dispôr para partilhar essas informações - sendo certo que muitas delas estão ainda "em bruto" nos meus cadernos de apontamentos!

Aproveito para informar que tenho vindo aos poucos a introduzir na base de dados do Genea alguns dados acerca de um dos ramos dessa família. Sugiro que vejam:
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=496757

Já enviei para a base de dados a geração anterior, com a intenção de ir avançando até fazer a ligação a um antepassado que já está em:
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=254645

A este propósito, devo dizer que os responsáveis do Genea têm sido surpreendentemente rápidos a publicar as minhas propostas de correcção, facto que agradeço publicamente.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#109562 | nevesa | 14 jan 2006 14:15 | Em resposta a: #109484

Caro A Barahona

Realmente os nossos 6ºs avós sao os mesmos. O meu 5º avó Domingos José da Costa, filho de António Fernandes e de Joana Maria, com assento de batismo em 15/06/1772, é irmão de Joaquim José da Costa.
O António Fernandes é natural do Lugar de Ferreiros. Este assento, foi tirado da Freguesia de Settazes, maço 15A nº 5. Neste momento, tento ler o resto do assento de baptismo; porém é legivel que Domingos é neto paterno de António Fernandes e e de sua primeira mulher Maria de Almeida. Neta materna de _____?
e Maria Francisca _____?.

Tenho outro assento de baptismo de Joseph Figueiredo datado de 11/08/1721, filho de António João e de Maria de Figueiredo (Póvoa de Valgode), mas que não refere os avós. Testemunhas: Francisco de Vascos e Luzia , filhe do capitão João André de Almeida, todos desta Fregeusia de Vouzela. Este josé Figueiredo era avó de José Figueiredo, que casou com Joaquina Correia da Costa ( neta de Antonio e Joana).
Outro assento é o de 28/05/1721, Luiza filha de Francisco Jorge e de Antonia da Costa. Não faz referência aos avós. Natural da Freguesia de Serrazes. Padrinhos:
__________ Luiz de Mello e Souza, da Villa de Vouzela e de Luiza.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, et

#109717 | Barahona | 16 jan 2006 16:17 | Em resposta a: #109562

Caro António Neves:
Obrigado pela sua resposta. Passamos então a ser primos!
Tal como lhe disse anteriormente, para trás dos nossos 6ºs avós ainda não sei nada. Nem vou ter tempo de saber tão cedo...
Também tenho uma série de figueiredos de Moldes, fregª de Pinho (S. Pedro do Sul), de Monsanto, Figº das Donas mas não consigo, para já, ligar aos seus.
Gratos cumprimentos
A. Barahona

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#109918 | LCM | 18 jan 2006 10:08 | Em resposta a: #73924

Caro Pedro Girão,

Tenho trabalhado a seguinte linha de Girões. A filiação de Manuel de Sousa Girão (Francisco Soares "Girão" / Joana Tomásia de Almeida) foi-me dada pelo Nuno Borrego que também mexeu nesta gente.
Tem mais algum elemento? Quem é o Manuel de Sousa Girão filho de Luís de Sousa Girão que trouxe o apelido, mas não o sangue, a esta família?

Com os melhores cumprimentos
Lourenço Correia de Matos
______________________________________________


SOUSA GIRÃO

MANUEL BOTELHO, casou com JOANA DA SILVA.
Filha:
ISABEL DE ALMEIDA, que segue.

ISABEL DE ALMEIDA, nasceu em Vaqueiros, Santarém; casou duas vezes: a 1.ª em Santarém, S. Salvador, a 25.8.1679 , com ANDRÉ RODRIGUES DE ALMEIDA, viúvo de Margarida dos Reis; a 2.ª aí a 17.4.1692 , “na cama por cauza de doença perigoza”, com MANUEL DE SOUSA GIRÃO, nascido aí, filho de Luís de Sousa Girão e de sua mulher Antónia Pinto Pereira.
Filha do 1.º casamento:
JOANA TOMÁSIA DE ALMEIDA, que segue.

JOANA TOMÁSIA DE ALMEIDA, nasceu em Santarém, S. Salvador, baptizada a 7.7.1680 ; casou aí a 16.7.1702 com FRANCISCO SOARES GIRÃO, nasceu em Torre de Penalva, S. Pedro de Rufana, filho de Pedro Rodrigues e de sua mulher Maria Matias.
Francisco Soares usou o apelido Girão do 2.º marido de sua sogra e seus filhos usaram Sousa Girão, tendo transmitido este apelido à descendência embora não tenham sangue desta família.
Filhos:
LUÍS, nasceu em Santarém, S. Salvador, baptizado em casa pelo Padre Jerónimo da Fonseca, recebeu os Santos Óleos a 12.11.1704 .
MANUEL DE SOUSA GIRÃO, que segue.
D. ANTÓNIA LUÍS GIRÃO, nasceu em Santarém, S. Salvador, baptizado a 22.6.1709 ; casou em Santarém, S. Nicolau, 14.5.1722 , com JOÃO SOARES FROIS, nascido em Santarém, Salvador, filho de Manuel Peres de Azevedo e de sua mulher Páscoa Soares Frois.
JOSÉ, nasceu em Santarém, S. Salvador, baptizado a 2.2.1711 .

MANUEL DE SOUSA GIRÃO, nasceu em Santarém, S. Salvador, baptizado a 10.2.1707 ; casou com FRANCISCA TOMÁSIA DE BARROS.
Filha:
D. JOANA TOMÁSIA DE SOUSA GIRÃO, que segue.

D. JOANA TOMÁSIA DE SOUSA GIRÃO, nasceu em Santarém, S. Salvador; baptizada a 28.11.1727 ; casou com em Santarém, S. Nicolau, a 27.9.1747 , com seu primo (dispensados em 4.º grau), JOSÉ CARVALHO DA SILVA FREIRE , nascido em Santarém, Marvila, cerca de 1734. Teve mercê da propriedade do ofício de Escrivão dos Orfãos da Vila de Montargil por alvará de 27.3.1767, em recompensa dos serviços de seu tio Teotónio da Fonseca .
Era filho de Félix da Silva Freire, nascido em Santarém a 13.9.1685, poeta de algum destaque , e de sua mulher Joana Maria de Barros, nascida em Santarém; neto paterno de Manuel da Silva Freire e de sua mulher Luísa Maria, ambos nascidos em Santarém; neto materno de Dionísio de Barros e de sua mulher Isabel Pires, também de Santarém.
Filhos:
MANUEL DE SOUSA GIRÃO, que segue.
MARIA, nascida em Santarém, S. Nicolau, baptizada a 13.3.1766 .
FRANCISCO, nascido em Santarém, S. Nicolau, baptizado a 30.11.1761 .

MANUEL DE SOUSA GIRÃO, nascido em Santarém, S. Nicolau, baptizado a 2.2.1762 . Foi Cavaleiro da Ordem de Santiago, sendo dispensado de habilitação a 7.7.1796 . Teve mercê da propriedade do ofício de Escrivão dos Orfãos da Vila de Montargil a 14.9.1807, por morte de seu pai .
Casou em Alpiarça, na Ermida da Quinta da Torre, a 9.3.1796 , com D. INÁCIA JOAQUINA MARIANA NOGUEIRA TORRE, nascida em Alpiarça, baptizada a 19.8.1781 (vd. Nogueira Torre, n.º VI).
Filhos:
INÁCIO LOIOLA DE SOUSA GIRÃO, que segue.
INÁCIO GIL DE SOUSA TORRE GIRÃO, nasceu em Alpiarça e aí morreu, sem Sacramentos, a 26.6.1851 sendo sepultado na Capela da Quinta da Torre; era tratado por “Dr.” nos registos; casou em Alpiarça, na Capela da Quinta da Torre “dos Mulatos” (sic), a 4.6.1851 , com D. JOAQUINA MÁXIMA DE SOUSA FALCÃO, nascida em Constância, S. Julião, filha de António de Sousa Falcão e de sua mulher D. Rosa Angélica de Sousa Falcão.

INÁCIO LOIOLA DE SOUSA GIRÃO, nascido em Alpiarça, baptizado na Quinta da Torre a 14.3.1813 ; proprietário.
Casou duas vezes: a 1.ª em Alpiarça a 2.6.1838 com D. ANTÓNIA CAROLINA DURÃO, que nasceu em Alpiarça a 20.5.1813, baptizada a 30.5 (vd. Lopes de Avelar, n.º VII); a 2.ª também em Alpiarça, a 28.6.1847 , com D. HENRIQUETA DE JESUS BARROSO, nascida em Alpiarça (vd. Durão, § 1, n.º V)

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, et

#110440 | nevesa | 23 jan 2006 20:31 | Em resposta a: #109717

Caro A Barahona:

Tenho já os assentos de baptismo dos nossos 6ºs avós.

Joana, baptismo em 24/01/1726, Ferreiros, Serrazes, filha de Manuel da Costa (Ferreiros) Serrazes, e de sua 1ª mulher Maria Francisca, também de Serrazes.
Neta paterna de de António Fernandes e de Catarina Fernandes e materna de Francisco Jorge e de sua 1ª mulher Maria de Guimarães?. Todos de Serrazes.
Padrinhos:
João Marques e Antónia da Costa.

Antonio Fernandes, baptismo em em 24/01/1726. Filho de António Fernandes r de sua 1ª mulher Maria de Almeida, ambos de Serrazes. Neto paterno de Joam Manuel e de sua 1ª mulher Maria Fernandes e materno de João de Almeida , do lugar do Paço e de sua 1ª mulher Domingas João.

Padrinhos:
Manoel Fernandes dos Anjos? e Anna da Costa , todos de Serrazes.

Cumprimentos
Antonio Neves

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#110502 | pgirao | 24 jan 2006 20:17 | Em resposta a: #109918

Caro Lourenço Correia de Matos,

De facto, não lhe sei responder a essa questão. Tenho recolhido religiosamente tudo o que respeita aos Girão de Santarém, mas ainda não pude desenvolver uma pesquisa sistemática acerca desse ramo. Por razões de proximidade geográfica e de parentesco, estou muitíssimo mais avançado no estudo dos outros dois ramos básicos dos Girão - de Montemor-o-Velho e de Vouzela.

Na verdade, já dispunha precisamente dessa pequena linha que nos conduz desse Manuel até aos seus 2 bisnetos homónimos, mas iniciei-a com um ponto de interrogação antes desse Manuel... Tinha-o colocado provisoriamente como filho de um Francisco de Sousa Soares Girão, mas pelo que agora me transmite isso não corresponde à verdade, pois Manuel seria então filho de um Luís de Sousa Girão.

Com as reservas resultantes de lhe estar a passar resultados que não confirmei directamente (à excepção das matrículas em Coimbra dos 2 Inácios, que foram o meu único ponto de partida documental para este pequeno ramo), transcrevo abaixo o que tenho sobre o assunto, baseado em parte no Felgueiras Gaio, e em parte numa genealogia manuscrita que está na posse de um descendente desta família.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Girão

_____________________________

SOUSA GIRÃO da CHAMUSCA

1. Agostinho Girão, n. cerca de 1460. Foi escudeiro-fidalgo do rei D. João III (TT, Lv. 22, fl. 288), veador da rainha D. Leonor, contador-mor do Reino. C.c. Joana de Sousa., camareira da rainha D. Leonor, filha de João de Sousa, FCR (TT, Lv. 23, fl. 203), 1º morgado de S. Sebastião do convento de S. Francisco de Santarém (ver abaixo).
1.1. Mécia Girão, que segue.

2. Mécia Girão, n. cerca de 1500, c.c. seu primo Rui de Sousa, FCR , 3º morgado de S. Sebastião, filho de Duarte de Sousa, FCR do rei D. João III (TT, Lv. 26, fl. 80), 2º morgado de S. Sebastião, por sua vez filho de João de Sousa, 1º morgado de S. Sebastião.
2.1. Manuel de Sousa Girão, que segue. NOTA: A genealogia da família suprime as gerações nº 3 e nº 4, identificando este Manuel como o Manuel que Gaio diz ser neto deste.

3. Manuel de Sousa Girão, n. cerca de 1530, fidalgo da Casa Real (TT, Lv. 14, fl. 32), 4º morgado de S. Sebastião, c.c. Joana de Macedo.
3.1. Francisco de Sousa Girão, que segue.

4. Francisco de Sousa Girão, n. cerca de 1560, fidalgo da Casa Real, senhor da capela de S. Francisco de Santarém, c.c. Joana Veloso.
4.1. Manuel de Sousa Girão, que segue.

5. Manuel de Sousa Girão, n. cerca de 1590, fidalgo da Casa Real, senhor da capela de S. Francisco de Santarém, c.c. Maria da Silva de Azevedo.
5.1. Luís de Sousa Girão, que segue.

6. Luís de Sousa Girão, n. cerca de 1620, fidalgo da Casa Real, senhor da capela de S. Francisco de Santarém, 5º morgado de S. Sebastião de Santarém, c.c. Maria Pinto.
6.1. Francisco de Sousa Soares Girão, que segue.
6.2. António de Sousa Girão, n. cerca de 1655 em Santarém, matric. em Instituta na U.C. a 5.11.1672.

7. Francisco de Sousa Soares Girão, n. cerca de 1650 em Santarém (b. na freguesia de Salvador VER TT), senhor da capela de S. Francisco de Santarém, c.c. D. Brianda Teresa de Almeida, n. na Chamusca, b. na freguesia de S. Julião de Santarém VER TT.
7.1. Ana Bárbara de Sousa Girão de Almeida, que segue.
7.2. ? Manuel de Sousa Girão, n. cerca de 1680 em S. Salvador (Santarém), c.c. Francisca Tomásia de Barros. Eram "das pessoas nobres desta villa cuja familia sempre foi bem reputada"
7.2.1. D. Joana Tomásia Luísa de Sousa Girão, b. a 28.11.1827 em S. Salvador (Santarém), c. a 27.9.1747 em S. Nicolau (Santarém) c. seu primo em 4º grau José Carvalho da Silva Freire, n. em Marvila (Santarém), filho de Félix da Silva Freire, poeta, e de sua mulher Joana Maria de Barros, da mesma vila de Santarém. (Ver Revista "Armas e Troféus" 2000-2001, pp. 368-369.)
7.2.1.1. Manuel de Sousa Girão, b. a 2.2.1762 em S. Nicolau (Santarém), foi cavaleiro da Ordem de Santiago, sendo dispensado de habilitação a 7.7.1796, foi Escrivão dos Órfãos da vila de Montargil a 14.9.1807, por morte de seu pai. C. a 9.3.1796 na Ermida da Quinta da Torre, em Alpiarça c. D. Inácia Joaquina Mariana Nogueira Torre, b. a 19.8.1781 em Alpiarça, fal. antes de 1819, filha do Capitão Inácio Luís Nogueira Torre, n. em Alpiarça, e de D. Joaquina Rosa Caetana, n. em Sta. Cruz (Santarém).
7.2.1.1.1. Inácio Gil Torre Girão, n. a 18.2.1801 em Alpiarça (b. a 9.3), matric. na UC a 1819.
7.2.1.1.2. Inácio de Loyola de Sousa Girão, b. a 14.3.1813, ib., matric. na UC a 1830.

8.Ana Bárbara de Sousa Girão de Almeida, n. cerca de 1700 na Chamusca. Já a coloquei na Base do Genea, ver http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=486588

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#110504 | pgirao | 24 jan 2006 20:57 | Em resposta a: #109918

Caro Lourenço Correia de Matos,

Só depois de lhe responder reparei no seguinte: como você me informa que o tal Manuel de Sousa Girão casou em 1692 (e com uma viúva, pelo que é provável que já tivesse alguma idade), fica disparatada a minha presunção de que ele tivesse nascido por volta de 1680. Nesse caso, coloca-se como uma boa possibilidade a hipótese de ele ser filho do Luís de Sousa Girão que tenho casado com Maria Pinto; é certo que você me indica que o nome da mãe seria Antónia Pinto Pereira, mas já vi diferenças maiores acabarem por se harmonizar na mesma pessoa... Enfim, será um caso a esclarecer.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#110505 | LCM | 24 jan 2006 21:15 | Em resposta a: #110502

Caro Pedro,

Muito obrigado pelas informações. Os dois Inácios formaram-se em quê, se é que formaram?

Cumprimntos,
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, et

#110508 | nevesa | 24 jan 2006 21:58 | Em resposta a: #109717

Data de baptismo de Joana é:
06/04/1727
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, et

#110709 | Barahona | 27 jan 2006 11:20 | Em resposta a: #110508

Caro António Neves:
Muito obrigado pelas informações dos nossos antepassados comuns.
Por agora não tenho elementos para poder retribuir; espero que mais tarde, com algum tempo mais livre.
Gratos cumprimentos
A. Barahona

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, et

#111166 | nevesa | 02 fev 2006 21:23 | Em resposta a: #110709

Caro A. Barahona

Mais algumas informações sobre os nossos antepassados comuns. Nestes assentos, nao é feita referencia aos avós, pelo que a pesquisa será mais dificil.

Joana:

Pai - Manuel da Costa nasceu em 16/04/1684 Serrazes
Padrinhos - Gaspar de Matos e Maria ?


Mãe - Maria Francisca nasceu em 17/03/1686 Ferreiros, filha de Francisco Jorge e Maria de Guimarães, no lugar de Ferreiros .
Padrinhos: ---? Bellucho e Maria Francisca.

Manuel da Costa e Maria Francisca, casaram em 29/09/1709.

Antonio Fernandes, nascido em 24/01/1726, filho de Antonio Fernandes (23/04/1680) e de Maria de Almeida (05/11/1684), casaram em 11/10/1706.

Cumprimentos

Antonio Neves

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#111167 | nevesa | 02 fev 2006 21:53 | Em resposta a: #109546

Caro Pedro Girão:

Agradeço desde já a ajuda que manifestou na sua mensagem.
Tenho um assento de batismo, antepassado comum também de A. Barahona, onde é referido o nome do padrinho como sendo « António Telles, fº de Pantalião Hom--e.. Telles de Valgode e de Maria Gaspar, mulher de Bernardo Gaspar de -- C,alhas?.

Tem conhecimento destes nomes?

Cumprimentos
Antonio Neves

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, et

#111182 | Barahona | 03 fev 2006 09:35 | Em resposta a: #111166

Caro António Neves:
Mais uma vez muito obrigado. Sinto-me um pouco constrangido por não lhe poder fornecer informações que lhe sejam igulamente úteis, mas, de facto, tão cedo não vou ter tempo para pesquisas familiares.
Gratos e sinceros cumprimentos
A. Barahona

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, et

#111203 | ttavares | 03 fev 2006 15:27 | Em resposta a: #73924

Caro Pedro Girão: Como nos disse que lhe interessa TUDO o que respeite a TODAS as ocorrências do apelido e ignoro o que já recolheu, cá vai:

Teixeira de Girão: No 2º volume do Dicionário Cronológico de Autores Portugueses (coordenado por Eugénio Lisboa. Lisboa: Publicações Europa-América, 1990) pp. 103-4 encontra a entrada bio-bibliográfica de António Luís Ferreira Carneiro de Vasconcelos Teixeira Girão.
Já tem?
Quanto ao próprio visconde, o Dicionário de Pseudónimos e Iniciais de Escritores Portugueses (Adriano da Guerra Andrade. Lisboa: Biblioteca Nacional, 1999) nas pp. 358-59 refere-lhe os - pitorescos - pseudónimos ( G./ Um Amigo dos Progressos da Civilização/Um Homiziado/ Um Vinagrista da Terra dos Vinagres), assim como o pseudónimo do sobrinho (João Gorilha). A famílias parece-me intelectualmente muito interessante. Se o sobrinho se dava com Camilo, o filho do 1º visconde, Álvaro António Ferreira Teixeira Girão Carneiro de Vasconcelos, casou com Júlia de Clamouse Browne, filha de Maria da Felicidade Browne, uma das melhores vozes poéticas da época.

Cardoso de Girão: Tenho uma curta (126 pp.) novela escrita por Manuel Cardoso de Girão (Coimbra: Imprensa Litteraria, 1864) Dedicada a Alexandre Herculano, no prólogo o autor diz que é "um rapaz de vinte anos" e fala do seu "coração académico". A intriga, passada junto ao Douro, é o relato de uma ligação entre um filho-família e uma rapariga de menor estatuto social. Para além de se integrar na corrente literária dominante, parece ter laivos autobiográficos, e é interessante para o conhecimento da vida da juventude da época. Não tenho mais referências do autor e tenho pena.

Interessam-lhe informações deste tipo? Se sim, estarei atenta.

Com os melhores cumprimentos,
Teresa Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#112200 | Barahona | 16 fev 2006 14:57 | Em resposta a: #82403

Caro Pedro Girao:
Completamente por acaso cruzei-me com o tumulo de "Francisco Pinto de Azevedo e seus herdeiros" na igreja de S. Francisco, em Cochim. Morreu em 1616 (se percebi bem a inscricao tumular). O tumulo apresenta as armas dos Pinto.
Sabe alguma dele? Seria filho do Doutor Alcoforado Girao, irmao? E pelos vistos teve descendencia.
Pelo nome parece-me ter a ver com a mesma familia.
Tentei consultar registos paroquiais no arquivo diocesano: para este periodo o arquivo nao esta inventariado, mas simpaticamente o sacerdote chanceler ofereceu-se para pesquisar. Na segunda feira terei alguma resposta.
Se souber de alguma informacao que me possa facilitar a pesquisa, ficarei muito grato.
Os meus melhores cumprimentos
A. Barahona

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#112340 | Barahona | 18 fev 2006 08:16 | Em resposta a: #83040

Caro Pedro Girao:
Completamente por acaso cruzei-me com o tumulo de "Francisco Pinto de Azevedo e seus herdeiros" na igreja de S. Francisco, em Cochim. Morreu em 1616 (se percebi bem a inscricao tumular). O tumulo apresenta as armas dos Pinto.
Sabe alguma dele? Seria filho do Doutor Alcoforado Girao, irmao? E pelos vistos teve descendencia.
Pelo nome parece-me ter a ver com a mesma familia.
Tentei consultar registos paroquiais no arquivo diocesano: para este periodo o arquivo nao esta inventariado, mas simpaticamente o sacerdote chanceler ofereceu-se para pesquisar. Na segunda feira terei alguma resposta.
Se souber de alguma informacao que me possa facilitar a pesquisa, ficarei muito grato.
Os meus melhores cumprimentos
A. Barahona

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#112342 | pgirao | 18 fev 2006 09:15 | Em resposta a: #112340

Caro A. Barahona:

Acabo de reparar que é a segunda mensagem do mesmo teor que me envia... Muito obrigado pela insistência, pois a primeira passou-me totalmente despercebida!

Socorrendo-me do meu "ficheiro" acerca das origens da família Girão (construído por mim e pelo Manuel Abranches de Soveral, que parcialmente o publicou no seu livro "Ascendências Viseenses"), especulo que se possa tratar de algum parente próximo (talvez um irmão) de:

4.6.1. Dr. António de Alcoforado Girão, moço fidalgo da Casa Real, n. em Vouzela cerca de 1602, matriculado na Univ. Coimbra a 8.10.1619, bacharel a 26.3.1631 e licenciado em Leis a 5.4.1631. Em 1643 vivia na vila de Vouzela, onde fal. a 19.10.1651. A 23, 24 e 26 de Março de 1643 mandou rezar missas por seu primo José Pinto de Azevedo, que "morreu na carreira da Índia para onde foi embarcado".
Seu pai era António Pinto de Azevedo, cavaleiro-fidalgo da Casa Real, que viveu uns tempos na Quinta de Caselhos e depois em Cambra (Vouzela), tendo sido bapt. a 21.3.1579 em Vouzela, e neto paterno de Luís Pinto e de Catarina de Azevedo.
Sua mãe (casada com seu pai cerca de 1602 em Vouzela, data para a qual falta o livro de assentos de casamento) era D. Emerenciana de Andrade Girão Alcoforado, n. cerca de 1584 na quinta de Caselhos e fal. a 18.3.1625 em Vouzela, que era filha de António de Andrade Alcoforado, capitão-mor de Besteiros, pagem dos 2º duques de Bragança, senhor da dita quinta de Caselhos, e de sua mulher Sebastiana Freire Pessoa Girão, n. na quinta da Lage, em Fataúnços (Vouzela) cerca de 1559 e moradora depois de casada na quinta de Caselhos, em Castelões de Besteiros (Tondela), onde vivia viúva em 1600.

Aliás, Roque de Mello e Souza, moço-fidalgo da Casa Real (1645), com carta de privilégio de fidalgo (29.10.1675), que foi capitão-general e governador-geral da Índia, era precisamente sobrinho deste Dr. António de Alcoforado Girão, sendo filho de uma irmã deste, D. Catarina de Andrade Alcoforado, que foi bapt. 17.1.1606 em Vouzela, sendo padrinho Manuel Girão, da quinta da Lage. Catarina casou a 3.2.1633 em Vouzela (testemunhas: Alberto Girão e António Alcoforado) com Francisco de Mello e Souza, moço-fidalgo da Casa Real (14.4.1624), capitão-mor de Lafões, etc., que nascera a 20.8.1615 na quinta de Luzinde (Penalva do Castelo).

E é tudo (e já não é pouco... - abençoado seja o Arquivo Distrital de Viseu!)

Renovo os agradecimentos pela informação e fico a aguardar notícias. Com os melhores cumprimentos,
Pedro Girão


P.S. - Tenho vindo a acrescentar esta gente na Base de Dados do Genea. Pode ver alguma coisa a partir da página http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=254646

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#112411 | Barahona | 19 fev 2006 17:49 | Em resposta a: #112342

Caro Pedro Girao:
Muito obrigado pelas informacoes. So amanha irei falar com o sacerdote chanceler do Bispo de Cochim, na esperanca de que ele tenha encontrado algum assento relativo ao parente Francisco Pinto de Azevedo ou a algum dos seus descendentes, que tambem foram sepultados no mesmo tumulo.
Dar-lhe-ei noticias.
Gratos cumprimentos
A. Barahona

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#113329 | Barahona | 03 mar 2006 14:56 | Em resposta a: #112342

Caro Pedro Girão:
Foi infrutífera, ainda que insistente, a minha tentativa de consultar registos paroquiais no arquivo existente na Casa Episcopal do Bispo de Cochim. Nem se quer me foi dada certeza se haveria assentos do início de Seiscentos! O arquivo está em fase de reorganização!...
Portanto, o que lhe posso dar é o teor exacto da inscrição epigráfica do túmulo:
ESTA SEPVLTURA
HE DE FRANCISCO
PINTO DAZEVEDO
E DE SEVS ERDEI
ROS: CVIO DITOZO FIM
FOI AOS 15 DAGOS
TO ANNO DO SOR 616

Se quiser uma fotografia, posso mandar-lhe.
Será este irmão de António Pinto de Azevedo?
Talvez no AHUltramarino possa haver documentação que refira este Francisco falecido tão longe de Vouzela!...
Os meus melhores cumprimentos
A. Barahona

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#113547 | Barahona | 07 mar 2006 09:44 | Em resposta a: #82403

Caro Pedro Girão:
Uma pergunta de ignorante: um moço fidalgo da casa real teve obrigatoriamente armas atribuídas? Por exemplo, Luís Pinto, que casou com Catarina de Azevedo, recebeu as armas dos Pinto?
Relacionando com Francisco Pinto de Azevedo que encontrei em Cochim e que só tem no túmulo as armas dos Pinto, poderá significar que ou ele ou o pai receberam essas armas e que, até à data o ramo Azevedo ainda não se tinha cruzado na família?
Grato, com os meus cumprimentos
Alexandre Barahona

Resposta

Link directo:

RE: Semblano Girão da Grã - Mértola

#129355 | salazargalhardo | 24 set 2006 10:47 | Em resposta a: #73957

Fico contente com o que vou encontrando neste forum e grato àqueles que nele participam. Haveremos de ir mais longe nas nossas descobertas.
Um grande abraço para todos.

António Salazar Semblano Galhardo

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, et

#130440 | nevesa | 08 out 2006 16:48 | Em resposta a: #81600

Caro A. Barahona:

No assento de baptismo da nossa antepassada em comum "Joana Maria", filha de Manuel da Costa e de Maria Francisca, reparei no seguinte:
Os padrinhos de baptismo foram João Marques e Antónia da Costa, sendo esta casada com Francisco Jorge. Para meu espanto, uma neta de Joana (Joaquina Correia da Costa), casa com José Figueiredo, sendo este bisneto de Antónia da Costa e de Francisco Jorge (7ºs Avós).
José de Figueiredo, filho de Bernardo de Figueiredo e de Quitéria Pinto, neto paterno de José de Figueiredo e de Luiza Bernarda e materno de Francisco de Almeida e de Maria Pinto.
Se bem entendi o capitão João André de Almeida é seu 9º avô, casado com Maria Pinto Azevedo. No assento de baptismo do meu 4º avô José de Figueiredo, foram padrinhos deste, Francisco __? Vascos e Luzia, filha do capitão João André de Almeida. Sobre estes apelidos de "Costa" e "Pinto" terá mais alguma informação que possa fornecer.
Cordiais cumprimentos
António Neves

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#140130 | nevesa | 13 jan 2007 13:52 | Em resposta a: #109546

Caro Pedro Girão:

Tenho feito algumas pesquisas sobre estes meus antepassados de Vouzela, e ao ler alguns assentos de baptismos de Vouzela, reparei no nome de uma madrinha de um dos meus avoengos. Joseh filho de António João e de Maria de Figueiredo, da Póvoa de Valgode, nascido em 11/08/1723, teve como padrinho Francisco ____ Vascos e Luzia, filha do Capitão João André de Almeida.
Será que pode facultar me alguma informação sobre estes apelidos dos seus avoengos em Vouzela, tais como Figueiredo Almeida ou Costa?
Cordiais cumprimentos
Antonio Neves

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, et

#140178 | pgirao | 14 jan 2007 11:25 | Em resposta a: #111203

Cara Teresa Tavares,

Esta sua mensagem passou-me completamente despercebida... razão pela qual lhe respondo quase um ano depois! Estou muitísimo interessado nessa novela de Manuel Cardoso Girão, tinha conhecimento da existência de pelo menos uma obra desse autor ("Arrependimento"), mas nunca consegui encontrar o livro. É esse o título? Seria muito interessante para mim ver o livro, não só pelas razões que aponta, mas também pelo facto suplementar de o autor ser irmão de uma trisavó minha - tenho uma pequena biografia dele, e foto.

Aguardando o seu contacto, envio os melhores cumprimentos.
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

Vouzela, séc. XVI

#143292 | salen | 07 fev 2007 16:06 | Em resposta a: #73924

Caro Pedro Girão,
Antes que lhe exponha os dados gostaria de saber se teve oportunidade de conhecer - não em pessoa, naturalmente ... - famílias de Vouzela pela segunda metade do séc XVI. Procuro uma família que veio a estabelecer-se em Viseu mas que é provável que seja originária de Vouzela.
Cumprimentos. Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, et

#223584 | 1551josee | 13 mar 2009 05:58 | Em resposta a: #140178

Familia Girão de Formoselha,terra junto a Montemor o velho.Familia de Augusto Girão Ramalhete

Resposta

Link directo:

RE: Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#296113 | DBismarck | 31 jan 2012 13:03 | Em resposta a: #81600

Caro Confrade,

Procuro nformações sobre dois indíviduos desta família:

JOAQUIM MARIA ALCOFORADO DE AZEVEDO PINTO, natural de Vouzela, filho do Dr. Gil Alcoforado de Azevedo Pinto, Senhor da “Casa de Sernada”, natural de Cedovim, Vouzela, e de sua mulher D. Maria Filipina Máxima de Figueiredo, natural de Pereira do campo, moradores em Vouzela.
Casou com D. Henriqueta da Maia Vieira, de Ílhavo.

GIL ANTÓNIO PINTO SOARES COELHO DE AZEVEDO, filho de Aires Pinto Coelho, de Vouzela, e de sua mulher D. Marcela Soares de Pinho.
Casou com D. Antónia Angélica Luísa de Matos Soares Tavares da Rocha, da “Quinta de Atrás do Rio”, em Avanca.

Grato por qualquer informação.
Cumprimentos,

D. Bismarck

Resposta

Link directo:

Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#350116 | jataide | 11 set 2014 17:48 | Em resposta a: #73924

Caro António Perestrelo,

Descendo do 2º. casamento de João da Cunha de Fontes de Melo(nat da Vidigueira) pai da Clara Girão de Melo cc Fernão Alvares Russel filho de António Russel cc Mª.Gomes Vª.Viçosa 1605 .

Considerando que João da Cunha (III) será descendente de Bartolomeu Perestrello perguntava-lhe se tem algo relacionamento com os referidos.
Grata
Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#350605 | Cibranco | 25 set 2014 02:31 | Em resposta a: #73924

Meu pai, português nascido em Santo Varao- Formoselha, era Armando Girão Branco. Seu avô paterno era Augusto Girão Ramalhete, me parece que ambos nomes são de origem espanhola.

Resposta

Link directo:

Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#350611 | jataide | 25 set 2014 20:01 | Em resposta a: #73924

Caro confrade,

A origem deles é Espanha. Ignoro, por enquanto, a nat de Gaspar Girão que casou em Vª.Viçosa com Jerónima Rodrigues, pais de Dªs Girão que casou em 1625 com João da Cunha Melo. Desconheço também a origem dos Russel de Vª.Viçosa, no entanto sei que António Russel (C.F.)era armeiro mor do Duque, o filho Fernão Alvares de Russel casado com Clara Girão de Melo era cap de ordenanças e vereador.

Estes de Vª. Viçosa encontram-se ligados aos Sousa Girão e da investigação que tenho em curso estarão na ligação a Mértola a Lucas Barroso Semblano.

Quanto às restantes ligações desconheço-as.

Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#350747 | Cibranco | 30 set 2014 04:23 | Em resposta a: #73924

Sr,
Meu bisavó era Augusto Girão Ramalhete, casado com Maria Rosa Soares. Seu filho, Joao Girão Ramalhete viveu em Santo Varão - Formoselha e foi casado com Conceição Branco.
Como o sobrenome Girão foi citado em seu post, gostaria de saber se há alguma referencia cruzada com esses nomes, de onde vieram, qual região, etc . Sou brasileira e residente em SP/Br.
Agradeço qualquer informação,
Att

Resposta

Link directo:

Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#350748 | Cibranco | 30 set 2014 04:26 | Em resposta a: #73924

Há menções em posts acima que parecem ter algum registro desses nomes, em Formoselha.
Agradeço suas informações,
att
Cecilia Branco

Resposta

Link directo:

Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#350750 | RCCORREIA | 30 set 2014 09:12 | Em resposta a: #73924

Os de Santo Varão - Formoselha devem ter ligação aos de Tentúgal em Montemor-o-Velho.
São lugares bastante próximos.

A origem em Espanha é também apontada.

RCC

Resposta

Link directo:

Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#356177 | quintadasobreira | 26 mar 2015 19:26 | Em resposta a: #81069

Caro Pedro Girão,
Como novato nestas lides, tenho-me deparado com algumas dificuldades em encontrar referências a uma minha antepassada: Margarida Benedita Pinto Azevedo, que casou na Quinta do Pendão(sta Cruz da Trapa) com o capitão José Ricardo de Almeida.
em todos os registos de Sta Cruz da Trapa referem-se à D. Margarida como sendo natural de Tourelhe.
Agradeço qualquer informação.
Obrigado,
Rodrigo Correia

Resposta

Link directo:

Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#356658 | gclopes92 | 10 abr 2015 21:25 | Em resposta a: #73924

Caro Pedro Girão,
Tem alguma informação sobre os pais de Catarina de Azevedo (casada com Luís Pinto, mãe de António Pinto de Azevedo *1579)?
Gostaria de saber de onde vem o apelido Azevedo.

Resposta

Link directo:

Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#368869 | Catarro | 01 mai 2016 23:46 | Em resposta a: #73924

A minha tetraavó tinha apelido Girão. Chamava-se Guilhermina Girão, era casada com José Ferreira Simões, cujas atividades era a carpintaria, seca do bacalhau do Sotto Maior e ensaiador doTeatro de Vila Verde e ela tinha uma loja armazém de sal e Taberna na Salmanha, figueira da Foz. Sei que teve pelo menos 4 irmãos: Lautelmo Girão (trabalhava nos caminhos de ferro), Emília Girão ( era salineira, apanhava limos e doméstica), Maria José Girão, doméstica, solteira, suicidou-se) e João Girão. Sei isto, porque a minha bisavó, nascida em 1904, chamava-se Minervina do Nascimento Simões, tinha uma taberna em Salmanha, Figueira da Foz, e tinha como alcunha Giroa, de que aliás parecia não gostar. Pelo vistos não foi registada com o nome Girão. A mãe dela, Guilhermina, iniciou o seu negócio, que passou à filha, na estrada que vai da Estação da Figueira da Foz para Caceira, penso que num sítio denominado casal do rato, mas nisto já não tenho a certeza é mais tarde abriu o negócio já referido na Salmanha. Sei que a minha bisavó, que tinha mais 2 irmãos, a Clara e o António, casou com cerca de 15 anos com o meu bisavô, natural da Marinha Grande, chamado José da Silva Couceiro, que foi trabalhar para a vidraça na Murraceira por falta de trabalho na mesma área na Marinha Grande. O que me parece interessante é que existem vários Couceiros na Marinha Grande e informalmente tive conhecimento que tiveram origem num Couceiro que veio de Montemor o Velho fugido por estar relacionado com o assassinato de um lente em Coimbra. É engraçado, ter visto nestas informações associada a denominação Frade, que é o meu apelido, que também vem de ascendentes, como o meu bisavô, Joaquim Correia Frade enterrado no cemitério de Vila Verde, Figueira da Foz, junto do meu avô, Manuel Correia Frade. O meu pai teve 2 irmãs e apenas ele manteve o nome Frade. Só entendi responder porque hoje praticamente não tenho relação com esta zona que parece estar bem presente nas minhas origens, tais como Salmanha, Fontela e Vila Verde e porque tenho procurado trabalhos sobre a história da Figueira da Foz e nunca encontrei nada de relevante. Todas estas informações foram-me dadas em vida sobretudo pela minha falecida Avó, Noémia do Nascimento Couceiro. Caso me consigam orientar para recolher informação mais precisa sobre os meus ascendentes agradeço.

José Frade

Resposta

Link directo:

Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#429676 | anasalmeid | 12 dez 2020 19:52 | Em resposta a: #73924

Caro Pedro Girão :
Gostaria de esclarecer algumas dúvidas acerca dos meus antepassados paternos.
Sei que o meu trisavó paterno de nome António de Almeida (casado com Joana Rita de Ferreiros, Serrazes) era filho de Carlos Girão (Giram) da vila de Vouzela e de Maria do Carmo.
Seria possível encontrar mais informações sobre estas pessoas relacionadas com a família Girão?
Muito grata.
Cumprimentos
Ana Almeida

Resposta

Link directo:

Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#433760 | pgirao | 15 mai 2021 21:46 | Em resposta a: #429676

Boa noite Ana, desculpe mas só hoje vi a mensagem. Tenho muitos dados sobre eles, sim. Quer contactar-me para pmgmgirao@gmail.com , por favor?
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#433777 | aamtojal | 16 mai 2021 18:20 | Em resposta a: #356177

Caro Rodrigo Correia,
Conhece os ascendentes da sua avó Margarida Benedita Pinto de Azevedo? Já há muita coisa na base de dados do geneall.
Cumprimentos
Alexandre Tojal

Resposta

Link directo:

Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#433832 | anasalmeid | 18 mai 2021 18:41 | Em resposta a: #433760

Caro Pedro Girão :
Só agora posso agradecer publicamente o seu empenho e interesse neste assunto, pois acabei de renovar a minha inscrição no Geneall.
Continuaremos a partilhar pesquisas e informações novas.
Muito obrigada.
Cumprimentos
Ana Bela Almeida

Resposta

Link directo:

Girão (Santarém, Montemor-o-Velho, Vouzela, etc.)

#434281 | anasalmeid | 06 jun 2021 14:38 | Em resposta a: #433832

Caro Pedro Girão:

Com os elementos que me enviou por e-mail, penso que consegui estabelecer algumas pontes que faltavam na minha genealogia paterna, ligada aos Girões de Vouzela.
Elaborei um breve esquema do ramo do meu Avô Paterno Manuel d'Almeida, bisneto de Carlos Lourenço Girão, e que lhe enviei por e-mail juntamente com alguns registos paroquiais.
De facto, verifiquei que o meu trisavô - António d'Almeida filho de Carlos Girão - deixou cair o apelido Girão nos seus descendentes, chegando à atualidade apenas 'Almeida'.
Se tiver algum tempo, por favor verifique se os dados que lhe enviei estão certos.
Cordialmente.
Ana Bela Almeida

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 06:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen