Pinas-Loriga

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Pinas-Loriga

#73971 | ffarrajota | 25 set 2004 19:55

Caro Senhor Eduardo Osório:
Tive conhecimento através deste fórum sobre a sua pesquisa da família Pina.
Sou descendente dos Pinas de Loriga que deram origem aos Pinas de S.Romão.
Tenho a pesquisa feita até à Margarida de Pina , de Vinhô cc. António Pedroso. Gostaria de trocar com o senhor dados sobre esta família. Tenho uma vasta descendência e gostaria de poder ligá-la a outros familiares.
Além de Loriga, tenho antepassados em Seia,Santa Marinha, Mangualde, Paços,Moimenta da Serra, Torroselo,Vila Cova,Sameice,Vila Châ, Tourais,Sandomil, Oliveira do Hospital,Bobadela, Vila Pouca da Beira,Anseriz, etc.etc. Se, estiver interessado na troca de dados, agradeço o contacto.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Pinas-Loriga

#85615 | nevesa | 05 mar 2005 12:24 | Em resposta a: #73971

Cara Fernanda Farrajota:


Permita-me que lhe pergunte se tem alguns antepassados em Mangualde da Serra , Gouveia na freguesia de S. Vicente
Os meus cumprimentos
Antonio Neves

Resposta

Link directo:

RE: Pinas-Loriga

#85986 | ffarrajota | 11 mar 2005 19:44 | Em resposta a: #85615

Caro António Neves,
Desculpe levar tanto tempo a responder, tenho andado ocupada com outras coisas.
Lamento mas não tenho antepassados nas zonas indicadas. Tenho noutras freguesias de Gouveia.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Pinas-Loriga

#109047 | FelipeFR | 08 jan 2006 12:15 | Em resposta a: #85986

Olá Fernanda Farrajota

Você tem dados sobre a família Pina de Loriga?
Estou pesquisando sobre a família Figueiredo.

- José Pires Figueiredo cc. Maria Luis de Pina
O único filho a que tenho conhecimento até agora é Abilio Pires Figueiredo, que é meu bisavô.

Alguma informação sobre os Pinas e Figueiredos da região (Loriga e arredores)?

Resposta

Link directo:

RE: Pinas-Loriga

#109077 | ffarrajota | 08 jan 2006 20:47 | Em resposta a: #109047

Caro Felipe,
Tenho todos os meus antepassados Pina até à Margarida Pina, de Vinhó ou Vinhô, sendo esta Margarida que dá origem à família Pina. Casou-se duas vezes a primeira com António Pedroso(falecido 25/7/1707) e tiveram a Maria, Isabel e Angela. Do segundo casamento com Manuel da Cruz a 17/7/1713 tenho um filho Miguel. Tenho alguns decendentes mas na minha lista não consta a sua avó Maria Luís Pina. Tenho alguns casamentos com família Luís mas, como acima dito, não essa sua avó. De qualquer modo, se precisar alguma informação que lhe seja util, terei todo o gosto em fornecer.
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Pinas-Loriga

#109079 | E. Osório | 08 jan 2006 21:12 | Em resposta a: #73971

Cara Fernanda Farrajota,

Só hoje é que, por acaso, vi este seu tópico. Tenho a sua Margarida de Pina c. c. António Pedroso e sei de quem é que ela descende. Gostaria de obter os seus elementos, ainda a tempo do meu livro, até cerca de 1800. Para aqui ou para o meu e-mail.

Obrigado e cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Pinas-Loriga

#109086 | Paulo | 08 jan 2006 23:01 | Em resposta a: #109079

Caro Eduardo Osório,

Na ascendência de minha mulher encontor um 4º avô, Bernardo dos Santos,nascido em Loriga a 24 de janeiro de 1796, filho de Bernardo dos Santos e de Maria Pina (ou Pinta?).

Este Bernardo rumou ao Alentejo onde viveu na Herdade de Serrões de Trás, freguesia de Represas.

De acordo com a tradição oral que existe na famíla este antepassado terá estado ligado comércio da lã. Aliás, de acordo com Fonseca, Jorge, in "Uma Vila Alentejana no antigo regime":

"(...) o gado ovino era importante fundamentalmente no que respeitava ao comércio da lã. Desde 1666 que regista compradores de lã provenientes de Loriga (Serra da Estrela) onde esta matéria prima ia alimentar a industria de tecidos, acrescentando conhecer três casos de naturais da Serra da Estrela, residentes no Concelho de Montemor o novo que se dedicavam a esse comércio."

Ficaria muito grato por qualquer informação adicional a respeito de Bernardo dos Santos, da sua ascêndencia ou da descendência de seus pais.

Despeço-me com os melhores cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Pinas-Loriga

#109134 | Conde | 09 jan 2006 14:34 | Em resposta a: #109047

Veja aqui na base de daos o que há sobre Figueiredos, Mendes, Pinas e outros de Loriga. Também tem outro esclarecedor tópico sobre isso , com contribuições doutas do Professor António de Bivar Weinholtz.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Pinas-Loriga

#109140 | E. Osório | 09 jan 2006 15:28 | Em resposta a: #109086

Caro Paulo Neves,

Nos meus elementos não tenho nada sobre Bernardo dos Santos. Lamento não poder ajudar.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Pinas-Loriga

#109182 | ffarrajota | 09 jan 2006 21:48 | Em resposta a: #109079

Caro Eduardo Osório,
Fiquei muito contente em saber que tem a ascendência da Margarida de Pina, fiz esta pesquisa em 1998 e como faço a genealogia de todos os meus avós e a de meu marido, ainda não tive tempo de continuar com esta minha linhagem. O seu endereço electrónico perdi-o quando tive problemas com o meu software.
Descendo do primeiro casamento com António Pedroso através da filha
- Maria de Pina cc. Manuel Francisco ( Razoulo parece-me ver este nome não sei
se será alguma alcunha), das Corgas-Sandomil 8/1/1719
- Manuel Francisco de Pina cc. Maria Gomes de Tortosendo 11/4/1757
- João Francisco de Pina- negociante cc. Maria Mendes nasc. 9/10/1758
- Emídio de Pina - proprietário cc. Clara Reis de Bastos, de S.Romão 27/9/1821
Sobre a Clara Reis de Bastos, o pai (José de Bastos - negociante) encontro-o como exposto na roda de S.Romão.
Também o encontrei como sendo filho de Josefa de Bastos, de Seia. Em Seia, nunca encontrei o nascimento da Josefa, não sei se terá alguma ligação à família Dr.Manuel Magalhães Bastos, única família que encontrei com o apelido Bastos.
Se tiver alguma notícia sobre a Josefa de Bastos, agradeço me informe.
Ontem visitei a minha mãe em S.Romão e no regresso passei na estrada da Beira , e aqui no genea já verifiquei que vive num local muito perto da estrada.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Pinas-Loriga

#122491 | custard1 | 10 jul 2006 22:24 | Em resposta a: #73971

Hi Fernanda,my name is Marie Augustine Cabos,I live in Liverpool Merseyside England.and for sometime I have been trying to trace where my Father came from and with the help of this wonderful forum I have finally succeeded. My Fathers name Jose Agostinho born 8/5/1915 Olhao,my Grandfathers name Manuel Rodrigues Cabos,my Grandmother,Maria da Piedade Pacheco,my Gt Grandfather also named Manuel Rodrigues Cabos my Gt Grandmother Teresa de Jesus also my Gt Grandfather Joachim Pacheco,my Gt Grandmother Maria da Purificao,Iwas on holiday in Olhao region actually in Cabanas,Tavira and I found a first cousin the niece of my Father,and she said my famil was dying off but Iwould like to think there is more family alive,my cousin Clarissa live in Argentina for 30 years so she might have lost touch.Victor Ferreira on this form said you might be able to help me,if you go to Familia Caboz on this forum there is a lot more imformation about me to read,I hope you can help me and I thank you for reading my message many thanks,Marie

Resposta

Link directo:

RE: Pinas-Loriga

#122495 | tristaomel | 10 jul 2006 23:14 | Em resposta a: #73971

Caro ffarrajota

Minha família é também a dos PINA de Loriga.exactamente descendente de Margarida de Pina.
Pela internet poderá consultar "Família Pina Melo-Loriga-Sandomil.
Encontrará certamente muita coisa que lhe interessa. Igualmente estou desejoso de saber de outros familiares que alguns confrades encontraram segundo as mensagens que li-

A.P.Melo

Resposta

Link directo:

RE: Pinas-Loriga

#122496 | tristaomel | 10 jul 2006 23:29 | Em resposta a: #109140

Caro Arq. E.Osório

Dentro de alguns dias irei à Beira levando na agenda contactar consigo.Espero ter a sorte de o encontrar disponível.Da pesquisa geneológica de minha família que estou fazendo sobre os Pinas de Loriga e os Melo de Sandomil certamente se encontrará algo de novo ou pelo menos confirmações que eventualmente lhe possam interessar.
Tenho também uma dúvida para tirar a propósito dos ascendentes que teve a fineza de me dar de CARLOS ARAGÃO DE PINA.
Despeço-me com o nosso tão belo "Bem Haja".
Paixão Melo

Resposta

Link directo:

RE: Pinas-Loriga

#122557 | E. Osório | 11 jul 2006 19:55 | Em resposta a: #122496

Caro Dr. António Herculano,

Em princípio estarei, aguardo o seu contacto.

Cumprimentos.
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Pinas-Loriga

#122630 | tristaomel | 12 jul 2006 22:32 | Em resposta a: #122495

Cara FFarrajota
Em continuação da minha mensagem de ontem venho acrescentar-lhe algo mais daquilo que sei sobre minha e pelos vistos nossa Família:
MARGARIDA DE PINA-Foi batisada em VINHÒ a 17/11/1675, e foi filha de CARLOs ARAGÃO DE PINA também natural de VINHÓ onde nasceu a 6/10/1644 e de MARIA DOS ANJOS FIGUEIREDO E CASTRO. Margarida teve pelo menos duas irmãs; Catarina e Ana.
Margarida como já sabe, casou duas vezes. uma com António Pedroso e outra com Manuel da Cruz.
Do 1º Casamento teve que eu saiba duas fulhas: MARIA DE PINA e ISABEL DE PINA.
Esta foi bapt. 1/3/1702 e casou em Loriga com João de Gouveia, filho de outro João de Gouveia e de Catarina Jorge.Tiveram pelo menos
-MANOEL DE PINA que foi bapt, em Loriga a !4/4/1727 e que casou primeiro com Maria de Pina e depois com ISABEL APARÍCIO DE BRITO de quem teve pelo menos um filho:
-ANTONIO DE BRITO PINA, nascido em Loriga a 4/1/1771, que casou com EUFÊMIA PINTO DE ABRANTES de quem teve:
-ANTÓNIO DE PINA PIRES, nascido em Loriga a 2/7/1812, que casou com MARIA NUNES. Foram pais de pelo menos BENEDITA PINA e de MARIA TERESA DE PINA.
Esta casou com ANTÓNIO DE MELO de Sandomil e foram pais de dois filhos, um dos quais foi ALBANO DE PINA MELO, QUE NASCEU EM LORIGA EM 1869 E QUE FOI MEU AVÔ.
Graças à preciosa ajuda de E.Osório, pude subir bastante mais longe. pois eu só tinha chegado a CARLOS ARAGÂO DE PINA.
Com algumas reticências penso ter chegado depois até nossos avoengos aragoneses (PINA). cerca de 1150.
Estou muito curioso por saber da sua abrangente pesquisa dos Pinas descendentes de MARGARIDA. Sabia da minha existência ou melhor da de meu AVÔ?
Temos de trocar conhecimentos se assim o desejar, pois certamente poderemos entreajudar-nos nas nossas incursões genealógicas. Certo? Na Internet, se pesquisar "Familia Pina Melo- Loriga-Sandomil", encontrará alguns PINA que eu identifiquei e mais alguns (não PIna ) que se ligaram à família".Lá encotrará a MARGARIDA DE PINA .Consulte os seus costados e vá por aí fora!

Cumprimentos do
A.P. Melo

Resposta

Link directo:

RE: Pinas-Loriga

#122638 | ffarrajota | 13 jul 2006 00:26 | Em resposta a: #122630

Caro P.Melo:
Ontem li a sua primeira mensagem mas por estar cansada não respondi. Fiz só uma rápida consulta na internet sobre a família.
Fiquei contente por podermos trocar dados sobre os nossos antepassados. Do casamento de Margarida Pina e António Pedroso tenho mais uma filha que talvez tenha morrido solteira pois só tenho dados sobre o óbito a 20 Dezembro 1724, de nome Angela.
Agora sobre os dados que aqui me fornece não estão de acordo com os meus. Certamente que são os meus que estão errados porque na altura não tinha ainda um programa e ao passar dos papeis para o computador cometi erros.
Ora, vejamos a Isabel Pina cc. João Gouv eia de Vide, 8/1/1725, filho de João Gouveia e Catarina Jorge tiveram:
- Manuel 14/4/1727
- Maria 2/4/1732
- João 18/9/1735
- Josefa 10/6/1740
- Francisco, o único que tenho casado e com geração. Casou-se com Isabel de Brito e tiveram
- Manuel nasc. 12/1/1770 (batisado em casa pela tia Custódia solteira filha de Manuel de Pina)
- António cc. Eufémia Pinto d'Abrantes (filha de Manuel Pires Figueiredo e Josefa d'Abrantes) e tiveram Manuel nasc 15/12/1797 cc.Eufémia de Brito (filha de José Fernandes e Teresa) com um filho José nasc. 13/10/1826.
Não tenho qualquer data de nascimento dos filhos de Margarida Pina nem do 1º nem do 2º casamento. Tenho Miguel filho de Manuel da Cruz.
Agradeço qualquer correcção e estou inteiramente de acordo em trocarmos dados.
Em "Raízes da Beira" tem mais antepassados.
Eu tenho os Abranches de S.Romão/Torroselo, os Garcias Mascarenhas de Sandomil, os Roque Fernandes de Abreu, Tinocos. Encontrei outros com ligações a outras famílias e ainda alguns que penso que há ligação mas terei que fazer mais pesquisa para ligá-los como os Ferrões Sequeiras de Seia, Unhões etc.
Se tiver alguma ligação aos mencionados, agradeço me informe.
Os meus melhores cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Pinas-Loriga

#122640 | ffarrajota | 13 jul 2006 00:36 | Em resposta a: #122491

Dear Maria Augustine,
I'm sorry I can't help you. My family is from Beira Alta, Minho and Alentejo. I search algarve's family also, because my husband is from Loulé. His ancestors are also from Estoi, S.Brás, S.Bartolomeu, Sta. Bárbara, Salir etc. not from Cabanas/Tavira and Olhão. Try in algarve's family.
My english is not very good, I wait you understand.
Best regards and luck
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Pinas-Loriga

#122658 | aliceg | 13 jul 2006 13:49 | Em resposta a: #122630

Caro A.P. Melo

Tendo consultado a sua "Família Pina Melo-Loriga-Sandomil", descobri o Manuel da Cruz (http://genealogia.netopia.pt/1392/pessoas.php?id=1020942), filho de Constantino da Cruz e Isabel Gomes. Sou descendente de Constantino da Cruz, filho de Constantino da Cruz e Isabel Gomes. Vinha perguntar-se se nas suas pesquisas do Manuel não teria encontrado dados sobre o Constantino.

Agradecendo antecipadamente

Alice Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Pinas-Loriga

#122707 | tristaomel | 14 jul 2006 00:11 | Em resposta a: #122638

Cara Fernanda Farrajota

Comecei as pesquisas da árvore genealógica a partir de meu Avô e fui subindo até encontrar CARLOS ARAGÃO DE PINA(1664- VINHÓ). Fui sempre subindo de modo a manter os progenitores PINA. Tenho todos eles documentados através do Arq. Distr, Guarda e T.Tombo. Tenho pois todos eles certos. De Carlos Aragão de Pina até Fernão Fernandes de Pina (1430) são dados que me foram fornecidos por
E.Osório e como tal não merecem qualquer dúvida.Daqui até Jordão de Pina (1150)(Aragonês que terá sido o primeiro PINA- por ser o primeiro Senhor da vila de PINA DEL ERBO em Espanha já são pesquisas minhas que ainda estão em confirmação.
Dado o método que utilizei só me preocupei com os meus antepassados directos.
Assim posso garantir-lhe que:
MARGARIDA DE PINA foi filha de Carlos Aragão de Pina e teve uma filha de nome
ISABEL DE PINA. Esta foi mãe de MANOEL DE PINA (nascido em 1727 e casado com ISABEL APARÍCIO DE BRITO). Este Manoel foi pai de ANTÓNIO DE BRITO PINA que casou com Eufêmia Pinto de Abrantes e tiveram ANTÓNIO DE PINA PIRES que casado com Maria Nunes deram MARIA THERESA DE PINA que foi mãe de meu Avô ALBANO DE PINA MELO.
É claro que também tenho mais alguns nomes de irmãos ou irmãs destes meus progenitores mas não porque fosse minha intenção imediata procurá-los.
Vejo agora pelo que me diz que o meu avoengo Manoel de Pina (1727) teve muitos irmãos(Maria,João;Josefa e Francisco) Este último sabia a Fernanda que foi casado com tal Isabel Brito? Mas seu irmão Manoel foi casado com uma Isabel Aparício de Brito! Este casal tenho a certeza de estar certo pois tenho os documentos e são os da minha origem!... Francico? casado com Isabel de Brito?
Para já recomendo-lhe a consulta na internet da "Família Pina Melo- Loriga-Sandomil". Se começar em meu Avô ALBANO DE PINA MELO e clicar em COSTADOS, seguindo os respectivos progenitores pode ir até FERNÃO FERNANDES DE PINA (1430) com toda a segurança.
Hoje não vou alongar-me mais.Vou estar ausente por uns dias e depois retomarei
a mensagem possívelmente com melhores detalhes.
Até lá queira aceitar os meus melhores cumprimentos
A.P.Melo

Resposta

Link directo:

RE: Pinas-Loriga

#122778 | abivar | 14 jul 2006 19:39 | Em resposta a: #122707

Caro Confrade:

Este Paulo de Gouveia (de Loriga):

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=179289

aparece no nobiliário de Manso de Lima com o nome "Paulo de Gouveia e Pina", embora o apelido Pina não apareça em nenhuma das referências que encontrei nos paroquiais de Loriga nem no respectivo processo de habilitação para ordens menores em Coimbra; também não aparece nas referêncais que encontrei aos pais e avós nem a um dos bisavós (como se pode ver aqui na base de dados do Genea). Tem alguma ideia de onde possa provir? Também gostaria de conhecer a ascendência da Isabel Aparício de Brito que refere na sua mensagem, pois tenhos muitos Britos e alguns Aparícios na muito consanguínia ascendência Loriguense do meu bisavô José Luís de Brito.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Pinas-Loriga

#122782 | pcfs4ever | 14 jul 2006 19:52 | Em resposta a: #73971

Minha bisavó chamava-se Bernarda de Pina, nascida por volta de 1800 e casada com Manoel de figueiredo ou Manoel Meleiro, teve como filho Manuel de Figueiredo Meleiro viviam na freguesia de vila cova do covelo, penalva do castelo, viseu, se alguem puder ajudar, gostaria de saber sobre ascendentes, descendentes, local de nascimento para continuar minha arvore genealogica

paulo figueiredo
Rio de janeiro/Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Pinas-Loriga

#123538 | tristaomel | 24 jul 2006 23:38 | Em resposta a: #122778

Caro António Bivar
Sobre "Paulo de Gouveia e Pina" nada tenho para lhe dizer, mas sobre "ISABEL APARÍCIO DE PINA" porque faz parte da minha árvore genealógica posso dizer-lhe o seguinte:

Foi segunda mulher de MANOEL DE PINA(viuvo de sua primeira mulher MARIA DE PINA).
ISABEL APARÍCIO DE PINA foi filha de MANOEL FRANCISCO "Chichão" e de CATARINA DE BRITO tendo casado com o MANOEL DE PINA em 257571758.
Foram padrinhos do casamento JOSÉ DOS SANTOS e sua mulher ÁGUEDA MENDES.Assinaram como testemunhas DOMINGOS APARÍCIO e (...?...)FERNANDES GOMES, ambos de Loriga. (IANTT/SGU/fOL. 83,ROLO 868).

Resposta

Link directo:

RE: Pinas-Loriga

#123545 | tristaomel | 25 jul 2006 00:08 | Em resposta a: #122658

Cara Alice Gomes
Nos meus apontamentos tenho apenas "ipsis verbis" o seguinte:

MARGARIDA DE PINA, tendo enviuvado de ANTÓNIO PEDROSO, casou em segundas núpcias em 25/5/1713 com MANUEL DA CRUZ, de Loriga, filho de CONSTANTINO DA CRUZ e de ISABEL GOMES, todos de Loriga.
Presidiu ao acto o P-e José Luis e foram testemunhas MANUEL DE ABREU e PEDRO ABRANTES. ( IANTT/SGU - Cx 452 - FOL 317- rolo 868.

O MANUEL DA CRUZ (segundo marido da minha avoenga MARGARIDA)era portanto irmão do seu CONSTANTINO DA CRUZ (filho) já que o pai de ambos foi o CONSTANTINO DA CRUZ (Pai).
Como a minha ascendente foi Margarida Pina, não procurei nada sobre a família de seu segundo marido já que a minha linha descende do primeiro casamento com o António Pedroso.
È tudo quanto posso dizer-lhe.
Cumprimentos do

A.P.Melo

Resposta

Link directo:

RE: Pinas-Loriga

#123575 | abivar | 25 jul 2006 10:56 | Em resposta a: #123538

Caro Confrade:

Não quereria antes referir-se a Isabel Aparício de Brito (e não "de Pina")? Com estes dados desperta-me ainda mais a curiosidade, pois trata-se concerteza de parentes próximos de antepassados meus; tenho uma Águeda Mendes Francisca baptizada em Loriga a 28/5/1739 que poderia bem ser a madrinha desse casamento, filha de Manuel Francisco Bordallo e Maria Mendes. Tenho portanto dois Manuéis Franciscos (pai e filho), meus antepassados diversas vezes e diversas Catarinas de Brito (três que se sucedem de mãe para filha) em épocas mais recuadas; muito me espantaria que não fossem (pelo menos algumas delas) antepassadas da sua Catarina de Brito, tal como talvez os meus "Franciscos" o sejam do seu Manuel Francisco "Chichão". Todas estas personagens estão aqui na BD do Genea; poderá satisfazer a minha curiosisdade quanto à ascendência dos pais da sua Isabel Aparício de Brito? em particular gostaria de perceber a ascendência "Aparício" pois também tenho Aparícios e de intervenções anteriores neste fórum parece deduzir-se que os primeiros Britos de Loriga documentados nos paroquiais também seriam Aparícios.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Pinas-Loriga

#123626 | tristaomel | 25 jul 2006 22:32 | Em resposta a: #123575

Caro António Bivar
Peço deculpa pelo meu erro ao trocar os nomes de BRITO por PINA.
Trata-se na verdade de ISABEL APARÍCIO DE BRITO e não de PINA.
Desta ISABEL APARÍCIO DE BRITO tenho os seguintes dados .
".... foi segunda mulher de MANOEL DE PINA,com quem casou em Loriga a 27/5/1758. Era filha de MANOEL FRANCISCO "CHICHÃO" e de CATARINA DE BRITO.
Foram seus padrinhos JOSÉ DOS SANTOS e ÀGUEDA MENDES sua mulher.
Foi celebranteb o Padre JOSÉ ROIZ RIBEIRO. Assinaram como testemunhas
DOMINGOS APARÍCIO e ....?...FERNANDES GOMES, ambos de Loriga.

Resposta

Link directo:

RE: Pinas-Loriga

#123627 | tristaomel | 25 jul 2006 22:57 | Em resposta a: #122658

Cara Alice Gomes

Gostaria de saber se a sua consulta à "Família Pina Melo Loriga Sandomil" lhe trouxe alguma novidade para a suas pesquisas.
Não me tenho preocupado senão em perseguir na pista dos meus ascendentes directos tendo desprezado muitos colaterais, alguns dos quais tenho em apontamentos "borrão".
Tudo quanto tenho em carteira está devidamente refenciado quanto às suas fontes
que tem sido de uma maneira geral provindas do Reg.Civil de Seia, Arq. Distrit. Guarda e Torre do Tombo.
Sou muito novo nestas andanças , mas quero pisar terreno firme dado que a genealogia tem de ser "coisa séria"ou então mais vale ficar quieto.
Vou passar a estar mais atento e a recolher coisas que agora reparo me passarm ao lado .
Queira aceitar os meus cumprimentos

A.P.Melo

Resposta

Link directo:

RE: Pinas-Loriga

#125414 | aliceg | 21 ago 2006 14:35 | Em resposta a: #123627

Caro A. P. Melo

Muito obrigada pela sua resposta. Antes de mais nada, desculpe pela demora em lhe responder, mas estive de férias e só hoje regressei.

Dos dados que consultei na "Família Pina Melo Loriga Sandomil", só retive mesmo o Manuel da Cruz. Nenhum dos outros (pelo menos com o conhecimento que possuo até agora), se cruza com os meus antepassados. Mas a informação que pôs sobre as fontes do Manuel, dá-me um bom ponto de partida para procurar o Constantino.

Também eu estou a começar esta lida da genealogia, continuando um trabalho iniciado pelo meu pai. E também só costumo dar atenção aos meus antepassados directos, a não ser que a informação 'salte' para os meus olhos. Já consegui uns bons avanços, usando informações que os confrades partilharam aqui no fórum. Pretendo visitar a TT, mas aí, pela pouca disponibilidade, a consulta é mais morosa. Estou ansiosamente à espera que os registos vão para a Internet, como alguém já adiantou.

Sempre ao dispor

Alice Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Pinas-Loriga

#125848 | tuga1 | 25 ago 2006 11:07 | Em resposta a: #85986

Cara Fernanda Fararjota,

Queria saber as origens do apelido Farrajota e indicaram-me que seria a pessoa indicada para perguntar. Tenho esse apelido pelo lado materno e gostava de saber um pouco sobre as suas origens.

Agradecido,
Daniel

Resposta

Link directo:

RE: Pinas-Loriga

#126623 | ffarrajota | 31 ago 2006 01:05 | Em resposta a: #125848

Caro Daniel,
Tem já a resposta no seu tópico.
Cumprimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Pinas-Loriga

#131227 | João Carreira | 15 out 2006 10:51 | Em resposta a: #122782

Olá a todos,

Comecei hoje por entrar aqui e gostaria de saber se alguêm sabe algo sobre alguma destas pessoas que viveram em Loriga, ou de algum meio de eu saber algo sobre estas pessoas:
- José de Luiz Duarte Pina;
- Maria Teresa Gomes Luiz;
- Maria Benedita Luiz de Moura;
- Francisco Augusto;
- José Gomes Luiz Lages;
- Ana Jorge.

Previamente grato por qualquer informação,

João Carreira

Resposta

Link directo:

RE: Pinas-Loriga

#257434 | HelHar56 | 28 jun 2010 18:29 | Em resposta a: #73971

Boa tarde ffarrajota,
Eu so nova no forum
Meus pais e avos eram de Loriga, meu nome ainda include Pina. Os meus trisavos se chamavam Antonio Gomes Torrozelo casado com Antonia de Jesus Moura, e Francisco Duarte Pinto casado com Thereza de Pina Pires da parte de meu pai. De minha mae so conhecia os avos Pina Calado. Pode a Sra ffarrajota me ajudar com minhas origens?
Muito Obrigada. Helena

Resposta

Link directo:

RE: Pinas-Loriga

#257517 | ffarrajota | 29 jun 2010 22:57 | Em resposta a: #257434

Olá, boa noite
É muito difícil ajudá-la porque não tenho todas as famílias Pina de Loriga, embora tenham todos a mesma origem na Margarida Pina que casa com António Pedroso, a 8 novembro 1699. Casa-se mais tarde com Manuel da Cruz a 27 de maio de 1713. Para se chegar a esta Margarida terá que ter mais elementos, com os que apresenta é difícil fazer ligação. Se conseguir mais elementos poderei eu ou outros descendentes ajudá-la mas o que tem é muito vago.
Boa sorte,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Pinas-Loriga

#257574 | HelHar56 | 30 jun 2010 17:59 | Em resposta a: #257517

Ola Fernanda,
Obrigada por a pronta resposta. Eu so comecei agora esta procura porque com duas filhas em dois paizes diferentes (eu mesmo em Irlanda) parece uma boa ideia tanto para mim como para elas de saber nossas raizes. bem que os avos e meus pais moravam em Loriga. sei que minha mae nasceu em Alvoco, e meu pai me disse que tinhamos familia em Vide, Casegas e Cebola.

Os avos do meu pai se chamavam Joaquim Gomes de Abreu cc Maria do Carmo da Costa filha de Joao Manuel Serralheiro e Francisca de Jesus da parte de sua mae e Jose Duarte Pinto cc Carolina Brito de Jesus ela filha de Antonio da Costa e Maria de Brito de Jesus.

Nao sei quais os familiares eram de Alvoco de Vide etc e como encontrar se eles mesmos tinham mais famillia.

Cumprimentos,
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Pinas-Loriga

#257593 | ffarrajota | 30 jun 2010 21:35 | Em resposta a: #257574

Olá, boa noite
Vá colocando aqui os seus dados, há muita gente que faz pesquisa dessa região.
Terá é que pôr as datas de nascimento ou casamento dos pais e avós para facilitar. Vá insistindo pode alguém ter dados e ajudar.
Cumprimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Pinas-Loriga

#257733 | HelHar56 | 02 jul 2010 18:09 | Em resposta a: #257593

Mais uma vez obrigada por sua resposta
Helena

Resposta

Link directo:

Pinas-Loriga

#406000 | joaocarreira | 01 ago 2018 10:32 | Em resposta a: #73971

Bom dia a todos,

Procuro dados sobre alguns ascendentes meus, que eventualmente possam ser comuns a outras pessoas deste Fórum ou Tópico, nomeadamente:

- António Pinto das Neves casado com Custódia Luís de Brito, que nasceram e viveram em Loriga nos finais do Século XVII e princípios do Século XIX, antepassados comuns aos meus avós maternos, Alice Gomes Luís Lages e António Fernandes Carreira;

- Josefa Gomes Aparício de "Almeidinha" Brito (? - 1869), antepassada paterna da minha avó Alice Lages;

- Manuel Francisco de "Pastor" Pina, irmão de um Antonio de Brito Pina (04.01.1771), o primeiro era tretavô paterno da minha avó Alice Lages;

- António Pedroso de Pina (1670 - 1707), pai da avó de Manuel Francisco de "Pastor"Pina que foi Isabel de Pina (Loriga, 01.03.1702 - 20.11.1760);

- João de Gouveia, casado com a referida Isabel de Pina e filho de Catarina Jorge "Vidonha" Gouveia (1655 - 03/1/1729) e João de "Vidonho" Gouveia (1655 - ?)

- Gostava igualmente de saber o nome da esposa de um antepassado de Isabel de Pina, já referida, um António de Aragão, filho de António de Aragão e Pina (1550 - ?) e de Isabel da Fonseca e Pina (1550 - ?) e quais os ascendentes familiares desta senhora;

- Pelo lado paterno da minha trisavó Ana Luís Mendes Jorge, avó paterna da minha avó materna Alice Lages procuro algumas pessoas, nomeadamente:
-- António "O Moço" Gomes (1585 - ?), sogro de Maria Jorge de Gouveia (1627 - 1670 );
--Joana Cardoso de Montalvo (1560 - ?) Natural de Seia, avó paterna Maria Jorge de Gouveia (1627 - 1670 );
-- Francisco de Montalvo e sua mulher Filipa Rodrigues Cardoso (1495 - ?), pai de Jerónimo de Montalvo e avós paternos de Joana Cardoso de Montalvo (1560 - ?)
--Senhorinha Cardoso Álvares Homem (1462 -?), suposta mãe de Filipa Rodrigues Cardoso (1495 - ?);
--Segundo apontamentos da minha avó Alice Lages, Francisco de Montalvo e sua mulher Filipa Rodrigues Cardoso, mas não tenho absolutamente nada sobre estas pessoas, pois não percebo nada de genealogia, mas como já anos antes por aqui deixei uma mensagem, continuo curioso sobre os estranhos apontamentos da minha avó sobre os seus antepassados.

Previamente grato por qualquer ajuda,

João (Teófilo Lages Moura de Pina) Carreira

Resposta

Link directo:

Pinas-Loriga

#406001 | joaocarreira | 01 ago 2018 10:39 | Em resposta a: #73971

Excelentíssimos membros de tópico,
Na continuação da mensagem anterior, procuro igualmente os antepassados de uma senhora, também minha ascendente de nome Catarina Mendes de Castelo Branco ( 1571 - 10/03/1675 ), mãe de Gaspar Fernandes «o Novo», esposa de Gaspar Fernandes «o Velho», avó de Maria Mendes ( - 05/01/1705) casada supostamente por duas vezes, sendo eu descendente de Manuel João (Mercador de Lã) b. a 18.05.1681, ( Cas. 6.8.1673).

Previamente grato por qualquer ajuda e com os melhores cumprimentos,

João Carreira

Resposta

Link directo:

Pinas-Loriga

#406018 | pinameo | 01 ago 2018 16:13 | Em resposta a: #406000

Senhor João Carreira

Certamente não teve conhecimento do livro "OS PINA DE LORIGA_ - 1610 - 1910" cuja edição o autor ofereceu á ASSOÇ dos BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS de Loriga no início do ano de 2017. O Livro tem associado um ficheiro electrónico (C D), contendo cerca de 1500 Pina nascidos em Loriga entre aquelas datas (1610-1910).Como para cada um se mencionam os pais, os avós e os padrinhos, são referidos cerca de 8000 pessoas.O ficheiro permite fazer vários tipos de pesquisa de forma fácil e rápida.
Pode adquirir um exemplar nos Bombeiros ou na Analor. Com certeza vai encontrar muita coisa que está procurando.

AHP Melo

Resposta

Link directo:

Pinas-Loriga

#406025 | joaocarreira | 01 ago 2018 19:53 | Em resposta a: #406018

Muito obrigado, Senhor Dr. António Herculano da Paixão Melo.

Conheço realmente o livro da autoria e do enorme trabalho do Senhor Dr. Paixão de Melo. Enquanto loriguense por adopção e opção, devo-lhe um insuficiente muito obrigado. Aliás, quem me mostrou o livro foi a minha prima Margarida Reis, também ela Pina. Procurarei ober um exemplar, logo que me seja possível, embora o período que analisou seja, salvo erro, apenas entre 1610-1910, ano em que nasceu a minha avó Alice Lages, no nº9 da Quelha Escura, casa do meu trisavô José L. Duarte Pina, conhecido por 'Zé Pequeno', pois media um metro e noventa e nove.

Tentarei procurar mais alguma ajuda por aqui ou noutro lugar, pois algumas das pessoas e datas que aqui coloquei são anteriores a 1610 e algumas pessoas dúvido que tenham algo a ver com os Pina de Loriga, por terem nascido bem longe.

Sempre o meu insuficiente obrigado pelo seu precioso contributo para o conhecimento das origens dos loriguenses e pelo seu enorme amor à família e a Loriga.

Com o agradecimento e os meus melhores cumprimentos,

João Carreira

Resposta

Link directo:

Pinas-Loriga

#408475 | joaocarreira | 10 out 2018 15:56 | Em resposta a: #73971

Boa tarde para todos,

Estando a procurar alguns ascendentes, verifiquei a diferença que existe no registo de Guiomar Correia de Pina, * c.1520, nomeadamente o facto de ter casado com Gabriel de Aragão, senhor de Arganil ( ), mas os seus ascendentes serem bem diferentes em dois locais, https://geneall.net/pt/nome/2463698/guiomar-correia-de-pina/ e http://pagfam.geneall.net/1392/pessoas.php?id=1020839

Gostaria de saber qual deles está correcto ou se existiram duas 'Guiomar Correia de Pina', que eventualmente estejam por algum facto ligadas.

com os melhores cumprimentos e previamente grato por qualquer tipo de ajuda,

João Carreira

Resposta

Link directo:

Pinas-Loriga

#410280 | pina_ | 06 dez 2018 17:37 | Em resposta a: #73971

Boa tarde,

Caro Fernanda Farrajota, sou um entusiasta amador que pesquiso também a minha ascedência.
Se tiver interessado poderemos trocar alguma informação. Neste momento estou parado em Moimenta da Serra com o apelido Pina.
Se tiver interessado agradeço.

Obrigado desde já,
Tiago Pina

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 01:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen