Ferrão Castelo-Branco/Abreu Mesquita

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Ferrão Castelo-Branco/Abreu Mesquita

#74053 | Pedro França | 27 set 2004 10:07

Caro Zé Caldeira:

Desculpe-me a ousadia: tem alguma coisa sobre Ferrões Castelos Brancos e Abreus Mesquitas, de Avô? Para trás do séc. XVIII?
Agradeço o seu contributo. Se precisar de alguma coisa do AUC, disponha.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ferrão Castelo-Branco/Abreu Mesquita

#74180 | JCALD | 29 set 2004 02:42 | Em resposta a: #74053

Caro Pedro França:

Acha que é ousadia fazer-me uma simples pergunta, a mim, que o tenho maçado tantas vezes?
Teria até o maior prazer em lhe responder, mas sei pouco dessas famílias.
Quando lançou o primeiro tópico sobre o assunto, estive tentado a intervir, apenas para lhe dizer que também gostava de saber mais sobre elas.
Recentemente, um confrade da APG da família Abreu Mesquita de Vila Pouca pediu-me ajuda sobre a sua ascendência. Ele sabe que era parente dos Costas Mesquitas, de Avô, mas não sabe como, embora as últimas descendentes desta última família, que faleceram na segunda metade do século passado, lhe tenham afirmado que eram parentes também pelos Mesquitas.
Como os Costas Mesquitas de Avô foram tratados por genealogistas modernos, como o Doutor António de Vasconcelos no «BGM» e o Nuno Canas Mendes nos «Freires de São Gião», tentei fazer comparações com o pouco que sabia dos Abreus Mesquitas, mas não cheguei a nenhuma conclusão.
Entretanto, socorri-me de informações que me foram amavelmente facultadas pelo Eduardo Osório, que, como certamente sabe, anda atarefadíssimo, ultimando as suas pesquisas para o seu esperado livro, que irá ser fundamental para a genealogia desta região da Beira-Serra.
O Dr. António de Vasconcelos no seu «BGM», a pgs. (165), refere um casal Filipe Madeira e Eufémia Pais de Mesquita e seus 6 filhos, e segue com a descendência da mais nova, que vai precisamente desembocar nos Costas Mesquitas, de Avô.
Ora, segundo as investigações de Eduardo Osório, a quem peço desculpa pela inconfidência, o mais velho daqueles 6 filhos, António Madeira de Mesquita, casou em Oliveirinha com Maria Peres, vindo a ser pai de António Ferrão Castelo-Branco, que casou também em Oliveirinha com Maria Nunes de Abreu, dos quais procedem os Abreus Mesquitas, de Vila Pouca.
Suponho que, com estas informações, talvez lhe seja possível prosseguir a sua investigação.

Disponha sempre do
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Ferrão Castelo-Branco/Abreu Mesquita

#74183 | mcc | 29 set 2004 11:18 | Em resposta a: #74053

Caro Pedro França

Como tenho por hábito varrer todos os tópicos de intervenções, este seu chamou-me a atenção, pelos nomes em si. Não são nomes que tenha investigado e que me interessem, particularmente, mas já me passaram sob os olhos alguns Abreu Mesquita, que encontrei em registos da Covilhã. Se for o caso destas famílias cruzarem com as suas, diga, pois terei o maior prazer em registar, de futuro, o que for aparecendo. Repito, Abreu Mesquita que aparecem mencionados em algumas freguesias da Covilhã: S.Pedro e Stª Maria, as que mais pesquiso. Se estes nomes aqui mencionados podem ter interesse, só tem que me dizer. Sempre que encontar alguma coisa dar-lhe-ei conta.

Com os melhores cumprimentos

mcc

Resposta

Link directo:

RE: Ferrão Castelo-Branco/Abreu Mesquita

#74298 | Pedro França | 30 set 2004 22:58 | Em resposta a: #74183

Caro mcc:

Agradeço o seu contributo mas, no imediato, os Mesquitas que procuro sediaram-se na zona de Avô/Olivª do Hospital.
Obrigado.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ferrão Castelo-Branco/Abreu Mesquita

#74301 | Pedro França | 30 set 2004 23:31 | Em resposta a: #74180

Caríssimo Zé Caldeira:

Pude localizar a linha dos Madeiras, de Filipe Madeira, nas notas genealógicas do BGM do Dr. Antº de Vasc:los. Por outro lado, detectei a linha Mesquita, de Eufémia Pais de Mesquita no trabalho de Manuel Abranches de Soveral, "Ascendências Visienses", em tít. de Figueiredo/Castelo Branco, vol. I, p. 223, nº 19.3, embora aí venha como Eufémia Pais de Cº Br:co.
Por outro lado, nos paroquiais de Oliveirinha, encontro um António Ferrão que casou a 19.08.1619 com uma Maria Peres, sendo ele fº de Filipe Madeira e de Eufémia Pais de Mesquita, de Avô. Em Avô, localizei o baptº deste António, a 01.12.1598, o que coincide com o Antº Madeira de Mesquita que vai nas notas do BGM, a p. (165), filho dos ditos.
Creio que agora as coisas fazem mais sentido, embora na obra de Abranches Soveral, naquele título, sejam mais correnmtes os Ferrões Castelos Brancos, sendo dado que, um Licº Matias Ferrão Cº Br:co foi padrinho de baptº daquele António Ferrão, e este Matias vem na dita obra de M.A. Soveral, a p. 223 com o nº 19.4.12. Há aqui um desnível cronológico que convinha apurar, já que Eufémia Pais deveria estar ao nível do tal Matias Ferrão.
Obrigado.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ferrão Castelo-Branco/Abreu Mesquita

#74381 | JCALD | 02 out 2004 02:04 | Em resposta a: #74301

Caro Pedro França:

Também eu já tinha visto essa Eufémia Pais nas «Ascendências Viseenses».
No entanto, a investigação de Eduardo Osório dá a Eufémia Pais de Mesquita como irmã do Cónego Cristóvão e do Ldº. Matias, duas gerações abaixo, o que melhorava a cronologia.
Pode até ser que tenha havido 2 Eufémias, sendo uma tia-avó da outra, e que a mais nova é que tenha casado em Avô.
É, aliás, Eufémia que introduz o apelido Mesquita em Avô, e isso só faz sentido se ela fosse filha do António Ferrão de Castelo-Branco e de Catarina de Mesquita.
Assim, o padrinho de António, filho de Eufémia Pais de Mesquita, seria o irmão desta, o Lic.º Matias Ferrão, tio do baptizado.
Ainda segundo a investigação daquele nosso Confrade, o filho de Eufémia terá usado 2 versões de nome: António Madeira de Mesquita e António Ferrão Castelo-Branco.
Um abraço,
Zé Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Ferrão Castelo-Branco/Abreu Mesquita

#74388 | Pedro França | 02 out 2004 12:28 | Em resposta a: #74381

Caro Zé Caldeira:

Agradeço muito o seu contributo. De facto, o Licº Matias Ferrão foi padrinho de baptº do António, que eu estimo ser mais António Ferrão (que é como me aparece no seu casamento e no baptº dos filhos) do que como Antº Madeira de Mesquita. Quanto à filiação de Eufémia Pais, ela parece, até pela cronologia, ser filha da Catarina de Mesquita, porquanto, como está na obra das Famílias Visienses, a ascendência qiue lhe é prestada não comporta ninguém de apelido Mesquita, à vista, proximamente.
Um abraço e disponha.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ferrão Castelo-Branco/Abreu Mesquita

#334224 | chardon | 22 ago 2013 17:51 | Em resposta a: #74180

Estimado confrade José Caldeira,

Gostava de saber se tem mais informações sobre esta Ana Nunes de Abreu, casada com António Ferrão Castelo Branco. Esta linha Nunes de Abreu desperta-me alguma curiosidade. Infelizmente não possuo a obra do saudoso Arq. Eduardo Osório, "raízes da beira", e também por isso não sei se lá vem informação ou não.

Muito Obrigado,

Atenciosamente,

Ricardo Leitão.

Resposta

Link directo:

RE: Ferrão Castelo-Branco/Abreu Mesquita

#334502 | JCALD | 28 ago 2013 19:27 | Em resposta a: #334224

Caro Ricardo Leitão:

Desculpe-me a demora, mas sóagora consegui acabar de procurar a Ana Nunes de Abreu nas 800 e tal páginas das «Raízes da Beira».
Encontrei uma freira no mosteiro de Lorvão,, nascida em Vila Pouca, Oliveira do Hospital, em 1664;
e outra, n. em Oliveirinha1670 e casada em Avô em 1688 com António Henriques Coelho, de Montemor-o-Velho, com descendência em Avô.
Nenhuma delas, portanto, foi casada com um António Ferrão Castelo.Branco.

Com os melhores cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Ferrão Castelo-Branco/Abreu Mesquita

#334538 | chardon | 29 ago 2013 14:58 | Em resposta a: #334502

Caríssimo José Caldeira,

Tem toda a razão. A minha Ana Nunes de Abreu é casada com António Henriques Coelho. Aqui no forúm, li que seria filha (e não mulher) de António Ferrão Castelo Branco e de uma Maria Nunes de Abreu. A minha curiosidade prende-se com este ramo Nunes de Abreu, e também com os Ferrão Castelo-Branco. Já tentei de várias formas obter o "Raizes da Beira", mas as minhas tentaivas revelaram-se infrutíferas. Se puder adiantar-me alguma coisa mais sobre estas gentes, ficar-lhe-ei muito grato.

Atenciosamente,

Ricardo Leitão.

Resposta

Link directo:

RE: Ferrão Castelo-Branco/Abreu Mesquita

#334566 | JCALD | 30 ago 2013 01:22 | Em resposta a: #334538

Caro Ricardo Leitão:

Assim, já Ana Nunes da Cunha vem referida em «Raízes da Beira», no título de «Abreus, de Lourosa», que começa em Roque Fernandes de Abreu o Pequeno, que viveu nessa vila no séc. XVI, e do qual Ana Nunes de Abreu era 5.ª neta.
É bem certo que a obra do saudoso Eduardo Osório está esgotadíssima. Pode, no entanto, ser consultada facilmente nalguns arquivos e bibliotecas, como, por exemplo, na Torre do Tmbo e no Arquivo da Universidade de Coimbra.
Acho que terá todo o interesse em consultar directamente o livro, mas, se quiser, posso fornecer-lhe a digitalização da página onde se encontra Ana Nunes de Abreu (meu endereço jcald arroba vizzavi ponto pt).

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Ferrão Castelo-Branco/Abreu Mesquita

#334580 | chardon | 30 ago 2013 11:51 | Em resposta a: #334566

Caríssimo José Caldeira,

Muito obrigado pela ajuda. Se puder mandar-me uma digitalização seria perfeito! Vou enviar-lhe um mail para ficar com o meu endereço.

Atenciosamente,

Ricardo.

Resposta

Link directo:

Ferrão Castelo-Branco/Abreu Mesquita

#371928 | Hcastelo | 13 jul 2016 18:23 | Em resposta a: #334538

Prezado Ricardo,

António Cardoso Ferrão de Abreu Castello-Branco é meu bisavô e tenho informações sobre esse ramo da família. Caso interesse, estou ao seu dispor!

Abraços
Henrique Castelo Branco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 12:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen