Conde de Lumiares- Cunha e Menezes

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Pessoas

Conde de Lumiares- Cunha e Menezes

#74074 | fg | 27 set 2004 13:18

Gostaria de saber quem é o actual representante deste tão antigo e prestigioso título. Por outro lado, será que alguém me pode confirmar se o conde de Lumiares (família Cunha e Menezes) representa os seguintes títulos: conde de Ericeira, Marquês de Louriçal e conde da Ilha do Príncipe? Parece que esta familia (da alta-nobreza e em tempos poderosa) se extinguiu em Portugal, existindo, no entanto, alguns membros no Brazil descendentes de D. José Manuel da Cunha e Menezes (Lumiares) e de sua primeira mulher, uma senhora Avillez, filha dos viscondes de Reguengo. Quem era muito conhecedor desta família era o D. Nuno de Castello Branco (Pombeiro), neto materno de D. Carlota da Cunha e Menezes, mas há tempos que não sei nada dele. Outra pessoa que muito sabia sobre a família Cunha e Menezes era a senhora D. Filomena de Andrade e Sousa (neta duma Lumiares); com esta senhora, amabilíssima, também já há muito tempo que perdi o contacto.
Muito obrigado
FG

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Lumiares- Cunha e Menezes

#75308 | berna | 19 out 2004 10:54 | Em resposta a: #74074

A pedido do meu primo Tiago Andrade e Sousa e tendo em vista obter o contacto da sua Tia Sra D. Filomena Andrade e Sousa, junto envio-lhe o seu telf 919 597 271.
Com os melhores cumprimentos.
B.Alegria

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Lumiares- Cunha e Menezes

#75317 | LCM | 19 out 2004 11:54 | Em resposta a: #74074

Caro Francisco Guimarães,

O representante da família Lumiares chama-se, salvo o erro, José Manuel da Cunha e Meneses, e foi "segurança" das caravanas do CDS no tempo de Freitas do Amaral. Se falar com alguém do partido nessa época lembrar-se-á com certeza.
Antes da linha brasileira existem outras, como se pode ver em "A Descendência Portuguesa d'El-Rei D. João II" e no "Anuário da Nobreza de Portugal" de 1950.

A senhora D. Filomena Andrade e Sousa escreveu um pequeno trabalho, só para a família e amigos, intitulado (se a memória não me falha...) "A decadência da Casa Lumiares". Este texto também me interessa, pois os últimos Condes de Lumiares são descendentes dos 4.ºs Viscondes de Balsemão, ela Perestrelo do Hespanhol e irmã do meu 4.º avô José Francisco Perestrelo.

Cumprimentos,
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Lumiares- Cunha e Menezes

#75406 | fg | 20 out 2004 10:20 | Em resposta a: #75308

Olá Bernardo

Muito obrigado pela informação que me manda; mo entanto, não deixo de ter um certo pudor em telefonar à senhora D. Filomena, dado que a última vez que com ela falei, pareceu-me que estava um pouco doente. No entanto, lembro-me de que me passou dados interessantes e que tinha uma excelente memória tendo, através dela, entrado em contacto com alguns membros da família como Sepúlvedas, Gamas ( netos de D. Luisa da Cunha e Menezes) e Piçarras/ Vieira Vaz Guedes (netos de D. José Manuel da Cunha e Menezes).

Por outro lado, e também relacionado com o meu intertesse pelos Lumiares e Ericeira / Louriçal, contactei com o senhor D. Nuno da Câmara de Saldanha que me deu o contacto de outros netos de D. Carlota e de D. Mariana da Cunha e Menezes.

Com os melhores cumprimentos

F. Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Lumiares- Cunha e Menezes

#75407 | fg | 20 out 2004 10:23 | Em resposta a: #75406

Retifico

Contactei com D. Segismundo da Câmara de Saldanha (falecido há anos) e não D. Nuno. Há outro Nuno ( primo-direito ) da Câmara de Castello Branco".

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Lumiares- Cunha e Menezes

#75408 | fg | 20 out 2004 10:38 | Em resposta a: #75317

Caro Lourenço

De facto já tinha ouvido vagamente falar sobre este conde de Lumiares (parece que não se encartou no título, certo?), mas actualmente não se sabe nada dele.

No que diz respeito às outras linhas para além do ramo do Brazil, parece que se foram extinguindo. A única que se mantém é a do conde de Lumiares, dado que os descendência de D. Carlos e de D. Luis da Cunha e Menezes (para além do ramo do Brazil) ser essencialmente feminina. Certo?

Quanto ao trabalho de D. Filomena de Andrade e Sousa, lembro-me de em tempos ter falado com ela sobre o assunto; infelizmente parece que anda um pouco doente e muito cansada, custando-me pessoalmente incomodá-la hoje em dia com este tema. Pessoalmente gostaria de consultar esse trabalho " A decadência da Casa Lumiares".

A título de curiosidade, o D. Nuno de Castelo Branco está a reunir um trabalho muito interessante, um verdadeiro tratado da memória: trata-se de albuns fotográficos das famílias Castelo Branco (Pombeiro); Ferreira Pinto Basto; Câmara (Ribeira Grande) e Cunha e Menezes (Lumiares).

Cumprimentos

Francisco Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Lumiares- Cunha e Menezes

#75409 | berna | 20 out 2004 10:58 | Em resposta a: #75408

Caros Francisco e Lourenço

O telefone que mencionei é de um sobrinho da Sra D. Filomena Andrade e Sousa
que terá muito gosto em pedir á sua Tia qualquer informação pretendida.
Um abraço.

B.Alegria

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Lumiares- Cunha e Menezes

#75410 | fg | 20 out 2004 11:09 | Em resposta a: #75409

Caro Bernardo

Muito obrigado. Entrarei em contacto com o seu primo Tiago assim que me surgir alguma dúvida pontual. Pergunte ao Tiago, no entanto e se tiver ocasião, se mantém algum contacto com os descendentes de D. Maria de Lurdes Barros Lima da Cunha e Menezes (filha de D. José Manuel da Cunha e Menezes).

Um abraço

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Lumiares- Cunha e Menezes

#123273 | JVGuedes | 21 jul 2006 15:50 | Em resposta a: #74074

o titulo existe emportugal. os meus parentes do brasil sao filhos e netos de filhos segundos

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Lumiares- Cunha e Menezes

#123275 | JVGuedes | 21 jul 2006 15:53 | Em resposta a: #75410

eu descendo. sou bisneto.

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Lumiares- Cunha e Menezes

#205942 | gersoncm | 21 ago 2008 15:28 | Em resposta a: #123273

Meu nome é Gerson da Cunha Menezes, filho de Eder da Cunha Menezes, neto de João da Cunha Menezes e Bisneto de José da Cunha Menezes, todos de origem do Vale do Rio Doce-Minas Gerais. Voces poderiam me dizer se existe algum parentesco entre estas familias? Se, não, conhecem este ramo? Podem dar alguma dica? Abraço e obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Lumiares- Cunha e Menezes

#247876 | mafs | 16 jan 2010 22:10 | Em resposta a: #205942

q

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 mai 2024, 06:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen