Templários vs Toponimia

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Cargos | Regiões

Templários vs Toponimia

#74132 | matsantiago | 28 set 2004 10:37

Carissímos

Gostaria de saber se me podem ajudar nas seguintes dúvidas:

- Existe relação entre Freguesias com o nome São Tiago/S.Tiago/Santiago com a passagem/presença dos Templários nessa zona?

- Que Freguesias com esse nome, deixaram de existir ou mudaram de nome(as outras já obtive pelo site da ANAFRE)?

- No caso do meu apelido, Santiago, que nos meus ascendentes era "de S.Tiago", poderei eu dizer que vieram de uma Freguesia com esse nome, por causa do "de" antes do nome?

Desde já grato pela atenção

Marco Santiago

Resposta

Link directo:

RE: Templários vs Toponimia

#74136 | manuelr | 28 set 2004 11:20 | Em resposta a: #74132

Caro Marco

O mais natural é ter nascido um dos seus avós, a partir de António Fernandes Amado (ou Amador) no dia de São Tiago, ou ter nascido numa Freguesia cujo Orago é (ou era) São Tiago. No Louriçal do Campo há muitos Bento, preceisamente por disso. O "de" Santiago devia ter sido usado como o era "da" Cruz, "dos" Santos, Maria "de" São Brás, "de" São Bento", etc. Podia tb ser o Santo de devoção da Família.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Templários vs Toponimia

#74142 | matsantiago | 28 set 2004 12:54 | Em resposta a: #74136

Caro Manuel Rolão

É sempre bom quando recebo mensagens suas. Há sempre um acrescento importante no entendimento do passado da minha familia paterna.

Confesso-lhe ser bastante estranho saber que nem sempre houve "Santiagos" na familia, apesar de ser algo perfeitamente natural.

Pelo que me veio "dizendo" apercebo-me que é bastante conhecer da zona da minha familia paterna, gostaria então de lhe fazer uma pergunta: A minha Tia disse-me que existe um tumulo único(foi o que percebi pelo menos) para os "Santiagos" no Louriçal do Campo, por acaso já o viu?Se viu, existe algo de interessante a retirar dele?

Um abraço

Marco Santiago

Resposta

Link directo:

RE: Templários vs Toponimia

#74161 | manuelr | 28 set 2004 19:56 | Em resposta a: #74142

Caro Marco Santiago

Quanto a isso, não posso adiantar nada. Não conheço o cemitério do Louriçal, nem o de Castelo Novo nem o de São Vicente da Beira, embora tenha certa urgência em ver as pedras tumulares que neles se encontram, embora só as tenha referenciadas em Castelo Novo e S. Vicente. No da Soalheira sei que não existe nada, pois as duas pedras tumulares brasonadas (?) que havia, foram destruidas quando a estrada nova passou por cima do cemitério velho! Jazigos de família é possível que existam, mas não sei.
Se houvesse alguém no Fórum que vivesse no Louriçal, poderia dar uma ajuda. Se não, talvez em Novembro lá dê uma vista de olhos.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Templários vs Toponimia

#74169 | matsantiago | 28 set 2004 21:51 | Em resposta a: #74161

Caro Manuel da Silva Rolão

Eu estou a pensar lá ir muito brevemente. Despertou-me a atenção esse aparte da minha Tia. Inclusive disse-me que à pouco tempo foi vandalizado?!!Penso que seja um jazigo familiar.Eu não cheguei nunca a entrar no cemitério, por isso desconheço.Pensei que talvez conhecesse e pudesse ajudar-me.Dar-lhe-ei notícias sobre este assunto mais tarde.

Um assunto que gostaria de voltar a abordar é se me pode dizer algo mais sobre o Padre António Fernandes Santiago, irmão de João Duarte Santiago, que esteve em Roma. Penso que é da minmha familia. Encontrei o baptismo em 1837 de um António Fernandes Santiago, filho de José Fernandes de S.Tiago e Isabel Duarte Gil. Neto materno de Francisco Duarte e de Catarina Gonçalves Gil e paterno de Manuel Fernandes de S.Tiago e de XXXX(não percebo o nome, se souber...)

Outro assunto que estou a procurar dados é sobre a ida do meu avó, João Fernandes Santiago(sei que foi antes de casar) para o Brasil e a sua estadia num Mosteiro/convento(?) onde estava alguém da familia...é outra história que tenho de aprofundar,. acho que existem umas fotografias...

Outra coisa, como é que eu pesquiso sobre religiosos anteriores ao séc XX. Eu os do séc XX encontrei através dos anuários de religiosos, existentes na Universidade Católica, mas na altura, não encontrei antes disso.Se souber como pesquisar...

Um abraço

Marco Santiago

Resposta

Link directo:

RE: Templários vs Toponimia

#74182 | JCC | 29 set 2004 10:36 | Em resposta a: #74132

Caro Marco Santiago

Se estou recordado a Ordem dos Templários deu origem em Portugal, após a sua extinção, à Ordem de Cristo.

A Ordem de Santiago já existia e continuou a existir. Logo, NMHO, não me parece que tenha de haver qualquer correlação entre aquela toponímia e os Templários.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Templários vs Toponimia

#74184 | matsantiago | 29 set 2004 11:32 | Em resposta a: #74182

Caro João Cordovil Cardoso

Não sou nenhum de maneira perito na matéria,em todo o caso deixo-lhe uns pontos de reflexão:

Igreja de Santiago (em Tavira)
-"...Diz-se que foi edificada sobre o local da mesquita menor da cidade do séc XVII. De arquitectura simples, possui na fachada uma figura que evoca este Cavaleiro da Ordem de Santiago, personagem com papel preponderante na reconquista de Tavira..."
- Igreja de Sant`Iago(Camarate)
"...à bela Igreja dedicada ao apóstolo Sant`Iago Maior, primeiro evangelizador da Peninsula Ibérica de que se TORNARIA PADROEIRO PELA RECONQUISTA CRISTÃ..."
- Igreja do Convento de Sant`Iago(Palmela)
"...Entretanto os Espatários portugueses- assim eram chamados- elegiam seus mestres e possuiam sede própria que foi transitando de lugar conforme as conveniências estratégicas: Santos-o-Velho, Alcácer do Sal, Mértola, por fim Palmela, feita definitiva cabeça da ordem quando era rei D. João I, e seu filho, o infante D. João, mestre de Sant`Iago..."

Cumprimentos

Marco Santiago

Resposta

Link directo:

RE: Templários vs Toponimia

#74195 | JCC | 29 set 2004 14:10 | Em resposta a: #74184

caro Marco Santiago

Sinceramente não percebo a sua mensagem.

A Ordem de Santiago (ou Santiago da Espada - daí o termo Espatário - ou ainda, salvo erro de Calatrava) era uma. A Ordem dos Templários era outra.

Ambas tiveram papeis importantes na Reconquista, aliás com outras e como os Cavaleiros envolvidos nas Cruzadas (basta pensar na conquista de Lisboa).

Do seu texto ressalta que a sede da ordem passou por um conjunto de localidades, terminando em Palmela. A sede dos Templário portugueses não sei onde foi mas a da Ordem de Cristo, que lhe sucedeu após a sua extinção pelo Papa, foi primeiro em Castro Marim, salvo erro, e finalmente em Tomar.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Templários vs Toponimia

#74223 | anna | 29 set 2004 19:20 | Em resposta a: #74195

Caros,
A primeira sede dos Templários em Portugal foi estabelecida em Tomar, pelo Mestre da Ordem - Gualdim Pais, no castelo de Tomar (que mandou construir).
É um motivo de orgulho para todos os tomarenses (e seus vizinhos...).
O estabelecimento da Ordem de Cristo em Castro Marim foi para, segundo rezam as crónicas, não "levantar suspeitas" .... como se não tivesse ligação alguma com a Ordem do Templo.
Decorrido o tempo suficiente para "o comum dos mortais" não estabelecer ligações, a sede da Ordem de Cristo foi instalada em Tomar.
Cumprimentos,
Anna

Resposta

Link directo:

Ordem de São Thiago vs Toponimia

#74227 | matsantiago | 29 set 2004 21:58 | Em resposta a: #74182

Caro João Cordovil Cardoso

Também me parece que não. Os meus conhecimentos de história já tiveram melhores dias.
Realmente à Ordem do Templo/Templários segue-se a Ordem de Cristo.
A ordem de São Thiago é algo à parte. Esta sim, quanto a mim,a razão para a existência de certas freguesias/Igrejas com esse nome.

Cumprimentos

Marco Santiago

Resposta

Link directo:

RE: Templários vs Toponimia

#74240 | manuelr | 30 set 2004 10:38 | Em resposta a: #74169

Caro Marco Santiago

Manuel Fernandes de Santiago casou no Louriçal em 10-10-1784 com Rosa de Jesus Leitão, filha de Francisco Fernandes Serra e de Maria Antunes Branco, neta paterna de João Fernandes Serra e de Isabel Leitão, materna de Manuel Antunes Branco e de Maria Antunes Silvestre.
Manuel Fernandes de Santiago e Rosa de Jesus Leitão eram pais de José Fernandes de Santiago casado com Isabel Duarte Gil e do Padre António Fernandes de Santiago ou António Fernandes Amador, padrinho este em 31-10-1837 de seu sobrinho o Padre António Fernandes de Santiago filho de José Fernandes de Santiago e irmão este último padre de João Duarte de Santiago.
Pode encontrar outros Padres nos documentos de Ordenações da Câmara Eclesiástica de Castelo Branco, mas são cerca de 3000 processos distribuidos por 145 maços, que nem sequer estão relacionados, pelo que tem que os ver um por um!
Mas relativamente ao Louriçal do Campo, em todos esses processos apenas encontrei o Pº do Padre António Fernandes de Santiago (Maço Nº 1940) e o do Padre João Rodrigues Lourenço.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Templários vs Toponimia

#74263 | matsantiago | 30 set 2004 15:56 | Em resposta a: #74240

Caro Manuel da Silva Rolão

Muito obrigado, estive precisamente na TT hoje e realmente ia ficar na mesma quanto à mulher de Manuel Fernandes de Santiago. Encontrei o registo, mas perceber o nome...
No entanto agora que "fala" no nome, na fotocópia tenho Rosa Leitoa de Jesus, a ordem esta ao contrário da que pôs?! A Leitoa, enfim..., é como Lourença...mas a ordem...
Também aproveitei e tirei os ascendentes de Francisco Duarte Neto.

Gostaria é de lhe fazer uma pergunta: Eu não consigo ver no registo de Casamento de Manuel Fernandes de Santiago com Rosa Leitoa de Jesus, a naturalidade dos pais dele, António Fernandes Amado(r?) e Maria Gonçalves XXX(também não percebo o último nome, se perceber...) e isto complica em muito a busca. Alguma sugestão?!

Um abraço

Marco Santiago


Outro aspecto curioso é que o Apelido é Santiago e não como vejo em anos posteriores São Tiago/S.Tiago!Alguma ideia para isto? supostamente a junção devia-se dar depois e não antes!!!?????

Resposta

Link directo:

RE: Templários vs Toponimia

#74319 | manuelr | 01 out 2004 12:37 | Em resposta a: #74263

Caro Marco Santiago

Manuel Fernandes de Santiago casou no Louriçal em 10-10-1784 com Rosa de Jesus Leitão (Rosa Leitão de Jesus, Rosa Leitão, Rosa de Jesus, dependia da ordem em que o padre punha os nomes, ou da ordem em que os punha quem dizia ao padre como se chamavam. Quanto ao Leitoa, eles punham normalmente o feminino dos apelidos, como Roloa, Aragoa, Boa (feminino de Boino), Pericoa (de Perico), etc. A grafia de Santiago assim como tantos outros tb ficava ao critério do padre.
António Fernandes Amado(r) -aparecem as duas grafias-casou com Maria Gonçalves Faustina ou Maria Gonçalves Castelhano (a) ou Maria Martins e era Faustina porque sua avó paterna era Maria FAUSTINA casada com Bento MARTINS e o avô materno era Manuel Gonçalves CASTELHANO casado com Catarina Luís. Como vê tem aqui um exemplo da razão dos apelidos por que era tratada (ou Martins, ou Castelhano ou Faustina).
A mãe de António Fernandes Amado(r) devia ser da Atalaia do Campo, de onde era seu pais Sebastião Domingues e Maria Mateus.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Templários vs Toponimia

#74324 | matsantiago | 01 out 2004 13:08 | Em resposta a: #74319

Caro Manuel da Silva Rolão

MUITO, MUITO OBRIGADO. Eu já nem sei o que é que lhe dizer.

Devido à sua última mensagem tinha ficado com a impressão que era "AMADOR" o apelido, alías eu prório olhando para o registo de casamento tb ficava inclinado para essa hipótese.Agora diz que pode não ser, se pudesse concretizar mais...

Outra coisa, quando "fala" que o nome do Padre António Fernades de Santiago/Amado(r) é este, quer dizer que não sabe com que apelido ele ficou?


Um Abraço

Marco Santiago

Resposta

Link directo:

RE: Templários vs Toponimia

#74327 | manuelr | 01 out 2004 14:01 | Em resposta a: #74324

Caro Marco Santiago

O nome tanto aparece Amado como Amador. É o tal critério do Padre, nuns registos aparece como Amado, noutras como Amador. Mesmo nas Inquirições, normalmente as testemunhas "dizem" o que o Padre diz e assinam no fim! Mas penso que o Padre (o tio) ficou Amador (que existe tb como nome próprio, embora não no Louriçal) e o sobrinho Santiago.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Templários vs Toponimia

#74329 | matsantiago | 01 out 2004 14:19 | Em resposta a: #74327

Caro Manuel da Silva Rolão

"Têm" que me ajudar a descobrir isso!!!!É que são familias completamente diferentes.Estive a ver no genea estás familias e estou extremamente entusiasmado com esta descoberta.
Para mim Amado(r) é como se fosse Santiago porque foi desse ramo que chegou algo até mim, da minha familia paterna. Para mim é extremamente importante desvendar algo mais sobre o apelido, concretamente: qual é?Ascendentes

Portanto sugere-me que comece pela Atalaia do Campo. Vou investigar.

Um grande Abraço

Marco Santiago

Resposta

Link directo:

RE: Templários vs Toponimia

#74330 | manuelr | 01 out 2004 14:43 | Em resposta a: #74329

Caro Marco Santiago

Atenção que tanto Amado como Amador são nomes próprios (ressalvando os casos provenietes de alcunha), pelo que devem existir vários que passaram a apelido, sem terem nada que ver uns com os outros. No entanto...
Como apelido, não conheço outros na região por essa altura, mas o que sei tb é muito pouco.

António Fernandes Amado (r)-enquanto não encontrar o 1º que usou este apelido- era filho de Manuel Fernandes casado em 18-08-1732 com Isabel Francisca e neto de António Fernandes casado com Teresa Domingues. Estes todos naturais ou moradores no Louriçal. Não sei por onde vem o Amado (r). Só correndo os registos todos e ver como aparecem quando são padrinhos ou testemunhas, principalmente quando assinam o registo. Muitas vezes o padre põe um nome e eles na assinatura põem o nome certo. Mas não desista. No que puder, eu ajudo.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Templários vs Toponimia

#74333 | matsantiago | 01 out 2004 14:59 | Em resposta a: #74330

Caro Manuel da Silva Rolão

Deve ser alcunha.Não existe o apelido Amado(r), nem 2 gerações antes de António Fernandes Amado(r), nem 2 gerações depois...
Vou continuar em todo o caso.

Um abraço
Marco Santiago

Resposta

Link directo:

Apelido Santiago vs Toponimia

#74397 | matsantiago | 02 out 2004 17:14 | Em resposta a: #74330

Caro Manuel da Silva Rolão

Penso que a chave de onde terão vindo os "de Santiago" estará precisamente para o que o apelido indica.
Estive a pesquisar na Associação dos Amigos da TT e encontrei o seguinte:
ARQUIVO DISTRITAL DE CASTELO BRANCO
- Concelho de Belmonte
*Freguesia: São Tiago
Orago:São Tiago
- Concelho da Covilhã
*Freguesia:São Tiago
Orago:São Tiago
- Oleiros
*Freguesia:Álvaro
Orago:São Tiago
- Penamacor
*Freguesia:São Tiago
Orago:São Tiago
- Proença-a-Nova
*Freguesia:Peral
Orago:São Tiago

Eu excluiria as freguesias de Peral e Ávaro, porque eu continuo achar que o apelido diz donde veêm os "de Santiago".
Até agora o ramo não saiu do Louriçal, quando sair(ascender) suspeito que seja
para uma destas. O que é que acha?

Um abraço
Marco Santiago

Resposta

Link directo:

RE: Templários vs Toponimia

#74615 | matsantiago | 07 out 2004 18:54 | Em resposta a: #74330

Caro Manuel da Silva Rolão

Estive hoje na TT e não encontrei o casmento de Manuel Fernandes e Isabel Francisca em 18/8/1732.
Estive a pesquisar os Microfilmes IAN7TT7SGU70125 e .../0126. Não está em microfilme?!

Encontrei no entanto algo interessante:
Já tinha a certidão de nascimento de MARIA DE SANTIAGO,

Resposta

Link directo:

RE: Templários vs Toponimia

#74616 | matsantiago | 07 out 2004 19:05 | Em resposta a: #74330

(continuação)

Já tinha a certidão de nascimento de MARIA DE SANTIAGO(13/9/1866) que diz:
Filha de:
-João Duarte S.thiago
-Francisca
Neta paterna:
-José S.Thiago
- Isabel Duarte Gil
Neta materna
-João da Fonte
-Maria Francisca

Eu procurava o registo de nascimento de Francisca e encontrei este:
Francisca, nasceu 6/4/1829
Filha de:
-João Antunes da Fonte
- Maria Paes(?) Serra
os dois do Louriçal
Neta paterna:
-Manuel Antunes da Fonte
-Francisca Antunes
Neta Materna
Pedro Fernandes Serra
Francisco Paes
Naturais de ?????

Foram Padrinhos António Theodoro e sua mulher Francisca Antunes Guterrez , aparecem também os nomes de Bento Guterrez e Manuel (?) Lourenço mas não percebi se são padrinhos.

Acha que "bate" certa uma certidão com a outra?A mim parece-me que sim...
E quanto aos Guterrez, são padrinhos?!

Um abraço
Marco Santiago

Resposta

Link directo:

RE: Templários vs Toponimia

#74686 | matsantiago | 09 out 2004 13:27 | Em resposta a: #74330

Caro Manuel da Silva Rolão

Peço desculpa por insisitir,mas é uma infromação importante para mim. O Casamento de Manuel Fernandes com Isabel Francisca em 18/8/1732 no Louriçal(?) viu na TT em microfilme ou não? Eu, em microfilme, não encontrei,mas posso ter visto mal...

Agradecia muito que me ajuda-se nesta questão

Um abraço
Marco Santiago

Resposta

Link directo:

RE: Templários vs Toponimia

#74689 | manuelr | 09 out 2004 15:00 | Em resposta a: #74132

Caro Marco Santiago

O apontamento que tenho foi retirado dos microfilmes, que foi o que consultei. Para a semana vou à TT e já esclareço isto, pois não encontro a folha onde apontei os registos.

Quanto à pergunta da msg anterior, tem que confirmar pelos outros irmãos o nome de pais e avós.

Já tinha respondido à sua pergunta, mas esqueci-me de fazer o login e não seguiu.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Templários vs Toponimia

#74691 | matsantiago | 09 out 2004 15:38 | Em resposta a: #74689

Caro Manuel da Silva Rolão

Mais uma vez, muito obrigado.Também irei à TT para a semana, mas vou então esperar pela sua ida...

Um abraço
Marco Santiago

Resposta

Link directo:

RE: Templários vs Toponimia

#74814 | Santiago | 11 out 2004 20:17 | Em resposta a: #74319

Caro Manuel da Silva Rolão

Estive hoje na TT.
Vi os rolos 125/126 do Louriçal
Rolo 152 do Sobral do Campo
Rolo 275/276 da Soalheira.

Não precisava de ter tirado o barbeiro...
Ao aceder ao Baptismo de Manoel Fernandes Santiago(1765, rolo126, pg96) diz que ele é filho de:
António Fernandes Amador e de Maria Martins
Neto materno:
Bento Martins
Isabel Gonçalves Castelhana
Não coincide com os dados que me dá?! Pode-me dizer algo a este respeito?

Depois se me puder ajudar a encontra alguma data sobre:
-Joaquim Marques Rafael casou com Francisca Leitão(filha de Bento Leitão Joana Paula)
-Antónia Lourença, filha de, Simão João e Rosa Lourenço

Se souber algo mais sobre sobre os avôs de:
Anónio Fernandes Amador(nasceu 1737 no Louriçal) neto paterno de:
António Fernandes Barbeiro
Teresa Domingues
Eu penso que não existe mais informação nos microfilmes para além disto neste ramo em todo o caso o senhor é mais experiente, poderá mais facilmente ajuizar.

Por fim, a questão que me fica é de onde vêm o "Santiago" penso que talvez tenha a ver com essa familia com o apelido "Castelhano(a)", puseram o Santo espanhol? O que acha?

Um abraço
Marco Santiago

Resposta

Link directo:

RE: Templários vs Toponimia

#74819 | manuelr | 11 out 2004 22:09 | Em resposta a: #74814

Caro Marco Santiago

Nem em todos os registos aparece barbeiro, pelo que não deve ser apelido mas sim profissão. Aliás outros nomes ficaram vindos de profissão (refiro-me a casos no Louriçal e Soalheira), como os de Carpinteiro, Caçador,Serralheiro, mas não o de barbeiro.
Os elementos que tenho dão Maria Martins filha de Bento Martins e de Isabel Gonçalves (Castelhana), neta paterna de Bento Martins e de Maria Faustina, materna de Manuel Gonçalves Castelhano e de Catarina Luís, pelo que me parece que coincidem.
Sobre António Fernandes e Teresa Domingues, não tenho mais nada, mas tb não procurei. É natural que no casamento apareçam com outros nomes, já que em muitos casos, no Louriçal, têm uns nomes quando casam e outros quando são pais.
Tem que se ver quando são padrinhos sendo solteiros, para se poder avançar mais uma geração, quando isso é possível.
Quanto à origem de Santiago, toda a hipótese é possível, pois não passa disso. O apelido Castelhano ficou de duas maneiras: ou eram naturais de Castela (poucos casos) ou eram mercadores em Castela, mas naturais da região, ou de outras mais distantes, como o caso dos XN ,que acabavam por casar um pouco por todo o País. Mas não tenho conhecimento do apelido Fernandes, apesar de patronímico, estar no Louriçal ligado a XN. O apelido Rodrigues ou Henriques é diferente!.
As datas referentes a Simão João (ou João Simão, como aparece na Soalheira) deve-as encontrar ainda no ADCB. A indicação que tenho é que João Simão ou Simão João é filho de Simão de Oliveira e de Maria Antónia e Rosa Lourença é filha de Manuel José e de Maria Lourença. Manuel SImão, filho de João Simão (ou Simão João) casou na Soalheira em 18-06-1862.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Templários vs Toponimia

#74825 | Santiago | 11 out 2004 23:08 | Em resposta a: #74819

Caro Manuel da Silva Rolão

Esqueceu-se do Joaquim Marques Rafael.Procurei sobre ele na soalheira e nada. Não tenho qq pista, se puder dar, agradecia.

Quanto aos XN no Louriçal e os Fernandes, veja o rolo 125 do Louriçal, Item6, ano 1716, pg10.Baptismo de António.
Está lá como Padrinho António Fernandes Barbeiro e como Testemunha Bento Martins.
Mas o mais interessante é o que diz o Padre...

Um abraço
Marco Santiago

Resposta

Link directo:

RE: Templários vs Toponimia

#74826 | manuelr | 11 out 2004 23:17 | Em resposta a: #74825

Caro Marco Santiago

Sobre Joaquim Marques Rafael não tenho nada. E vou ver o registo que menciona.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Templários vs Toponimia

#74977 | Santiago | 14 out 2004 11:06 | Em resposta a: #74826

Caro Manuel da Silva Rolão

Sempre conseguiu saber mais sobre Joaquim Marques Rafael, por exemplo a data do casamento com Francisca Leitão.

Continuo a não encontrar nada. Estas são as informações que tenho:
- Manuel Marques Rafael(nasceu a 28/2/1849 na Soalheira)
Filho de:
António Marques Rafael(nasceu em 1824)
Rosalina Rosa(nasceu em 1828)

Neto Paterno:
António Marques Rafael(Soalheira)
Maria Cameja(Soalheira)

Neto Materno
Manuel Gutierres(Soalheira)
Isabel Dias(Soalheira)
..............................................................
Manuel Marques Rafael casou com Marcia Dias no Louriçal do Campo
Filho Manuel Marques Rafael
Casou com Maria Camejo em 1824
..............................................................
Leonor (nasceu a 5/2/1832)
filha de :
Manoel Rafael(Louriçal)
Maria Camejo(Soalheira)

Neta paterna
Manoel Marques Rafael
Maria Dias
são do Louriçal

Neta Materna
Manoel Fernandes
Joana Camejo

As pistas que me puder dar serão bem vindas

Um abraço
Marco Santiago

Resposta

Link directo:

RE: Templários vs Toponimia

#75446 | jliberato | 20 out 2004 22:52 | Em resposta a: #74819

Caro Manuel da Silva Rolão,
A propósito de Castelhano, procuro há algum tempo, o baptismo do 5º avô da minha mulher Manuel Francisco Castelhano filho de Francisco Gaspar Castelhano e Francisca Nunes. Casou no Fundão aos 27-03-1779. Deveria ser do Fundão mas não o encontrei. As origens do ramo parecem ser a Enxabarda e Peroviseu.
Conhece estes nomes?
UM abraço amigo do
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Templários vs Toponimia

#75497 | Santiago | 21 out 2004 22:49 | Em resposta a: #75446

Eu não, poder-me-à dizer onde fica?

Cumprimentos

Marco Santiago

Resposta

Link directo:

RE: Templários vs Toponimia

#75531 | jliberato | 22 out 2004 14:25 | Em resposta a: #75497

Caro Marco Santiago,
Enxabarda fica, segundo creio, na freguesia do Castelejo, Fundão.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 23:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen