Familias do Alentejo/Alandroal

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familias do Alentejo/Alandroal

#74143 | anafeiticeiro | 28 set 2004 13:53

Boa tarde,

Procuro informações sobre as familias Feiticeiro, táta e Ramalho.

Resposta

Link directo:

RE: Familias do Alentejo/Alandroal

#74151 | JCC | 28 set 2004 15:22 | Em resposta a: #74143

Cara Ana Feiticeiro (presumo que seja o seu nome embora não tenha assinado)

Para facilitar quem a poder ajudar seria conveniente indicar algumas datas.

Está à procura de gente que viveu há 10 anos ou há cem anos? Talvez mais, quem sabe onde já chegou a sua investigação...

Se quiser, também no intuito de facilitar a vida aos que tiverem dados relacionados com estas familias poderá indicar o que já tem. Pode ser que alguém entronque nos seus dados

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Familias do Alentejo/Alandroal

#74189 | anafeiticeiro | 29 set 2004 13:18 | Em resposta a: #74151

Caro João,

Obrigado pela sugestão.
A verdade é que o que tenho é muito pouco e com menos datas ainda.

- Rufino Neves Feiticeiro (meu bisavô) casou com Mª da Ressurreição Rodrigues na Freguesia de Nossa Sra. Da Conceição, Alandroal.
- Desse casamento nasceu no Alandroal, em 1914, José Rodrigues Feiticeiro (dos mais novos de 9 irmãos)
- José Rodrigues Feiticeiro (meu avô materno) viveu maritalmente com Ermelinda da conceição Ramalho (minha avó materna) até à década de 60, altura em que se casaram na freguesia da Póvoa de Sta Iria. Desta relação neasceu a minha mãe,Maria Joana Feiticeiro.
- Ermelinda da conceição Ramalho era filha de Teófilo Cândido Ramalho (meu bisavô), nascido em 1889 na Aldeia do Reguengo, Serra de São Mamede, casado com Mª Jacinta do Carmo Ramalho, natural de Sobral da Adiça, freguesia de Arronches.

Sei que o meu bisavô, Teófilo Cândido Ramalho, foi adoptado por uma familia de Portalegre que possuía uma fábrica de sabão, da qual não sei o nome.

Na verdade, o que desejo saber é a origem do meu nome, Feiticeiro.


Ana Feiticeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familias do Alentejo/Alandroal

#74198 | jliberato | 29 set 2004 14:51 | Em resposta a: #74189

Cara Ana Feiticeiro
A meu ver deve procurar o assento de casamento de Rufino Neves Feiticeiro e Maria da Ressurreição Rodrigues em Nossa Senhora da Conceição, Alandroal, antes de 1914.
Quando o encontrar pô-lo aqui e passar ao baptismo dos noivos. E assim sucessivamente até descobrir o primeiro Feiticeiro.
Cumprimentos,
JLiberato
Bruxelas
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Familias do Alentejo/Alandroal

#74248 | JCC | 30 set 2004 12:03 | Em resposta a: #74189

Cara Ana Feiticeiro

Para além dos conselhos deixados pelo nosso confrade J Liberato sugiro-lhe que peça o registo de nascimento de seu bisavô que, por ele ter nascido em 1914, ainda estará na conservatória do registo civil que serve o Alandroal (Évora?, Elvas?, outra?).

Nesse registo irá encontrar imediatamente o nome dos pais dele e dos avós (os seus trisavós e 4ºs avós) bem como o seu local de nascimento. Creio ainda que, por vezes, vem a idade dos pais.

Como vê, por apenas 15 € (preço da certidão) terá muito mais informação.

O mesmo poderá tentar no que repseita o seu bisavô Teófilo, pois possui a data e local de nascimento. Só que desta vez terá que dirigir-se ao Arquivo Distrital pois o assento já tem mais de cem anos. A adopção deverá constar do assento, normalmente em nota à margem.

Cumprimentos e boa sorte

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Familias do Alentejo/Alandroal

#94387 | amrr | 26 jun 2005 02:18 | Em resposta a: #74248

Caro João Cordovil Cardoso

A conservatória do registo civil que serve o Alandroal é ... a Conservatória do Registo Civil do Alandroal.
O Alandroal é concelho e, por sinal, um dos maiores do Alentejo (em área).

O endereço é:

Rua Dr. Teófilo Braga
7250-140 Alandroal

Com os melhores cumprimentos,

Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Familias do Alentejo/Alandroal

#94444 | JCC | 27 jun 2005 01:02 | Em resposta a: #94387

Caro Arlindo Rodrigues

Muito obrigado pelo esclarecimento. Mas, como terá notado, o interessado nesta informação não era eu, já que apenas respondia a uma questão colocada por outro interveniente.

Esperemos que ele veja a sua resposta. Pode ser que decorridos todos estes meses ainda esteja à procura da Conservatória. :-)

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Familias do Alentejo/Alandroal

#207029 | afeiticeiro | 02 set 2008 15:22 | Em resposta a: #94444

Caro João,

Descobrir a Conservatória do Alandroal foi o mais fácil que fiz de todo o trabalho que desenvolvi até agora na procura da origem do meu nome :)

Passados mais de 3 anos cheguei finalmente a algum lado. E agradeço-lhe a si pelas indicações que me deu.

Fui para o Arquivo distrital de Évora e de lá enviaram-me para o Arquivo Hist. Municipal de Elvas onde cheguei até 1721. Até 1640 vai ser num instante.

Descobri que o nome Feiticeiro não chega a 200 anos. Anteriormente éramos Vaz Salgado entre outros. Penso que o Feiticeiro tenha surgido como alcunha. Talvez devido à profissão. Sabe-me dizer se existe algum suporte onde eu possa esclarecer esta situação?


Cumprimentos

Ana Feiticeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familias do Alentejo/Alandroal

#207181 | JCC | 03 set 2008 23:10 | Em resposta a: #207029

Cara Ana

Os meus parabéns pela persistência e pelos resultados. É desta fibra que se fazem os bons investigadores. Quatro anos depois os resultados estão encontrados.

Quanto à forma como os apelidos surgem e se propagam emPortugal costumo dizer que a única regra que conheço é a de que não há nenhuma regra...

Feiticeiro pode ter surgido como alcunha, como profissão não creio pois diz que data do sec XVIII e aí já não m,e parece que eles existissem :-)

Por vezes nos assentos parecem as alcunhas Fulano de tal, por alcunha o XXXX, ou conhecido por YYYY, ou a quem chamam ZZZZZ. Já encontrei estas versões.

Mas também podem ter ido buscar a gerações mais atrás, quem sabe.

Boa sorte e não desista.

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Familias do Alentejo/Alandroal

#207219 | afeiticeiro | 04 set 2008 13:52 | Em resposta a: #207181

Caro João,

Obrigado pela sua resposta.

Faltam-me ainda os assentos de óbito, talvez aí encontre alguma referência visto não constarem alcunhas nem no de baptismo ou no de casamento. A 1ª vez que surge o nome é no assento de baptismo do 1º filho.

Já pensei até se não terá sido uma alcunha que tenha ficado através de algum antepassado que tenha sido acusado de feitiçaria pelo tribunal do santo ofício.

Seja como for vou continuar à procura.

Muito obrigada pelos seus conselhos.

Ana Feiticeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familias do Alentejo/Alandroal

#207312 | amrr | 05 set 2008 00:26 | Em resposta a: #207219

Cara Ana Feiticeiro,

Tenho muitos antepassados na freguesia do Alandroal (N.ª Sr.ª da Conceição) mas ainda não me cruzei com nenhum feiticeiro.


Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Familias do Alentejo/Alandroal

#207337 | afeiticeiro | 05 set 2008 12:17 | Em resposta a: #207312

Caro Arlindo,

Mas garanto-lhe que ainda lá existem alguns :)

Não sei se viu as msgs anteriores mas descobri que o nome Feiticeiro apareceu pela 1ª vez associado ao meu trisavô e que foi a geração do meu avô a primeira a vir para Lisboa. Sei que nem todos vieram, ficando aínda alguns Feiticeiros pelas terras do Alandroal.

Acho curioso o seu sobrenome ser Rodrigues, pois o nome completo do meu avô é José Rodrigues Feiticeiro, da minha bisavó Mª da Ressurreição Rodrigues, do meu trisavô José Rodrigues e do meu tetravô José Rodrigues. Este último natural de Espanha. Nenhum destes nomes lhe é familiar? Quem sabe se ainda não somos parentes :)


Cumprimentos

Ana Feiticeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familias do Alentejo/Alandroal

#207427 | amrr | 05 set 2008 22:49 | Em resposta a: #207337

Cara Ana,

Da minha árvore de costados consta um 6º Avô de nome José Rodrigues, nascido em Casillas de Flores, Província de Salamanca, Espanha.

Isto diz-lhe alguma coisa.


Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Familias do Alentejo/Alandroal

#207586 | afeiticeiro | 07 set 2008 16:09 | Em resposta a: #207427

Caro Arlindo,

Este antepassado também me é comum. Pelos assentos que tirei no Arq. Hist. de Elvas tinha como pai de um dos avós (não lhe sei dizer qual, pois estou no Alandroal e não trouxe comigo os documentos) um José Rodrigues também natural de Casillas de Flores. Estou em crer que se tratará do mesmo. Tem mais informação acima deste avô?

Não veio festejar as festas em honra de Nª Srª da Conceição? :) Tem sido divertido.



Cumprimentos

Ana Feiticeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familias do Alentejo/Alandroal

#207589 | amrr | 07 set 2008 16:37 | Em resposta a: #207586

Que boa surpresa!

Com essa naturalidade quase de certeza que se trata da mesma pessoa. Na sua árvore de Costados em que geração aparece este José Rodrigues? E que filho(a) dele é seu antepassado? É minha 5ª Avó uma filha deste, de nome Dionísia Maria.

Os dados que possuo são os seguintes:

===========================

127- Dionísia Maria
n. a 29/08/1815 na freg. N.ª Sr.ª do Rosário, conc. Alandroal, e foi b. a 05/09/1815 na mesma freg.

===========================

254- José Rodrigues
n. freg. Casillas de Flores, Província de Salamanca, Comunidade Autónoma de Castilla y León, Espanha, e foi b. na mesma freg.
c. a 09/01/1814, na freg. N.ª Sr.ª da Conceição (Alandroal), com:
255- Maria Rosa
n. a 31/08/1793 na freg. N.ª Sr.ª da Conceição (Alandroal), e foi b. a 09/09/1793 na mesma freg.

===========================

508- Manuel Rodrigues
n. de Nave de Haver, conc. Almeida.

509- Maria Sobreira
n. em Casillas de Flores.

510- José Martins
n. a 27/02/1757 na freg. N.ª Sr.ª da Conceição (Alandroal), e foi b. a 06/03/1757 na mesma freg.
c. a 20/09/1789, na freg. N.ª Sr.ª da Conceição (Alandroal), com:
511- Joana Vicência
n. a 16/06/1764 na freg. N.ª Sr.ª da Conceição (Alandroal), e foi b. a 24/06/1764 na mesma freg.

===========================

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Familias do Alentejo/Alandroal

#207714 | afeiticeiro | 08 set 2008 16:03 | Em resposta a: #207589

Caro Arlindo,

Tem mais informação do que eu :)

- José Rodrigues natural e baptizado na freguesia de Casilla de Flores, Bispado de Rodrigo, Reino de Espanha,

casado com

- Maria Rosa natural e baptizada na freguesia de Nª Srª da conceição, Alandroal.

Pais de

- José Rodrigues natural e baptizado na freguesia de Nª Srª da conceição, Alandroal

casado com

- Francisca da Conceição natural e baptizada na freguesia de Nª Srª da conceição, Alandroal

Pais de

- Júlio Máximo Rodrigues natural e baptizado no Alandroal (meu trisavô)
n.a 30/08/1854

Casado com (em 22/11/1977)

- Margarida Ignácia Guitana natural e baptizada no Alandroal (minha trisavó)
n. a 14/10/1854

Pais de

- Mª da Ressurreição Rodrigues natural e baptizada no Alandroal (minha bisavó)
n.a 27/01/1880

Casada com

- Rufino da Conceição Feiticeiro (meu bisavô)
n. a 1/12/1875

O nome do meu avô era José Rodrigues Feiticeiro.

A minha mãe fala muito da parte da familia Rodrigues. De alcunhas, de vicíos e de locais no Alandroal aos quais estavam associados. Por certo, conhecerá alguns.

A expressão "chatelo" diz-lhe alguma coisa?



Cumprimentos

Ana Feiticeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familias do Alentejo/Alandroal

#207740 | amrr | 08 set 2008 21:04 | Em resposta a: #207714

Caro Ana,

Assim sendo, e se entendi bem, o referido José Rodrigues é seu 5º Avô e meu 6º Avô. Isto quer dizer, que mesmo remotamente, ainda somos parentes.
O seu filho, também José Rodrigues de nome, era irmão da minha 5ª Avó Dionísia Maria.

Infelizmente "chatelo" não me diz nada. Apesar de conhecer a vila do Alandroal, não tenho lá família, não conheço as pessoas/famílias da vila.
As minhas raízes estão na Freguesia de Santiago Maior, onde tenho muita família e de onde nasceram os meus pais, avós e muitos muitos outros antepassados.


Cumpromentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Familias do Alentejo/Alandroal

#210556 | jorgeporto | 14 out 2008 19:20 | Em resposta a: #207714

Olá Ana,

Que bela surpresa! Gostaria muito de falar contigo. Podemos trocar endereços?


Um beijo Grande




Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Familias do Alentejo/Alandroal

#217389 | amrr | 05 jan 2009 01:31 | Em resposta a: #207714

Cara prima Ana,

Permita-me que a trate assim, pois afinal temos antepassados comuns. O referido José Rodrigues é seu 5º Avô e meu 6º Avô.

Tem conseguido mais dados deste ramo da árvore de costados?

Eu tenho evoluído muito em Casillas de Flores, pois os registos paroquiais da Diocese de Ciudad Rodrig já estão disponíveis online.

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Familias do Alentejo/Alandroal

#217390 | amrr | 05 jan 2009 01:32 | Em resposta a: #207714

Cara prima Ana,

Permita-me que a trate assim, pois afinal temos antepassados comuns. O referido José Rodrigues é seu 5º Avô e meu 6º Avô.

Tem conseguido mais dados deste ramo da árvore de costados?

Eu tenho evoluído muito em Casillas de Flores, pois os registos paroquiais da Diocese de Ciudad Rodrig já estão disponíveis online.

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 jun 2024, 21:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen