Pinto de Mesquita Gouveia Durão

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Bibliografia | Património

Pinto de Mesquita Gouveia Durão

#74199 | magalp | 29 set 2004 14:51

Caro Lopo

Andava muito distraído! Afinal já constam com algum adianto, um erro e muitas omissões…
Não te zangues pois eu também “meto muita água” nestas cousas! Tanta asneirada que o Mestre Luís Amaral deve dizer raios e coriscos de mim quando lhe envio qualquer “Informação/Correcção”… já indiquei o baptizado de um 7ºavô em Abril de 0001!!!

Pois na tua informação ao Genea gostava de ver alguma informação biográfica e, sobretudo a indicação completa dos filhos de cada casal e respectivo estado.
Assim, aos filhos do teu bisavô Júlio, o melómeno Capitão Durão de quem guardo tantas recordações, nas suas apreciações de Mozart, Beethoven, Tschaikovsky e Wagner… a sua mestria diante dum tabuleiro de xadrez…), conviria acrescentar os teus tios Octávio e Maria Inês. No desenvolvimento dos casamentos dos respectivos filhos ficariam desde logo respondidas algumas questões que tenho lido aqui – Rebelos e Melo Pina de Arouca; Souto Moura, ditos de Braga mas que afinal têm as suas origens em Aveiro. A ligação da tua tia Joaninha com os Quintanilha e Mendonça, família notável com origens em Trás-os-Montes e na Beira. Sobre a família do teu pai, que tanto há para dizer e nada encontro por agora.

Estás certíssimo com a tua avó Ângela (que eu tenho como Seixas Pinheiro, em CB, Vol. IV, pg.53). Foi senhora da Casa de Vila Verde pelo seu casamento com o Cap. António Pinto de Mesquita. Estes Seixas, Pinheiro e Teixeira, do Marco de Canavezes e Amarante, foram cuidadosamente estudados pelo Dr. Maurício Antonino Fernandes, mas aqui no Fórum tens dois Sábios dessas terras que poderão acrescentar algo mais, os “co-listeiros” Conde, José António Reis e Vasco Jácome.

Em UGM (Lvº 1, pg. 348) entram pela descendência de Bernardo de Mesquita Pinto de Sousa Magalhães Coelho, *16.10.1742, Capitão de Auxiliares, sr. da Casa de Vila Verde, Caíde, Lousada e do Paço da Carvalhosa, Canavezes, c.c. D. Maria Máxima Joaquina de Carvalho Pinto de Magalhães, da Casa de Diagares (ou Diogares?), Baião.
Um destes Pinto pertence aos Serpa Pinto de Cinfães, não sei ao certo qual. Tenho também para mim, por ter lido não sei já onde que Ana Pinto Calado c.c. José Joaquim Gouvêa Durão (pg. 353), era natural do Algarve. Nesta família poderás ter ajuda do Engº Alexandre Callado, o “Mor” desta família algarvia.

Já em LON pouco ou nada encontrei que vos diga respeito, senão pelo casamento de Fernanda Elisa do Amaral Ozório (afilhada de D. Fernando II e da Condessa de Edla), c.c. Luís Augusto de Sales Pinto de Mesquita de Carvalho (insuficientemente identificado), notário em Vila do Conde, c.g.e.

Em NFP, PL e outros nobiliários de grande peso irei inquirir logo que resolva o problema de afinação da caixa automática do meu Chevy, algo semelhante ao Buick do teu avô Paulo!

Abro novo tópico, pois no anterior já estávamos “a mais” e até pode acontecer surjam contributos esclarecedores.

Abraço
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Pinto de Mesquita Gouveia Durão

#74202 | Correia74 | 29 set 2004 15:19 | Em resposta a: #74199

Caro Sr. M. M. Magalhães,

Não me querendo intrometer onde não devo, Luís Augusto de Sales Pinto de Mesquita de Carvalho está identificado no Genea em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=283099 .

Cumprimentos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Pinto de Mesquita Gouveia Durão

#74206 | vbriteiros | 29 set 2004 16:07 | Em resposta a: #74199

Emérito Obispo
Nos meus registos de 1965-A.H. 4º G , consta um nome João Manuel com esses apelidos. Seria Também Pinto de Mesquita ? A foto ainda anexa nada me diz.
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Pinto de Mesquita Gouveia Durão

#74212 | magalp | 29 set 2004 17:24 | Em resposta a: #74202

Cara Menina Cláudia

Não só gostei desta sua ajuda que agradeço, como também tenho gostado de ler outras intervenções suas que venho lendo. Normalmente também começo por ir à BD, mas desta feita não o fiz.
Pois em LON, para além de não dar a filiação deste Pinto de Mesquita não refere que foi Ministro da Justiça dum governo português...
Fico sem saber se pertence aos P.M. que aqui tratamos, pois ainda hoje (e muito naturalmente), há várias famílias com estes apelidos sem relação entre as mesmas.

Cumprimentos,
MM

Resposta

Link directo:

RE: Pinto de Mesquita Gouveia Durão

#74216 | magalp | 29 set 2004 17:40 | Em resposta a: #74206

Caríssimo Vasco

Mais uma amostra da tua memória!
Pois João Manuel Velasco de Gouveia Durão, que bem conheço desde o seu nascimento a 23.12.1950 é também destes Pinto de Mesquita.
Por certo que não te deu problemas, pois todos os G.D. eram bons alunos. A 1ª vez que vi um 20 escarrapachado numa pauta, foi para o Luís, meu velho querido amigo e companheiro, irmão deste João.
O teu antigo aluno frequentou 2 ou 3 cursos nas Fac. de Ciências e Farmácia, desistindo de todos, depois do SMO enveredou pelo Comércio, onde experimenta grande sucesso!
Outro abraço!
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Pinto de Mesquita Gouveia Durão

#74222 | dpa | 29 set 2004 19:02 | Em resposta a: #74212

Caro Manuel:

Sei que Luís Pinto Mesquita de Carvalho, pai do Ministro Luís Augusto, é irmão do meu tetravô Simião e que casou duas vezes: a primeira com Mafalda Júlia de Lemos Barbosa de Albuquerque - de quem teve Francisco de Sales e Luís Augusto de Sales Pinto da Mesquita Carvalho - e a segunda com Maria Cláudia Teixeira de Queirós de Almeida e Castro (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=181826).
De facto é muito possível que existam erros e omissões e é por essa razão que prefiro recolher toda a informação e fontes possíveis para continuar a construir a nossa árvore aqui na BD.
Quanto aos tios Octávio e Maria Inês, os quais indiquei também como filhos do meu bisavô devem estar aí a aparecer, assim como o meu tio bisavô Máximo. Não sabia era que se podia indicar os casamentos destes e a sua descendência. Mas de qualquer maneira tenho pouco contacto com esses primos, de maneira que tenho que me informar sobre os respectivos casamentos e filhos (dos quais conheço poucos).
Quanto aos gostos musicais do bisavô, a mãe possui como prova parte da sua grande e diversificada colecção de discos - ainda ocupam um grande prateleira na estante!

Abraços!

Lopo PA

Resposta

Link directo:

RE: Pinto de Mesquita Gouveia Durão

#74226 | vbriteiros | 29 set 2004 20:30 | Em resposta a: #74216

Meu Caro Manel.
Já lá vão uns anitos , mas é esse mesmo. O registo nada diz em desabono e folgo muito que tenha tido sucesso.
Quando fazemos outro digressão genealógica?
"Renovado abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Pinto de Mesquita Gouveia Durão

#74244 | Correia74 | 30 set 2004 11:40 | Em resposta a: #74212

Caro Sr. M. M. Magalhães,

Não tem nada que agradecer. Temos que ser uns para os outros, nada mais. Ainda bem que a informação lhe foi util.

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Pinto de Mesquita Gouveia Durão

#74512 | magalp | 05 out 2004 13:14 | Em resposta a: #74222

Caro Lopo

Pelo que vem em C.B. Vol. IV, pg. 57, o Dr. Luís Pinto de Mesquita Carvalho, n. 28.6.1830, General de Brigada, sr. (pelo seu 1º casamento) da casa de Trás-da-Sé, etc. é como bem dizes irmão do teu tetravô Simeão, o décimo da sequência. Do seu 1º casamento dizem ter tido geração, mas só apresentam os filhos do 2º casamento. Nestes entroncam um outro Durão (moçambicano), Piloto-Chefe nos TAP e que já se foi, vitimado por uma bomba que lhe puseram no automóvel. Igualmente um outro Cmdt dos TAP, Pedro Mascarenhas Gaivão, creio que hoje em A340.

Realmente, a música clássica e o xadrez, muito especialmente; a Filosofia, a Psicologia e Teologia, bem como a grande literatura universal (incluídos os então moderníssimos contistas soviéticos, de raro conhecimento), os vinhos e aguardentes de medalha de ouro, cronómetros de alta precisão e marca afamada e as infindáveis colecções de canetas “Parker”, eram “disciplinas” obrigatórias entre os G.D! Quem por estas matérias não se interessasse minimamente, não era gente com quem se pudesse conviver…
O teu tio Luís Manuel, discípulo querido e colaborador preferido do Prof. Edgar Cardoso (não podia deixar de ser…), resolveu tornar-se intérprete musical com cerca de 50 anos. Para tal instalou em sua casa um enorme órgão japonês e aquele se dedicou com muito afinco. O diabo é que um seu vizinho, muito conhecido Comandante da PSP, não era dado à música (sobretudo de madrugada…) e protestou veementemente!
O epílogo desta passagem (muito ao sabor de outras com o teu Tio Máximo), foi de chorar de riso!

Mas o que queria perguntar-te (ou por ti ao teu pai, que já sei ter sido quem compilou os dados para os CB), era se sabes alguma coisa da família da tua bisavó Corina. Creio que era cunhada do Maestro Afonso Valentim e de Hugo Rocha, que foi um conhecido jornalista e muito apreciado crítico cultural. Para os meus apontamentos de gentes do Porto que conheci, gostava de saber se estas duas interessantes e muito simpáticas figuras, deixaram descendência. Um trabalho que me anima e muita paródia me dá num desfiar de recordações, mas que muito provavelmente não sairá nunca desta maquineta…

O tal erro de datação que referi é na morte do teu bisavô Júlio, indicada em 31.1.1910, em vez de 2.6.1977. Não é grave, com meia dúzia de clic’s se corrige o erro.
A propósito, sabias que o teu trisavô José Joaquim não se levantou da cadeira para cumprimentar o filho, regressado dos campos de batalha na GG? Pretextou uma indisposição de ocasião, mas terá sido para manifestar o seu desagrado pela participação do filho num conflito a que se opusera fortemente. Uma forma de manifestar os seus sentimentos muito de acordo com o seu apelido!

Mais queria perguntar o que sabem vocês de uma herdade vinculada, creio que em meados do séc. XVIII, possivelmente em Serpa, ou Beja, por um Bispo, N. Gouveia Durão. Apontaria mais para Serpa, pois bem me lembro do teu Tio Octávio para ali ter partido com o seu enorme “Desotto” ajudar desfazer uma velha casa de família. Dali trouxe um enorme santo de madeira, policromado, muito velho e bichado, bem como um belo relógio de parede, inglês, com mecanismo quadrienal!
Não tenho já presente a configuração das vossas armas, mas se bem me lembro eram encimadas por um coronel de grandeza e não pelo chapéu clerical com as borlas correspondentes a bispo. Tenho uma vaga ideia dum Leão rompante, duma roda de navalhas e duma doble cruz. Será?

Abraço,
Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: Pinto de Mesquita Gouveia Durão

#74755 | dpa | 11 out 2004 03:24 | Em resposta a: #74512

Caro Manuel Maria:

Peço desculpa pela demora da resposta mas o computador cá de casa tem andado a fazer das suas ultimamente...

Lamento também não poder ser grande ajuda quanto á minha bisavó Corina mas sobre os irmãos que teve muito pouco sabemos (tanto eu como o pai). Por outro lado a mãe conhece poucos primos desse lado e não chegou a conhecer os tios-avós (que eram bastantes, creio). Falou-me de um Lacerda que casou com uma irmã da bisavó e deixou descendência (da qual tenho amigos) mas mais não conseguiu adiantar... Neta desnaturada!!
Tenciono entrar em contacto com o meu tio Manel para saber tudo sobre esse lado e respectivos casamentos e descendência. Quando o fizer, recambiarei todos os dados para o Manuel esperando deste modo contribuir para o seu nostálgico trabalho!

Agradeço imenso a chamada de atenção para o erro de datação ! Confundi a data da morte do avô Júlio com a do casamento. É preciso mesmo muita distracção... Se não me tivesse chamado a atenção nunca mais iria reparar no erro!

Quanto á herdade também nada sei... Sei que o avô José Joaquim era natural de Moura, assim como os seus ascendentes. É portanto muito provável que a dita herdade esteja ligada a nós visto serem Serpa e Moura terras vizinhas.

As armas são: 1) Durão - campo de ouro com um leão rompante de sua cor, bordadura a azul carregada de oito rodas de ouro. 2) Gouveia - um escudo partido, sendo o primeiro de vermelho, uma doblecruz de ouro acompanhada de seis besantes de prata e um debrum do segundo esmalte (Melos), e o segundo de prata com seis arruelas de azul (Castros ditos «de seis arruelas»).

Não queria também deixar de agradecer os interessantes episódios que me tem contado sobre esta família que tão bem conhece e dos quais nem a mãe se lembra.

Abraços!

Lopo

Resposta

Link directo:

RE: Pinto de Mesquita Gouveia Durão

#131795 | mmloo113 | 21 out 2006 13:49 | Em resposta a: #74226

Nas minha pesquisas geneologicas encontrei um antepassado pedro teixiera senhor da honra de teixeira...

FIQUEI CURIOSA...
Maria Manuel Ortigao

Resposta

Link directo:

RE: Pinto de Mesquita Gouveia Durão

#132224 | aniset | 26 out 2006 01:00 | Em resposta a: #74199

A Familia Souto é originária de Aveiro mas a familia Moura tem origem em Braga.
As relaçõs com os Gouveia Durão são por casamentos recentes.......... 30 aos
M.C.A

Resposta

Link directo:

RE: Pinto de Mesquita Gouveia Durão

#134881 | vieira01 | 21 nov 2006 10:37 | Em resposta a: #74212

Caros Confrades:
Poderão me informar se essa família tem alguma coisa a ver c/ José Pinto Dá Mesquita gouveia, do coselho de sua magestade, formado em direito e governador civil de Vila Real, que casou c/ D. Leopoldina Sarmento da Fonseca de Vasconcelos e Castro?
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 08:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen