Gamas de Tomar - sec. XVIII

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Gamas de Tomar - sec. XVIII

#74207 | vbriteiros | 29 set 2004 16:13

Procuro pessoas de apelido Gama, nascidas nas duas freguesias de Tomar de 1645 a 1750.
Grato desde por qq. ajuda
VB.

Resposta

Link directo:

RE: Gamas de Tomar - sec. XVIII

#74282 | vbriteiros | 30 set 2004 21:28 | Em resposta a: #74207

???só para renovar o pedido

Resposta

Link directo:

RE: Gamas de Tomar - sec. XVIII

#74445 | vbriteiros | 04 out 2004 01:53 | Em resposta a: #74207

Reactivo o meu pedido.

Resposta

Link directo:

RE: Gamas de Tomar - sec. XVIII

#74753 | vbriteiros | 11 out 2004 01:06 | Em resposta a: #74207

será que alguém investiga os paroquiais que ainda estão em Tomar na Igreja e não no Arquivo Distrital respectivo?

Resposta

Link directo:

RE: Gamas de Tomar - sec. XVIII

#74930 | fg | 13 out 2004 16:26 | Em resposta a: #74207

Caro Vasco Briteiros

Não sei se lhe pode ajudar esta informação esta pista, mas há uma família GAMA em Óbidos que eventualmente poderá ter alguma ligação com os GAMAS que procura; trata-se de uma conhecidíssima família de grandes lavradores, outrora riquíssima e que se foi aliando através de sucesivos casamentos com membros da grande nobreza, tal como Cunha e Menezes (Lumiares) e Guedes da Aveleda. A sua ampla descendência vive actualmente em Lisboa (Gamas, Sepúlvedas,etc.) e inclusivamente poderá encontrar dados geneológicos (embora não muito longínquos, é verdade) nesta base de dados.
Cumprimentos
Francisco Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Gamas de Tomar - sec. XVIII

#74983 | vbriteiros | 14 out 2004 12:09 | Em resposta a: #74930

Caro Francisco Guimarães.
Muito obrigado pela pista sugerida, mas primeiro investigo especificamente a ascendência de Custódio José da Gama, que terá nascido na Vila de Tomar entre 1750 e 1775. A TT diz que os assentos nada revelam e nem assinalam a existência do apelido naquela época. No entanto vim a saber que existem livros de assentos paroquiais que não foram entregues ao AD respectivo. Também por outro lado a freguesia de Tomar foi a 12.12.1933 dividida em duas, a de Santa Maria dos Olivais e a de S. João Baptista. Isto dificultou ainda mais, pois agora a deslocação do Porto a Tomar propositadamente não é possível.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Gamas de Tomar - sec. XVIII

#74996 | F.marcao | 14 out 2004 16:09 | Em resposta a: #74207

Não se isto o ajudará mas tenho conhecimento que existe o apelido Gama numa freguesia do concelho de Tomar, denominada Serra e mais precisamente no lugar do Vale do Vime.
Existem registos de baptismo dessa época na Igreja dessa freguesia.
Os registos de nascimento estâo no Arquivo Distrital de Santarém.
É pouco mas é de boa vontade.
F.marcao

Resposta

Link directo:

RE: Gamas de Tomar - sec. XVIII

#75029 | vbriteiros | 14 out 2004 23:39 | Em resposta a: #74996

Caro F.marcao
Muito obrigado pela informação. Poderá ser uma boa pista , vou investigar.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Gamas de Tomar - sec. XVIII

#220022 | fantoniosj | 31 jan 2009 00:54 | Em resposta a: #74207

Caro V.Briteiros
Nos cadernos soltos de extractos de registo de baptismo de 1781 a 1795 da freguesia de Olalhas encontrei as seguintes referências à família Gama:

Filhos de
Fernando José da Gama
e de Joaquina Maria Delgado da Silva.
Avós paternos: José Godinho da Gama e Rosa da Assumpção.
Avós maternos: João Delgado da Silva e Leonarda Maria.
Anna, Alqueidão, 27.05.1781.
Margarida, Alqueidão, 30.01.1783.
José, Alqueidão, 2.06.1789.
Joanna, Alqueidão, 25.02.1791.
José, Alqueidão, 19.03.1795.
Estes extractos são anteriores aos livros de registos paroquiais que chegaram até nós. Pode ser que ainda apareçam…

Cumprimentos
Fernando António

Resposta

Link directo:

RE: Gamas de Tomar - sec. XVIII

#220024 | vbriteiros | 31 jan 2009 02:09 | Em resposta a: #220022

Caro Fernando António
Muito grato pelos dados que me indica. Anotei-os e vou tentar investigar essa freguesia numa proxíma visita ao ADS.
Já agora poderá esclerecer-me o que são " cadernos soltos de extratos de registos"? São copias manuscritas dos registos do livro de baptismos?
Se pretender pode responder -me para o meu mailbox username na rede netcabo.
Cumprimentos
Vbriteiros

Resposta

Link directo:

RE: Gamas de Tomar - sec. XVIII

#220032 | fantoniosj | 31 jan 2009 09:23 | Em resposta a: #220024

Caro Vasco Briteiros

(Paróquia de Olalhas (Tomar) Registos Paroquiais)

Na Torre do Tombo existem os seguintes registos paroquiais de Olalhas:
Baptismos (1822-1855) e (1860-1909) FALTAM OS B. de 1873-1874, mas existem nos extractos na igreja de Olalhas (e talvez no duplicado).
Casamentos (1818-1836) e (1860-1909)
Óbitos (1830-1849) e (1860-1909)
Para além dos livros mais recentes existem na igreja de Olalhas, os seguintes livros:
Cadernos soltos de extractos de registo de baptismo de 1781 a 1795.
Livro de extractos de registo de baptismo de 1813 a 1816.
Duplicado de registo de baptismo de 1860 a 1912.
Outros extractos para o séc.XIX.
Como vivo em Roma e só vou a Portugal nas férias, não lhe posso dar neste momento informações mais detalhadas. Em relação aos extractos não lhe sei dizer mais nada, só sei que existem. Eu próprio tenho muito interesse de saber o que significam estes extractos de registos paroquiais que não existem!
Diz-se sempre que foram destruídos durante as invasões francesas. Eu quero acreditar que ainda os podemos encontrar. Seria importante saber quando é que foram feitos estes extractos.
O meu e-mail é o seguinte: fantoniosj@gmail.com
Mande-me um e-mail que tenho todo o gosto de lhe responder e de lhe enviar em anexo algumas imagens dos referidos extractos. Eu próprio fui baptizado em Olalhas, onde vivi, e de onde são a maioria dos meus antepassados. Neste momento só tenho a cópia dos extractos de 1781 a 1795.
Não sei o que é que existe no Arquivo Distrital de Santarém da freguesia de Olalhas. Já tentei descobrir mas sem êxito.

Com os melhores cumprimentos
Fernando António

Resposta

Link directo:

RE: Gamas de Tomar - sec. XVIII

#220055 | vbriteiros | 31 jan 2009 16:09 | Em resposta a: #220032

Caro Fernando António,

Grato pela sua mensagem. Respondo aqui pois julgo poder ser útil a outros que nos lêem.
Em tempos fui ao Arquivo de Viana do Castelo, consultar baptismos de Viana. Em diálogo com a pessoa que me atendeu fiquei a saber que lá existiam "alguns" de assentos baptismais de Braga. Fiquei incrédulo e só areditei quando mos facultaram para confirmação. Recebi então a informação de que os registos paroquiais eram sempre feitos em duplicado para evitar "desaparecimentos" e que o livro-cópia era enviado para outra Diocese. Perguntei então qual a regra para escolha da " Diocese Duplicada",a mais próxima ? a que desse melhor acolhimento? melhores instalações de Arquivo ?
Fiquei sem resposta e francamente na altura não questionei a TT.
Continuarei enviando mensagem pelo operador gmail que também uso.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 04:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen