Convite: 1º Gen-Minas

Este tópico está classificado nas salas: Eventos

Convite: 1º Gen-Minas

#74509 | Vasconcelosminas | 05 out 2004 12:41

Caríssimos colegas,

A SMG – Sociedade Mineira de Genealogia e História Regional tem a satisfação de convidar para o 1º Gen-Minas – Encontro Mineiro de Genealogia, que será realizado no próximo dia 20 de novembro, sábado, com início as 9 e encerramento as 17 horas, no belíssimo auditório nobre do Museu Banco de Crédito Real de Minas Gerais, sito à Av. Rio Branco nº 455 / esquina com o calçadão da Rua Halfeld, Centro, Juiz de Fora/MG.

Na ocasião serão ministradas, ao menos, as seguintes palestras já confirmadas:

“O Sangue de Maomé, o Profeta, nas Minas Gerais”, pelo Prof. Dr. Francisco Antonio Doria;
e
“Fundos documentais do APM de interesse Genealógico”, pela Dra. Elane Carneiro, Superintente do Arquivo Público Mineiro, de Belo Horizonte-MG.

O 1º Gen-Minas tem como objetivo principal comemorar a passagem do Dia do Genealogista Mineiro – 20 de novembro, uma iniciativa pioneira no Brasil e fruto de uma parceria da SMG e da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais.

O encontro é aberto à participação de qualquer interessado, genealogista ou não, independente de ser associado da SMG.

Não haverá cobrança de taxas por parte da SMG, correndo por conta do interessado as despesas de alimentação, transporte, estadia e quaisquer outras necessárias a viabilização de sua presença.

Importante: é imprescindível efetuar sua inscrição previamente, tendo em vista a limitações de vagas, devendo o interessado proceder da seguinte forma:

Encaminhar exclusivamente para o endereço sm-gen-ower@yahoogrupos.com.br ou vasconcelosminas@yahoo.com.br (este do Diretor Cultural da SMG) um e-mail com o título “1º Gen-Minas – Inscrição”, informando:
Nome completo:
Cidade/Estado onde reside:
E-mail e telefone de contato:
Obs. I: Informar se pesquisa ou não famílias mineiras
Obs. II: Se representante de entidade da área de Genealogia ou de História, informar qual e, eventualmente, a função que exerce na mesma.

Se o interessado inscrito não puder mais comparecer, pedimos a especial gentileza de nos informar, para que possamos transferir sua vaga para outro interessado.

Atenção: Por favor, não utilize a Lista/Grupo para o envio de pedidos de inscrição, evitando-se congestionar o fluxo normal de mensagens da mesma.

Estamos totalmente disponíveis para esclarecimento de dúvidas e fornecimento de dados logísticos (estradas, linhas de ônibus, estadia, etc.), através os e-mails acima referenciados.

Brevemente iremos divulgar a programação final detalhada.

Cordialmente,

José Roberto Vasconcelos
Diretor Cultural da SMG

Em tempo: Solicitamos a gentileza dos colegas e amigos de divulgarem, tanto quanto lhes for possível, o conteúdo do presente convite junto a particulares e aos demais grupos e listas de Genealogia e ciências afins em geral. Obrigado!

Resposta

Link directo:

RE: CONVITE: 1º GEN-MINAS

#74517 | aqm54 | 05 out 2004 18:36 | Em resposta a: #74509

Caro confrade

Obrigado pelo convite. Infelizmente é no Brasil e nesta altura não é conveniente.

Mas gostaria muito de estar presente: o primeiro Bispo de Mariana, D. Frei Manuel da Cruz (antes Defenidor-Mor do Mosteiro de Alcobaça) era meu tio-quintavô. Seria uma oportunidade para ir a Mariana visitar o seu túmulo e as várias igrejas que mandou construir.

António Queiroz e Menezes

Resposta

Link directo:

RE: CONVITE: 1º GEN-MINAS

#74542 | Paulo | 06 out 2004 10:28 | Em resposta a: #74517

Caro José Roberto Vasconcellos,

É com enorme satisfação que aplaudo a Vossa iniciativa. Atrevo-me mesmo a sugerir á Vossa organização a realização de um encontro luso-brasileiro de genealogistas numa próxima ocasião.

Em Minas Gerais os meus estudos incidem particularmente sobre os Cotrins, que de Ferreira do Zêzere passaram a de São João del Rey, no século XIX e os Moreiras que de Sabará passaram a Ferreira do Zêzere no século XVIII.

Agradeço a possível divulgação das famílias que estudo com vista a encontrar parcerias no Vosso belíssimo Estado.

Despeço-me com os melhores cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves
jpan@clix.pt

Resposta

Link directo:

CONVITE: 1º GEN-MINAS

#74548 | Vasconcelosminas | 06 out 2004 12:42 | Em resposta a: #74517

Caro António Queiroz e Menezes,

De fato é uma infelicidade não poder o colega estar presente ao Encontro. Há de haver, no futuro, novas oportunidades para visitar as Minas Gerais.

D. Frei Manuel da Cruz, não somente fo o 1º como um dos grandes Bispos de Mariana. Sobre ele, afora dados biográficos, pouco, muito pouco sei sobre a ascendência daquele ilustre prelado. Seria possível o caro colega fornecer-me elementos a respeito.

Mui cordialmente,

José Roberto Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: CONVITE: 1º GEN-MINAS

#74552 | Vasconcelosminas | 06 out 2004 13:46 | Em resposta a: #74542

Caríssimo Paulo Alcobia Neves,

Agradecemos o elogio, mas não esta a se atraver pois o 1º Gen-Minas tem caráter lus-brasileiro, pois convidamos e aceitou a Associação Portuguesa de Genealogia que se fará presente, em caráter oficial, com ao menos um representante, segundo me informou o Sr. José Caldeira, Secretária daquela ilustre instituição co-irmã.

Quanto as colocações sobre os Cotrim lembro-me que há uma vasta e importante família mineira dese apelido em Minas Gerais, largamente estudada pelo finado e erudito Cônego Raimundo Trindade. Não posso, de ante-mão, precisar que se tratam dos mesmo que referencia. Irei verificar e lhe informo o que eu puder apurar. Porém, poderá o colega fornecer-me elementos mais detalhados, inclusive datas, a facilitar a busca.

Cordialmente,

José Roberto Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: CONVITE: 1º GEN-MINAS

#74574 | aqm54 | 06 out 2004 19:00 | Em resposta a: #74548

Caro amigo

As unicas informações que tenho são as que constam do estudo do Cónego Trindade "Genealogias da Zona do Carmo" que os editores amávelmente ofereceram ao meu avô materno descendente da irmã de D. Frei Manuel da Cruz, e que só referem o nome dos pais. Ainda não encontrei tempo para pesquisar este ramo, estou neste momento a pesquisar o lado paterno e depois voltarei aí. Posso acrescentar que foi ele que mandou fazer o projecto e pagou do Solar e Capela Anexa de Nossa Senhora das Mercês (parece que ele mandou construir em Mariana uma Igreja com a mesma invocação) que pertence à familia da minha mãe (no tecto da capela, muito estragado, ainda se veem parte das armas episcopais de Freire de Andrade, pois o seu nome era Manuel Ferreira Freire da Cruz, com varonia Freire)

Sei que existe algures um opúsculo publicado em Mariana com a descrição da viagem que este meu tio fez de Maranhão (onde foi 4º Bispo) até Mariana e que durou um ano e oito meses. Tinha pedido a um confrade daí do Brasil (o Xico Dória) que mo tentasse encontrar mas nunca mais obtive resposta e ele desapareceu dos Fóruns onde nos encontravamos.

Antonio Queiroz e Menezes

Resposta

Link directo:

CONVITE: 1º GEN-MINAS - Cotrin

#75766 | Vasconcelosminas | 25 out 2004 12:29 | Em resposta a: #74542

Prezado Paulo Alcobia Neves,

Relativamente aos Cotrim que referencia em sua colocação neste tópico sobre o Encontro Mineiro de Genealogia, localizei um a referência a uma sesmeiro de nome Crispim Cryspiniano de Souza Cotrim, com carta de sesmaria sita no Ribeirão das Cobras, “a parte de sua cabeceiras e córregos vertentes ao mesmo ribeirão que deságua no Rio Tanque. Concedida a 03 de novembro de 1773. No APM-Arquivo Público Mineiro, em Belo Horizonte-MG, tal documento encontra-se no Códice SC. 172, página 213. Como tais documentos geralmente dependiam de confirmação da Coroa, provável é que no ANTT encontra-se cópia do referenciado documento.

Cordialmente,

José Roberto Vasconcelos
vasconcelosminas@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

RE: CONVITE: 1º GEN-MINAS - Cotrin

#75779 | Paulo | 25 out 2004 15:00 | Em resposta a: #75766

Caríssimo José Roberto de Vasconcellos,

Muito obrigado pela sua preciosa informação. Com efeito, os Cotrins de Minas Gerais a que me referia são posteriores ao referido Crispim já que são descendentes de Augusto Cotrim de Carvalho, filho de Tomás Inácio Cotrim de Sousa e Vasconcellos, que se radicou no Brasil em finais do século XVIII.

Segundo o meu parente e amigo Sr. Coronel José Werneck Cotrim, descendente e investigador deste ramo da família, Augusto Cotrim residiu em São João del Rey e em Vassouras.

Há outros Cotrins mais antigos no Brasil, nomeadamente no Alto Sertão da Bahia, onde se radicou António de Carvalho Cotrim na 1ª metade do século XVIII.

Existem descendentes deste António Cotrim em ínumeras cidades da Chapada Diamantina nomeadamente em Caetité, Rio de Contas, Lençois, Briumado etc... Também destes Cotrins sairam alguns ramos que levando gado para sul se radicaram noutras cidades. Terras de São Carlos, Pitangueiras e Batatais são algumas das cidades onde por via do tráfico negreiro e da venda de gado se radicaram alguns importantes ramos deste tronco.

Quando ao estudo do Cônego Raimundo Trindade gostava muito de ter acesso ao mesmo pois desconheço a obra e o autor.

Despeço-me com amizade,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 17:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen