Casa do Ribeiro em Quintela (Oliveira de Frades)

Este tópico está classificado nas salas: Património | Famílias | Regiões

Casa do Ribeiro em Quintela (Oliveira de Frades)

#74581 | rijo | 06 out 2004 23:31

Caros senhores
Procuro informações sobre esta casa e seus habitantes - Tavares Ribeiro da Silva.
Sei que são de lá oriundos Domingues Fernandes, Familiar do Santo Ofício, e um Miguelista que tinha a alcunha de "Cabeça de Ferro" por nunca ter sido apanhado pelos Liberais.
Antecipadamente agradeço
cumprimentos
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Ribeiro em Quintela (Oliveira de Frades)

#79190 | rijo | 11 dez 2004 21:26 | Em resposta a: #74581

Caros confrades

Este Cabeça de Ferro de quem falava, era o Dr. João Tavares Ribeiro da Silva que n.a. 6 de Novembro de 1794. Era filho de Manuel Tavares e Domingas Ribeiro da "Real Casa do Glorioso Santo António de Quintela" (que penso ser a Casa do Ribeiro).
Encontrei o seguinte: "João Tavares Ribeiro da Silva foi feito moço porteiro da Real Casa de Santo António de Quintela."
Será antes: João Tavares Ribeiro da Silva foi feito Moço Porteiro da Casa Real e vivia na Casa de Santo António em Quintela?
Existe a figura de "moço porteiro"?
Será um “título” de D. Miguel?
Agradeço qualquer informação
Com os melhores cumprimentos
Luís Alves

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Ribeiro em Quintela (Oliveira de Frades)

#103300 | rijo | 18 out 2005 16:43 | Em resposta a: #79190

Caros confrades,

Já tenho mais alguns dados que coloco aqui na expectativa de alguma informação.

Da HSO (1754) de Domingos Fernandes natural do lugar de Quintela, freguesia de Arcozelo das Mais em Oliveira de Frades e estudante na Universidade de Coimbra:

1 – Domingos Fernandes
2 – Manuel Fernandes –Quintela
3 – Maria Tavares
4 – Manuel Fernandes - Quintela
5 – Isabel Gonçalves - Ribeiradio
6 – Domingos José – Soutomaior - Ribeiradio
7 - Maria Tavares – “Inoians?”- Ribeiradio
14 – Manuel Tavares – “Espindelo?”
15 – Domingas Fernandes – Inviande – Ribeiradio
28 – Pe. Cristóvão Tavares – Lugar da Torre
29 – Domingas Marques – Espindelo

Do assento de nascimento do Dr. João Tavares Ribeiro da Silva:

1 – João n. 6-11-1794 no lugar de Quintela, freguesia de Arcozelo das Mais em Oliveira de Frades
2 – João Tavares Ribeiro nat. Quintela
3 – Joaquina Tavares nat. Romeral, freguesia de Silva Escura
4 – Manuel Tavares nat. Quintela
5 – Domingas Ribeira nat. Freguesia de S. João da Serra
6 – Manuel Tavares nat. Dornelas
7 – Maria Tavares da Silva, nat. Romeral

Qualquer ajuda que possa esclarecer esta confusão de Tavares, Ribeiros e Fernandes é bem vinda.
Deste já agradeço, com os melhores cumprimentos.

Luís Alves

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Ribeiro em Quintela (Oliveira de Frades)

#103506 | rijo | 20 out 2005 17:50 | Em resposta a: #103300

Renovo o pedido.

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Ribeiro em Quintela (Oliveira de Frades)

#132535 | chilinha | 29 out 2006 22:59 | Em resposta a: #103506

Embora remeta a resposta tardiamente, venho por este meio informar que sou descendente dos Tavares da Quintela.
A minha avó, Maria Augusta Tavares Lopes, era descendente directa dos Tavares Lopes e familiar dos donos da Casa do Ribeiro.
Agradeço quaisquer informações adicionais.

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Ribeiro em Quintela (Oliveira de Frades)

#132539 | rijo | 29 out 2006 23:20 | Em resposta a: #132535

Caro “Chilinha”,

Encontro nos meus dados uma Augusta Lopes filha de Henrique Tavares Lopes da Silva, sendo este irmão do meu bisavô Alexandre Tavares Lopes da Silva; será esta a sua avó?

Com os melhores cumprimentos

Luís Alves

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Ribeiro em Quintela (Oliveira de Frades)

#132587 | chilinha | 30 out 2006 19:00 | Em resposta a: #132539

Fico bastante satisfeita pela coincidencia:
A minha avó Maria Augusta, nascida em 1906 (que faleceu em Janeiro deste ano) era filha de Henrique Tavares Lopes da Silva e de Luciana Lopes Tavares da Silva, sendo os seus avós paternos Francisco Lopes da Silva e Emilia Tavares Ribeiro da Silva, e maternos Manuel Lopes Tavares e Maria Pereira de Jesus.
Se eventualmente chegar à conclusão de que ainda somos parentes, terei todo o gosto em aprofundar os conhecimentos acerca da nossa familia.
Informo que, do casamento dos meus bisavós, existiram filhas de nome Albertina e Emilia, e os filhos José, Augusto, Pedro, Bernardino e António (ainda vivo).
Atenciosamente,
Catarina Duarte
Telemóvel: 966209075 ou 234625060 (Águeda)

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Ribeiro em Quintela (Oliveira de Frades)

#132597 | Nuno Oliveira | 30 out 2006 20:52 | Em resposta a: #74581

Caro Luís:
Sou de S. Pedro do Sul e, nesta vila, sei que viveu um Dr. Abílio Tavares da Silva, advogado, que era lá dos lados de Oliveira de Frades. Sei ainda que tinha um irmão, cónego Celso Tavares da Silva, professor no Seminário de Viseu e arquiólogo dos Castros de Baiões e da Cárcoda no concelho de S. Pedro do Sul.
Ora, atendendo aos apelidos Tavares da Silva e ao facto de serem provenientes do concelho de Oliveira de Frades, terão alguma coisa a ver com a família que pesquisa?
Esperando ter contribuido:
E. Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Ribeiro em Quintela (Oliveira de Frades)

#132720 | rijo | 31 out 2006 22:06 | Em resposta a: #132587

Cara Catarina Duarte,

Somos, de facto, primos porque o meu bisavô, Alexandre Tavares Lopes da Silva era irmão do seu bisavô Henrique. Francisco Lopes da Silva e Emília Tavares Ribeiro da Silva tiveram, além destes, mais sete filhos; Abel cg, Pedro cg, Piedade cg, Prazeres, Agostinho sg, César sg e Augusto sg.
Nas notas que um primo nosso de Oliveira de Frades me facultou, confirmo os filhos que referiu dos seus bisavós e ainda aparece uma filha da sua avó chamada Edelina; confirma?
Pode ver aqui alguns dados que já inseri no Genea: http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=517789

Terei todo o gosto em partilhar consigo os dados que tenho. O meu e-mail é o luisrijoalves@hotmail.com; fico a aguardar o seu endereço.

Com os melhores cumprimentos
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Ribeiro em Quintela (Oliveira de Frades)

#132724 | rijo | 31 out 2006 22:39 | Em resposta a: #132597

Caro Nuno Oliveira,

Antes de mais quero agradecer-lhe o interesse neste tópico. Os Tavares de Quintela são uma família muito numerosa e pouco estudada de que pretendo fazer o “levantamento” há já algum tempo, mas pela dificuldade que tenho em me deslocar ao ADV a pesquisa tem sido adiada; qualquer informação é bem-vinda!

O Dr, Abílio Tavares da Silva (primo direito de meu avô) era filho do Dr. Pedro Tavares Lopes da Silva e de Albertina Apolinária Rodrigues Tavares. Deste casal, que eu tenha conhecimento, só houve mais dois filhos; o Dr. Álvaro Rodrigues da Silva Tavares (que foi governador de Angola) e Maria Emília Rodrigues da Silva Tavares.

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=478365

Sobre o Cónego Celso Tavares da Silva nada sei. Apenas tenho conhecimento que um tio-avô do Dr. Abílio, Henrique Tavares, foi Vigário Geral do Seminário de Viseu e Abade de Pinho; não será este a que se refere?

Agradeço desde já qualquer informação adicional, com os melhores cumprimentos.
Luís Alves

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Ribeiro em Quintela (Oliveira de Frades)

#132788 | Nuno Oliveira | 01 nov 2006 14:49 | Em resposta a: #132724

Caro Luís Alves:
A propósito do Dr. Abilio Tavares, deixo-lhe aqui um extrato que recolhi de uma obra publicada em 2004.

DR. ABÍLIO TAVARES

“De seu nome completo Abílio Rodrigues da Silva Tavares era
filho do Dr. Pedro Tavares, Magistrado judicial, da numerosa e conhecida família Tavares, da região de Lafões. Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, veio para Lafões fazer o estágio para a advocacia, pelos finais dos anos 30 do ; século passado, e a seguir abriu escritório j de advogado em S. Pedro do Sul, terra onde i casou com a Sr.a D. Maria Elisa Carvalhas, i felizmente ainda viva; Ali lhe nasceram i os três filhos, Pedro, Álvaro e Maria José. |
Dotado de grande inteligência e de pro- j funda cultura geral, era muito afável com j todos quantos se lhe dirigiam. Republicano i e democrata convicto, vivia angustiado com a ditadura salazarista que já há anos reinava, tendo sido preso pela Pide, que o reteve no
Aljube de Lisboa durante 30 dias, por ter assinado um documento elaborado pela oposição ao regime.
Pessoa de fino trato, era incapaz de desrespeitar em tribunal a parte contrária ou mesmo as suas testemunhas. Sem deixar de defender os interesses dos seus clientes, usava sempre de uma elevada correcção com toda a gente. Quando iniciou o estágio éramos nós simples praticante na secretaria do tribunal, e muito aprendemos com ele da forma elegante como lidava com os funcionários, magistrados, colegas, e o público em geral. Anos mais tarde, quando voltámos para o então julgado municipal de Vouzela, tivemos novamente grande contacto com o Dr. Abílio, que continuava a ser o mesmo gentleman. Outra das qualidades que muito lhe admirávamos era o método que usava em toda a sua lida e até nos recordamos de por mais de uma vez passarmos pelo seu escritório, ao fim da tarde, e encontrá-lo a ler o Boletim do Ministério da Justiça, anotando nos respectivos Códigos os acórdãos que lhe interessavam. E à nossa pergunta sobre o interesse daquele trabalho, respondeu: «Não devemos estudar só para as questões que temos em mãos, mas temos de estar sempre a par da evolução da doutrina e da jurisprudência». E ainda a propósito do método não pudemos deixar de contar este episódio: Uma senhora, tia de minha mulher, queria contestar uma acção que lhe puseram em tribunal e pediu-nos se a podíamos acompanhar ao escritório do Sr. Dr. Abílio. Aprazada a hora e o dia da consulta, lá fomos. O advogado leu o duplicado da petição, ouviu as razões da senhora, que foi apontando numa folha de papel e acabou a consulta. Pouco tempo depois, infelizmente para S. Pedro do Sul, o Dr. Abílio faleceu, pelo que a senhora teve de constituir outro advogado e levantar do escritório do Dr. Abílio os documentos que lá deixara. O novo advogado ficou espantado, porque as notas que ele tomara eram a contestação, bastando passá-la ao papel selado! O seu precoce passamento causou-nos uma funda tristeza e a grande amizade e respeito que por ele tínhamos, levou-nos a ir de Lisboa a S. Pedro do Sul, para o seu funeral. Quando pouco depois a revolução dos cravos instaurou a democracia no país, muito nos lembrámos do bem que o Dr. Abílio certamente faria pela nossa terra, tão carente de homens da sua craveira intelectual e moral. Merece, sem qualquer dúvida, que o seu nome seja dado a uma avenida ou rua de S. Pedro do Sul.” (M. Barros Mouro, REGIÃO DE LAFÕES: SUBSÍDIOS PARA A SUA HISTÓRIA, Coimbra, 2004, págs. 313 e 314)

Quanto ao tal cónego Celso Tavares da Silva, por enquanto, não estou em condições de afirmar se era ou não da família do Dr. Abílio Tavares da Silva. Tenho a impressão de que já ouvi algo que relacionava estes dois Tavares da Silva, mas não posso garantir. Vou indagar e depois darei os ecos! Mas, este a quem me refiro, é mesmo Celso e não Henrique. Já me tinha deparado com este Henrique Tavares da Silva a assinar alguns paroquiais de Pinho que tenho consultado, mas não o relacionei logo com a família Tavares da Silva de Oliveira de Frades.
Lembrei-me ainda que já ouvi falar que, em tempos (meados do séc. XX), havia aqui em S. Pedro do Sul um médico que usava os apelidos (não sei se por esta ordem) Tavares Ribeiro da Silva. Ora, como também faz referência a estes apelidos nas suas mensagens, será que este médico também pertencia aos de Quintela de Arcozelo das Maias? É mais um fio da meada que lhe deixo.
Sempre à disposição:
E. Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Ribeiro em Quintela (Oliveira de Frades)

#132823 | procura | 01 nov 2006 20:47 | Em resposta a: #132587

Gostaria de saber sobre jose morgado da silva casado com Miquelina de jesus e antonio Joaquim e e Ignacia da costa meus bisavós pais de Ignacio ribeiro casado com henriqueta da silva. Meu pai augusto ribeiro irmão de francisco ribeiro que vieram para o Brasil, outros irmãos ficaram em portugal, Meu pai nasceu em Ucanha no ano de 1890 e foi batizado no povo de waldaves, tendo como madrinha Ignacia da costa e joaquim pereira . Se alguem souber algo por favor me ajudem

cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Ribeiro em Quintela (Oliveira de Frades)

#132845 | rijo | 02 nov 2006 01:06 | Em resposta a: #132788

Caro Nuno Oliveira,

Mais uma vez agradeço a atenção. Desconhecia alguns aspectos interessantes da biografia do Dr. Abel que constam nessa obra; há mais referências sobre os Tavares ou Pereira Gomes de Lafões?

Nas notas que tenho são referidos alguns médicos, mas não refere os apelidos que usavam, esse poderá ser descendente dos de Quintela, de João Tavares Ribeiro da Silva.
Não encontrei referências, nas mesmas notas, ao Cónego Celso, contudo constam alguns familiares que estiveram no Brasil, talvez ele seja descendente de um deles.

Há um irmão do Henrique que referi, Joaquim Tavares, que era vigário em S. Cipriano, não sei onde é a freguesia, mas aqui fica a deixa.

Fico então a aguardar novidades,
com os melhores cumprimentos.

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Ribeiro em Quintela (Oliveira de Frades)

#134386 | rijo | 16 nov 2006 21:16 | Em resposta a: #132720

Cara Catarina Duarte,

Escrevo para confirmar se recebeu o mail que lhe enviei com os dados relativos ao Tavares; tentei enviar outro mail para confirmar e não foi “entregue”.

Com os melhores cumprimentos
Luís Alves

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Ribeiro em Quintela (Oliveira de Frades)

#134387 | rijo | 16 nov 2006 21:17 | Em resposta a: #132587

Cara Catarina Duarte,

Escrevo para confirmar se recebeu o mail que lhe enviei com os dados relativos ao Tavares; tentei enviar outro mail para confirmar e não foi “entregue”.

Com os melhores cumprimentos
Luís Alves

Resposta

Link directo:

FAMILIA RIBEIRO

#145890 | procura | 28 fev 2007 15:19 | Em resposta a: #132823

PROCURO INFORMAÇOES SOBRE FAMILIA DE IGNACIO RIBEIRO CASADO COM HENRIQUETA DA SILVA. MEU PAI NASCEU EM UCANHA EM 25/07/ 1890 BATIZADO NO POVO DE VALDAVES. NETO PATERNO DE ANTONIO JOAQUIM E IGNACIA DA COSTA. LADO MATERNO JOSE MORGADO DA SILVA E MIQUELINA DE JESUS OU (MARCELINA DE JESUS). FORAM PADRINHOS AUGUSTA DA COSTA E JOAQUIM PEREIRA. MEU PAI AUGUSTO RIBEIRO, IRMAO FRANCISCO RIBEIRO E OUTROS QUE FICARAM EM PORTUGAL. ULTIMA MORADA DO MESMO FOI EM VISEU
CUMPRIMENTOS A TODOS.

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Ribeiro em Quintela (Oliveira de Frades)

#339474 | fernandatlopes | 13 dez 2013 17:55 | Em resposta a: #132587

Caros,

Meu nome é Fernanda e sou filha de enrique Tavares Lopes da Silva Neto, que, como o próprio nome diz, é neto de Henrique Tavares Lopes da Silva, com a Luciana. O pai de meu pai se chamava Pedro e é um dos 7 filhos mencionados no tópico. Nós moramos no Brasil, para onde o meu avô Pedro veio ainda jovem.
Como faço para localizar parentes?

Abraços,
Fernanda.

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Ribeiro em Quintela (Oliveira de Frades)

#339514 | rijo | 14 dez 2013 10:43 | Em resposta a: #339474

Cara Fernanda,

É com muito prazer que leio a sua mensagem, acabou de localizar um parente.
Peça, por favor, o meu contacto ao fórum.

Com os melhores cumprimentos e ate breve,
Luís Alves

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Ribeiro em Quintela (Oliveira de Frades)

#339567 | fernandatlopes | 15 dez 2013 12:57 | Em resposta a: #339514

Caro Luis,

Acabo de lhe enviar um email, para um endereço que havia sido divulgado aqui no Forum ha alguns anos, em um contato seu com Catarina. Veja, por favor, se o recebeu.
O meu email e:femello22@hotmail.com

Abraços,

Fernanda.

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Ribeiro em Quintela (Oliveira de Frades)

#340358 | rosa filipe | 03 jan 2014 18:00 | Em resposta a: #132845

Bernardo Rodrigues Azenha diz alguma coisa? São de coimbra

Resposta

Link directo:

Casa do Ribeiro em Quintela (Oliveira de Frades)

#350225 | chilinha | 15 set 2014 11:30 | Em resposta a: #74581

Caro primo,

Decorridos tantos anos de afastamento das investigações, eis que retomei as mesmas.
Entretanto, já recolhi mais algumas informações.
Os contactos entretanto mudaram e já há muito que não consigo aceder ao mail da Sapo.

Aqui fica o meu mail actual: catarinarochaduarte@sapo.pt

Resposta

Link directo:

Casa do Ribeiro em Quintela (Oliveira de Frades)

#350274 | chilinha | 16 set 2014 19:29 | Em resposta a: #74581

E voltei a enganar-me...

O mail correcto é catarinarochaduarte@gmail.com....

Resposta

Link directo:

Casa do Ribeiro em Quintela (Oliveira de Frades)

#374947 | riccardo.vox | 05 nov 2016 17:59 | Em resposta a: #350274

Olá Catarina.

Sou brasileiro, moro em São Paulo, Descobri sua mensagem ao acessar o fórum do Geneall acerca dos Ribeiro da Silva em Quintella (Oliveira de Frades)

Vi também que você tem uma árvore genealógica no FamilySearch, e para meu contentamento, vi lá meu "possível" bisavô José Joaquim Ferreira de Almeida, nascido em 1797. E ele era irmão de sua antepassada Rita Maria Ferreira casada com o Doutor João Tavares Ribeiro.

Digo possível, pois estou a acessar os livros de óbito, e casamento na Bahia, onde meu bisavô faleceu, e confirmar se são os mesmos pais dele e o da árvore.
Ele chegou em Salvador por volta de 1861, no qual já achei o registro de chegada.

Permita-me, e peço desculpas se foi agravo, acrescentei dados dos registros de batismo digitalizados na Torre do Tombo ná árvore que você fez.

Por favor, se possível, peço para poder compartilhar informações sobre sua família.
Sou casado com Maria, e pai de três lindos filhos Paulo Silas, e Ricardo Júnior, e Aline.
Meu facebook é https://www.facebook.com/locutorricardodealmeida
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Casa do Ribeiro em Quintela (Oliveira de Frades)

#375262 | riccardo.vox | 15 nov 2016 15:53 | Em resposta a: #74581

Olá Luis.
Sou brasileiro, nasci, e moro em São Paulo - Capital. Sou bisneto de um português chamado José Joaquim Ferreira de Almeida. Ele chegou no Brasil em 1861 desembarcando em Salvador capital do estado da Bahia. Neste estado viveu nas cidades até então relevantes no Brasil império, Cachoeira e São Félix com outras da região. Foi o progenitor do meu avô Saturnino Ferreira de Almeida que nasceu em 1876. Este não conheci pessoalmente também, pois sou fruto do segundo casamento dele, e morreu em 1964; eu nasci em 69.
A fim de pesquisar a história da minha família, falta fechar o elo do meu bisavõ com um "José Joaquim Ferreira de Almeida" que encontrei na Torre do Tombo, e FamilySearch. E parecem estar em sintonia com períodos e particularidades ao meu bisavô.
No fórum do Geneall você propôs uma discussão, e nela apareceu a Catarina (Chilinha), a qual tem uma árvore no FamilySearch, e ela descende de Rita Ferreira (que é irmã deste José Joaquim, o qual descobri nos arquivos).

Estarei indo na Bahia em janeiro para buscar os dados acerca do meu bisavô nos arquivos paroquiais, e esclarecer se é ele mesmo e o encontrado nos arquivos.

Gostaria de manter contato com você, a fim de saber mais acerca das famílias que viveram em Quntela (Oliveira de Frades). Pesquisando nos livros vi a relação de casamentos, e parentescos entre os Ferreiras, Ferreiras de Almeida, Rodrigues, Tavares, e Fernandes. Se este homem for mesmo meu bisavô. terá sido para mim muito bom conhecer vocês.

Tentei falar com a Catarina (que aparece no fórum), mas não tive resposta.
Bom é isso, obrigado pela atenção. Meus cumprimentos, e tudo de bom!
Ricardo dos Santos Almeida

Resposta

Link directo:

Casa do Ribeiro em Quintela (Oliveira de Frades)

#375279 | rijo | 15 nov 2016 21:35 | Em resposta a: #375262

Caro Ricardo dos Santos Almeida,

É óptimo receber notícias suas. Entre, por favor, em contacto comigo para o email "tavaresdequintela" do gmail e terei todo o gosto em trocar algumas impressões consigo.

Até breve,
Luís

Resposta

Link directo:

Casa do Ribeiro em Quintela (Oliveira de Frades)

#375301 | riccardo.vox | 16 nov 2016 15:30 | Em resposta a: #375279

Olá Luis. Muito obrigado pelo retorno. Vou mandar sim. Abraço
Ricardo

Resposta

Link directo:

Casa do Ribeiro em Quintela (Oliveira de Frades)

#375356 | riccardo.vox | 17 nov 2016 19:20 | Em resposta a: #375279

Caro Luís.
Enviei um e-mail para você conforme indicado acima. Por favor, assim que possível confirme pra mim se o recebeu.
Cumprimentos.
Ricardo

Resposta

Link directo:

Casa do Ribeiro em Quintela (Oliveira de Frades)

#375364 | rijo | 17 nov 2016 22:26 | Em resposta a: #375356

Caro Ricardo,

Acabei de lhe responder para o e-mail, verifique sff.
Melhores cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 17:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen