Famílias pimenta e Miranda de Lagos

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões

Famílias pimenta e Miranda de Lagos

#74617 | mtpq1234 | 07 out 2004 19:55

Procuro antepassados do meu bisavô José Augusto Pimenta de Miranda, general de brigada, que em 1890 era governador militar em Cabinda.
Avós paternos:Luis José de Miranda e Ifigénia Teresa de Miranda
Avós maternos: Major Joaquim Manuel Pimenta e Maria Escholastica Pimenta

Quem possuir alguns dados sobre estas famílias agradecia que os partilhasse comigo
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Pimenta e Miranda de Lagos

#74667 | mtpq1234 | 08 out 2004 23:12 | Em resposta a: #74617

Acrescento que José Augusto Pimenta de Miranda era natural de Lagos, assim como o seu Pai, João Luis Camillo de Miranda ( cirurgião que acompanhou D. Miguel na convenção de évora Monte). Será que entre as famílias algarvias alguém me poderá ajudar?

Resposta

Link directo:

RE: Famílias pimenta e Miranda de Lagos

#74860 | LAV2 | 12 out 2004 15:40 | Em resposta a: #74617

Caro confrade ?

Se não estou em erro, somos parentes pois creio que o meu 4º avô Carlos Frederico Lecor Pimenta, casado com Mariana Victória de abreu Simões, era precisamente filho do major Joaquim Manuel Pimenta e Maria Escolástica da Glória (terei de o confirmar nos meus papeis).
O casal Mariana/Carlos foram pais de José Joaquim que casou com sua prima direita Maria Francisca Pimenta Tello (filha de uma Pimenta, irmã de Carlos Frederico) e foram pais de Brites casada com Lázaro d'Almeida Corte-Real, pais da minha avó paterna.
Como é a sua descendência do referido major Joaquim Pimenta e Mulher?
Com os melhores cumprimentos.
Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias pimenta e Miranda de Lagos

#74881 | mtpq1234 | 12 out 2004 20:25 | Em resposta a: #74860

Exmo Senhor,
Muito obrigada pela sua resposta. Parece-me, com efeito, que devemos ser parentes.
Passo a transmitir-lhe a parte da descendencia do Major Joaquim Manuel Pimenta que me diz respeito:
Foram pais de Anna do Resgate Pimenta, casada com João Luis Camillo de Miranda. Deste casamento houve um filho, José Augusto Pimenta de Miranda, meu bisavô. Do seu primeiro casamento com Emília Clementina Rocha Pinto, houve 4 filhos:Augusta, Carolina, Jaime e Arthur.
Do seu segundo casamento com Maria Emília do Valle, houve 5 filhos:Berta, José Augusto, Maria José ( a minha avó), Aida e Luis.A minha avó Maria José casou-se com Artur Lopes de Paula, teve uma filha, a minha Mãe, Maria Teresa Pimenta de Miranda Paula, casada com José Fernando Quesada Pastor, meu Pai. Meu pai já faleceu e minha Mãe ainda vive. Tiveram 3 fihos, eu própria, Maria Teresa casada com Fausto de Quadros eos meus irmãos José Artur e Maria Isabel.
Peço desculpa se esta descrição está um pouco confusa mas sou ainda inexperiente nestas coisas de pesquisas genealógicas.
Possuo ainda dados sobre o ramo da família resultante do 1º casamento de José Augusto Pimenta de Miranda, os quais lhe poderei transmitir se o desejar.
Entretanto ficar-lhe-ia muito agradecida se me podesse dar, caso os tivesse, dados sobre os antecedentes do Major Joaquim Pimenta.
Com os melhores cumprimentos,
Maria Teresa Quadros

Resposta

Link directo:

RE: Famílias pimenta e Miranda de Lagos

#74912 | LAV2 | 13 out 2004 08:36 | Em resposta a: #74881

Cara Mª Teresa Quadros

Em casa confirmei que somos efectivamente parentes. E mais engraçado é que tenho notas das conversas com a minha avó paterna que se lembrava de uns primos Artur e Jaime Miranda (eram filhos de uma prima direita de sua avó. Segundo essas recordações, Jaime parece que casou com uma norueguesa e terá tido filhos smn.
Vamos ser se consigo passar-lhe o que sei.
Joaquim Manuel Pimenta e Mª Escolástica da Glória (tenho os testamentos de ambos) casaram a 13/11/1790 em Lagos, S. Sebastião e foram dispensados no 4º grau de consaguinidade (não sei como era o parentesco). Ele era filho de José Vicente e de Victória do Carmo, neto paterno de outro José Vicente e de Teodora Maria e materno de Marcelino Lopes e de Catarina de Jesus. Ela era filha de Sebastião Martins da Costa e de Josepha Joaquina, neta paterna de Sebastião da Costa e materna de Luiz da Costa e de Victória da Graça.
O casal Joaquim/Mª Escolástica teve os seguintes filhos:
- Carlos Frederico Lecor Pimenta, bacheral em Leis pela Univ. de Coimbra cc Mariana Victória d'Abreu Simões e foram pais de Joaquim d'Abreu Pimenta cc Ana Maria Júdice CG (Halpern, Nunes, Cianciullo) e de José Joaquim d'Abreu Pimenta. Este casou com uma prima direita, filha da tia Carolina Augusta e de João Pedro Tello, abaixo, e foram pais de 4 filhos dos quais dois morreream pequenos. Os outros 2 foram João Carlos d'Abreu Pimenta que morreu solteiro, mas uma série de filhos (6 ou 7) e Brites Mariana que casou com Lázaro d'Almeida Côrte-Real, pais da minha referida avó, Maria Paula Pimenta Velho Geraldo, que casou com João de Albuquerque Veloso, meu avós paternos.
-Porfírio Arsénio Pimenta cc Teresa Lina do Resgate Athayde e tiveram pelo menos 2 filhos (não sei se tiveram mais descendência)
- Hermenegilda morreu antes do testamento do pai a 24/5/1823.
- Carolina Augusta Amália Pimenta cc João Pedro Correia Tello. Tiveram muita descendência (7 filhos, dois solteiros sem descendência) dos quais a mais velha é a minha trisavô acima referida.
- Ana Lina do Resgate Pimenta que eu tinha casada com Joaquim José Jordão, mas que pelos vistos não está certo (ou será outro casamento?).
Para já creio que é bastante informação e posso desenvolver um pouco mais as gerações mais recentes (com algumas datas e locais) assim como gostaria que desenvolvesse mais as suas.
Um abraço deste seu parente
Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Famílias pimenta e Miranda de Lagos

#74942 | mtpq1234 | 13 out 2004 20:13 | Em resposta a: #74912

Caro parente Luis de Albuquerque Veloso,

Jaime e Artur Miranda eram meios irmãos da minha avó, filhos do 1º casamento de seu Pai, José Augusto Pimenta de Miranda. Foi Artur que se casou com uma norueguesa ( Jeanne Margreth Erichsen) em 1-07-1902.Após o casamento estabeleceram-se em Paris dando origem a uma vasta geração de "Pimenta de Miranda" que hoje inunda a França.Mantenho contactos com um dos seus netos, Eric Pimenta de Miranda, residente em Paris, casado e Pai de 3 Filhos.
No que toca ao meu ramo familiar posso dar-lhe alguns pormenores:
Meu bisavô, José Augusto Pimenta de Miranda(*23-12-1839 em S. Sebastião, Lagos,+2-10-1896 em S. Sebastião da Pedreira, Lisboa).Filhos do 2º casamento: Berta do Valle Pimenta de Miranda, *1887+1973,Maria José do Valle Pimenta de Miranda, *23-11-1890 em Cabinda,+1978 Lisboa,Aida do Valle Pimenta de Miranda*20-08-1893+ 1980 e ainda José Augusto e Luis, cujas datas de nascimento e de óbito desconheço.Berta casada com António Eduardo de Sequeira, sem descendencia, Aida solteira, José Augusto e Luis creio que solteiros. Só houve descendencia de uma Filha ( Maria Teresa Pimenta de Miranda Paula *25-11-1922 Lisboa) por parte de minha avó. Minha Mãe casou-se com José Fernando Quesada Pastor, juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, já falecido.Três Filhos:
Maria Teresa * 31-01-1947
José Artur*2-12-1951
Maria Isabel-*11-06-1955

Ainda no que diz respeito à descendência do 1º casamento de meu bisavô José Augusto Pimenta de Miranda posso dizer-lhe que Artur foi oficial de Marinha distinto, possuidor de várias condecorações, como aliás tb o meu bisavô. Dizem as lendas familiares que teria sido perceptor do Principe Real D. Luis Filipe ou de seu irmão D. Manuel. Terá maneira de me confirmar isto?
Por agora é tudo. Aguardo tb mais desenvolvimentos sobre o seu ramo familiar.

Cumprimentos,
Maria Teresa Quadros

Resposta

Link directo:

RE: Famílias pimenta e Miranda de Lagos

#74967 | joaoeduardo | 14 out 2004 02:09 | Em resposta a: #74860

Luiz de Albuquerque Veloso

Olá Luis
Primeiro que tudo os meus cumprimentos extensiveis à família. é um prazer encontrar-te aqui, pois não tenho sabido de ti excepto que costumas passar os verões na Luz.
Espero que Dé e filhos estejam bem... o meu mail é jokaguimaraes@hotmail.com
No que puder ajudar conta comigo. Este site é interessantíssimo.
Saudades para todos
João Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias pimenta e Miranda de Lagos

#74968 | joaoeduardo | 14 out 2004 02:12 | Em resposta a: #74967

Luiz de Albuquerque Veloso

Correção

Olá Luis
Primeiro que tudo os meus cumprimentos extensiveis à família. é um prazer encontrar-te aqui, pois não tenho sabido de ti excepto que costumas passar os verões na Luz.
Espero que Dé e filhos estejam bem... o meu mail é jokaguimaraes46@hotmail.com
No que puder ajudar conta comigo. Este site é interessantíssimo.
Saudades para todos
João Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias pimenta e Miranda de Lagos

#74972 | LAV2 | 14 out 2004 07:59 | Em resposta a: #74942

Cara prima Maria Teresa
Muito obrigado pela sua mensagem. Tem graça sermos parentes, afinal não tão afastados quanto isso, e encontrarmo-nos nestas "andanças" genealógicas.
E as recordações da minha Avó não estavam tão mal quanto isso, apenas nãos e lembrava exactamente de qual primo é que tinha casado com uma norueguesa. Infelizmente já morreu e não a poderei corrigir.
Ao ler a sua menasagem lamento só agora ter tido conhecimento que existem parentes em Paris pois vivi lá 6 anos de 1997 a 2003! Sou diplomata e agora estou colocado na nossa embaixada em Budapeste. Disponha do que precisar.
Quanto à minha linha proponho que consulte este site inserindo parte do meu nome (Luiz Manuel de Magalhães de Albuquerque Veloso) para me poder localizar e assim ver os meus irmãos, pais, tios avós. Se depois quiser alguma informação terei todo o gosto.
Apenas mais uma pergunta. Qual o seu parentesco com o Prof. Fausto de Quadros? Apesar de eu ser licenciado em Direito, tirei o curso na Católica e por isso nunca fui aluno do Prof., mas tenho uma grande amiga e colega que fez o Mestrado e o Doutoramento sob orientação do Prof. Fausto de Quadros.
Com os melhores cumprimentos.
Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Famílias pimenta e Miranda de Lagos

#74973 | LAV2 | 14 out 2004 08:21 | Em resposta a: #74942

Ainda eu outra vez.
A melhor maneira de confirmar a tradição familiar nesse aspecto é ter pachorra de ir ao Arquivo Militar (em frente a Santa Apolónia) e consultar os respectivos processos. Aí poderá ver as condecorações e percurso dos militares.
Não deixe de ir pois é fácil e engraçado ir desobrindo coisas sobre os nossos parentes.
Abraço do Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Famílias pimenta e Miranda de Lagos

#75013 | mtpq1234 | 14 out 2004 19:44 | Em resposta a: #74973

Caro primo,

Respondendo á sua pergunta o Prof Fausto de Quadros é meu marido. O Mundo é de facto muito pequeno...
No assento de nascimento de meu bisavô José Augusto Pimenta de Miranda consta que ele era filho legítimo de João Luis Camillo de Miranda e de Anna Lina do Resgate Pimenta.Não sei se teria havido outro casamento.
Obrigada pelas pistas que me deu. Se por acaso tiver as datas de nascimento e de óbito dos antecedentes do major Joaquim pimenta e de Maria Escolástica ficar-lhe-ia muito agradecida, assim como os locais que presumo tenham sido sempre em Lagos.
Cumprimentos da prima Maria Teresa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias pimenta e Miranda de Lagos

#75024 | MigSousa | 14 out 2004 22:57 | Em resposta a: #74972

Caros Confrades:
Apenas umas pequenas notas para este tópico. Se as minhas notas de família estão certas (o que ainda não tive oportunidade de verificar com exactidão) o meu 7º avô materno teria sido João Veloso Cabral, que aí consta ter sido Capitão-Mor de Faro, e de que quem João Veloso Cabral Mascarenhas Pessanha seria trineto.
A fonte das "Famílias Nobres do Algarve" de Sanches de Baena, onde parte disto também consta, deve ser corrigida de acordo com nova informação, publicada agora por Manuel Abranches do Soveral, nas "Ascendências Vizeenses", em que este ramo familiar recua até bastante atrás na Idade Média, com desenvolvimentos assaz surpreendentes. Dá para vários dias de leitura, posso garantir.
Cumprimentos a todos.
Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias pimenta e Miranda de Lagos

#75027 | MigSousa | 14 out 2004 23:09 | Em resposta a: #75024

É favor corrigir na mensagem - João Veloso Pessanha de Mascarenhas Cabral é que está certo
Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias pimenta e Miranda de Lagos

#75028 | MigSousa | 14 out 2004 23:09 | Em resposta a: #75024

É favor corrigir na mensagem - João Veloso Pessanha de Mascarenhas Cabral é que está certo
Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias pimenta e Miranda de Lagos

#75039 | LAV2 | 15 out 2004 07:47 | Em resposta a: #75024

Caro Miguel de Sousa

Fiquei muito contente com a sua mensagem pois tb. eu sou descendente de João Vellozo Pessanha Mascarenhas Cabral e de sua Mulher Maria Francisca d'Albergaria d'Almeida Corte-Real. Deles foi filho, ente muitos outros, Francisco da Veiga Vellozo que casou com Maria Thomázia de Moraes Corrêa de Mello da Cunha e foram pais de Francisca de Paula de Moraes Corrêa de Mello da Cunha que casou com seu primo Francisco d'Almeida Corte-Real e foram pais do pai da minha avó paterna que pode ver neste site.
Como é a sua descendência de João Vellozo Pessanha Mascarenhas Cabral?
Muito lhe agradeceria igualmente que me indicasse em que página é que Manuel Abranches Soveral trata deles pois não me lembro de ver (de qq maneira irei ver com mais atenção).
Por último queria apenas referir-lhe que o Veloso que eu uso não é o mesmo pois é da Beira e de meu avô paterno.
Melhores cumprimentos.
Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias pimenta e Miranda de Lagos

#75049 | MigSousa | 15 out 2004 12:01 | Em resposta a: #75039

Caro Luis de Albuquerque Veloso

Se as notas que tenho estão certas, as coisas não são assim, mas lhe direi o que nelas consta. Teremos apenas antepassados comuns.

1. João Veloso Cabral, capitão mor de Faro cc Brites Joana de Figueiredo Mascarenhas, filha do Dr. Crispim Mascarenhas, dos Figueiredo Mascarenhas (está cf. FNA do Sanches de Baena). Tiveram:

2. Manuel Freire de Andrade cc Leonor Tomásia de Gouveia Pessanha, que foram seus antepassados, ao que me parece

2. Inez Tereza Mascarenhas cc António Maciel de Andrade, juiz da portagem de Faro, que dão as gentes do meu lado, pois tiveram Fernando Maciel de Andrade, tenente do Regimento de Faro, que casou Ana Joaquina Rosa, de Faro, e tiveram minha 4ª avó, Maria Joana Maciel de Andrade (ao que julgo falecida em 1819, pois os registos não se acharam quando foram procurados).

Esta casou com o capitão Leonardo Palermo de Faria, de Moncarapacho, que foi do Exercito de Libertação do Algarve em 1808, e se retirou em 1814. Já tinha andado em Alcoutim, durante a guerra das Laranjas. Foi tesoureiro da Misericórdia de Moncarapacho e vereador da Câmara de Faro entre 1822 e 1828, salvo erro. Foi filho de Sebastião Garcia Palermo e de Vitória Maria, ambos de Moncarapacho.

João Veloso Cabral foi filho de Manuel Freire de Andrade, que pode então encontar no novo livro de Manuel Abranches do Soveral, nos títulos Freire de Andrade, salvo erro. porque não tenho os exemplares à mão; estão na casa de Moncarapacho neste momento.

Pesquizas feitas há anos por um meu familiar na TT não deram muito resultado, porque não foi possível localizar o "Livro da Irmida de N. Sª do Carmo de Moncarapacho", que lá deve estar algures, pois foi visto nos anos 40 por José Fernandes Mascarenhas, o conhecido investigados algarvio e meu primo, queo cita numa sua obra . Parece que nesse livro da capela privativa dos Palermos de Faria (Monografia de Olhão) ficaram regsitados os casamentos e óbitos da família nessa época, segundo me informaram há muitos anos. E, com a vida profissional que tenho, não tem dado para me vestir de investigador e ir para a TT. De qualquer modo, gostaria de saber mais detalhes sobre esta gente.
Grato pelo seu post
Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias pimenta e Miranda de Lagos

#75224 | LAV2 | 18 out 2004 08:10 | Em resposta a: #75013

Cara Mª Teresa Quadros
Uma vez que o Prof Fausto de Quadros é seu marido, há-de lhe falar da minha amiga e colega de curso Mª José Rangel de Mesquita.
Quanto ao que me pede sobre os antepassados de Joaquim e Maria Escolástica, apenas sei o que escrevi. São aliás dados que recolhi do casamento de Joaquim e Escolástica na data que já referi. Devem com certeza constar os locais, mas tenho de verificar. Não deixarei de lhos transmitir.
Melhores cumprimentos deste seu parente
Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Famílias pimenta e Miranda de Lagos

#75225 | LAV2 | 18 out 2004 08:28 | Em resposta a: #75049

Meu caro Miguel de Sousa
Muito obrigado pela sua mensagem. Relativamente ao que eu julgava, parece que continuamos parentes, mas umas gerações acima.
Pelo que percebi, descende de uma irmã do meu antepassado Manuel Freire de Andrade. Creio que tenho o assento de casamento deste me avô, mas não o casamento; não o terá por acaso?
Quanto à escendência Vellozo Cabral tenho muitas dúvidas pois houve um deão da Sé de Faro que terá tido uma filha de uma sobrinha. Sabe alguma coisa desta história tão escabrosa?
Tenho de ver melhor as minhas notas para podermos continuar esta nossa troca de informações.
Os melhores cumprimentos do
Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias pimenta e Miranda de Lagos

#75296 | MigSousa | 19 out 2004 03:12 | Em resposta a: #75225

Caro Luis de Albuquerque Veloso
Grato pelo seu post. As informações de que disponho são baseadas exclusivamente em notas de família, excepto para as gerações mais recentes, que já tenho documentadas, pois comecei há pouco tempo a mexer em tudo isto, agora que me reformei.
Lamento não ter a informação que me pede, que é algo recuada, sobre Manuel Freire de Andrade. Sobre a ascendência dele, ao que parece por duas vias, até aos senhores de Andrade, na Galiza, pode ver as "Ascendências Vizeenses", vol II, de Manuel Abranches do Soveral, recuando desde a página 50. Fora todas as outras ramificações, muito numerosas
Nessa mesma página 50 se esclarece o mistério da filha do Deão D. João Veloso, na qual tropeçou Sanches de Baena, que se deve ter limitado a recolher a informação que a família lhe deu. A Habilitação da Ordem de Cristo de João Velloso Cabral, Sargento-mor de Faro, (datada de 4.5.1707), permite decifrar o enigma.
No mesmos volumes das "Gerações Viseenses" irá decerto encontrar muitas dúzias de antepassados. Só para recolher toda a informação vai levar vários dias.
Fico aguardando as suas impressões, se entender transmiti-las.
As melhores saudações
Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias pimenta e Miranda de Lagos

#75301 | LAV2 | 19 out 2004 08:01 | Em resposta a: #75296

Caro Miguel de Sousa
Obrigado pela sua mensagem. Vou ver as referências que refere.
Eu consultei e tenho cópia do processo para a Ordem de Cristo de João Velloso Cabral e, talvez à dificuldade em decifrar a letra, não fiquei esclarecido.
Talvez seja melhor abrimos um novo tópico com as famílias Velloso, Pessanha, Cabral e Freire de Andrade de Faro para que outros eventuais contributos possam aparecer.
Melhores cumprimenros.
Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias pimenta e Miranda de Lagos

#75311 | MigSousa | 19 out 2004 11:13 | Em resposta a: #75301

Caro Luis de Albuquerque Veloso

Grato pelo post. Concordo inteiramente com a sua sugestão. Julgo que a informação que aqui consta pode ser transferida para o novo tópico, mas não sei como isso se faz.
Parece que este grupo de famílias, várias vezes ligada entre si, constitui um "núcleo duro" com forte rendimento genealógico, a que muitos dos nossos confrades podem ir buscar matéria para as suas próprias árvores de ascendência e de parentesco.
Finalmente, agora que a genealogia do Algarve está a emergir, e é notoriamente menos monótona do que a do norte do país, parece-me boa altura para criar "núcleos duros" como este, que permitam acelerar a pesquiza de antepassados, que habitualmente se vai fazendo ao ritmo do caracol, com risco de nunca se ir muito longe no tempo de vida de cada um de nós.
Desculpe a divagação.
Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias pimenta e Miranda de Lagos

#75313 | MigSousa | 19 out 2004 11:18 | Em resposta a: #75301

Caro Luis de Albuquerque Veloso

Grato pelo post. Concordo inteiramente com a sua sugestão. Julgo que a informação que aqui consta pode ser transferida para o novo tópico, mas não sei como isso se faz.
Parece que este grupo de famílias, várias vezes ligada entre si, constitui um "núcleo duro" com forte rendimento genealógico, a que muitos dos nossos confrades podem ir buscar matéria para as suas próprias árvores de ascendência e de parentesco.
Finalmente, agora que a genealogia do Algarve está a emergir, e é notoriamente menos monótona do que a do norte do país, parece-me boa altura para criar "núcleos duros" como este, que permitam acelerar a pesquiza de antepassados, que habitualmente se vai fazendo ao ritmo do caracol, com risco de nunca se ir muito longe no tempo de vida de cada um de nós.
Desculpe a divagação.
Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias pimenta e Miranda de Lagos

#75413 | MigSousa | 20 out 2004 12:34 | Em resposta a: #75301

Caro Luís de Albuqerque Veloso:
Recebi agora o novo livro de Luis de Soveral Varella - O sangue português e Teresa Heinz Kerry - uma obra absolutamente modelar e que vai interessar muito os portugueses.
Como ainda não lhe deve ter chegado a obra, dou-lhe a novidade de de que a esposa do candidato Johna Kerry à presidência dos USA, descende, numa das linhas, de Jorge Freire de de Andrade e de Ana de Ruão Perestrello, com ascendência e descendência largamente detalhada na obra.
Mais uma na família. Depois me dirá.
Cumprimentos
Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias pimenta e Miranda de Lagos

#75416 | LAV2 | 20 out 2004 14:34 | Em resposta a: #75413

Caro Miguel de Sousa
Já abri o novo tópico onde manteremos a nossa correspondência.
Interessante a notícia que me dá, não só do novo livro como da ligação da Teresa Heinz Kerry (não posso deixar de notar como sui generis, talvez não nos EUA, o facto de ela manter os apelidos dos 1º e do 2º marido; que nome teria a Elizabeth Taylor se fizesse o mesmo!).
abraço do
Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Famílias pimenta e Miranda de Lagos

#76953 | mtpq1234 | 10 nov 2004 19:41 | Em resposta a: #75224

Caro Luis de Albuquerque Veloso
Recebi da Torre do Tombo um assento de nascimento do Major Joaquim Manuel Pimenta que, no entanto,não consigo decifrar,dado o mau estado do documento.
Lembrei-me que no testamento que diz possuir talvez venham algumas datas de nascimento ou de óbito destes nossos parentes. Caso assim seja e os tivesse consigo será que mos podia facultar?
As minhas pesquisas genealógicas vão muito lentamente porque, por enquanto, ainda não tenho muito tempo livre.
Conheço bem a Maria José Rangel de Mesquita por quem o meu marido tem muito apreço.
Melhores cumprimentos da
Maria Teresa Quadros

Resposta

Link directo:

RE: Famílias pimenta e Miranda de Lagos

#76985 | LAV2 | 11 nov 2004 08:04 | Em resposta a: #76953

Cara Mª Teresa Quadros

Claro que tenho grande prazer em lhe facultar cópia do testamento do nosso avô Joaquim Manuel Pimenta (e tb. o da Mulher dele), mas o que se passa é que vivo no estrangeiro e esses meus papeis estão em Lisboa. No Natal, se Deus quiser, irei procurá-los e nessa altura lhos enviarei.
Creio porém que neles não há datas de nascimento, mas apenas referências aos filhos, netos e tb. cunhados já falecidos quando deixam que se rezem missas pelas respectivas almas.
A Zé Mesquita é uma grande amiga de longa data e é mto. sabedora e competente. Gosto mto dela.
Cumprimentos do
Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Famílias pimenta e Miranda de Lagos

#77088 | mtpq1234 | 12 nov 2004 09:10 | Em resposta a: #76985

Caro Luis de Albuquerque Veloso,

Agradeço-lhe a sua disponibilidade. Cá ficarei a aguardar por suas notícias, se não fôr antes, no Natal que já não vem longe. Entretanto, se eu conseguir mais alguns dados, não deixarei de lhos transmitir.
Cumprimentos da
Maria Teresa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias pimenta e Miranda de Lagos

#80074 | mtpq1234 | 24 dez 2004 13:11 | Em resposta a: #76985

Caro Luis de Albuquerque Veloso,

Nesta quadra festiva não posso deixar de desejar aos meus novos parentes e sua Família, um Santo e feliz Natal e um óptimo ano de 2005.
Se quiser ter a amabilidade de me fazer chegar o documento que lhe pedi,poderá ser por e-mail (teresaquadrosetenetcabopontopt) ou por qualquer outro meio ( fax ou carta). Só lhe peço que me diga se precisa dos números do fax ou da morada.
Agradeço-lhe desde já e, mais uma vez, Boas Festas
Teresa Quadros

Resposta

Link directo:

RE: Famílias pimenta e Miranda de Lagos

#98142 | mtpq1234 | 18 ago 2005 20:05 | Em resposta a: #74912

Caro luis de Albuquerque veloso,

Em adenda á sua mensagem de 13-10-2004 posso agora confirmar-lhe que Anna Lina do Resgate Pimenta foi casada 1º com Joaquim José Jordão, de profissão cirurgião, e 2º com João Luis Camillo de Miranda também cirurgião.De acordo com o registo deste último casamento, Anna Lina era viuva de Joaquim José Jordão.
Por acaso não sabe se houve filhos deste 1º casamento?
Melhores cumprimentos,
Maria Teresa Quadros

Resposta

Link directo:

RE: Famílias pimenta e Miranda de Lagos

#98484 | LAV2 | 25 ago 2005 10:05 | Em resposta a: #98142

Olá

Estou em falta consigo, mas nas minhas raras idas a Portugal não tenho encontrado os testamentos que sei ter. O ser emigrante faz muitas vezes, como é o meu caso, com que tenhamos coisas espalhadas por várias casas e depois encontrá-las é uma trapalhada. Daqui a um ano, se Deus quiser, volto a Lisboa e aí vou recolher tudo o que tenho espalhado e espero encontrar o qe procuro para lhe fazer chegar. Desculpe.

Quanto à descendência de Ana Lina do Resgate Pimenta não sei nada. Só sabia que ela tinha casado com Joaquim José Jordão de acordo informação dos referidos testamentos. Nem sabia que ela tinha casado 2ª vez.

Um abraço do

Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Famílias pimenta e Miranda de Lagos

#115380 | LCM | 29 mar 2006 20:44 | Em resposta a: #74860

Caro Luiz de Albuquerque Veloso,

Estava agora a ler um dos meus almanaques e encontrei referência a Carlos Frederico Lecor Pimenta como Vice-Cônsul da Turquia em Lagos em 1865. Como o nome não me era estranho vim procurar ao site e liguei-o a si. Aqui fica esta notícia que possivelmente já conhecia.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias pimenta e Miranda de Lagos

#115433 | LAV2 | 30 mar 2006 09:07 | Em resposta a: #115380

Meu caro Lourenço

Muito obrigado por esta informação que efectivamente desconhecia. Sabia, e tenho cópia da respectiva carta de nomeação (não a tenho aqui e não me lembro se é este o nome correcto), de que seu filho e meu trisavô José Joaquim de Abreu Pimenta foi vice-cônsul da Turquia em Lagos, mas não sabia que o pai dele tb. o tinha sido. Vou procurar no arquivo do MNE o processo de Carlos Frederico Lecor Pimenta que foi onde descobri a nomeação do filho José.

Espero que estejam todos bons e lá vou tendo, de vez em quando, notícias do tios Teresa e Pedro. Parece que não vêm até Budapeste pois não é um destino suficientemente exótico!

Mais uma vez obrigado (no hard feelings!)

Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias pimenta e Miranda de Lagos

#115434 | LCM | 30 mar 2006 09:38 | Em resposta a: #115433

Caro Luiz,

Não tem nada que agradecer. Gosto muito deste tema dos Cônsules, Vice-Cônsules e afins, que existiram um pouco por todo o País, levando as nações mais extraordinárias a terem cônsules em sítios improváveis, normalmente povoações maritimas.
Estou a fazer um trabalho sobre os Cônsules das Duas Sicílias em Portugal (há malucos para tudo...)

O filho de Carlos Frederico, José Joaquim, foi nomeado a 7.11.1876, segundo o "Anuario Diplomatico e Consular Portuguez" de 1891.

Não vejo o Tio Pedro e Tia Teresa há muito tempo, mas sei que está tudo bem, obrigado.

Um abraço
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias pimenta e Miranda de Lagos

#115435 | LAV2 | 30 mar 2006 09:51 | Em resposta a: #115434

Caro Lourenço

Essa data de nomeação do José Joaquim já a tinha, obrigado de qualquer maneira. E sabe a do Carlos Frederico Lecor Pimenta?

Abraço do

Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Famílias pimenta e Miranda de Lagos

#115436 | LCM | 30 mar 2006 10:00 | Em resposta a: #115435

Caro Luiz,

Infelizmente o almanaque de 1865 não tem datas, mas fui ao de 1855, "Almanach de Portugal" (p. 548), onde aparece como nomeado 4.2.1853.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Famílias pimenta e Miranda de Lagos

#115437 | LAV2 | 30 mar 2006 10:13 | Em resposta a: #115436

Obrigado.
Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Famílias pimenta e Miranda de Lagos

#325000 | Leote | 08 mar 2013 19:50 | Em resposta a: #75049

Estimado cofrade

Usando este seu parágrafo:

Inez Tereza Mascarenhas cc António Maciel de Andrade, juiz da portagem de Faro, que dão as gentes do meu lado, pois tiveram Fernando Maciel de Andrade, tenente do Regimento de Faro, que casou Ana Joaquina Rosa, de Faro, e tiveram minha 4ª avó, Maria Joana Maciel de Andrade"

Gostaria de saber se tem a descendência a descendência completa de António Maciel de ANdrade pois ele é trineto de Gaspar Leote. Daí o meu interesse.

Cumprimentos respeitosos.

João Luís Esquível

Resposta

Link directo:

António Maciel de Andrade

#325063 | MigSousa | 09 mar 2013 19:17 | Em resposta a: #325000

Caro João Luís Esquível:

É bom saber de si. Grato pela sua mensagem; de qualquer modo achei preferir entrar em novo tópico, para não continuara a invadir a casa dos outros. E assim estamos à vontade.

Este António Maciel de Andrade foi de facto meu 7º avô, e tenho bastante informação sobre esta linha, que está ao seu dispor, embora alguns detalhes necessitem de acertos, pelo que não vou enviar de imediato.

De qualquer modo, por via dele não encontro nenhum antepassado Leote. Apenas acho uma tangente a isso, pois meus 13ºs avôs Isabel de Quadros e Francisco Henriques foram ambos irmãos de Beatriz Henriques de Quadros, que de facto casou na Sé de Tanger, c. 1558 com Francisco Leote, filho de Gaspar Leote e de Isabel Fernandes - ambos aí residentes - e neto paterno de Gaspar Fernandes, cavaleiro em Alcacer-Quibir.

Todos esses irmãos e mais uns quantos foram filhos de Fernão Gomes de Quadros, 2º senhor da Casa de Tavarede (hoje felizmente restaurada ao seu esplendor manuelino), e essa ascendência também a tenho estudada até onde é possível.

Não sei se recebeu informação sobre o VII Encontro dos Genealogistas do Algarve, este ano em Moncarapacho, e se teria interesse em estar presente. Caso aí vá posso mostrar-lhe os ancestrais desses Quadros, que são interessantíssimos, embora necessite de rever e afinar bastantes detalhes.

Se eu estiver enganado na ascendência Leote, agradecia muito que me informasse. De resto fico a aguardar as suas notícias.

Os melhores cumprimentos

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: António Maciel de Andrade

#325803 | Leote | 20 mar 2013 19:20 | Em resposta a: #325063

Caro Miguel de Sousa

Tem toda a razão na correcção que fez uma vez que fiz confusão.
O sogro de João Maciel de Andrade casou a primeira vez com Maria Tavares Leote com a qual teve uma filha de nome Isabel de Andrade que veio a casar com Lopo Soares de Albergaria.

Ora do seu segundo casamento com Antónia Vieira houve uma Isabel Antónia de Madureira Pitta que casou com João Maciel de Andrade. Foi confusão das Isabelinhas.

Gostaria muito de saber mais sobre os irmãos, pais e avós de Brites Henriques de Quadros. Se me puder contar alguma coisa agradeço.

Relativamente ao VII Encontro de Genealogistas do Algarve a 27 de Abril do corrente, vou tentar estar presente mas não posso confirmar já.

Antecipadamente pedindo desculpa pela demora na resposta, subscrevo-me atentamente,

João Luís Esquível

Resposta

Link directo:

António Maciel de Andrade

#325842 | MigSousa | 21 mar 2013 14:37 | Em resposta a: #325803

Caro João Luís Esquível:

De quantas gerações atrás de Brites Henriques de Quadros precisa?

Cumprimentos

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: António Maciel de Andrade

#325855 | Leote | 21 mar 2013 18:16 | Em resposta a: #325842

Caro Miguel

Muito obrigado pela sua gentileza. Como lhe tinha dito irmãos pais e avós, por ora, é suficiente.

Melhores cumprimentos,

João Luís Esquível

Resposta

Link directo:

RE: António Maciel de Andrade

#325856 | Leote | 21 mar 2013 18:25 | Em resposta a: #325842

Caro Miguel Sousa,

Se souber, também a descendência (umas duas gerações), dos irmãos de Brites. Só para eu os enquadrar em Tânger, caso seja esse o caso.

Cumprimentos,
Joao Luís Esquível

Resposta

Link directo:

Brites Henriques de Quadros

#325866 | MigSousa | 21 mar 2013 19:37 | Em resposta a: #325856

Caro João Luis Esquível

Já enviei, por mail directo, dado que não tenho o seu endereço, as tiragens solicitadas, mas algo diferentes, como irá verificar.
A razão é simples - não me consta que Brites Henriques de Quadros tenha vivido em Tanger, nem pertence à minha linha directa, pelo que nada tenho sobre a sua descendência.

Com os cumprimentos, e agradecia que visse o seu FB

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 12:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen