Dr. Nuno Severiano Teixeira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos

Dr. Nuno Severiano Teixeira

#74657 | Jpteixeira | 08 out 2004 19:30

Caros Colegas:

O Dr. Nuno Severiano Teixeira é um mui ilustre Historiador, que conjuntamente com o General Manuel Themudo Barata projectou e concretizou a obra " Nova História Militar de Portugal", edição do Círculo de Leitores (infelizmente, o General Manuel Themudo Barata partiu antes de ver a sua obra concretizada).
Segundo suponho, O Dr. Nuno Severiano Teixeira tem ascendentes algarvios reportados ao Século XIX, da aldeia de Giões, Concelho de Alcoutim.
No entanto, da família Teixeira também faz parte a esposa do Sr. Eng. Ângelo Correia, a qual é natural de Loulé.
Por coincidência foram os dois Ministros da Defesa, num passado recente. Será que a esposa do Eng. Ângelo Correia (da família Teixeira) terá alguma ligação à família Teixeira do Dr. Nuno Severiano Teixeira?
Sobre a esposa do Eng. Ângelo Correia, creio que se chama Helena e que é filha de Sebastião Dias Brito Teixeira e de Cassiana Ascensão, neta paterna de António Brito Teixeira e Serafina Dias Pires Teixeira.
É, pois, meu objectivo tentar chegar a tal "entroncamento" para o que solicito os préstimos dos colegas do Fórum, em especial no que se refere aos ascendentes do Dr. Nuno Severiano Teixeira.
Antecipadamente grato pela vossa colaboração.
Cumprimentos.
Júlio sousa

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Nuno Severiano Teixeira

#86305 | Jpteixeira | 16 mar 2005 13:40 | Em resposta a: #74657

Caros Colegas:

Renovo o pedido de informações sobre os ascendentes do Dr. Henrique Nuno Pires Severiano Teixeira.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Nuno Severiano Teixeira

#86314 | rafael | 16 mar 2005 15:55 | Em resposta a: #86305

Caro parente Júlio Sousa
Disseram-me (se a memória não me falha) que tinha antepassados de- Giões.
Não demorando,penso eu, entrarei em contacto consigo. Agradeço-lhe deveras o que me tem enviado.
Cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Nuno Severiano Teixeira

#127203 | Jpteixeira | 02 set 2006 20:47 | Em resposta a: #86314

Caros Colegas:

Renovo o pedido de informações sobre os ascendentes do Dr. Henrique Nuno Pires Severiano Teixeira.
Sei que nasceu na Guiné, em 1957, filho do Coronel de Infantaria, José Severiano Teixeira. Gostaria de obter mais informação, designadamente sobre a ascendência do seu pai.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Nuno Severiano Teixeira

#127226 | rafael | 02 set 2006 22:34 | Em resposta a: #127203

Caro Júlio

Os-Teixeiras-do referido Senhor, se a memória não me falha, são de Giões ;
relacionados ? tb. com os do Ameixial.

Um abraço e bom fim de semana
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Nuno Severiano Teixeira

#127227 | rafael | 02 set 2006 22:36 | Em resposta a: #127226

Desculpe a repetição.
RC

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Nuno Severiano Teixeira

#127228 | rafael | 02 set 2006 22:44 | Em resposta a: #86314

Caro Júlio

Como vou sair , antes de me esquecer, lembro-lhe os de -São Pedro de Sólis-destes são os meus filhos pela Mãe e usam este apelidoTêm parentes no Ameixial.

Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Nuno Severiano Teixeira

#127282 | Jpteixeira | 03 set 2006 12:54 | Em resposta a: #127228

Caro parente Rafael.

Folgo muito em ter notícias suas! Há tempos enviei-lhe um e-mail, o qual veio devolvido e fiquei preocupado. Tentei telefonar-lhe mas também não consegui ligação. Há algum problema? Está tudo bem? Quando nos voltamos a encontrar?

Bem sobre a questão em apreço dos ascendentes do Dr. Nuno Severiano Teixeira, tenho a ideia que, pela via paterna, há ligação à freguesia de Giões e ao Padre Pedro Teixeira Ramos, o qual foi pároco em Salir até à data de 1912, ano em que faleceu.
No entanto, trata-se apenas de uma suposição, ainda sem consistência porque, justamente, não tenho dados suficientes para a validar.
Apenas sei que nasceu na Guiné em 1957, aquando de uma comissão de serviço que seu pai, o Coronel de Infantaria José Severiano Teixeira estava a realizar naquele País.
Sei também que concluiu os seus estudos liceais na cidade de Évora em 1974.
Esta é a informação que se pode obter na Internet. Mais nada sei.
Por outro lado, a validar-se a suposição, é provável que se encontrem ligações a uma família Teixeira do Ameixial, à data da última década do século XVIII → 1790.

Com os melhores cumprimentos
Do parente
Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Nuno Severiano Teixeira

#133479 | odiruolatir3791 | 08 nov 2006 12:54 | Em resposta a: #74657

Caro Júlio

Encontrarás referências à famíla Severiano Teixeira, com facilidade, em Évora.

A.L.

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Nuno Severiano Teixeira

#133518 | Jpteixeira | 08 nov 2006 18:42 | Em resposta a: #133479

Caro(a) A.L.

Obrigado pela informação. Mas em Évora, onde, em que local ?
Agradeço mais uma vez as informações que me possam dispensar.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Nuno Severiano Teixeira

#142024 | jmnpalma | 28 jan 2007 04:17 | Em resposta a: #74657

Caros colegas:
Sou membro recente deste forum e deparei com esta questão. Sei que o Dr. Henrique Nuno Severiano Teixeira é meu parente afastado, com ligações a como diz, à aldeia de Giões, concelho de Alcoutim e à aldeia de S. Bartolomeu da Via Glória, concelho de Mértola. Não tenho detalhes da ascendencia directa do Dr. Nuno Severiano Teixeira, do lado materno, pelo que não consigo relacioná-lo com a informação que tenho disponível. Assim que conseguir mais informações,informarei.
Cumprimentos,
Jorge Palma

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Nuno Severiano Teixeira

#142955 | Jpteixeira | 04 fev 2007 19:32 | Em resposta a: #142024

Caro Jorge Palma:

Muito obrigado pela atenção dispensada. Também eu tenho a ideia que o Dr. Henrique Nuno Severiano Teixeira tem alguns dos seus ascendentes na aldeia de Giões. o meu problema reside, precisamente, em saber o nome dos seus avós paternos, uma vez que, segundo creio, será pelo lado paterno que tal ligação será feita. No entanto, são apenas suposições que carecem de ser conferidas com informações concretas. Se, entretanto, o caro Jorge conseguir mais alguma informação coloque-a aqui no tópico para recuarmos até 1890, pois a partir daqui já será mais fácil.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Nuno Severiano Teixeira

#143063 | jmnpalma | 05 fev 2007 20:55 | Em resposta a: #142955

Caro Júlio Sousa:
Os avós paternos do referido são José Pedro Severiano Teixeira e Rita da Conceição (?).
Como não posso aqui postar o endereço (regras do forum), peço-lhe para googlar "familiapalma" e encontrará na net uma rudimentar árvore genealógica, como poucos dados ainda, mas que estamos a desenvolver e aprofundar.
Para facilitar, o ID é I630.
Cumprimentos,
Jorge Palma

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Nuno Severiano Teixeira

#143093 | Jpteixeira | 05 fev 2007 23:34 | Em resposta a: #143063

Caro Jorge Palma:
Muito obrigado pela informação prestada. Na verdade acedi ao site que me indicou e constatei que há muita informação disponível.
Sobre os avós paternos do Dr. Nuno Severiano Teixeira, José Pedro Severiano Teixeira e Rita da Conceição, interessa-me, sobretudo, o avó.
Tenho alguns dados, anteriores a 1900, que são muito semelhantes ao que lá constam mas, nestas coisas, aquilo que parece ser, às vezes não é. Tal aplica-se aos pais de José Pedro Severiano Teixeira. Enfim, é necessário ter algum cuidado.
Em todo o caso, deixo aqui alguns apontamentos sobre o casal Pedro Severiano Teixeira e Ana José Teixeira, ele "empregado da companhia de carris de ferro de Lisboa", natural da freguesia de Giões e ela natural da freguesia de S.B. de Via Glória, Concelho de Mértola, paroquiana na freguesia de Santa Engrácia de Lisboa. os pais de Ana José Teixeira são José Pedro Guerreiro Teixeira e Maria José Teixeira, enquanto que os que figuram no referido site são Jacinto Teixeira e Maria José Teixeira. Tirei estes apontamentos do registo de baptismo de Ana do Rosário da Silva Teixeira, a qual nasceu a 05-05-1899, tendo casado em 11-01-1943 com João Cândido Figueiredo Valente, natural de Martim Longo. Ana do Rosário, supostamente irmã de José Pedro Severiano Teixeira, faleceu a na data de 05-05-1961 em Lisboa, justamente no dia em completava 62 anos.
Renovados cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Nuno Severiano Teixeira

#143202 | jmnpalma | 06 fev 2007 19:05 | Em resposta a: #143093

Caro Júlio Sousa:
Muito obrigado pela informação.
Irei submetê-la a actualização no site.
Grato pela ajuda,
Jorge Palma

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Nuno Severiano Teixeira

#143207 | Jpteixeira | 06 fev 2007 20:14 | Em resposta a: #143093

Emenda:

Na mensagem anterior, na 5ª linha, cometi um erro que pode afectar a leitura da mensagem, pelo que importa corrigi-lo. Assim, onde se lê "o avó", deve ler-se "o avô".
Peço desculpa pelo lapso.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Nuno Severiano Teixeira

#154223 | Jpteixeira | 29 abr 2007 01:01 | Em resposta a: #143093

Caro Jorge Palma:

Em complemento da informação prestada na data de 05-02-2007, adianto o seguinte:
1- Ana do Rosário da Silva Teixeira nasceu na freguesia de Salir, Concelho de Loulé.
Os pais, Pedro Severiano Teixeira e Ana José Teixeira estavam a residir "acidentalmente" em Salir, em visita a Joaquim Pedro Teixeira e Margarida da Conceição, pais de Pedro Severiano Teixeira.
Efectivamente, Pedro Severiano Teixeira tinha um irmão que era Padre e que exercia a função em Salir, onde os seu pais acabaram por estabelecer residência, cerca de 1890, provenientes de Giões.
2- Margarida da Conceição faleceu em Salir a 27-11-1900 com 76 anos. Nasceu na freguesia da Conceição de Faro, cerca de 1824 e era filha de Severiano José dos Reis e Teresa de Jesus Ramos.
3- Joaquim Pedro Teixeira faleceu (também em Salir) na data de 28-05-1905, com 87 anos, natural de Giões, onde nasceu a 07-03-1818, filho de Pedro Rodrigues e de Ana Teixeira.

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 jun 2024, 09:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen