Carneiro Leão

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Carneiro Leão

#74896 | Alfredo Neto | 13 out 2004 00:08

Prezados Amigos,
Sei que já foi abordado o tópico CARNEIRO LEÃO, mas gostaria de saber de vcs poderiam me ajudar a encontrar meu ramo. Sou descendente de VIRGÍNIO MARQUES CARNEIRO LEÃO, filho de JOSÉ CARNEIRO LEÃO, minha dúvida seria de qual ramo sou descendente, pois até onde sei os CARNEIRO LEÃO de Pernambuco são provinientes de três ramos. Se algém puder ajudar-me ficaria bastante agradecido e se alguém precisar de alguma informação aqui em Pernambuco e no Nordeste estarei a inteira disposição.
Desde já agradeço atenção dada,
Alfredo Neto

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão

#75002 | Cau Barata | 14 out 2004 16:36 | Em resposta a: #74896

Rio de Janeiro

Prezado Alfredo Neto

Vossa bisavó Carmem Carneiro Leão, foi casada a 26 de dezembro de 1917, com o doutor Luiz Antonio Cabral de Mello, nascido a 9 de dezembro de 1894, filho do doutor João Cabral de Mello e de Maria Rita de Souza Leão.

Entre os sete filhos do casal, imagino que seu avô seja João Cabral de Mello Neto, nascido a 9 de janeiro de 1920 e casado a 22 de fevereiro de 1946 com Stela Maria Barbosa de Oliveira, falecida em 1986, da família do grande jurista Ruy Barbosa.

Dona Carmem, é filha de Virgínio Marques Carneiro Leão e de Maria Olímpia Gonçalves de Mello, esta filha de Ulysses Pernambuco.

Virgínio, seu terceiro avô, é filho de José Marques Carneiro Leão e de Celestina Eugênia de Sá Barreto.

José, seu quarto avô, é filho do primeiro casamento (de três) Virgínio Carneiro Leão com Maria Cláudia do Espírito Santo.

Virgínio, seu quinto avô, é filho do primeiro casamento (de dois) Manuel Carneiro Leão, nascido por volta de 1771, com sua prima Maria do Carmo Diniz Bandeira.

Manuel, seu sexto avô, é filho de Virgínio Rodrigues Campello, nascido em 1746, senhor do engenho Cunha, e de Rita Josefa de Jesus.

Virgínio, seu sétimo avô, é filho do primeiro casamento (de dois) de Francisca Teresa de Jesus Barros, nascida por volta de 1714, com Virgínio Rodrigues Campello, falecido em 1749.

Francisca, sua oitava avó, é filha de Manuel Carneiro Leão, batizado a 28 de outubro de 1685, segundo o Livro 2.º de batizados de São Tiago, fl. 68v. Emigrou para Pernambuco, onde foi senhor do engenho Contraçude, em Jaboatão. Casado com Rita Maria de Barros, que também aparece como Ana Maria de Barros Alveolo Teles.

Manuel, seu nono avô, é filho de Francisco Carneiro Leão, batizasdo a 20 de novembro de 1650, segundo o Livro 2.º de batizados de São Tiago, fl. 11. Casado a 25 de outubro de 1681, segundo o Livro de casamentos de São Tiago, fl. 182, com Luiza Barbosa, batizada a 5 de março de 1662, segundo o Livro 2.º de batizados de São Tiago, fl. 21v.

Francisco, seu décimo avô, é filho de Pedro Carneiro e de Maria Antonia Leão, que já citei no outro tópico dedicado as raízes da família Carneiro Leão.

Abraços
Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão

#75018 | Alfredo Neto | 14 out 2004 21:15 | Em resposta a: #75002

Prezado Cau Barata,
Antes de mais nada gostaria de lhe agradecer pelas informações e dizer se precisar de algo estou ao seu inteiro dispor.
Sou neto de VIRGÍNIO MARQUES CABRAL DE MELO c.c CARMÉLIA MOSCOSO CABRAL DE MELO.
Virgínio faleceu em março de 2002, ele era o irmão mais velho de João Cabral de Melo Neto.
Novamente ratifico meus agradecimentos,
Alfredo Neto

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão

#76508 | Cibele | 04 nov 2004 15:04 | Em resposta a: #75002

Colegas,

Descendo dos Carneiro Leão e gostaria muito de saber a minha linha de ascendentes.

Encontrei em uma habilitação "De generis", as seguintes informações:

Padre Manoel Carneiro Leão
Local: Curral D'El Rey
Ano: 1796
Número: 1463

Natural da Freguesia de Curral D'El Rey, filho legítimo de José Carneiro Leão, natural e batizado na freguesia de São Thiago de Carvalhosa, Arcebispado de Braga, e de sua mulher Anna Camilha Sarzedas, natural e batizada neste bispado.

Neto paterno de Rafael Carneiro Barbosa e Joanna Álvares de Sousa, sua legítima mulher, ambos naturais e batizados na Freguesia de São Thiago de Carvalhosa.

Agradeço por antecipação qualquer ajuda possível.

Cibele
Pesquisando de Belo Horizonte, MG, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão

#76543 | camac41 | 04 nov 2004 22:14 | Em resposta a: #76508

Cara Colega

Transcrevo o que na altura transmiti ao confrade Cau Barata no seu tópico
Carneiro Leão - do Porto ao Brasil - XVII/XVIII

"Caro Cau Barata

Muito grato pelos dados fornecidos pois permitiram-me alguns esclarecimentos. Desconhecia que a minha ascendencia ligava aos Carneiros Leão. Na realidae descendo de Manuel Carneiro (Leão) casado com Catarina Ferreira também conhecida por Catarina Barbosa, através do filho Rafael Carneiro Barbosa
cuja descendência anexo (só uma geração)
- Rafael Carneiro Barbosa, nasceu no dia 10 de Novembro de 1686 (Mistos 2 70 - Carvalhosa ) em Sanguinhães – Carvalhosa, filho de Manuel Carneiro natural de Funtão – Carvalhosa e de Catarina Barbosa (Catarina Ferreira) natural de Carvalhosa - Paços de Ferreira.
- Joana Alvares de Sousa, nasceu no dia 11 de Agosto de 1686 (Mistos 2 69 – Carvalhosa) na Carvalhosa - Paços de Ferreira. É filha de Manuel Alves de Sousa (Capitão) natural de Carvalhosa - Paços de Ferreira e de Francisca Fernandes natural de Vila Real.
Casaram-se no dia 23 de Novembro de 1704 (Mistos 3 194 – Carvalhosa) na Carvalhosa – Paços de Ferreira residiam em Sanguinhães – Carvalhosa e tiveram os seguintes filhos:
i. Manuel, nasceu em Sanguinhães - Carvalhosa e foi baptizado no dia 25 de Outubro de 1705 (Mistos 3 9v - Carvalhosa) pelo Padre Manuel Álvares de Sousa que foi padrinho sendo madrinha Ana Maria filha de Manuel Alvares do Moinho Velho. Faleceu no dia 3 de Maio de 1768.
ii. Francisco, nasceu no dia 15 de Julho de 1708 (Mistos 3 22 - Carvalhosa ) em Sanguinhães – Carvalhosa e foi baptizado no dia 22 de Julho de 1708 na Carvalhosa - Paços de Ferreira tendo por padrinhos, António Carneiro Leão, da Cidade do Porto, tio paterno do baptizado e Catarina, solteira, filha de Catarina Barbosa, tia paterna do baptizado. Faleceu no dia 28 de Dezembro de 1796.
iii. João, nasceu no dia 2 de Fevereiro de 1711 (Mistos 3 38v - Carvalhosa) em Sanguinhães – Carvalhosa e foi baptizado pelo Revº Doutor Manuel Alvares de Sousa, Tesoureiro do Mosteiro de S. Pedro de Ferreira no dia 8 de Fevereiro de 1711 em Carvalhosa - Paços de Ferreira tendo por padrinhos, António Carneiro Leão, de Paços e Luisa Monteiro mulher de João Alvares de Sousa, moradores na Quinta do Moinho Velho.
iv. António Carneiro, nasceu em Sanguinhães - Carvalhosa (Padre ver Inquirições de Génere do Arquivo distrital de Braga Processo 5748 - Pasta 254, data 1730-08-05)
v. Francisco Xavier Carneiro, nasceu no dia 8 de Julho de 1716 (Mistos 3 67/67v - Carvalhosa) em Sanguinhães – Carvalhosa e foi baptizado em Carvalhosa - Paços de Ferreira pelo Revº Doutor Manuel Alvares de Sousa, Tesoureiro do Mosteiro de S. Pedro de Ferreira tendo por padrinhos, Manuel Carneiro, do Funtão - Carvalhosa e Maria Carneira mulher de Francisco Leão, da Raimonda (Padre ver Inquirições de Génere do Arquivo distrital de Braga Processo 15046 - Pasta 639, data 1733-02-26).
vi. Fernando, nasceu no dia 27 de Fevereiro de 1719 (Mistos 3 84 - Carvalhosa) em Sanguinhães – Carvalhosa e foi baptizado no dia 3 de Março de 1719 em Carvalhosa - Paços de Ferreira tendo por padrinhos, Francisco Ferreira, de Ferreira e Mariana filha do Capitão João Alvares de Sousa, da Quinta do Moinho Velho.
vii. Rafael, nasceu no dia 22 de Junho de 1721(Mistos 3 95 - Carvalhosa) em Sanguinhães – Carvalhosa e foi baptizado no dia 29 de Junho de 1721 em Carvalhosa – Paços de Ferreira tendo por padrinhos o Revº Francisco Carneiro Leão do Lugar do Funtão - Carvalhosa e Dionísia Carneira, solteira, filha de Maria Carneira, viúva, do Lugar de Rosende - Raimonda.
viii. Ana Maria Carneiro, nasceu no dia 25 de Junho de 1725(Mistos 3 117/117v - Carvalhosa) em Sanguinhães – Carvalhosa e foi baptizada no dia 27 de Junho de 1725 em Carvalhosa - Paços de Ferreira tendo por padrinhos, António Ferreira Leão e Clara, filha de Maria Carneira, viúva ambos do Lugar da Torre - Raimonda. Casou com António Ferreira Leal na Igreja Paroquial de Paços, no dia 19 de Outubro de 1752 (Mistos 2 180v - Modelos) sendo testemunhas o Revº Manuel Ferreira, cura de Seroa, o Pe Manuel Ferreira Leal, da freguesia de Modelos e o Revº António Coelho. Faleceu antes de 1816.
ix. Clara Maria, nasceu em Sanguinhães - Carvalhosa.
....... "

Não tinha referenciado o filho José de Rafael Carneiro Barbosa. Vou repassar o microfilme para ver se encontro o nascimento desse filho.
Descendo da filha Ana Maria

Ao seu dispor

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão

#76569 | Cibele | 05 nov 2004 11:36 | Em resposta a: #76543

Prezado Carlos,

Estou extremamente feliz ao ter conseguido encontrar família em Portugal. Ainda não tenho muitos dados, pois ainda estou pesquisando.

Consegui alguns testamentos, bem antigos, em que consegui os filhos do casal José Carneiro Leão e Anna Camilha Sarzedas, cujo pai é Balthazar Fernandes Sarzedas, natural e batizado na freguesia de Vila do Castelo de Vide, de Portoalegre:

i) Manoel Carneiro Leão
ii) Antônio Carneiro Leão
iii) Rafael Carneiro Leão
iv) Pedro Fernandes Sarzedas
v)João Chrisóstomo Carneiro
vi)José Carneiro Leão

Ainda preciso me aprofundar nas pesquisas e, caso você tiver interesse, posso repassar os dados que conseguir.

Mais uma vez agradeço, ficando à disposição para troca de informações.

Atenciosamente,

Cibele Braga
Pesquisando de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão

#76608 | camac41 | 05 nov 2004 18:13 | Em resposta a: #76569

Cara Cibele Braga
Fiquei também muito satisfeito por ter encontado familiares no Brasil. Tenho também um ramo Ferreira Leal que penso que se estabeleceram em Pernambuco.
Agradeço todos os dados que me possa repassar. Igualmente posso repassar cópias dos assentos paroquiais pois tenho-os digitalizado em Jpg assim como a descêndecia da referida Ana Maria atá aos dias de hoje.
Aconselho que consulte na Genea o tópico do Confrade Cau Barata sobre os Carneiro Leão pois tem muitos dados.
O meu e-mail é camac@netcabo.pt

Com amizade

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão

#82706 | ALVARO DUARTE | 25 jan 2005 15:29 | Em resposta a: #74896

Alfredo,

Eu posso ajudá-lo a encontrar seu ramo da família Carneiro Leão. Eu preciso saber se esse Virgínio Marques Caneiro Leão era casado com Maria Olindina de Melo filha do Dr Ulisses Pernambucano de Melo e de Da. Francisca Ferreira
Um abraço,

Álvaro Duarte
alvaroduarte7@ig.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão

#82786 | Alfredo Neto | 26 jan 2005 12:54 | Em resposta a: #82706

Prezado Álvaro,
Diz respeito ao próprio, já tenho algumas informações, mas novas são sempre bem vindas!!
Atenciosamente,
Alfredo Neto

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão

#82989 | ALVARO DUARTE | 29 jan 2005 02:53 | Em resposta a: #82786

Caro Alfredo Neto,

Como eu havia prometido, seguem algumas informações sobre o ramo de Virgínio Carneiro Leão, brevemente eu tentarei enviar mais dados,entre algumas fotos que tenho ,encontrei uma que deve ser do Dr. Virgínio Marques Carneiro Leão ,pois tem uma dedicatória ao Bisavô de minha esposa que era tio dele. Caso, tenha informações, dados ,certidões,fotos da parte de Virgínio Carneiro Leão e Cesária de Sá Barreto , favor me comunicar.

Um abraço,
Álvaro Duarte
Alvaroduarte7@ig.com.br
Recife –Pernambuco
P.S. caso haja divergências favor me informar para revisar a fonte.






Virgínio Carneiro Leão, nasceu 1812 e faleceu aos 50 anos em 15/9/1862( Igreja de Santo Antônio, lv. 19 ,fl 21) , quando ele morreu no engenho Contraçude sua 3ª esposa ( Cesária Ribeiro de Sá Barreto) estava com filho recém-nascido de 3 meses ,o bisavô da minha esposa, que também se chamava Virgínio Carneiro Leão.
Virgínio (pai-1812 ) casou três vezes da 1ª vez casou a 18 de maio de 1836 com Maria Claudina do Espírito Santo, filha do português José Marques, da 2ª vez casou a 2 fevereiro de 1847 com sua prima Maria de Jesus Rodrigues Campello, filha de Virgínio Antônio Rodrigues Campello e de sua mulher D. Maria de Jesus.
Casou pela 3ª vez a 12 de setembro de 1855 com D. Cesária Ribeiro de Sá Barreto filha do Coronel reformado Antônio Pedro de Sá Barreto e de sua mulher Cesária Ribeiro de Farias nascida no Rio Grande do Sul da família do visconde de Asseca.
Outra dado interessante é que Antônio Pedro de Sá Barreto é filho de Francisco de Sá Barreto (1º prefeito do Recife e avô de Joaquim Nabuco. )

 Vírgínio Carneiro Leão ( 1º casamento) teve os seguintes filhos :

1. Manoel Virgínio Carneiro Leão que casou com D. Maria do Carmo Bandeira Carneiro Leão filha Antonio Bandeira Carneiro Leão e D. Maria do Carmo Carneiro Leão.
2. D. Maria do Carmo Carneiro Leão que casou com Joaquim Felício de Sá Barreto filho de Antônio Pedro de Sá Barreto e Cesária Ribeiro de Farias.
3. Pedro Augusto Carneiro Leão que casou com Ana Isabel Bandeira Carneiro Leão ( cunhada do seu irmão ).
4. José Marques Carneiro Leão que casou com Celestina Eugenia de Sá Barreto filha do Coronel Reformado Antônio Pedro de Sá Barreto e Cesária Ribeiro de Farias (sogros de seu pai, portanto irmã da terceira mulher do seu pai ).

José Marques Carneiro Leão teve os seguintes filhos:

1. Maria do Carmo Carneiro Leão.
2. D. Cesária Barreto Carneiro Leão casou com Dr.Antonio Augusto de Vasconcelos.
3. D. Ignácia Carneiro Leão ,fal. Solteira.
4. D. Maria da Conceição Carneiro Leão que casou com seu cunhado Ezequiel Lopes de Barros viúvo de sua irmã D. Adelaide.
5. D. Emereciana Carneiro Leão que casou com seu primo , Virgínio Carneiro de Sá Barreto , filho de Joaquim Felício de Sá Barreto e D. Maria do Carmo Carneiro Leão.
6. Dr. Antônio Pedro Carneiro Leão ,magistrado que casou com Maria Pereira de Resende.
7. Manoel Marques Carneiro Leão que casou com Maria de Sant’Ana Carneiro Leão, filha de Pedro Augusto Carneiro Leão e D. Ana Isabel Bandeira Carneiro Leão.
8. D. Adelaide Carneiro Leão casou mulher de Esequiel Lopes de Barros.
9. Dr.Pedro Augusto Carneiro Leão casou com D. Maria Herculana Serrano Gouvêa, filha de Francisco Maria de Souza Gouvêa e D. Antônia Maria Serrano.

10. Dr. Virgínio Maques Carneiro Leão, nascido a 3 de abril de 1863 formou-se em Direito na Faculdade do Recife em 1885, tornando-se professor de filosofia , casou fora da família com D. Olindina de Mello , filha do major Ulisses Pernambucano e de sua mulher D. Francisca Ferreira.



 Dr. Virgínio Marques Carneiro Leão teve os seguintes filhos:

1. D. Ester Carneiro Leão , que se casou com Dr. João Cabral de Melo filho , filho de Dr. João Cabral de Melo e de D. Maria Rita de Souza Leão.
2. Dr. Waldemar Carneiro Leão , advogado, que casou com Dona Jandira Pontual.
3. Oscar Carneiro Leão que se casou com D. Helena Ramos da Costa ,sem desc.
4. D.Albertina Carneiro Leão que se casou com Dr. Ulisses Pernambucano de Melo ,filho do Dr. José Antônio Gonçalves de Melo , médico.
5. Dr. Nelson Carneiro Leão que se casou com D. Maria da Silva ,filha do Dr. José Roberto da Silva e de D. Ana Meneses.
6. Gilberto Carneiro Leão.
7. Abelardo Carneiro Leão que se casou com D. Luiza.
8. D. Hilda Carneiro Leão.
9. Hunberto Carneiro Leão, que se casou com Dulce Gonçalves de Melo filha de Dr. José Antônio Gonçalves de Melo e de Dona Maria da Conceição.
10. Eunice Carneiro Leão que se casou com Dr. Esmeraldo de Albuquerque Henrique
11. Hilton Carneiro Leão que se casou com D. Laura Monteiro.
12. D. Ester Carneiro Leão ,casou 3/5/1912 com Dr. João Cabral de Melo filho ,magistrado, nascido a 26/6/1887, filho de Dr. João Cabral de Melo e de D. Maria Rita de Souza Leão.
13. D. Carmem Carneiro Leão , casou em 26/12/1917 com Dr. Luiz Antônio Cabral de Melo,nascido a 9/12/1894 filho de Dr. João Cabral de Melo e de Dona Maria Rita de Souza Leão.

 Dona Carmem Carneiro Leão teve os seguintes filhos:


1. João Cabral de Melo Neto , diplomata e poeta , nascido a 9 /1/1920 , casou em 22/2/1946 com Stella Maria Barbosa de Oliveira , filha de Dr. Antônio Américo Barbosa de Oliveira e de Dona Agnes Nastinge
2. Leda Cabral de Melo, nascida em 2/7/1922 , faleceu menina.
3. Maurício Cabral de Melo , nascido em 26/4/1925, casou com Aida Barros.
4. Cláudio Cabral de Melo , nascido a 25/2/1928 e casado com Dona Maria Freire, filha de Ulisses Freire e de Dona Maria de Meneses.
5. Maria de Lourdes Cabral de Melo, nascida a 3/3/1929.
6. Evaldo Cabral de Melo, nascido a 20/1/1936


7. Virgínio Marques Cabral de Melo, nascido em 11/10/1918 ,casou a 22/5/1944 com Dona Carmélia Moscoso , filha de Salvador Moscoso e de Dona Inácia de Sá Carneiro

 Virgínio Marques Cabral de Melo teve os seguintes filhos:

1. Rosa Maria, nascida a 11/1/1945
2. Carmem Maria , nascida a 13/12/1946
3. Tereza Cristina, nascida a 21/3/1948
4. Oscar Cabral de Melo , nascido a 19/5/1950


Fontes de Pesquisa:
Genealogia de Nazareno Campello.
Ascendência e descendência do Dr. Manoel Maria Carneiro da Cunha- Desemb. Diogo Soares Cabral de Mello.
Inventário de Virgínio Carneiro Leão.
Notas sobre a Genealogia dos Sá Barreto –IHPE.
Informações do Dr. Reinaldo Carneiro Leão.
Assentamentos, notas ,etc.

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão

#82995 | Alfredo Neto | 29 jan 2005 11:40 | Em resposta a: #82989

Prezado Álvaro,
Fico muito agradecido e vc me trouxe outros dados que não tinha, muito obrigado!
Caso precise de informações também é só pedir.
Sou neto de Virgínio Marques Cabral de Mello, falecido a três anos, irmão de João Cabral de Melo Neto, tenho bastante informações sobre os Cabral de Mello e os Mello Azedo.
Só uma dúvida, quem é sua esposa??
E fico aguardando novas informações.
Desde já agradeço atenção dada,
Um grande abraço,
Alfredo Neto

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão

#82997 | Alfredo Neto | 29 jan 2005 11:46 | Em resposta a: #82995

Prezado Álvaro,
Também estarei verificando as informações que me pediste, bem como fotografias e documentos.
Outro dado é que Virgínio Marques Carneiro Leão (filho), foi candidato a prefeito do Recife, no início do século XX, mas perdeu o sufrágio.
Abraços,
Alfredo Neto

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão

#83007 | ALVARO DUARTE | 29 jan 2005 18:48 | Em resposta a: #82995

Prezado Alfredo,

Quanto `as informações, fico contente em ajudá-lo, Minha esposa chama-se Maria Verônica Leão Burle Duarte, filha de Mario Cardozo Burle e Maria Neide Carneiro Leão ,neta de Amaro Carneiro Leão e Dolores Tavares de Mello ,bisneta de Vírgínio Carneiro Leão e Rita Bandeira Carneiro Leão (primos) ,trineta de Vírgínio Carneiro Leão e Cesária de Sá Barreto e daí segue....

Um abraço,
Álvaro Duarte
alvaroduarte7@ig.com.br
Pernambuco

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão

#83014 | ALVARO DUARTE | 29 jan 2005 19:10 | Em resposta a: #82997

Tenho cópia do inventário de Virgínio Carneiro Leão, e lá consta a assinatura de José Marques Carneiro Leão e de seus irmãos ,como também algumas informações relativas ao cotidiano,débitos ,engenhos,escravos e sobre Cesária de Sá Barreto e seu Pai Antônio Pedro de Sá Barreto. Brevemente te mando mais informações. Quanto a informação que você deu, eu não sabia sobre a candidatura de Virgínio Marques Carneiro Leão, o que seu é que o bisavô dele Manoel Carneiro Leão casado com Maria do Carmo Diniz Bandeira nascido em 1779 casou 2 vezes e morreu em 1813 , Ele foi o primeiro prisidente da Câmara do Cabo de Santo Agostinho.
Um abraço,
Álvaro Duarte
alvaroduarte7@ig.com.br
Pernambuco

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão

#83138 | Alfredo Neto | 31 jan 2005 11:21 | Em resposta a: #83014

Prezado Álvaro,
Mais uma vez agradeço as informações que me enviastes, foram de grande valor e ajudou bastante. Irei traçar um roteiro para que possamos fazer as ligações e complementar os dados tanto de um quanto de outro. Também irei te enviando aos poucos o que tenho a fazendo pequenos ajustes em datas nas gerações mais novas,ok?
Desde já agradeço atenção dada e espero que possamos avançar bastante em nossas pesquisas.
Abraços,
Alfredo Neto

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão

#87936 | Alfredo Neto | 07 abr 2005 12:46 | Em resposta a: #75002

Prezado Cau Barata,
Desculpe por estar abordando outro tópico dentro dos Carneiro Leão, mas é sobre os Carneiro da Cunha.
Vc teria informações sobre a formação da família, bem como a participação de Pedro da Cunha de Andrada? Estou num labirinto pois onde pesquisei existe duas possibilidades para meu ramo, sendo uma pelo filho de Pedro da Cunha de Andrada (Pedro da Cunha Pereira) e outra por sua filha Cosma Cunha. Se puderes me ajudar ficarei muito agradecido.
Em breve estarei enviando mais informações, sou descendente dos Cabral de Mello e os Carneiro da Cunha e por parte de Ângela Felícia Lins de Albuquerque, casada com Francisco Antônio Cabral de Mello (o primeiro Cabral de Mello).
Desde já agradeço atenção dispensada.
Atenciosamente,
Alfredo Neto

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão

#248086 | chcleao | 20 jan 2010 16:46 | Em resposta a: #76543

Boa tarde!!
Sou uma Carneiro Leão, filha de Paulo Cesar Carneiro Leão e neta de Waldomiro Carneiro Leão, ambos, brasileiros.
Minha familia reside no Rio de Janeiro... e sabemos que existem descendentes em Recife.
Estou procurando o brasão da familia, todo historico e arvore Genealogica.
Voce tem este estudo?

Agradeço muito pela ajuda e atenção

Cristiane Helena Carneiro Leão

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão

#248102 | camac41 | 21 jan 2010 00:02 | Em resposta a: #248086

Cara Cristiane Helena

Tenho conjuntamente com o confrade Carlos Lapa em preparação um Livro sobre os Carneiro Leão.
Nos ramos do Brasil temos tido a preciosa colaboração dos confrades Cau Barata e Álvaro Duarte.
Infelizmente não consigo entroncar o seu avô Waldomiro Carneiro Leão com os ramos que tenho desenvolvido.
Se conseguir recuar mais uma geração do seu avô talvez consiga fazer a ligação.

Ao seu dispor

Cordialmente

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão

#248106 | camac41 | 21 jan 2010 01:24 | Em resposta a: #248086

Cara Cristiane Helena

O seu avô não será o Dr. Waldemar Carneiro Leão , advogado, que casou com Dona Jandira Pontual indicado pelo confrade Álvaro Duarte na sua mensagem de 29-01-2005 ?
Pode comprovar se souber o nome da sua avó.

Ao seu dispor

Cordialmente

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão

#251465 | luizinho | 12 mar 2010 12:02 | Em resposta a: #248102

Prezado senhor
Carlos Leal Machado

Saudações

Depois de uma longa procura pelos pais de meu 3° avô José Justiniano Rodrigues da Silva, falecido em 26.12.1845
em Itaubira do Campo MG, consegui localizar o inventário no qual informa que ele era natural de Capela Nova do Betim, filial da matriz de Curral Del Rei, filho de (capitão) Manoel Carneiro Leão da Silva e de D.Margarida Angela de Jesus.
Ante ao acima exposto, peço-lhe a gentileza de informar se os antepassados do referido 4° avô fazem parte de alguma das familias dos Carneiro Leão, de seu conhecimento.
No aguardo de suas notícias,
Cordialmente
Luiz Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão

#251602 | Eduardo05 | 14 mar 2010 17:10 | Em resposta a: #74896

Caro Senhor Alfredo Neto,

Tenho alguns primos Carneiro Leão, não estudo essa família, mas obtive alguns dados de uma ascendência Carneiro Leão, quando pesquisava no Arquivo Nacional e no Arquivo da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro.

Minha tia-avó Maria Isabel Borges Monteiro casou-se com o dr. Godofredo Carneiro Leão, filho de Joaquim Avelino de Castro Carneiro Leão, brigadeiro, se não me engano, e de sua mulher, D. Teresa Adelaide Carneiro Leão; neto paterno de Luis Joaquim de Castro Carneiro Leão e de sua segunda mulher, D. Francisca Barbosa de Vasconcellos Machado, e neto materno de Braz Carneiro Leão e de sua mulher, D. Joana Maria Cardoso.

Luis Joaquim de Castro Carneiro Leão fora casado, em primeiras núpcias, com Dionísia, sem mais notícia. Luis Joaquim de Castro Carneiro Leão é dado como irmão de Braz Carneiro Leão, nascido a 01-04-1804, ambos filhos de pais ainda não identificados.

Pelo lado de D. Teresa Adelaide Carneiro Leão, nenhuma outra informação há. Sabe-se que houve vários Braz Carneiro Leão, provavelmente todos parentes do conhecido e mais velho Braz Carneiro Leão, casado com a futura Baronesa de São Salvador de Campos de Goytacases.

Ignoro como entroncar esses Carneiro Leão nos três ramos. Primos meus acreditavam que estavam ligados ao Marquês de Paraná, mas nenhuma prova apresentaram dessa ligação, que seria por Minas Gerais, mas creio que no Rio de Janeiro, são Braz Carneiro Leão e o Marquês de Paraná as figuras mais conhecidas dessa família.

Primos Carneiro Leão tenho por outro lado, este em Pernambuco. É que minha tia-trisavó, Mariana Cintra da Silva, dita "Dondon", casou-se com Artur Carneiro Leão e tiveram filhos:
Edmundo Carneiro Leão;
Edgar Carneiro Leão;
Rachel Carneiro Leão;
Nair Carneiro Leão, que se casou com Adrian. Ronchon e tiveram, pelo menos, uma filha, falecida há uns 10 anos aqui no Rio de Janeiro e que chamávamos de Chuta, moradora no bairro do Flamengo;
Maria Carneiro Leão;
Artur Carneiro Leão;
Olga Carneiro Leão;
António Carneiro Leão, e
Helena Carneiro Leão.

Cheguei a conversar com a Chuta ao telefone, cujo nome era Adrienne Ronchon, mas estava essa prima cansada, idosa e com problemas cardíacos. Era solteira foi gentilíssima ao telefone. Lamentavelmente, faleceu uns dois meses depois de nossa conversa ao telefone e não pude ir visitá-la. Ignoro quem herdou sua propriedade ou pertences.

Por outro lado, gostaria de pedir-lhe informação para pesquisa no Recife. Tenho antepassados no Recife, e devo eu investigar, agora, uma Ordem a que todos eram invariavelmente irmãos, para verificar dados biográficos, talvez, mas, com certeza, filiação e outros, na ficha de cada irmão. Poderia ajudar-me, nesse sentido?

Preciso saber mais a respeito das seguintes pessoas, irmãos de Ordem Menor (Ordem do Carmo, de São Francisco? não sei):
Arsénio Fortunato da Silva, natural de Portugal, menor de idade em outubro de 1827, quando se casa em São Frei Pedro Gonçalves com Marianna Alexandrina Coelho Cintra, também menor de idade. Faleceu Arsénio Fortunato da Silva a 07-01-1854, muito provavelmente depois de crises de depressão e aborrecimentos, quando o juiz marítimo britânico afundou doze navios de sua frota, alegando que fazia tráfico negreiro, o que não era verdade, mas a Bill of Aberdeen de 1842 supostamente dava poderes ao juiz marítimo britânico de afundar navios negreiros e, por outro lado, essa família já era conhecida por traficar escravos desde fins do século XVIII, noutra conjuntura socioeconómica.
Elias Cupertino Coelho Cintra, dado como falecido em 1843 e proprietário, em 1827, do sítio da Ponte de Uchoa, na Belavista ou perto da Belavista, que antes e que depois pertenceram a outra família conhecida. Sua casa de morada foi arrendada pelos herdeiros e tornou-se o Hospital São Pedro de Alcantara. O Confrade saberia dizer mais a respeito? Elias Cupertino Coelho Cintra foi irmão de uma Ordem, claro, terá sido a do Carmo ou outra? Quais as chances de verificação? Era casado esse Elias Cupertino Coelho Cintra com Úrsula Maria das Virgens, que é dada como sendo da família Souza Leão. Como? Quem afirma é o Monsenhor António Paes Cintra, na Genealogia dos Cintras, titulo Coelho Cintra, página 295 se não me engano, obra publicada no Rio de Janeiro em 1949. Ursula Maria das Virgens também pertenceu a uma Ordem, como irmã, naturalmente. Onde estariam sepultadas essas pessoas no Recife, considerando-se que eram gente de grosso trato, urbanos e que eram proprietário de sítios pela rua do Hospício?

Agradeço ao Confrade, desde já, toda a atenção que puder dar a este meu pedido.

Com os melhores cumprimentos,
Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão

#252008 | luizinho | 21 mar 2010 12:08 | Em resposta a: #76508

Cara Cibele.
Saudações.

Relendo os arquivo da geneallnet sobre a familia Carneiro Leão, deparei com uma participação sua, datada de 4.11.2004, na qual voce escreveu a respeito do Padre Manoel Carneiro Leão, de Curral Del REi.
Acabo de descobrir através de um inventário do meu 3° avô, José Justiniano Rodrigues da Silva, que ele era natural de Capela Nova de Betim, filho de Manoel Carneiro Leão da Silva e de Margarida Angela de Jesus.
Por ventura, este meus antecededentes não teriam ligação com sua família?
Fiquei conhecento você, no CHF dirigido por D.Antonieta, junto com o Wilton.
Saudações
Luiz Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão

#252009 | luizinho | 21 mar 2010 12:14 | Em resposta a: #76569

Cara Cibele.
Saudações.

Relendo os arquivo da geneallnet sobre a familia Carneiro Leão, deparei com uma participação sua, datada de 4.11.2004, na qual voce escreveu a respeito do Padre Manoel Carneiro Leão, de Curral Del REi.
Acabo de descobrir através de um inventário do meu 3° avô, José Justiniano Rodrigues da Silva, que ele era natural de Capela Nova de Betim, filho de Manoel Carneiro Leão da Silva e de Margarida Angela de Jesus.
Por ventura, este meus antecededentes não teriam ligação com sua família?
Fiquei conhecento você, no CHF dirigido por D.Antonieta, junto com o Wilton.
Saudações
Luiz Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão

#252393 | joseleaofi | 29 mar 2010 00:16 | Em resposta a: #83007

Olá Alvaro:

Sou novato no site e mais ainda em assuntos de genealogia. De uns tempos para cá venho sentindo vontade de conhecer mais sobre meus antepassados, especialmente por que, voce sabe, aqui em Pernambuco tem muitos Carneiro Leão, mas poucos são meus parentes em primeiro grau. Meu avô era Pedro Augusto Carneiro Leão Sobrinho, nascido no Rio de Janeiro. Médico, veio para Recife onde se casou com Maria Ana Monteiro da Cruz. Tiveram mais de uma dezena de filhos, porém somente sete criaram descendentes: Moacir, Edir, José (meu pai), Maria, Rute, Neda e Ermelinda.
Minha mãe, Maria Lúcia Nunes da Silva Carneiro Leão é filha de Jorge Fernandes Nunes da Silva e Lucila Moreira Caseiro. Por este lado creio que meus antepassados chegam de novo em Portugal.
Poderia me ajudar?
Abraços pernambucanos!
José Carneiro Leão Filho
joseleaof@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão

#252865 | luizinho | 08 abr 2010 20:25 | Em resposta a: #251465

Prezados amigos.

Depois de uma longa procura pelos pais de meu 3° avô José Justiniano Rodrigues da Silva, falecido em 26.12.1845
em Itaubira do Campo MG, consegui localizar o inventário no qual informa que ele era natural de Capela Nova do Betim, filial da matriz de Curral Del Rei,n.+-(1795) filho de (capitão) Manoel Carneiro Leão da Silva e de D.Margarida Angela de Jesus e neto paterno de Rafael Carneiro Leão e de Angelica Moreira da Silva, ela de Cachoeira do Campo MG
Ante ao acima exposto, peço-lhe a gentileza de informar se os antepassados do referido 4° avô, pertencem a alguma
das familias dos Carneiro Leão, do conhecimento de vocês.
No aguardo de suas notícias,
Cordialmente
Luiz Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão

#252877 | Bial | 09 abr 2010 01:36 | Em resposta a: #252865

Caros,

Sou descendente da família Carneiro Leão (ramificação de Pernambuco). Meu avô era o Gerson Carneiro Leão e casou-se com Beatriz Braga. Teve cinco filhos, Gláucio Carneiro Leão, Gerson Carneiro Leão Júnior, Gustavo Carneiro Leão, Maria Glória Carneiro Leão e Gilson Carneiro Leão.

Gostaria de saber se alguém possui mais informações sobre esta ramificação da família Carneiro Leão e se possível se poderiam compartilhá-la comigo. Não tenho muitos detalhes desta ramificação. Portanto pude observar que a mesma iniciou-se com o Manual Netto Carneiro Leão,o qual casou-se com Francisca Tereza de Jesus Barros.

Ficaria imensamente agradecido se alguém pudesse me ajudar.

Obrigado

BIAL

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão.

#252905 | FQM | 09 abr 2010 18:47 | Em resposta a: #75002

Caro Cau Barata,
Por ter tido conhecimento da sua excelência como genealogista, designadamente na família Carneiro Leão, a que gostosamente pertenço por via de minha Avó Maria Cristina, procurei neste sítio, o que produziu e o que sobre si diz o Prezado Primo e Distinto Genealogista, Carlos Leal Machado que em conjunto com Carlos Lapa que sobre a nossa família tanto se tem debruçado e a quem me sinto reconhecido.

Mas escrevo-lhe porque da leitura de texto seu vejo que seremos parentes do Ilustre Ruy Barbosa o que faz com que eu e minha Mulher Maria Manuela BARBOSA Henriques Queiroz Machado sejamos primos, porquanto é da família do mesmo Senhor. Muito obrigado pelo seu trabalho que vai dando, inusitadamente, acrescidos motivos de satisfação.
Aproveito a oportunidade para lhe dar a conhecer a prole da Maria Cristina e Augusto, meus Padrinhos, deram origem em linha directa no que me diz respeito, em PS.

O meu endereço é fqm1209arrobagmail.com.

Com consideração cumprimenta
Francisco Queiroz-Machado

PS:
Manuel José Carneiro Leão Queirós, que casou em 1883 com Antónia Carneiro de Bessa Vasconcelos, nascida a 20.9.1842 no lugar de Virães, freg.ª de Roriz, conc.º de S.ºTirso, senhora da Casa das Moleiras, em Fontelo, Meixomil, filha de José António Carneiro de Bessa e de Rosa de Vasconcelos; neta paterna de Custódio José Carneiro e de Josefa Carneiro de Bessa, moradores em Fontelo – Meixomil; e neta materna de Manuel José de Vasconcelos e de MariaFerreira, moradores em Virães – Roriz.
Tiveram os filhos1:
José Carneiro Leão Queiroz, nasceu na fregª de Meixomil, Paços de Ferreira, faleceu em 17.11.1956,freg.ª de Sousela, conc.º de Lousada. Médico (UC) e Licenciado em Filosofia (UC)
Maria Cristina Vasconcelos Queiroz Machado,nasceu na freg.ª de Meixomil – Paços de Ferreira, e faleceu em 04.07.1953, fregª de S. Martinho do Campo.Casou com Augusto Machado, nascido em 1861(?), fregª de Santo Estêvão de Urgeses, Guimarães, e faleceu em 18.06.1947, freg.ª de S. Martinho do Campo, conc.º de S.º Tirso. Médico (UC).
Do casamento nasceram, entre outros filhos,
Francisco Jaime de Queiroz Machado, meu Pai, que nasceu a 28.09.1906, no lugar da Trindade, freg.ª de S.Martinho do Campo, Santo Tirso e faleceu em 07.09.1986, freg.ª de Senhora da Hora. Matosinhos. Médico (UP).Casou a 15.1.1944 com Maria Augusta de Mesquita Guimarães Machado, que nasceu a 3.5.1909, freg.ª de
Montalegre, conc. de Montalegre, e faleceu a 01.07.1999, na fregª de Nevogilde, Porto
Do casamento nasci eu e dois irmãos, Artur Augusto *01.12.1944 e Manuel José *17.11.1949 +16.11.1998;
Francisco Jaime de Mesquita e Queiroz
Machado, nascido a 12.9.1946, freg.ª de S.Martinho do Campo, Santo Tirso.Médico (UP). Casou a 4.9.1971 na freg.ª de Ramalde, Porto, com Maria Manuela Barbosa Henriques Queiroz Machado, nascida a 27.8.1947 na freg.ª de Ramalde, Porto. Licenciada em Biologia (UP), Professora e autora de manuais escolares
Tiveram os filhos:
Joana Barbosa Henriques e Queiroz Machado, nasceu a 21.6.1972 na freg.ª
da Sé, Porto. Licenciada em Eng.ª de Biotecnologia (UCP), Doutor em
Ciências Bio-Médicas (ICBAS), Professora Universitária; casou em
24.05.2002, em Vila Nova de Gaia, com Tiago Luís Castro Pinho dos Santos,
nascido a 9.7.1972, freg.ª de Foz do Douro. Arquitecto.
Tiveram duas filhas:
Francisca Queiroz Machado Santos, nasceu a 3.5.2002 na freg.ª de Cedofeita, Porto.
Rita Queiroz Machado Santos,nasceu a 28.9.2005 na freg.ª de Cedofeita, Porto.
Paula Henriques e Queiroz Machado, nascida a 16.12.1974 na freg.ª de Cedofeita, Porto. Licenciada em Gestão de Empresas (U. Portucalense), Consultora Financeira.
Francisco Henriques e Queiroz Machado, nascido a 28.10.1979, fregªde Cedofeita,. Engenheiro do Ambiente(O.Eng.); Casou a 22.09.2007, freguesia de Ramalde, Porto, com Nair Alexandra Nazareth de Campos,nascida a 05.07.1978 na freg.ª de
Cedofeita, Porto; licenciada em Microbiologia (UCP)
Pedro Henriques e Queiroz Machado,nascido a 09.06.1986, freg de Cedofeita,
Porto. Licenciado em Economia (FEP -UP).

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão

#252945 | joseleaofi | 10 abr 2010 16:57 | Em resposta a: #82989

Prezado Álvaro:

Em seus dados vc tem a filiação dos casais
1.Pedro Augusto Carneiro Leão e Ana Isabel Bandeira Carneiro Leão, ele filho do primeiro casamento de Virginio Carneiro Leão; e
2. Pedro Augusto Carneiro Leão e MariaHerculana Serrano Gouvea, ele filho de José Marques Carneiro Leão?

Pergunto por que sou neto de Pedro Augusto Carneiro Leão Sobrinho, casado com Maria Ana Monteiro da Cruz e não sei o nome nem dos irmãos de meu avô nem seus pais.

Agradeço se puder me responder.

José Carneiro Leão Filho
Recife/PE
joseleaof@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão

#259086 | Apenas | 22 jul 2010 13:23 | Em resposta a: #76508

Cara cibele.
Enviu o que tenho na esperança de que possa me ajudar. Tenho interesse nos Moreira da Silva e nos Carneiro Leão.
Desde já grato.

N. 01 – Alferes Joaquim Gonçalves Pinto. Casou-se com Maria Moreira da Silva, irmã de Brígida Moreira da Silva e de Anna Moreira da Silva.
Pais de:
Bn. 01 – Antônio de Paula Moreira. Casou-se por volta de 1818 em Sabará, MG, com Venância Moreira da Silva (Bn. 04, Anexo 150 - Vol. II).
N. 02 – Capitão Manoel Gonçalves Pinto. Casou-se com Brígida Moreira da Silva, irmã de Maria Moreira da Silva e de Anna Moreira da Silva. Pais de:
Bn. 02 – Perpétua Moreira da Silva, b. aos 10-03-1798 em Santa Luzia, MG. Casou-se por volta de 1821 em Santa Luzia, com Francisco Fidelis da Silva, exposto em casa do Capitão Rafael Carneiro Leão e de Angélica Moreira da Silva, moradores da freguesia de Curral Del Rey, sendo filho do Alferes Luiz Moreira da Silva, irmão de Anna Moreira da Silva, esta avó materna de Brígida Moreira da Silva.
Pais de:
Tn. 01 – Brísida Gonçalves Moreira. Casou-se com Cândido José da Fonseca Vianna (N. 12, Anexo 176 - Vol. II, onde está citada sua geração).

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão

#259144 | camac41 | 23 jul 2010 01:58 | Em resposta a: #76569

Cara Cibele Braga

Retomo o assunto dos Carneiro Leão e pergunto se conseguiu avançar na descendência dos filhos do José Carneiro Leão ( não consigo encontrar na fregª de Carvalhosa o asssento do seu nascimento, penso ser falha do padre o que acontecia muitas vezes)

Como é que entonca nos Carneiro Leão ?

Cordialmente

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão

#297128 | Margaret Campolina | 13 fev 2012 16:25 | Em resposta a: #259086

Caro Apenas
Tenho interesse nos citados da família Moreira da Silva. Talvez ja tenha todos os irmãos e os pais dessa família que viveram na região de Santa Quitéria(Esmeraldas). Espero contato com o autor.

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Leão

#311000 | Chiko | 30 jul 2012 01:42 | Em resposta a: #74896

Prezados Amigos,

Estou montando a árvore genealógica da minha familía, sou descendente de José Carneiro Leão e Feliciana Gonçalves da Rocha, viveram por volta de 1710 a 1780, residiam em Santo Antonio da Barra, atual Condeúba -Ba, eles eram meus hexavós, descendo de dois bisnetos deles, quem tiver informações e poder compartilhar comigo ficaria muito grato.

Francisco Aguiar
chico@cacule.net

Resposta

Link directo:

Carneiro Leão

#352687 | caioapf1 | 05 dez 2014 17:50 | Em resposta a: #248106

Eu pesquiso a família Pontual que tem origem em Portugal e em Recife que é o início dos Pontual no Brasil. Procurei confirmar esse nome de D. Jandira, o que se confirmou não ser Pontual, mas sim Portugal.

Resposta

Link directo:

Carneiro Leão

#377819 | FilipeFlard | 16 fev 2017 16:43 | Em resposta a: #251602

Luís Joaquim de Castro Carneiro Leão, falecido em Paris, na década de 1910, era filho do Brigadeiro Luiz de Castro Carneiro Leão.

Creio que a informação poderá interessar aos confrades.

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Carneiro Leão

#377850 | Samuel C O Castro | 17 fev 2017 20:11 | Em resposta a: #251602

Prezado Eduardo,

Por acaso já descobriste a ascendência do Luis Joaquim de Castro Carneiro Leão?

Agradeço sua atenção. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Carneiro Leão

#380012 | rima72 | 18 abr 2017 19:31 | Em resposta a: #74896

Estou procurando informacoes sobre a ascendencia de Jose Augusto Carneiro Leao (nc 1865 em Pernambuco - fal. 1932). Era casado com Maria Isabel Carneiro Leao (nc 1870 em PE - fal. 1959). O casal teve 9 filhos, entre eles Maria de Lourdes Carneiro Leao...
Alguem tem alguma informacao que possa ajudar?
Agradeco qualquer dica.
Cordialmente,
Raphael

Resposta

Link directo:

Carneiro Leão - Francisca Bárbara de Vasconcelos Machado

#386139 | FilipeFlard | 02 nov 2017 13:46 | Em resposta a: #74896

Prezados confrades,

O nome correto da mãe de Joaquim Avelino de Castro Carneiro Leão é Francisca Bárbara de Vasconcelos Machado e não Francisca Barbosa de Vasconcelos Machado, conforme se lê claramente nos assentos de nascimento de seus netos Eugênio e João:

Imagem 469 / Fólio 19: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-69T3-HFJ?cc=1582573

Imagem 610 / Fólio 123 https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DZKP-HF?cc=1582573

Joaquim Avelino de Castro Carneiro Leão foi exposto na casa dos avós maternos, o Capitão Joaquim Inácio Ribeiro e sua mulher Maria das Dores Beralda de São José, que foram seus padrinhos quando do baptismo realizado em 23 de junho de 1841 na Sé de São Paulo:

Imagem 154 / Fólio 201v: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-G99Z-WR?i=153&wc=M5J6-PTL%3A371870001%2C372113201%2C373286501&cc=2177299

Posteriormente, Joaquim foi reconhecido como filho natural por Luís Joaquim de Castro Carneiro Leão, sem menção do nome da mãe, conforme se lê na dispensa matrimonial:

Imagem 40 / Fólio 36: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-L1DK-1?i=39&wc=M5J8-Y4S%3A371870001%2C373676502%2C373854801&cc=2177299

Francisca Bárbara de Vasconcelos Machado faleceu em Vassouras no dia 23 de fevereiro de 1909, fato que foi noticiado por jornais do Rio de Janeiro, nenhum dos quais se referiu a ela como mulher de Luís Joaquim (ainda vivo à época), embora fosse reconhecida publicamente como mãe de Joaquim Avelino:

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=224782&pesq=Fran%20cisca%20barbosa%20vasconcellos%20machado

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=178691_03&pesq=D.%20Francisca%20Barbosa%20Vasconcellos%20Machado

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_02&pesq=D.%20Francisca%20Barbosa%20Vasconcellos%20Machado

Quando da morte do Coronel Flamínio Antônio de Vasconcelos Machado, também filho do Capitão Joaquim Inácio Ribeiro e de sua mulher Maria das Dores Beralda de São José, Joaquim Avelino foi incluído nos necrológios como sobrinho, o que revela que Francisca Bárbara de Vasconcelos Machado era irmã de Flamínio Antônio de Vasconcelos Machado:

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=100439_04&pesq=joaquim%20avelino%20de%20castro%20carneiro%20le%C3%A3o

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=364568_09&pesq=vasconcellos%20machado

Vê-se que o erro de transcrever "Bárbara" como "Barbosa" proliferou-se pelos jornais, que devem ter sido usados como fontes nas pesquisas anteriores.

Ressalto que a descoberta da ascendência materna de Joaquim Avelino de Castro Carneiro Leão permite uni-lo a diversos troncos da "Genealogia Paulistana", já que Maria das Dores Beralda de São José, filha de Jerônimo Pereira Crispim de Vasconcelos — que foi filho de Manuel Pereira Crispim e Francisca Maria da Encarnação de Vasconcelos — e de Ana Florinda da Cruz, descende dos Prados, Garcias Velhos, Maciéis, Nunes Siqueiras etc.

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Carneiro Leão

#434530 | nnweb | 17 jun 2021 19:55 | Em resposta a: #75002

Por favor sabem quando nasceu ALBERTINA CARNEIRO LEÃO DE MELLO?
Preciso muito desta data de nascimento dela!
Obrigada!

Resposta

Link directo:

Carneiro Leão

#434531 | nnweb | 17 jun 2021 19:58 | Em resposta a: #82706

Quando nasceu ALBERTINA CARNEIRO LEÃO DE MELLO?
Alguém pode me ajudar?
Preciso muito desta data de nascimento dela!
Obrigada!

Resposta

Link directo:

Carneiro Leão

#434550 | mila1000 | 18 jun 2021 15:34 | Em resposta a: #74896

Albertina casou com Ulysses Pernambucano de Mello em 23/09/1915 na Igreja Madre de Deus. Procure a dispensa matrimonial na Curia de Recife, pois, ela deve ter dito a igreja do seu batismo.
Eles residiam no Distrito do Poço, não sei qual o cartorio fica nesse local, mas, o casamento deve ter sido no mesmo dia do religioso.



Virgilio Marques Carneiro Leao casou no religioso em julho de 1867. Deve pesquisar nas igrejas

Resposta

Link directo:

Carneiro Leão

#434574 | mila1000 | 19 jun 2021 15:27 | Em resposta a: #74896

Albertina nasceu em 9/8/1893, mas, foi registrada em 21/2/1894 Cartório Recife, termo 140 fl. 71

Imagens 72
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6M49-WRS?i=72&cc=2016195&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQKDW-9D9D

Resposta

Link directo:

Carneiro Leão

#434575 | mila1000 | 19 jun 2021 15:30 | Em resposta a: #74896

Albertina nasceu em 8 de maio de 1893, não agosto de 1893



Gilberto nasceu em 11/3/1896, não 1897

Resposta

Link directo:

Carneiro Leão

#440970 | lorenacarneiroleao13 | 11 mai 2022 14:56 | Em resposta a: #74896

Olá, bom dia!

Estou começando as buscas pela minha descendência. Pertenço a família Carneiro Leão que está na localidade de São Lourenço da Mata/ Pernambuco. Gostaria de saber se vocês têm alguma informação sobre a ligação ou a origem da família de São Lourenço com a de Portugal.

Resposta

Link directo:

Carneiro Leão

#440988 | FilipeFlard | 12 mai 2022 13:31 | Em resposta a: #440970

Bom dia, Lorena.

Só pelo sobrenome e pela cidade é difícil estabelecer uma ligação.
Tem de procurar os registros de nascimento, casamento e/ou óbito desse seu lado da família. Desde 1889, os livros com os assentos estão nos cartórios de registro civil. Antes disso, só encontrará registros de batismos e matrimônios da Igreja, provavelmente no arquivo diocesano local.

No Brasil, é possível saber pelas certidões de casamento os nomes dos pais do marido e da mulher e localizar as certidões de nascimento do casal, nas quais provavelmente constarão os nomes dos respectivos avós paternos e maternos.

Com os dados em mãos, compartilhe aqui no fórum os nomes e o que mais descobrir de bisavós, trisavós, tetravós etc. Só a partir daí será possível fazer ligações com algum ramo dos Carneiro Leão.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 03:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen