Bençãos Nupciais

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Bençãos Nupciais

#74940 | Jurema | 13 out 2004 19:43

Colegas,

Tenho uma dúvida: porque, muitas vezes, os noivos não recebiam as bençãos nupciais quando casavam ???

Tinha alguma motivo ? Qual seria ?

agradecida
Jurema

Resposta

Link directo:

RE: Bençãos Nupciais

#74948 | Sobral | 13 out 2004 22:08 | Em resposta a: #74940

A pergunta é muito interessante, tendo a ver com a data do casamento.
Durante a quaresma os noiuvos podiam casar mas não recebiam as bençãos nupciais. Estas só poderiam ser dadas após a Páscoa. Pelo que a data das bençãos era sempre ulterior ao casamento A data das bençãos pode não coincidir com a data de casamento. Ignoro se actualmente se mantém a mesma actuação.
Os melhores Cumprimentos
G. Santos

Resposta

Link directo:

RE: Bençãos Nupciais

#74961 | Jurema | 14 out 2004 01:09 | Em resposta a: #74948

Caro Sobral, os casamentos que pesquiso, foram exatamente nos meses que precedem ao carnaval, que são, março e abril.

Então, agora entendi.

Fico-lhe grata pela informação.

Um abraço deste S.Paulo
Jurema

Resposta

Link directo:

RE: Bençãos Nupciais

#116870 | MCNN | 19 abr 2006 11:20 | Em resposta a: #74948

Bom dia

Sobre este mesmo assunto, deparei-me com o seguinte caso:

Em 25 de Julho de 1608 dois antepassados meus são recebidos por "marido e molher como manda a sancta madre igreija" (sic) e, em 9 de Novembro de 1608, o mesmo pároco que procedeu ao casamento regista que "lancey as Bençoiñs Matrimoniais" (sic) a esse mesmo casal.

Uma vez que o casamento se processou no mês de Julho, que razões poderiam ter levado a que só passados mais de 3 meses sobre a data do casamento tenham sido lançadas as bençãos ?

Agradeço desde já qualquer ajuda para deslindar este "mistério".


Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Bençãos Nupciais

#116888 | mfcr | 19 abr 2006 12:32 | Em resposta a: #74948

Caros Jurema e G. Santos

Corroboro os esclarecimentos do confrade G. Santos e já agora vou transcrever o que encontrei num assento de casamento de um meu ascendente que teve lugar a 31 de Março de 1797, que penso também ter interesse para reforçar aquilo que o confrade disse : ....... e se não derão logo as bençãos solenes, por ser tempo prohibido..... .

Melhores cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Bençãos Nupciais

#116891 | serreta | 19 abr 2006 12:54 | Em resposta a: #116888

Posso esclarecer que, na actualidade, não há qualquer restrição das bençãos nupciais nem "tempos proibidos".
O direito litúrgico diz que o oficiante do matrimónio canónico (bispo, presbítero ou diácono) devem dar sempre a benção nupcial.

Resposta

Link directo:

RE: Bençãos Nupciais

#116898 | MCNN | 19 abr 2006 14:33 | Em resposta a: #116888

Caro Manuel Rufino

O meu "problema" é que o casamento que citei ocorreu no mês de Julho e, tanto quanto julgo saber, esse mês não era considerado "tempo prohibido".

Ou será que era ?


Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 13:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen