Morgado de Nevogilde (Foz do Douro/Porto)sec.XIX

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Património | Regiões

Morgado de Nevogilde (Foz do Douro/Porto)sec.XIX

#75012 | AJOS | 14 out 2004 19:36

Caro Fórum
Terá alguém já descoberto alguma referência ao Morgado de Nevogilde no sec.XIX
que me possa indicar?
Obrigado
AJOS

Resposta

Link directo:

Morgado de Nevogilde (Foz do Douro/Porto)sec.XIX Manuel Pereira de Melo (Mello?)

#299628 | AJOS | 12 mar 2012 21:44 | Em resposta a: #75012

Caro Fórum

Terá alguém já descoberto alguma referência ao Morgado de Nevogilde no sec.XIX. Manuel Pereira de Melo? Tinha sete irmãs todas elas com o segundo nome próprio Engrácia e só o apelido Silva. Sou descendente da mais velha.
Alguém me poderá ajudar?
Obrigado
AJOS

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Nevogilde (Foz do Douro/Porto)sec.XIX João da Silva Pereira de Mello

#306026 | AJOS | 16 mai 2012 19:53 | Em resposta a: #299628

Caro Fórum

Continuo à procura de dados dos meus Tetravós João da Silva Pereira de Mello, conhecido como o Morgado de Nevogilde /Foz do Douro) casado com Anna Engrácia da Silva.O meu avô nasceu no ano de 1900 pelo que o meu Tetravô, seu avô, deve ter nascido no inicio de 1800 (são 3 gerações).
Terá alguém já se cruzado com estes nomes?
Grato
Jorge Oliveira e Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Nevogilde (Foz do Douro/Porto)sec.XIX João da Silva Pereira de Mello

#306028 | tmacedo | 16 mai 2012 20:00 | Em resposta a: #306026

Caro confrade Jorge Oliveira e Sousa,

Será mesmo morgado de Nevogilde [na cidade do Porto a norte da Foz do Douro] ? É que há outros Nevogilde.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Nevogilde (Foz do Douro/Porto)sec.XIX João da Silva Pereira de Mello

#306034 | AJOS | 16 mai 2012 20:50 | Em resposta a: #306028

Caro Confrade António Taveira

Confirmo que o local é mesmo esse. Nevogilde na zona onde agora é o fim da avenida da Boavista e Avenida Montevideu, parque da cidade, que não existiam.
Curioso é todas as suas seis ou sete filhas terem como segundo nome, Engrácia.

Cumprimentos
Jorge Oliveira e Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Nevogilde (Foz do Douro/Porto)sec.XIX João da Silva Pereira de Mello

#306036 | tmacedo | 16 mai 2012 21:09 | Em resposta a: #306034

Caro confrade Jorge Oliveira e Sousa,

Essa zona de final da av. da Boavista e av. de Montevideu não era habitada até, pelo menos, meados do século XIX. Havia perto um aglomerado urbano em volta da igreja de Nevogilde [S. Miguel]. A pouca distância desta, a nascente, o lugar de Passos já pertencia a Aldoar [da apresentação da baliagem de Leça].

Para haver morgadio teria existir um vínculo de "capela". Em que capela ou igreja ?

Cumprimentos,
Antóio Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Nevogilde (Foz do Douro/Porto)sec.XIX João da Silva Pereira de Mello

#306040 | AJOS | 16 mai 2012 21:34 | Em resposta a: #306036

Caro Confrade António Taveira
Mais uma vez obrigado pela sua ajuda.
Estamos a falar por tradição familiar de moradores na zona da própria igreja de Nevogilde.
A minha trisavó Emília Engrácia da Silva Oliveira casada com António Rodrigues d'Oliveira era irmã de Manuel da Silva, Ana Engrácia da Silva casada com Pedro José dos Santos, Albina Engrácia da Silva casada com António Pereira da Silva Júnior. Maria Engrácia da Silva casada com José ??? ,e Maria Emília Silva casada com ... Oliveira (sabe-se que foi para Évora)
As filhas do irmão Manuel da Silva, todas com o apelido Silva (não sei por que razão o apelido Pereira de Mello caiu, são Emília Engrácia, Maria Engrácia, Francisca Engrácia, Ana Engrácia, Custódia Engrácia, Jerónimo Engrácia e Engrácia.
Curioso é saber por tradição familiar, que em partilhas as oito irmãs, (não tinham irmãos) dividiram as passadeiras ou tapetes (?) da casa em oito pedaços, tão bem se deveriam dar...

Cumprimentos
Jorge Oliveira e Sousa

Resposta

Link directo:

Morgado de Nevogilde (Foz do Douro/Porto)sec.XIX

#437998 | Juliamsop | 10 dez 2021 02:06 | Em resposta a: #75012

Caro AJOS
Tenho Pereiras de Mello em minha árvore, naturais dos Açores (Ilha de São Miguel). Miguel Pereira de Mello e seus filhos Camillo e Luiz, ambos se mudaram para o Rio de Janeiro antes de 1855.
Gostaria de conversar?
Abraços,
Julia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 14:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen