Tristão Vaz- descendência

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Bibliografia | Regiões

Tristão Vaz- descendência

#75017 | artur41 | 14 out 2004 21:13

Caros Confrades,


Consultando o livro "OS FURTADO DE MENDONÇA portugueses", da autoria de Manuel Abranches de Soveral e Manuel Lamas de Mendonça", li (na pág. 86) que Nuno Furtado de Mendonça (aposentador-mor de D. Afonso V) seria casado com Leonor da Silva. Com a devida vénia, transcrevo: «... que LL XVI diz filha de Fernão Martins do Carvalhal, acrescentando DG que era da Madeira ou foi um dos povoadores e que Leonor era filha de sua mulher Violante Teixeira, filha de Tristão Vaz Teixeira, 2º capitão donatário de Machico. Aquele Fernão Martins do Carvalhal não parece ser assim ser o que foi alcaide-mor de Tavira pelo menos desde 1439, faleceu no cargo em 1450 e casou cerca de 1410 com Oriana Pereira, filha do 3º casamento de Aires Gonçaves de Figueiredo, com geração.»

Gostaria de saber algumas opiniões. Para além de me interessar como genealogista, possível descendente; acontece que, curiosamente, resido na Rua Tristão Vaz!


Os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Tristão Vaz- descendência

#75030 | MigSousa | 14 out 2004 23:51 | Em resposta a: #75017

Estimado Confrade:
No Nobiliário da Ilha da Madeira, de Henrique Henriques de Noronha, não consta nenhum Carvalhal ligado aos Teixeiras, nem existe nenhuma linhagem Carvalhal com título específico.
O texto completo de uma cópia desse Nobiliário, que me parece muito boa, existe na NET e pode ser achada em -(...)-. Este endereço não é completo para não violar as regras do Forum, mas deve dar para pesquizar e achar.
Fico com dúvidas iguais às suas acerca do dito Alcaide Mor de Tavira. O Autor limita-se a citar e a pôr também as suas dúvidas.
Recebi o livro ontem, já o li quase todo, e parece-me notável, exactamente porque vai tocar num ponto sobre o qual já tinha ficado com prurido na cabeça quando li a excelente obra de Luis de Bivar W de Azevedo. O assunto interessa-me porque uma familiar muito próxima é Mendonça, da região de Alenquer.
Cumprimentos
Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Tristão Vaz- descendência

#75054 | 7estrelas | 15 out 2004 13:36 | Em resposta a: #75017

Caro Confrade Artur Camisão Soares

Tenho ascendentes Carvalhal, Figueiredo, Furtado Mendonça, e o Tristão Vaz (em vários ramos), possuo elementos de pesquisa de familiares, se estiver interessado posso enviar.

meu email:

mariadomonte_@hotmail.com

Os meus melhores cumprimentos

Maria do Monte

Resposta

Link directo:

RE: Tristão Vaz- descendência

#75055 | artur41 | 15 out 2004 13:49 | Em resposta a: #75030

Caro Miguel de Sousa,


Aquilo que diz é bem verdade.
Também já li o livro de Luís Bivar Weinholtz de Azevedo, o qual é bastante interessante. Gostaria de lhe enviar um e-mail sobre o assunto a expor as minhas dúvidas: nomedamente a ascendência de D. Maria de Mendonça!


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares
arturcamisao@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Tristão Vaz- descendência

#75056 | artur41 | 15 out 2004 14:01 | Em resposta a: #75054

Caríssima Confreira Maria do Monte,


Agradeço-lhe o propósito: gostaria, efectivamente, de ter esses elementos. O assunto interessa-me pois descendo de Catarina Furtado, a qual teve como antepassado André Furtado de Mendoça (governador da Índía).


Os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 18:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen