familia pessoa de amorim

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

familia pessoa de amorim

#75061 | ngn | 15 out 2004 16:03

Boa tarde,

Gostaria de recolher informações sobre a família Pessoa de Amorim de Torres novas, da qual descendo pelo lado materno.
Tenho alguns registos em casa mas estes são bastante vagos.
Se possuirem alguma informação gostaria que entrassem em contacto comigo.

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: familia pessoa de amorim

#75065 | JMSA | 15 out 2004 17:02 | Em resposta a: #75061

Caro Confrade
Existe uma familia Pessoa de Amorim se não me engano da Covilhã. Um deles, António Pessoa de Amorim, foi casado com a 1ªViscondessa da Covilhã como poderá observar aqui no Genea. Se estivermos a falar dos mesmos tenho mais informações para lhe dar.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: familia pessoa de amorim

#75067 | ngn | 15 out 2004 17:12 | Em resposta a: #75065

Exmo Sr,

Penso que estamos a falar dos mesmos.
O meu interesse nesta família, vem do meu lado materno. O meu bisavô e trisavô eram Pessoa de Amorim e tinham as suas origens em Torres Novas .
Também encontrei aqui no fórum uma referência á Quinta do Egipto, que penso ser a casa onde o meu bisâvô nasceu.
O meu interesse prende-se com os poucos dados que tenho, tendo apenas algumas fotografias antigas e poucos documentos.
Tinha também a referência de um primo da minha avó, António Boaventura Pessoa de Amorim que faleceu recentemente.
Se me pudesse enviar mais informações agradecia-lhe imenso a atenção.

Com os meus melhores cumprimentos

ngn

Resposta

Link directo:

RE: familia pessoa de amorim

#75068 | JMSA | 15 out 2004 17:27 | Em resposta a: #75067

Aqui vai o que sei:
António Pessoa de Amorim foi casado com sua prima D.Margarida Cândida Pereira Navarro(1ºViscondessa da Covilhã). Era filho de Manuel Pessoa de Amorim (filho de Pedro Pessoa da Cunha e de D.Mariana Teresa, n.de Murça) e de D.Leonor Luisa Pereira da Silva (filha do Capitão Simão Pereira da Silva e de D.Maria Jacinta Pereira da Silva).
A Viscondessa, D.Margarida, era filha de António de Almeida Navarro de Andrade e de D.Francisca Benedita Pereira da Silva (era irmã de D.Leonor Luisa). Se estiver interessado tenho mais sobre a ascendência destas manas Pereira da Silva.
Agora terá que fazer a ligação destes com os seus.
A descendência de António Pessoa de Amorim está no Genea e um dos filhos casou com uma filha dos Viscondes da Coriscada, também seus parentes.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: familia pessoa de amorim

#75070 | JMSA | 15 out 2004 17:32 | Em resposta a: #75068

Desculpe, não era filha mas sim sobrinha do Visconde da Coriscada.
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: familia pessoa de amorim

#75072 | ngn | 15 out 2004 18:24 | Em resposta a: #75070

Muito obrigado pelas informações que me enviou.
Vou tentar ligá-las com o que tenho.
Descobri também 2 coroneis do exército numa página militar que penso que também dá para completar.

O Senhor tem ligações á família?

Com os meus melhores cumprimentos
ngn

Resposta

Link directo:

RE: familia pessoa de amorim

#75078 | vbriteiros | 15 out 2004 19:39 | Em resposta a: #75072

Caro ngn
É verdade e conheci um Coronel, que usava monóculo e era casado com uma senhora de nome fora do vulgar , Crisálida.
Viviam pelos anos 50 em Lisboa.
Cumprimentos
VB

Resposta

Link directo:

RE: familia pessoa de amorim

#75079 | ngn | 15 out 2004 19:43 | Em resposta a: #75078

Caro VB,

Penso que esse coronel foi militar no campo de Santa Margarida, mas não tenho a certeza pois eram conversas mantidas com a minha bisavó Carlota.

Cumprimentos
ngn

Resposta

Link directo:

RE: familia pessoa de amorim

#75080 | ngn | 15 out 2004 19:43 | Em resposta a: #75078

Caro VB,

Penso que esse coronel foi militar no campo de Santa Margarida, mas não tenho a certeza pois eram conversas mantidas com a minha bisavó Carlota.

Cumprimentos
ngn

Resposta

Link directo:

RE: familia pessoa de amorim

#75081 | vbriteiros | 15 out 2004 19:52 | Em resposta a: #75080

Também existiu um Presidente da Câmara de Tondela ( 1958?)com esses apelidos, existindo lá uma rua com o nome dele, mas suponho que não era de lá.
Cumprimentos
VB

Resposta

Link directo:

RE: familia pessoa de amorim

#75085 | JMSA | 15 out 2004 20:59 | Em resposta a: #75072

Caro NGN,
A minha ligação à familia Pessoa de Amorim vem através dos Navarro de Andrade e do casamento que lhe falei. No entanto acho que é bem possível existirem outras ligações pois estas famílias pertencem quase todas elas a uma grande teia de familias com origem cristã-nova.
Aconselho-o a consultar os tópicos do Genea sobre as familias xxnn.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: familia pessoa de amorim

#81075 | josedurao | 06 jan 2005 21:40 | Em resposta a: #75078

Caro Vbriteiros

Era meu Avô chamava-se Rui Pessoa De Amorim.
Casou a primeira vez com a minha Avó Maria da Conceição de Figueiredo Cabral de Mascarenhas, que morreu depois da minha Mãe nascer.
Casou a segunda vez com Elisa Schettini, que morreu depois de 1947, de quem teve Maria Teresa Schettini Pessoa de Amorim que morreu aos 14 anos.
Casou a terceira vez com a tal Crisalida que refere de quem teve um filho Rui Pessoa de Amorim que nasceu em 1954, e é meu tio, embora bastante mais novo.
O meu nome é José Manuel Durão e pode verificar , quase tudo, "picando" Durão e em seguida João Schettini Durão que era meu Pai.

Cumprimentos

José Manuel Durão

Resposta

Link directo:

RE: familia pessoa de amorim

#81076 | josedurao | 06 jan 2005 21:42 | Em resposta a: #75078

Caro Vbriteiros

Era meu Avô chamava-se Rui Pessoa De Amorim.
Casou a primeira vez com a minha Avó Maria da Conceição de Figueiredo Cabral de Mascarenhas, que morreu depois da minha Mãe nascer.
Casou a segunda vez com Elisa Schettini, que morreu depois de 1947, de quem teve Maria Teresa Schettini Pessoa de Amorim que morreu aos 14 anos.
Casou a terceira vez com a tal Crisalida que refere de quem teve um filho Rui Pessoa de Amorim que nasceu em 1954, e é meu tio, embora bastante mais novo.
O meu nome é José Manuel Durão e pode verificar , quase tudo, "picando" Durão e em seguida João Schettini Durão que era meu Pai.

Cumprimentos

José Manuel Durão

Resposta

Link directo:

RE: familia pessoa de amorim

#81091 | MariaDavid | 07 jan 2005 00:16 | Em resposta a: #75068

Caro JMSA

Estou a fazer um levantamento de algumas genealogias covilhanenses que se cruzam com a minha, de apelido Henriques da Silva. Essas genealogias que me interessam particularmente são os ramos Elias da Costa, Sousa, Nunes, Cruz, Estrela, Sá Pessoa....entre outros.
Como não tenho o seu endereço de mail, deixo-lhe aqui o meu, pois gostaria de entrar em contacto consigo:
maria_david_eloy@yahoo.com.br

Com os meus melhores cumprimentos

mcc

Resposta

Link directo:

RE: familia pessoa de amorim

#81122 | Paulo | 07 jan 2005 15:01 | Em resposta a: #75080

Caro ngn

Penso ter lido em tempos uma informação acerca de um dos mais profícuos estudiosos da história de Tomar, Amorim Rosa, militar, onde surgia o seu nome associado a esta família.

Vou tentar localizar a fonte para posteriores esclarecimentos.

Cumprimentos,

Paulo

Resposta

Link directo:

Brasão dos Pessoa Amorim

#81162 | FIGUEIRA | 07 jan 2005 22:36 | Em resposta a: #75061

Caro(a) ngn,

tenho a transcrição da carta de brasão de armas de nobreza e fidalguia passada a Sancho Pessoa da Cunha e Amorim, sendo que o brasão tem o escudo partido em pala com as armas dos Pessoas e dos Amorins.

Cumprimentos,

Nuno Figueira

Resposta

Link directo:

RE: familia pessoa de amorim

#81165 | aburma | 07 jan 2005 22:40 | Em resposta a: #81075

Caro José Manuel Durão,

Conheci um Dr. Carlos Pessoa de Amorim, médico no Porto, que se ainda estivesse entre nós rondaria agora os 77-80 anos. O nome diz-lhe alguma coisa?

Cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: familia pessoa de amorim

#81168 | josedurao | 07 jan 2005 23:08 | Em resposta a: #81165

Meu Caro

Nada, o nome não me diz nada.

O meu Avô era natural de Alpiarça foi fundador do grupo de forcados amadores de Santarém e casou com a minha Avó, em 1921, que conhceu em Viseu, porque esteve colocado no quartel de Nelas por ser um oficial monárquico.

Já agora e por graça ele disse-me várias vezes que casou a primeira vez por amor, a segunda por necessidade e aterceira por estupidez.

Na verdade separou-se e acabou a viver em minha casa na Estrela, onde morreu.

Cumprimentos


José M. Durão

Resposta

Link directo:

RE: familia pessoa de amorim

#81201 | magalp | 08 jan 2005 11:42 | Em resposta a: #81168

Caro José Manuel Durão

O bom humor e à vontade das suas intervenções, a indicação de “picar” em vez do usual “clicar”… fez-me correr os seus costados aqui na BD, buscando as origens de Durão, que não estão aqui clarificadas. Se de momento não encontrei o que queria topei o seu muito próximo parentesco com os Cabrais N. Menezes, da Casa da Bouça e o encantador Cor. Piloto Aviador Armando Sacadura Falcão, distinto e muito delicado genealogista, muitíssimo interessante conversador e ainda “charmoso” mestre de danças, com 86 anos, aqui no Porto!
Senão por outras, por estas ligações se constata que é de “família” o seu bom humor!
Mas a minha curiosidade mantêm-se com o se Durão. Será oriundo de Serpa, Alentejo?

Investigo há algum tempo uma família Durão, radicada no Porto, creio que a partir de:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=278445
Oriundos de Serpa, sobrinhos de um Bispo, não sei já em que diocese alentejana.
Será a mesma família que a sua?

Cumprimentos,
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: familia pessoa de amorim

#81205 | josedurao | 08 jan 2005 13:02 | Em resposta a: #81201

Caro Manuel Magalhães

A minha Mãe é prima-irmã do João Cabral de Noronha e Menezes da Casa da Bouça.

Somos família muito chegada, até pelo facto da minha Mãe ter sido educada pela minha Tia Maria Emília, minha madrinha e Mãe dos meus primos. A minha Mãe é madrinha do Joaquim , o Luis é padrinho do meu irmão Luis, eu sou padrinhop do Bernardo, filho mais velho do Luis. A Isabel, que é viýva do Gaspar Castelo Branco (como sabe assassinado pelas FP 25 de Abril ou quaisquer terroristas do género), vivia em minha casa em Lisboa (na Estrela) e de lá saiu para casar, eramos como irmãos...e somos.

Eu próprio vivi no Porto na Av. da Boavista em 1955, quando o meu Pai esteve lá a trabalhar, e o meu irmão foi lá baptizado na igrejo do Lordelo.

Como vê não podiamos ser mais chegados.

A propósito, o que é à Carolina Magalhães que vivia na Gomes da Costa?

Quanto à família Durão sei que, pelo menos desde o meu bisavô Francisco d'Assis Durão eram todos de Lisboa.

Cumprimentos


José M. Durão

Resposta

Link directo:

RE: familia pessoa de amorim

#81208 | magalp | 08 jan 2005 14:46 | Em resposta a: #81205

Caro José Manuel Durão

Em relação às suas origens beirãs estamos bem conversados, sem qualquer espécie de dúvidas. A Casa da Bouça (que bem conheço) dista a pouco mais de um tiro de espingarda da de Valinhas, no termo de Lousada e Felgueiras, respectivamente. Há muitas gerações que existe grande amizade entre essas famílias e mesmo remoto parentesco. Hoje, há já 4 “magalhaesinhos” seus parentes, os filhos do meu sobrinho homónimo e da sua (quase) sobrinha, Isabel, filha do Alexandre C. N. Menezes e da Zico Pestana. Eu mesmo sou um velho amigo do João – a quem gosto de arreliar com o se condado do Bovieiro – e que considero o mais leal, dedicado e informal servidor da actual Casa de Bragança, sem esperar qualquer mercê. Essa, que se calhar recusaria a “cento e duzentos à hora” e curto e grosso discurso, com termos que fazem a minha delícia! Consta que a indiferença e desapego a reais mercês (e mercês reais), é hábito na família há muitas gerações!

Em relação a Carolina de Magalhães, suponho se refere a uma filha do Dr. Albano Pereira Dias de Magalhães (que viveu na Gomes da Costa), não tenho q.q. parentesco senão no séc. XIV. Os Magalhães da Vitoreira (Felgueiras) e uns remotos Magalhães Valinhas, tiveram como ascendente comum o Pe. Rui Peres de Magalhães, Prior da Lousã, Cónego em Coimbra, que teve super abundante geração! Creio que igualmente descendentes dum outro Pe. Gonçalo Magalhães, Cónego em Lamego… Infelizmente, o Patrão Luís Amaral não me acha outros ascendentes Magalhães menos clericais…
Parece que no correr deste ano, estes Magalhães (agora de Resende) e os meus (de Canavezes), se ligarão por um casamento, lá mais para o verão!

Mas sobre as origens do seu Durão vejo não estar muito informado para além do seu bisavô Francisco de Assis, e que nada lhe dizem os que citei.

Cumprimentos,
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: familia pessoa de amorim

#81247 | RAAL | 08 jan 2005 19:31 | Em resposta a: #75081

Caro Vasco Briteiros
Refere-se ao Dr. Francisco Pessoa de Amorim , médico veterinário, professor do Colégio Tomás Ribeiro e algum tempo Presidente da Câmara de Tondela.
Teve dois filhos e uma filha.
O mais velho, Ten.-Cor. João Manuel Pessoa de Amorim é também genealogista. Para quem estiver interessado em contactá-lo pode encontrar o seu endereço em Raizes & Memórias ou Armas & Trofeus.
Conheço também o Dr. Rui Pessoa de Amorim ,que foi durante largos anos Director- Geral na Administração Pública.
Estes Pessoa de Amorim e Amorim Pessoa são todos parentes uns dos outros.
Cumprimentos
RAAL

Resposta

Link directo:

RE: familia pessoa de amorim

#81250 | magalp | 08 jan 2005 19:56 | Em resposta a: #81247

Meu caro Mestre

As minhas intervenções agora vêm sendo sempre a reboque do VB... mas por puro acaso de curiosidade.
A origem mais remota dos Amorim será na Póvoa de Varzim?
E que relação têm com os Pacheco de Amorim? Serão estes um outro ramo do mesmo tronco?
Cumprimentos,
MM

Resposta

Link directo:

RE: familia pessoa de amorim

#81283 | vbriteiros | 09 jan 2005 02:04 | Em resposta a: #81250

Caro Manel
Mas que curioso! Já não posso fazer uma pequena intervenção que sou logo sujeito a uma vigilância e levo-te a reboque.
Já agora: os Amorins são descendentes de D. Hilário, príncipe germânico que aportou ao norte da Península e ajudou os cristãos na luta contra os sarracenos ( mas não contra as sarracenas) e foram senhores do Couto de Morim (e Torre de Portocarrero ?). Por isso têm como armas as cinco cabeças de mouros em campo sanguíneo !!
Um garnde abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: familia pessoa de amorim

#81291 | magalp | 09 jan 2005 13:04 | Em resposta a: #81283

Caro Vasco

Estava para aqui a pensar que as conversas aqui, tal como as conversas em salão, em café, na rua, ou em q.q. outro sítio, serão como que um comboio numa grande via-férrea! Há uma locomotiva, atrelam-se uma e várias carruagens, muitas estações e apeadeiros, agulhas e plataformas giratórias!
O destino final será (muitas vezes) uma coisa difícil de ser atingida. Há meses atrás, o comboio na “linha amarela” dos Passos Perdidos nunca chegava `estação final, pelos múltiplos acidentes e incidentes no seu percurso, muitas vezes enorme! E se bem me lembro, lamentava o Tiago (na sua rápida digitação profissional), bem como o JAR, que esses acidentes se deviam exclusivamente a agulhas mal metidas na linha, desviando locomotiva e atrelagens para outros destinos que não os da historiografia, da genealogia e da heráldica!
Verificado e confirmado que foi (pelo Genea), esse diagnóstico, depressa suprimiram a dita “linha amarela”, verificando-se enorme redução nos acidentes e incidentes.

Assim acontecesse nas nossas estradas de norte a sul de Portugal!

Mas, esta espécie de “circulação ferroviária” continua a acontecer aqui no Fórum, e ainda bem! Para mim um entretimento soberbo. Muitas e muitas vezes um espaço cultural com grande informação e amiúde com formação de qualidade, nas áreas que nos interessam e que acima apontei.
Seguindo na comparação, são as tais locomotivas de alto gabarito, com milhares de “cavalos-vapor” de potência! São aquelas assinaturas que conhecemos já bem e cujas preciosas intervenções lemos com toda a atenção, com muito gosto e grande aplauso. Os bafejados pela posse de muitos talentos, de um muito claro poder de raciocínio, de muita erudição, sabem transmitir o seu conhecimento com clareza e sem jactância!
Se não cito já uns quantos é porque temo que a minha memória me atraiçoe, e me faça deixar de lembrar reconhecidos pares.

Assim acontecesse com os responsáveis políticos pela Cultura em Portugal!

Ontem, só depois (!?) de ter posto a minha questão sobre a mais remota origem do título Amorim, fui consultar o que tenho aqui à mão. Foram várias as explicações encontradas, as quais andam à volta da tua, remetendo-me para a Galiza, quase todas.
Lamento, Vasco, mas não fiquei muito esclarecido. Pelo contrário, com mais dúvidas ainda!
Referes Hilário como cavaleiro germânico do tempo da reconquista. Não sei onde, li que companheiro de Pelayo, de Covadonga.
Mas, este nosso Hilário deveria ter já tanta idade quanto Mathusalem, enquanto ao tempo de D. João I entrou em Portugal, ao serviço do Duque de Lencastre… (Esteves Pereira, “Portugal”, Vol. I, pág. 459 E). Em DFP, o erudito Marquês de Abrantes, diz algo semelhante, acrescentando ter casado com uma filha de Garcia Lopes Calheiros, e por conseguinte (acrescento eu), remoto antepassado do nosso bom amigo Gonçalo Bandeira Calheiros!
Mas, não nos fiquemos por aqui, pois ao tempo do Mestre de Aviz por certo que havia já muitos de Amorim, pois que:

“Amorim é um genitivo do nome pessoal “Amorinus”, diminuitivo de “Amor”, correspondendo a povoação a uma “villa de Amorini”. O nome Amorim consta já da primeira inumeração paroquial da Igreja de Braga, feita no século XI, após a restauração da Diocese; o Censual indica as dádivas e obrigações pagas, de acordo com o direito de visitação que lhes assistia.” – ANAFRE (sic)

É portanto muito natural que bem antes dos sécs. XIV e XV existissem pessoas tituladas de Amorim, sobretudo entre emigrados da dita vila, hoje muito conhecida freguesia da Póvoa de Varzim, distrito do Porto.

Aqui para nós, começo a ficar um tanto farto de se remeter para a Galiza (contra a qual nada tenho contra, bem antes pelo contrário como bem sabes!), a origem da nossa velha fidalguia, não perfeitamente conhecida! Para não se falar já das muitas dezenas de fidalgos homiziados aqui, vindos daquelas paragens! Evidentemente que não duvido isso tenha acontecido, quer da Galiza para cá, quer daqui para lá, ao longo de toda a nossa existência. Até em tempos modernos… bem me lembra a quantidade de nossos bem conhecidos que se escapuliram para Vigo e Pontevedra depois de 28.9.1974 e sobretudo depois de 11.3.1975! Da quantidade de apartamentos comprados por portugueses em Baiona, San Jenjo (agora San Xenxo…), e Porto Novo! As tuas peripécias na raia transmontana (então de Mercedes?) com o teu erudito cunhado…
Mas também me lembro que ser “galego” era muito pejorativo em tempos anteriores ao D. Manolo (Fraga Iribarne)! Na nossa meninice ainda eram carrejões, aguadeiros, vendedores de azeite, “pitrol” e carvão, naquelas carroças puxadas por mulas lazarentas!
Em Lisboa, na minha juventude ainda conheci muitos tascos (porcalhotes) que serviam saborosas bifanas, aconpanhadas por “um copo de três” de tintol do Cartaxo, ou de Almeirim, devidamente “meisturado” com água, pois a muita graduação assim permitia… Bem me lembram as “pensões” de galegos em Borratém, de muito duvidoso porte, com camaratas a dez mil réis por cama, e “suites” a trinta mil réis, com direito a lavatório, lençóis e toalhas mal cheirosas!
Pois com tanta “fidalgaria” oriunda da Galiza, no entender duns quantos investigadores destas cousas, ficamos na ideia de que no Entre Douro e Minho, origem do Portugal que é, não existia viv’alma senão plebeus e servos da gleba, para além dos da Maia, dos Sousas, Silvas e Teixeiras, o que não é manifestamente verdade!

Outro grande abraço!
Manel

PS – não comentaste as Cartas de Cirurgião (em diferentes reinados) que te mandei. Recebeste?

Resposta

Link directo:

RE: familia pessoa de amorim

#81321 | vbriteiros | 09 jan 2005 19:32 | Em resposta a: #81075

Caro José Manuel Durâo
Então conheci pessoalmente o seu Avô no casamento em Braga de uma senhora Briteiros Brandão com o engº Bahia Coelho, sendo ele e a 3ª mulher padrinhos de casamento por parte do noivo. Recordo de ter sido encarregado pelo pai da noiva de prestar toda a "assistência" aos padrinhos do noivo. Devo ter uma foto de grupo aqui em casa. Também conheço o seu afilhado Bernardo que era da turma do meu filho.Já não o vejo há algum tempo. O Luís e os irmãos eram de Braga e ppor isso tambem os conheci.
Quando reencontrar esse meu primo BC vou perguntar-lhe que ligação familiar tinha com o seu Avô ou com D. Crisálida ( tinha uma casa na Av. dos Combatentes, às Antas)
Aceite os meus cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: familia pessoa de amorim

#81334 | RAAL | 09 jan 2005 22:07 | Em resposta a: #81250

Caro Manuel Magalhães
Sobre os Pessoa de Amorim nada sei.Mas vou tentar falar com o Ten.-Cor. João Pessoa de Amorim e talvez ele possa responder à sua pergunta.
Há mais um Pessoa de Amorim sócio do Instituto Português de Heráldica: António Boaventura Pessoa de Amorim que vive em Torres Novas. Tentei obter o seu n.º de telefone mas não consegui.
Em tempos ouvi falar que estava em preparação um livro sobre esta fammília. É tudo quanto sei...
Cumprimentos,
RAAL

Resposta

Link directo:

RE: familia pessoa de amorim

#82655 | josedurao | 24 jan 2005 23:45 | Em resposta a: #81208

Meu Caro Manuel Maria magalhães

Desculpe só agora retomar estes contactos... tão modernos... e que não evitam a distância.

Devemos ter-nos cruzado nos casamentos das filhas do Alexandre e da Zico na casa da Póvoa. A Isabel chegou a colaborar comigo como advogada da SIC no Porto (eu sou advogado da Impresa e da Sic) antes de ir para Moçambique com o marido, seu sobrinho, abrir o escritório do Manuel Castelo Branco.

Quanto ao meu primo João é um personagem fantástico de quem sou amigo. Passei belos dias na casa da Bouça com a minha mulher, mas como deve saber está de relações cortadas com os irmãos o que, infelizmente, acaba por afastar todos

A propósito a minha mulher é de famílias do Porto. O pai era o Arqº Alberto Cruz (dos Braga da Cruz) e irmão do conhecido advogado Dr. Fernando Cruz, e a Mãe é Possolo filha do Dr Guilherme Possolo, braço direito do Ricardo Espírito Santo na criação da Fundação com o mesmo nome. Aliás, as minhas cunhada Teresa Ferreira do Amaral e Luisa Posser de Andrade (os apelidos são de casadas) e a minha filha Madalena frequentarem e formaram-se na Fundação. Como vê, estou rodeado de decoradores e artistas.

Quanto à Carolina é de facto a filha do Dr. Albano de Magalhães.

Devo dizer-lhe que não passo de um modesto interessado em genealogia, sem quaisquer pretensões. Por isso não faço investigações a não ser por mero acaso e para "descortinar" algum nome ou alguma relação familiar. Os livros do Armando Sacadura Falcão, que foi casado com uma prima da minha Mãe, é que me ajudam um pouco.

Por isso, nem sequer estou muito habilitado a dizer-lhe muito mais sobre a família Durão.

O meu bisavô era casado com Palmira Teixeira Durão, que por sua vez era filha de António Teixeira que tinha um cargo, julgo que de alguma de relevância, no governo do rei D. Luis I. Penso que era comendador, pois tenho uma silhueta emoldurada e estampada em vidro, da época, onde é bem visível a respectiva comenda, ou então condecoração, não sei bem.

Mas, como já disse, são "ciências" que não domino e que me escapam.

Vou ter que arranjar paciência para "vasculhar" os registos anteriores.

Um abraço do

José Manuel Durão

Resposta

Link directo:

RE: familia pessoa de amorim

#83544 | RAAL | 04 fev 2005 23:48 | Em resposta a: #81250

Caro Manuel Magalhães
Envio o mail do Ten.-Cor. João Pessoa de Amorim que poderá responde-lhe á perguntas que fez sobre esta família
É este
jpamorimarrobanetcabopontopt
Cumprimentos
RAAL

Resposta

Link directo:

RE: familia pessoa de amorim

#83547 | MariaDavid | 05 fev 2005 00:49 | Em resposta a: #75068

Caro JMSA

Já em tempos fiz alusão a certos apelidos covilhanenses que gostava de aprofundar. Pelas suas palavras, deduzo que tem alguma informação sobre os Amorim Pessoa. Aproveitando a boleia deste tópico, gostava, pois, de lhe colocar algumas questões:

1 - qual a origem desse apelido Pessoa? Como apareceu?
2 - conhece as ligações com os apelidos Castro e Solla?
3 - tem algumas ligações conhecidas ao apelido Sá Pessoa?

Fico-lhe muito grata por qualquer esclarecimento.
Vou deixar o meu contacto:
maria_david_eloy@yahoo.com.br

Com os meus melhores cumprimentos

mcc

Resposta

Link directo:

RE: familia pessoa de amorim

#83614 | magalp | 06 fev 2005 12:37 | Em resposta a: #83544

Caro Mestre

Muito obrigado pela sua atenção.
A minha curiosidade sobre os Amorim deve-se a uma muito velha lembrança dum Dr. Amorim, visita habitual do meu Avô materno (que se fosse vivo teria cerca de 140 anos!), creio que o último Correio-mor antes da República, o qual dizia ser o chefe dos Amorins, com ele acabando a raça, pois que não tinha filhos, sequer sobrinhs das suas duas irmãs com ele residentes em Moínhos, Felgueiras.
Não será exactamente assim. Há Amorins (muitos) do norte a sul de Portugal...
Como disse já, não acredito na origem que é apontada deste título, mas também não encontro outra que satisfaça.

Cumprimentos,
MM

Resposta

Link directo:

RE: familia pessoa de amorim

#84139 | JMSA | 12 fev 2005 22:47 | Em resposta a: #83547

Cara Maria David
Peço desculpa de só hoje responder à sua mensagem mas tive o meu PC avariado.
Infelizmente não tenho resposta para as suas perguntas porque o que sei sobre os Pessoa de Amorim é apenas aquilo que aqui referi. A ligação desta familia à minha vem através do casamento da 1ª Viscondessa da Covilhã (que era prima co-irmã de uma terceira Avó minha com um Pessoa de Amorim. A descendência deste casal manteve no entanto a tradição nos casamentos vindo um dos filhos a casar com uma filha dos Viscondes da Coriscada, também meus parentes. Já existe aqui no Genea grande e desenvolvida informação sobre estas famílias.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: familia pessoa de amorim

#150557 | gerrymarques | 29 mar 2007 16:20 | Em resposta a: #75067

Caro ngn,

A minha familia e de Liteiros, perto da Quinta do Egipto.

Eu tenho um descedent que chama-se Augusto Pessoa Tavares de Amorim.
Ele tive uma filha chamada Leonor Eugenia Pessoa de Amorim, quem tive um filho chamado Antonio Pessoa de Amorim Rosa (nasc 1868) e e o meu trisavo.

Voce tem o nome to seu bisavo ou trisavo?

Resposta

Link directo:

RE: Brasão dos Pessoa Amorim

#150704 | Conde | 30 mar 2007 18:18 | Em resposta a: #81162

O Sancho Pessoa da Cunha tem, de um dos 3 casamentos, uma filha casada com um Pereira Mendes de Leão.Dizem-me que estes também obtiveram uma carta de armas. Será assim? Muito agradeço a ajuda.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: familia pessoa de amorim

#150774 | Matilde Souto Pires | 31 mar 2007 15:18 | Em resposta a: #75061

Caro Confrade

Sobre o assunto da família Pessoa de Amorim, de Tôrres Novas e a Quinta do Egipto:
Em1850 ,pelo menos já era do Dr José Pessoa de Amorim, capitão -mor,morador na sua casa da Praça de Torres Novas.
Em1878 era esta quinta de António Pessoa de Amorim,viúvo da Zibreira, que a herdou de D. Maria Candida Pessoa de Amorim, de Liteiros-Torres Novas.
Em 1881 está em nome de Augusto César Pessoa de Amorim
Em 1893 esta quinta foi adjudicada ao filho do anterior José pessoa de Amorim que aí passou a residir.
Em 1930 esta quinta foi herdada pelo filho mais novo do anterior, José Pessoa de morim que ainda aí residia em 1937

Cumprimentos

Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: familia pessoa de amorim

#212647 | gmarques2 | 06 nov 2008 15:16 | Em resposta a: #75061

Caro ngn

Ha informacoes da familia Pessoa de Amorim na area de Torres Novas aqui:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=210070

Tambem posso confirmar o seguinte:

Antonio Eugenio Pessoa de Amorim Rosa, filho de Leonor Eugenia Pessoa de Amorim e Jose Pedro Gervasio da Rosa, casou com Maria D'encarnacao Alves em Santa Maria, Torres novas 29-11-1896. Tiveram pelo ao menos uma filha, Maria Antonia Pessoa de Amorim Rosa, *14-12 1897, B 5-1-1998, + 20-3-1984, Casado com Domingos da Silva Madrugo (sao os meus biavos)

cump.
Gerry Marques

Resposta

Link directo:

familia pessoa de amorim

#356134 | Artur Amorim | 25 mar 2015 20:55 | Em resposta a: #75061

Boa noite,

O meu nome é Artur Ferreira Pessoa de Amorim e sou natural de Torres Novas, assim como o meu pai e avô paterno.

Se pretender mais informações, posso dar-lhe o nome do meu pai, avô e bisavô.

Cumprimentos,
Artur Pessoa de Amorim

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 02:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen