Casal ou Vila Nova do Casal em Gouveia?

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Casal ou Vila Nova do Casal em Gouveia?

#75154 | jliberato | 17 out 2004 14:17

Caros confrades,
Procuro a vila do casal, também chamada Vila Nova do Casal que se situa em Gouveia. Alguém sabe em que freguesia?
Será Freixo da Serra?
Não encontro referências claras.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Casal ou Vila Nova do Casal em Gouveia?

#75187 | ffarrajota | 17 out 2004 20:10 | Em resposta a: #75154

Caro Senhor Liberato:
Já há algum tempo que não comunicamos. Estive ausente uns dias, um pouco ocupada com outras coisas, falta-me tempo para a genealogia. Cheguei, agora mesmo, e vi que tem a mesma dúvida que eu. Tenho uns avós em Seia, que depois me aparecem de Vila Nova do Casal ou Casal. Outros de Paços-Gouveia que me aparecem os pais em Vila Nova do Casal-Tazém. Penso que Tazém ainda pertence ao concelho de Seia, fica entre Tourais,V.Chã,Pinhanços, por aí, direcção Seia-Gouveia. É tudo o que sei, os meus melhores cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Casal ou Vila Nova do Casal em Gouveia?

#75193 | LCM | 17 out 2004 21:05 | Em resposta a: #75154

Caro J. Liberato,

Vila Nova do Casal chama-se hoje Vila Nova de Tazem e é uma freguesia do concelho de Gouveia, distrito da Guarda. Tenho antepassados desta terra.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Casal ou Vila Nova do Casal em Gouveia?

#75195 | jliberato | 17 out 2004 21:18 | Em resposta a: #75187

Cara Fernanda,
Também eu não tenho o tempo que tinha antes para a genealogia. Mas vou fazendo um esforço...
O nosso amigo Correia de Matos já esclareceu a situação de forma julgo que cabal. Paços deve ser Paços da Serra, freguesia do Concelho de Gouveia, tal como Vila Nova de Tazem.
De ambos os locais tenho alguma coisa do lado da minha mulher, mas muita investigação a fazer antes de vir aqui.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Casal ou Vila Nova do Casal em Gouveia?

#75196 | jliberato | 17 out 2004 21:21 | Em resposta a: #75193

Meu caro Lourenço,
Os meus agradecimentos pela pronta resposta.
Talvez eles permitam desbloquear um ramo muito promissor da genealogia da minha mulher.
Após algum estudo não deixarei de vir aqui partilhar consigo o que encontrar.
Grato,
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Casal ou Vila Nova do Casal em Gouveia?

#75275 | ffarrajota | 18 out 2004 20:51 | Em resposta a: #75193

Caro Senhor Correia:
Tendo também antepassados em Vila Nova de Tazém, gostaria de saber se dos nomes abaixo indicados farão parte da sua pesquisa:
- José da Costa Abreu nasc.Vila Nova do Casal, filho de Alexandre Costa e Isabel Nunes, ambos de V.Nova do Casal e neto de Pedro Costa,de Vila Pouca, que foi prior em Vila Nova do Casal e de Ana Francisca, de V.N.do Casal.

- Maria Gonçalves, de V.Nova do Casal cc. Luís Lopes Capucho, de Eira Velha-Paços-Gouveia, filha de José Fernandes e Maria Gonçalves, de V.Nova do Casal.

Também tenho antepassados em Lagarinhos, Tourais, Sta.Comba, V.Chã, Pinhanços, Seia,S.Romão,Loriga,Valezim,Sameice, Travansinha, Santiago,Folhadosa, Folgosa do Salvador, V.Cova,Sta.Marinha, Torroselo, Sandomil, V.Verde,Santar, Fornos de Algodres, S.Pedro de France, etc. etc.
Se, tiver antepassados, nalguma destas localidades, e estiver interessado em trocar dados, muito agradecia.
Os meus cumprimentos
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Casal ou Vila Nova do Casal em Gouveia?

#75545 | lco | 22 out 2004 16:22 | Em resposta a: #75275

Cara Fernanda Farrajota,


Perdoe-me a indiscrição, mas mencionou antepassados em Seia. Quem são?

Cumprimentos,

Luís Cabral de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Casal ou Vila Nova do Casal em Gouveia?

#75547 | lco | 22 out 2004 16:27 | Em resposta a: #75193

Caro Lourenço,

Por acaso nos "seus" Borges de Vila Nova de Tazem entronca um Padre José Borges Metello, filho de Bernardo Borges Metello e de D. Rosa Emiliana d'Oliveira? É que não consigo entroncá-los nos dados sobre Borges de que disponho (o mesmo não se passando já com a dita Rosa Emiliana, que creio pertencer à família Oliveira Coelho, também de Vila Nova).

Cumprimentos,

Luís Cabral de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Casal ou Vila Nova do Casal em Gouveia?

#75576 | ffarrajota | 22 out 2004 20:18 | Em resposta a: #75545

Caro Luís,
Os apelidos dos meus antepassados em Seia são os seguintes: Cardoso (originários de Belmonte), Figueiredo ( orig.Fornos de Algodres), Nogueira(orig.Pinhanços), Borges(orig.Pinhanços), Fonseca, Gomes, Costa (orig.V.Pouca da Beira), Abreu(orig.Travanca, de S.Pedro do Sul), Bastos, Reis,Dias , Oliveira,Fernandes, Rodrigues, Luiz, Lopes, Ribeiro, Mendes e Matos.
Sendo seu apelido Cabral, tenho uma tia, em S.Romão, Maria Coelha Mascarenhas cc. Giraldo Cabral, de Sameice, a 27 jul 1693, não sei se terá algo com a sua família.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Casal ou Vila Nova do Casal em Gouveia?

#75613 | Coronel | 23 out 2004 14:07 | Em resposta a: #75154

Cara Fernanda Farrajota

Encontrando-me a "pesquisar" os meus antepassados originários da Serra da Estrela,(felizmente no IANTT existem cópias dos microfilmes do ADGuarda),vim a deparar-me com "raízes" em V.N.Tazém,Francosinho,Lagarinhos,Mangualde e Moimenta da Serra,StªMarinha,Paços da Serra e Alrote (com maior incidência em ambos os lugares),Pinhanços.
Ora em Pinhanços "tenho" Borges para os quais ainda não consegui referências pois tudo quanto encontrei foi que:

José Borges cc Maria Nunes em 30-5-1747,Alrote
era fº de Manuel Rodrigues e de Maria Borges

Bom,teria todo o gosto em poder "trocar" eventuais dados que a ambos permitissem "avançar" um pouco mais nas nossas genealogias.

Com os meus melhores cumprimentos

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Casal ou Vila Nova do Casal em Gouveia?

#75617 | jliberato | 23 out 2004 15:06 | Em resposta a: #75613

Caro Luís Faria de Sousa,
Tenho alguma coisa sobre Moimenta da Serra, Paços da serra, Santa marinha. Oportunamente abordarei estes temas aqui no Forum. E Vila Nova de Tázem, na sequência deste tópico.
Mas o tempo é escasso e as minhas priridades têm sido outras. Donas no Fundão, Ponte de Lima e Santa Bárbara de Nexe em Faro.
Em qualquer caso, não tenho infelizmente nada sobre os nomes que indica.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Casal ou Vila Nova do Casal em Gouveia?

#75814 | Coronel | 25 out 2004 20:40 | Em resposta a: #75617

Caro JLiberato

Obrigado pelo seu interesse.
Ficarei então a aguardar a oportunidade dos novos temas e talvez então trocar informações consigo.
Neste próximo fim de semana prolongado, irei fazer uma "romagem" a todos esses lugares.

Com os meus cumprimentos

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Casal ou Vila Nova do Casal em Gouveia?

#75875 | lco | 26 out 2004 13:12 | Em resposta a: #75576

Cara Fernanda,

Disponho de alguma informaçao sobre os Borges de Pinnhanços, que conto publicar em breve. Relacionaram-se com algumas famías em Seia, nomeadamente com a minha. Contudo (e eu creio que conheço razoavelmente as famílias senenses), alguns dos apelidos que elenca nao me dizem muito. Isto com a honrosa excepçao dos Cardoso - pelo que me atrevo a pedir-lhe informaçoes suplementares sobre esta sua linhagem na, outrora, vila de Seia.
Quanto a Cabrais, muito obrigado pela interessante informaçao. No entanto, os "meus" Cabrais vêm de Celorico da Beira para Seia, nao sendo daí originários. O apelido "mae" (se assim se pode dizer) da minha família senense é Mello Motta-Veiga.

Aguardando a sua resposta, envio os meus melhores cumprimentos,

LuÍs Cabral de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Casal ou Vila Nova do Casal em Gouveia?

#75916 | ffarrajota | 26 out 2004 18:49 | Em resposta a: #75875

Caro Senhor Luís Cabral,
Não conheço a sua família, saí muito nova de S.Romão, mas lembro de meu pai se referir a alguém com esse apelido. Também quando estudava, nos encontros de futebol entre o colégio de Seia e S.Romão, haver alguém com esse apelido. Há uma prima de meu marido, casada com um familiar Motta-Veiga, um senhor Caeiro. Já me explicaram o parentesco, sinceramente não sei ligar.
Desde há muito que também faço a pesquisa de toda essa zona e muito há para descobrir.
Os meus antepassados Cardoso, da freguesia de Seia, como lhe disse vêem de Belmonte. Ainda, não tive tempo de consultar os microfilmes de Belmonte, porque tenho muita coisa por pesquisar nas freguesias dos concelhos de Seia-Gouveia-Oliveira do Hospital, etc.
A minha avó, última a usar o apelido Cardoso era
- Rita Custódia de Jesus Cardoso nasc.9 ago 1812-Vodra, filha de Manuel António de Figueiredo, fazendeiro, de Vodra e Maria Custódia Cardoso, da Arrifana
- Maria Custódia Cardoso-fazendeira, nasc. 9 março 1787, filha de José Cardoso, da Arrifana e Maria do Rosário das Lajes
-José Cardoso, filho de José da Costa Abreu, de Vila Nova do Casal e de Maria Cardoso, de S.Martinho
-Maria Cardoso, filha de Manuel Cardoso, de Belmonte e Eufémia dos Santos, de S.Martinho.
É tudo sobre este meu ramo Cardoso, brevemente, espero continuar, porque agora tenho andado mais pelo Algarve.
Tenho outra família Cardoso, de quem herdo o apelido, esses são de Santar, família Paes Cardoso.
Ainda outra família Cardoso, de Loriga, que se vem ligar à família Pina.
Gostaria de saber, se já fez alguma pesquisa em Vila Nova de Tazém? Tenho um avô, que foi aí prior, o Pedro Costa, de Vila Pouca que casou com Ana Francisca, de Vila Nova do Casal. Se por acaso fez, não terá encontrado este prior Pedro Costa?
Da família Borges, de Pinhanços tenho:
Maria Rodrigues Borges, de Pinhanços cc. Francisco Nunes Saraiva, de S.Martinho, data casamento 8 janeiro de 1708, filha de António Rodrigues do Amaral, de Santar e Isabel Borges, de Pinhanços.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Casal ou Vila Nova do Casal em Gouveia?

#76174 | jliberato | 29 out 2004 13:46 | Em resposta a: #75916

Cara Fernanda,
Os nossos antepassados não páram de se cruzar.
Tenho Cardosos e Pais não muito longe: em Ervedal, concelho de Oliveira do Hospital. Este ramo desloca-se posteriormente para Travancinha, Seia. A minha antepassada Maria Cardoso era filha de Manuel Pais e Eufémia Cardoso. Nasceu no Ervedal aos 21-07-1747. São ramos que hei-de aqui pôr quando tiver tempo...
E a minha mulher tem antepassados Amaral de Santar...
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Casal ou Vila Nova do Casal em Gouveia?

#76562 | lco | 05 nov 2004 10:03 | Em resposta a: #75916

Cara Fernanda Farrajota,

Creio já saber quem é - a indicação de S. Romão foi importante. Os seus pais não são donos do "Mira Neve" (julgo ser este o nome correcto)??
Muito obrigado pelos dados que me enviou. A minha curiosidade pelos Cardoso devia-se ao facto de haver alguns deles que se uniram aos Almeida Mello, de Seia - mas, penso, não se trata de nenhum dos da sua Família.
Relativamente a Vila Nova de Tazem, o que possuo são dados sobre as Famílias Borges Garcia, Lopes de Campos, Couto e Almeida Valle e Pintos Marvão. Lamento, pois, nada saber sobre Pedro da Costa.
Quanto a Pinas de Loriga, disponho de bastante informação - que também conto dar ao prelo em breve. Os Pinas de Loriga (uma Família muito numerosa) espalharam-se por toda a região.
Por fim - e já que é de S. Romão - esclareço-a de que sou da Família Azevedo Faria, que foi, até há alguns anos, dona de uma casa hoje unidade de Turismo de Habitação (à qual, nos dias que correm, se dá o nome de "Casa das Tílias").
Com os meus melhores cumprimentos,

Luís Cabral d'Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Casal ou Vila Nova do Casal em Gouveia?

#76607 | ffarrajota | 05 nov 2004 17:51 | Em resposta a: #76562

Caro Luís Cabral,
Sou realmente filha dos proprietários do Monte Neve de S.Romão, a filha mais velha.
Quanto à casa das Tílias, informo-o que o meu trisavô era irmão da proprietária da casa, Maria Emília Pina, de S.Romão, casada com o primo comendador José Luís Monteiro Pina, de Alvoco da Serra (irmão do barão de S.Domingos e do barão de Alvôco). Desta família Pina tenho uma genealogia bastante completa, tanto antepassados como descendentes. Quanto à família Azevedo Faria, estou mais ou menos em contacto, ainda a semana passada falei com a filha mais nova Amélia (a úniva viva).
Se quiser trocar dados estou ao dispôr.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Casal ou Vila Nova do Casal em Gouveia?

#77055 | lco | 11 nov 2004 22:21 | Em resposta a: #76607

Cara Fernanda Farrajota,


Essa sua ligação aos Pinas era-me desconhecida, e é interessante. De que irmão de Maria Emília Pina descende? Do ramo de Galizes?? E descende pelo lado do seu pai ou pelo da sua mãe?

Os Pinas são um Família deveras curiosa na região de Seia porque, embora não integrando o núcleo das grandes linhagens locais, souberam estabelecer relações familiares com essas famílias "tradicionais", e tinham (por outro lado) contactos com quase todos os industriais da região.

Como sabe, a minha Tia Maria Palmira de Brito Monteiro e Pina casou com o meu Tio Maximiano Maria d'Azevedo Faria, sendo a Prima Maria Amélia prima direita do meu Bisavô.

Por fim, uma derradeira questão: tem conhecimentos de alguns Pinas casados com Duartes Lobo?

Com os meus melhores cumprimentos,

Luís Cabral de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Casal ou Vila Nova do Casal em Gouveia?

#77070 | ffarrajota | 12 nov 2004 00:45 | Em resposta a: #77055

Caro Senhor Luís Cabral,
A minha bisavó Teresa Loureiro era filha do José Augusto de Bastos Pina, não do casamento cc. Maria dos Anjos Pereira, de Nogueira do Cravo- Galizes. Os descendentes desse casamento são duas filhas a Rita e Maria Urbana. Destas duas filhas tenho os filhos da Urbana, penso que a Rita não casou. São eles o Alberto, Aurora, Laurinda,Anunciação, José Pina-médico. Por acaso não tem conhecimento da descendência destes filhos?
Não tenho nos meus dados esses Duartes Lobo, tenho ligações aos Alçada, da Covilhã, Guimarães, Morley Coelho Amaral, Camelos, Castelo Branco etc.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Casal ou Vila Nova do Casal em Gouveia?

#77139 | lco | 12 nov 2004 19:47 | Em resposta a: #77070

Cara Fernanda Farrajota,

Muito obrigado pela informações! Estranhava muito, porque não a conseguia entroncar. Os últimos que dados que tenho relativos aos descendentes de José Augusto de Bastos Pina coincidem com os seus. Aliás, nem tenho as datas de nascimento dos filhos de Maria Urbana de Pina. Disporá a Fernanda dos mesmos?
Quanto às ligações familiares de que dispõe, creio ter, também, explorado todas elas. Tenho a ventura de o meu Tio Maximiano Maria d'Aevedo Faria ter sido um competente genealigista, que deixou muitas pistas nos seus cadernos de registos pessoais - pistas essas que fui, ao longo dos anos, desenvolvendo.

Por outro lado, sei, já, que a Fernanda é uma conceituada artista. As minhas felicitações por tão bem sucedida carreira!

Com os meus cumprimentos,

Luís Cabral de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Casal ou Vila Nova do Casal em Gouveia?

#77149 | ffarrajota | 12 nov 2004 21:14 | Em resposta a: #77139

Caro Luís Cabral,
Os filhos da Maria Urbana cheguei até eles através dos apontamentos de seu tio Maximiano, que a neta Albertina , viúva do Armando , me fez o favor de ceder. Eu já tinha feito toda a pesquisa possível e depois através dos apontamentos foi só ligá-los. Tenho até um trabalho preparado com fotografias da família para lhe entregar, apesar de viver relativamente perto até por vezes por lá passar, ainda não me foi possível encontrar-me com ela.
Tem por acaso apontamentos dos seus primos Lacerda, os meus são muito vagos, sei que a viúva é médica na Figueira da Foz. Às vezes pergunto à prima Amélia, coisas sobre a família, mas é sempre muito vaga. A Conceição forneceu-me os dados dela e mais ou menos dos irmãos. Também falei com o Henrique, também lhe falhavam muitas datas e dados.
Sobre os descendentes da Maria do Patrocínio Pina faltam-me também alguns dados.
Não é verdade que seja uma artista, é mais um passatempo, agora até estou sem tempo.
Gostaria de saber quem é o senhor? Parece que conhece a minha família. A minha mãe é a descendente dos Pina. A prima Céu era madrinha de crisma de minha mãe. A minha avó era muito amiga da prima Palmira, eu brinquei muitas vezes na casa, hoje das Tílias, e tenho pena que o mirante tenha sido eliminado e toda a propriedade estragada.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Casal ou Vila Nova do Casal em Gouveia?

#77153 | lco | 12 nov 2004 22:46 | Em resposta a: #77149

Cara Fernanda Farrajota,

É pena não dispôr de mais dados. Relativamente aos Pinas (relacionados com os Azevedo Faria), pode ler um apontamento breve num artigo que publiquei na Revista "Raízes e Memórias" (nº 16), com o título genérico "Os Ribeiros Cabral e suas ligações".

Conto dar ao prelo em breve um trabalho de fôlego sobre as principais Famílias de Seia, onde - quero crer - se demonstrarão muitas ligações e parentescos esquecidos. Os Pinas lá aparecerão. Os dados que a Prima Albertina lhe emprestou são preciosos, apesar de serem esboços de um grande livro, que o meu Tio nunca chegou a publicar, e que se perdeu. Os restantes elementos do Tio possui-os o meu Pai. No entanto, por se tratarem de notas com carácter pessoal, a Família tem por princípio não os mostrar a público.

Gostaria de saber quem sou. Muito bem. tentarei explicar-lho de forma concisa: a Tia Maria Palmira de Brito Monteiro e Pina casou com Maximiano Maria d'Azevedo Faria, filho de António Júlio d'Azevedo Faria e de Dona Maria Francisca de Salles Monteiro Osório. Irmã de Maximiano Maria A. Faria foi Dona Maria Emília d'Azevedo Osório Faria, casada com Arthur Eduardo Ribeiro Cabral (que, entre várias outras coisas, foi Presidente da Câmara de Seia). Deles foi filho Horácio de Faria Cabral, que casou com Dona Maria do Patrocínio de Mello Senna da Motta-Veiga (irmã do médico António Mello de Senna Motta-Veiga), de quem houve Dona Maria Onélia de Mello Cabral, que é a minha Avó.

Quanto à sua família, não percebi, ainda, se é Pina pelo lado de seu Pa~i ou de sua Mãe.

Sei quem é a sua Mãe por ser a mesma uma figura bastante conhecida em S. Romão.

Quanto a Farrajotas, creio que o mais conhecido é mesmo o Marcos Farrajota.

Com os meus melhores cumprimentos,

Luís Cabral de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Casal ou Vila Nova do Casal em Gouveia?

#77157 | ffarrajota | 12 nov 2004 23:41 | Em resposta a: #77153

Caro Luís Cabral,
Bem fiquei esclarecida quanto ao seu parentesco, embora os nomes me sejam familiares, não conheço as pessoas.
O Marcos Farrajota é meu filho, não o sabia tão conhecido!!!
Pina é do lado da minha mãe, ela sempre se deu muito bem com as primas filhas do Dr. Maximiano, adoeceu no ano passado, quando o padre Rodrigo foi dizer missa a S.Romão. Estava tão ansiosa por assistir à missa do neto do Mário, que lhe fazia baloiços, na tulha quando era pequena, e acabou por não assistir.
Sei que a família Motta-Veiga está ligada a uns primos de meu marido, os Caeiros, estou certa?
Não me chegou a dizer se sabe toda a descendência da Maria do Patrocínio Pina cc. Dr.António Ferreira da Fonseca. Não sei se vive em Seia, se viver, certamente que conhece descendentes dos Pina que não terá a menor ideia.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Casal ou Vila Nova do Casal em Gouveia?

#77172 | lco | 13 nov 2004 12:01 | Em resposta a: #77157

Cara Fernanda Farrajota,


Admito que há muitíssimos Pina que não conheço - principalmente na actualidade! O meu interesse em investigações deste calibre não costuma avançar nesse sentido - caso contrário, o meu trabalho tornava-se impossível! Sigo, em regra, as estirpes até aos prinicípios do sec. XX, desenvolvendo, depois, uma até à geração nascida nos anos 20/30.

Espanta-me um pouco ser de S. Romão e não conhecer o meu Tio António Mello deSenna Motta-Veiga, que foi, durante décadas e décadas, médico em Seia, presidente da Câmara durante imenso tempo, para além de muitíssimas vezes aí homenageado (a última vez com o descerramento de um busto, frente ao hospital. Será que a histórica rivalidade Seia/s. Romão chega a tanto??

Quanto a Caeiros, só conheço os Caeiro da Motta-Veiga, meus primos de Lisboa. Refere-se a esses? O Primo António Jorge da Motta-Veiga, ministro durante o Estado Novo e importante financista, casou com uma Caeiro.

Por outro lado, informo-a de que tenho a descendência dos Ferreira da Fonseca. São, também eles, uma das famílias importantes da região, e foram muito influentes em termos políticos no séc. XIX/inícios do XX. São primos próximos da Tia Palmira. Mas eu tenho parentescos com Pinas por uma série de ramos familiares. Tudo isso, espero, será publicado!

Lamento o sucedido com a sua Mãe, e envio os meus votos de melhoras.

Caso a Fernanda pretenda que eu insira a sua ligação aos Pina nos meus esquemas, seria importante enviar uma descrição pormenorizada. Tal informação seria, de bom grado, inserida numa nota de rodapé, assinalando devidamente tratar-se de um seu contributo. Fundamental é, no entanto, especificar se a sua Avó D. Teresa Loureiro era reconhecida.

Se o seu filho Marcos Farrajota é que estou a pensar, então É efectivamente conhecido. O que faz ele?

Cumprimentos,

Luís Cabral de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Casal ou Vila Nova do Casal em Gouveia?

#77189 | ffarrajota | 13 nov 2004 16:54 | Em resposta a: #77172

Caro Luís,
Não tenho sentimentos de rivalidade com Seia ou Porto, Espanha, etc, acho isso um complexo de inferioridade, até porque a maior parte dos meus antepassados são de Seia. Acontece que vivi em criança no Congo Belga, depois dos meus estudos, casei e saí da zona, creia que mesmo em S.Romão não conheço muita gente, nomes conheço, relacioná-los com as pessoas é-me mais difícil. Mesmo em S.Romão, há muita gente que desconhece que a minha mãe tem esta filha, apesar de ser a mais velha. Vou pouco a S.Romão, agora mais por causa de minha mãe, quando vou fico na minha casa na Catraia e como aprecio mais a natureza não me deixo ver muito na vila. A minha família só tem conhecimento que estive.
O Marcos Farrajota meu filho é ligado à banda desenhada. Na família Farrajota houve o meu sogro de nome Marcos, sei que há um juiz que não conheço, e há outro primo mais novo professor de educação física. Qual destes conhece?
O Marcos meu filho, de vez em quando, pede-nos a chave de casa e vai até Seia, penso que por causa da banda desenhada. Sei que apesar da diferença de idade ele é amigo do marido da minha prima Maria José Félix Amaral (também descendente dos Pina)cc. Carlos Furtado, advogado, e acho um dos organizadores dos festivais de cinema de Seia e grande amante da BD.
É interessante que a família Farrajota, família originária de Loulé e única, esteve sempre ligada a laços de amizade a pessoas de S.Romão e Seia. No ano passado, no almoço numa quinta da família, uma prima mostrou-me fotografias de tios estudantes de Coimbra com o Afonso Costa. Depois deste nosso contacto penso que é capaz no meio desses estudantes estar lá o seu tio, na minha próxima ida ao Algarve, vou levar uma fotografia de seu tio e ver se se o encontro no meio deles. Outro Farrajota embaixador, que trabalhou na organização da Nato, foi colega do embaixador Ferreira da Fonseca. Quando comecei a namorar com o meu marido, a irmã D.Ana Ferreira da Fonseca, deu as melhores referências da família à minha mãe que estava preocupada com o futuro genro. O irmão do embaixador, outro Farrajota, engenheiro da marinha, responsável pela construção da Lisnave e alguns navios, foi colega do Dr. Hortênsio F.Fonseca. A construção dos jardins dum outro Farrajota, foi da responsabilidade do arquitecto C.Cabral.
O Caeiro que me refiro vive no Estoril é casado com uma senhora Rocheta, prima do lado materno de meu marido, o pai dela era médico, formado em Coimbra e parece que lá exerceu a profissão, certamente era colega de seu tio. Foram eles que me disseram do parentesco com os Motta-Veiga, de Seia. Quando tiver oportunidade perguntar-lhes-ei qual o parentesco, visto que estou à espera que eles me forneçam fotografias dos antepassados.
Quanto à minha descendência Pina, a minha trisavó foi mãe solteira. Para a época uma vergonha pelo menos para a família Loureiro, fazendeiros, oriundos de Nandufe, a única da família mãe solteira. Do lado dos Loureiros, tentaram abafar o caso. Graças a essa avó que assumiu a maternidade, estou cá, é o que digo à minha mãe, porque ela não gosta muito de ser descendente de mãe solteira. Há um provérbio, penso francês, todos descendemos de um rei e dum enforcado. Graças aos ditos e mexericos da época, minha mãe veio a descobrir através de amigas de minha avó, que lhe diziam ter uma tia santa a D. Emília Pina. Como as famílias se davam muito bem, a minha mãe com a prima Natália, que sempre dizia que eram primas, acabaram por confirmar o parentesco. A minha mãe disse-me sempre que o bisavô se chamava José,era Pina e Bastos, irmão da D.Emília, daí a minha dedução ser o José Augusto. Também encontrei o José e a irmã D.Emília a serem padrinhos de batismo por duas ou três vezes de sobrinhos da minha trisavó. Poderá ser o António (o pândego) que não casou, mas a minha mãe disse sempre ser José. Tanto a família Pina Faria e Ferreira da Fonseca foram amigos de minha avó e irmãos, que ficaram orfãos muito cedo, penso que por saberem ser da família. Hoje, que se fala mais abertamente, os descendentes destas famílias com a minha idade também desconfiavam do parentesco. Só falta fazer o ADN, mas a confirmação é de parte a parte. Por isso o senhor não tinha estes dados. A prima Conceição diz que deve haver mais familiares desconhecidos, porque em criança ouvia sussurrar acerca de filhos ilegitimos.
Esta família Loureiro de S.Romão, não é uma Loureiro que é bastante conhecida, que já me disseram até ser alcunha. Os meus Loureiros foram aglutinados por outros apelidos. Da minha família Loureiro, só há uns primos que ainda têm o apelido, proprietários duns armazéns de tecidos em S.Romão.
Se vive em Seia, é natural que conheça, a Edite Calheiros minha prima também descendente dos Pina, o avô paterno primo do Conde da Covilhã. A minha prima Maria José Félix Amaral (Zézinha) professora de História aí em Seia, o médico José António Ferreira Marques, que trabalhou no Centro Médico de Seia, o Sérgio , professor de música, que toca orgão na igreja de Seia, e a irmã Luciana Boto Manuel, professora todos descendentes dos Pina. A Luciana casou com o Rui Pina, médico em Coimbra, nasc. em Seia, Pina com origem em Fornos de Algodres, penso que não tem nada a ver com os de Loriga. O Henrique disse-me que tem apontamentos mais remotos sobre a família Pina em Portugal, foi um pouco evasivo, terei que o consultar um destes dias. Sobre os descendentes dos Ferreira da Fonseca a descedência mais completa é a da Ana Maria cc. José Pina Faria, que contactei. Tive um pouco de vergonha de estar a maçá-la a pedir mais informações. Se tiver esse ramo completo, agradeço. Podemos trocar informações por correio electrónico particular, pode pedi-lo ao genea. Vivi em Lisboa no palacete duma senhora madrinha de minha mãe, Soares d'Albergaria, onde convivi bastante com muitos Ferreira da Fonseca, também primos desta senhora, já todos falecidos. Dos filhos lembro-me dos nomes, alguns que a minha mãe tem contacto, mas se os ver não conheço.
Terei todo o gosto em participar no seu trabalho. Toda a minha família está interessada no meu trabalho, só que vou adiando sempre à espera de mais antepassados. Pesquiso 8 famílias, 4 das Beiras,Alentejo,Espanha, e Minho. A de meu marido Alentejo e Algarve. Participo no fórum com as famílias Contreiras,Estaço,Faísca, Guerreiro, Guterres, Barros, do Algarve de quem o Sr.José Liberato, o professor Cavaco Silva e meu marido é descendente. Já forneci a alguns elementos da família Farrajota o meu trabalho, todo artesanal, com capa, contracapa, separadores por família, montagem de fotografias etc.etc., mas é um bocado complicado para se tornar acessível a todos.
Por acaso tem algum conhecimento sobre as famílias Homem, de Sameice, Tinoco de Tourais e Capucho de Paços-Gouveia?
Alonguei-me, espero ter ficado esclarecido sobre esta linhagem.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Casal ou Vila Nova do Casal em Gouveia?

#77198 | lco | 13 nov 2004 20:19 | Em resposta a: #77189

Cara Fernanda Farrajota,


Um apreciador de banda desenhada conhece sempre o Marcos Farrajota (nem que seja de nome, como é o meu caso)!

Fico-lhe agradecido por todos os elementos que me dispensou. Relativamente às gerações mais recentes dos Pinas Faria, vou ver o que tenho, e depois informo-a com mais pormenor. Creio que o José Pina Faria de que fala é o marido da Ana Caldeira Cabral. Ele já não se chama Pina, mas Santiago - o apelido da Mãe (Maria Gracinda SottoMayor Santiago).

Quanto aos Homens de Sameice e Capuchos de Paços, nada lhe posso dizer. De Tinocos, disponho apenas de alguns dados de Tinocos de Gouveia (de que sou parente pela Família da minha Mãe).
Sei bem quem são os Calheiros, Refúgios e Covilhã - todos eles descendem de um Padre, sabia? Desenvolvi, igualmente, um capítulo sobre eles - não esquecendo as ligações asos Soares d'Albergaria de Santa Marinha (correligionários políticos dos Ferreira da Fonseca).

Não moro em Seia - apenas lá vou de vez em quando. É uma terra que se tem vindo a descaracterizar muito. Resido (desde sempre) em Coimbra.

Quanto aos seus Pinas, se quiser, envie uma árvore genealógica esquemática, desde D. Teresa Loureiro até à sua Mãe. Quanto ao facto de todos termos uma ascendência natural dentre os nossos maiores, estou de acordo consigo - e bem mais frequente do que se pensa.

A fotografia que me referiu parece interessante. Se me mandar cópia, talvez consiga identificar quem são os companheiros de Afonso Costa (também ele filho natural, como decerto sabe).

Com os meus cumprimentos,

Luís Cabral de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Casal ou Vila Nova do Casal em Gouveia?

#78264 | ffarrajota | 29 nov 2004 19:18 | Em resposta a: #77198

Caro Luís Cabral,
Tenho andado um pouco ocupada e mais virada para as pesquisas no Algarve. Faltava-me a ascendência toda da avó materna de meu marido, e agora depois de ter conseguido o seu batismo, tenho-me dedicado mais a esta pesquisa.
Não sei se já pediu o meu endereço electrónico ao genea, acho que teremos muitos dados a trocar.
Quanto aos Tinocos, penso que serão só uma única família nessa zona. O meu antepassado mais longíquo é Manuel Dias Tinoco cc. Maria Álvares 13 de Fevereiro de 1661, em Pereiro-Tourais, não tenho conhecimento do lugar de nascimento.
A propósito de Afonso Costa, desconhecia a filiação, tenho uma prima por afinidade, que diz ser sua bisneta. Por acaso, ocupa um lugar de direcção num estabelecimento hospitalar, na zona de Lisboa, acho que o bisavô teria orgulho nela, é pequenina, mas com muita garra como se diz.
Sobre as fotos, só quando for ao Algarve.
Sobre o seu tio médico, o meu marido que não é de Seia, explicou-me quem era já tenho uma vaga ideia.
O Marcos esteve há duas semanas em Aveiro, penso que no lançamento duma banda desenhada, numa livraria. Aí, a Coimbra, desloca-se com alguma regularidade, acho que a uma livraria duma senhora francesa.
Os meus cumprimentos
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Casal ou Vila Nova do Casal em Gouveia?

#102468 | ffarrajota | 07 out 2005 18:20 | Em resposta a: #75875

Caro Luís,
Não cheguei a saber a origem de sua família Cardoso. Lembra-se que, no ano passado, andava à procura do meu avô Pedro da Costa Abreu-prior em Vila Nova do Casal, nascido em Vila Pouca? Acabei por encontá-lo em V.Nova de Tazém e o senhor arquitecto Eduardo Osório acabou por me revelar os pais do mesmo, sendo descendente do Roque Fernandes de Abreu e Ana Álvares de Figueiredo, da Lourosa.
Do Dr. Pedro Costa Abreu tenho descendentes que não me dei ao trabalho de pesquisar. Do neto José da Costa Abreu cc. Maria Cardoso tenho os seguintes filhos:
- José de Abreu Cardoso nasc. 1755 (meu avô)
- Manuel 1754
- António 1757
- Joaquim 1760
- António 1763
por acaso nenhum destes irmão Abreu Cardoso será seu antepassado?
Os meus melhores cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Casal ou Vila Nova do Casal em Gouveia?

#102482 | jliberato | 07 out 2005 22:57 | Em resposta a: #102468

Cara Fernanda,
Penso que já lhe chamei a atenção para os meus Cardosos, que não são de muito longe.
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=90469
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

Casal ou Vila Nova do Casal em Gouveia?

#427991 | pmorais76 | 14 out 2020 01:42 | Em resposta a: #76562

Estimada D. Fernanda Farrajota,

Eu sou descendente de uns quantos Lopes de Campos de Vila Nova de Tazem. Seria possivel partilhar comigo a informacao que tem acerca desta familia?

Grato pela atencao,

Pedro Morais

Resposta

Link directo:

Casal ou Vila Nova do Casal em Gouveia?

#428016 | GP Porto | 15 out 2020 09:06 | Em resposta a: #75154

Bom dia cara genealogistas,

Porventura alguém se cruzou, durante a sua investigação das famílias de Vila Nova de Tázem, com dados e informação acerca dos Judeus / Cristãos-Novos desta localidade?

Obrigado,
GP Porto

Resposta

Link directo:

Casal ou Vila Nova do Casal em Gouveia?

#428036 | pmorais76 | 15 out 2020 23:26 | Em resposta a: #428016

Ate agora ainda nao, mas vou estar atento a este tema.
Se entretanto tiver novidades partilhe connosco pois e' uma tema interessante.
Cumprimentos,
Pedro Morais

Resposta

Link directo:

Casal ou Vila Nova do Casal em Gouveia?

#428044 | GP Porto | 16 out 2020 13:54 | Em resposta a: #428036

Boa tarde,

Tenho apenas uma única informação que relaciona indirectamente Vila Nova de Tázem e os Cristãos-Novos; é um processo referente a um Pedido de Habilitação para Familiar, de um António Geraldes Rego, que indica ser neto pela via materna de um homem da "infecta nação", que terá nascido na "Vila Nova Ao Pé do Rio Torto Bispado de Coimbra", ou seja, Vila Nova de Tázem. A mãe deste terá alegadamente engravidado de um Judeu de S. Marinha, Seia: " (...) uma moça, que indo do Bispado de Viseu servir neste, na vila de Santa Marinha, em casa de um judeu, desta saiu prenha, e quiseram inclinar os mais, que o menino que esta criada parira, do qual procede a geração deste avô materno, era filho do tal judeu. (...)"
Ou seja, a mãe do avô materno deste António Geraldes Rêgo terá engravidado de um Judeu em S. Marinha e foi ter o filho a Vila Nova de Tázem. Contudo, o inquisidor, apesar de muitas dúvidas, acabou por decidir, face às provas recolhidas, que seria filho de um Cristão-Velho e não de um Judeu como se julgava.
Não deixa de ser curioso que o processo refira o termo Judeu e não Cristão Novo, já que em princípio não deveriam existir Judeus em Portugal após a expulsão...

Cumprimentos,
GP Porto

Resposta

Link directo:

Casal ou Vila Nova do Casal em Gouveia?

#444583 | ineswnarciso | 05 dez 2022 18:59 | Em resposta a: #77055

Prezado Luís,

Bom dia. Estou a trabalhar com uma bisneta da parte materna de Maximiano Maria de Axevedo Faria e Maria Palmira de Brito Monteiro e Pina. Seria possível entrar em contato consigo para saber mais detalhes sobre Maria Palmira? Tenho anotada a sua data de nascimento, a 25/12/1879, mas ainda não consegui localizar registos nos quais constem os nomes de seus pais. Grata. Atenciosamente, Joana Marques

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 15:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen