Pesquisa de DNA

Este tópico está classificado nas salas: Genética

Pesquisa de DNA

#75217 | mikhael74 | 17 out 2004 23:52

Será que alguém me poderá dizer se existe algum programa de pesquisa ao DNA a fim de fazer a àrvore genealógica genética?

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de DNA

#75297 | MigSousa | 19 out 2004 03:29 | Em resposta a: #75217

A resposta à pergunta é altamente complexa, mas o resumo final é o seguinte - não existe.
Todavia os testes do DNA podem resolver muitas dúvidas médico-legais sobre identificação de corpos, ou mesmo sobre ascendências, mas nunca para fazer árvores genealógicas. Essas têm que ser feitas à mão, e com muito esforço.
Continuemos a trabalhar
Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de DNA

#75332 | cyrne | 19 out 2004 13:29 | Em resposta a: #75297

Caro Miguel de Sousa,

Mas olhe que não me repugna nada a ideia de se fazer uns testes de DNA em alguns antepasados meus, mas só mesmo pela curiosidade. Pois nunca deixarei de ser quem sou independentemente dos resultados.

Cumprimentos,

Vasco Cyrne

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de DNA

#75345 | Paulo | 19 out 2004 15:08 | Em resposta a: #75332

Caro Vasco,

Aproveitando a sua presença neste tópico...
Gostava de saber se conhece alguma iconografia referente ao seu antepassado Francisco José de Alcobia?

Um abraço

Paulo

Resposta

Link directo:

Alcobia

#75358 | cyrne | 19 out 2004 17:02 | Em resposta a: #75345

Caro Paulo,

Como deve ter percebido poderá facilmente encontrar-me em diferentes tópicos quase simultâneamente... :) (ele há alturas que é assim)

Quanto a Fracisco José Alcobia nada sei, mas posso tentar facil e rapidamente. Mas pergunto-lhe se este José não será irmão de un dos meus avós?

Só sei algumas histórias do meu trisavô pai da minha bisavó Maria Clara de Saldanha da Gama Alcobia, e que ele era um abastado comerciante na zona da baixa Lisboeta.

Um Abraço,

Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Alcobia

#75361 | Paulo | 19 out 2004 17:12 | Em resposta a: #75358

Caro Vasco,

Apesar da ligação que vou referir não constar da base de dados do Genea, o bisavô de D. Maria Clara, José Maria de Alcobia, regente da orquestra de Câmara de Lisboa, era filho do atrás referido Francisco José de Alcobia, igualmente músico muito conceituado, premiado por D. Miguel com a efígie real.

Assim sendo o Francisco José de Alcobia, citado no diccionário dos músicos portugueses de Ernesto Vieira e de quem eu procuro um possível retrato, é seu 6º avô.

Qualquer ajuda é bem vinda.

Um abraço

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de DNA

#75368 | MigSousa | 19 out 2004 18:35 | Em resposta a: #75332

Caro Vasco Cyrne
Em certos casos, a comapração do DNA pode tornarmuito mais verosímel a hipótese de alguém descender de um antepassado mais ou menos longínquo, ou até negar a hipótese por completo.
Lembro-me de ter visto o site da Universidade de Oxford, em que eles estudam a hipótese de aplicar estas técnicas à genealogia, mas não sei em que estado está a questão, mas julgo que ainda não poderemos passar do sim ou não.
É possível que daqui a uns tempos já se tenham cartas genéticas de alguns famosos, cujos túmulos estão conservados. Parece que os faraós tinham razão, ao fazer as pirâmides.
Cumprimentos
Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de DNA

#75694 | mikhael74 | 24 out 2004 17:05 | Em resposta a: #75368

Acho que tem que ver os seguintes sites quanto ao assunto de arvore genealogica genetica:

(...)
Acho que os genealogistas actualmente em Portugal ainda teem muito que aprender.

Respect!

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de DNA

#75705 | bartolomeu | 24 out 2004 21:35 | Em resposta a: #75297

Caro Miguel,

Já agora aproveitava o seu conhecimento para lhe pôr a seguinte questão: conseguem dois primos (ambos com descendência varonil do mesmo antepassado) distantes (cerca de 6 ou 7 gerações) confirmar um antepassado masculino comum através de um teste de ADN?

Muito obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de DNA

#140547 | mikhael74 | 17 jan 2007 21:29 | Em resposta a: #75705

Primos, apenas se forem descendentes de do ramo masculino da mesma linha. Ou seja, o cromossoma Y que é passado de pai para filho e apenas, conterá informação genetica que os seus descentes masculinos herdarão. Nesse caso se todos os decendentes desse cavalheiro forem masculinos, nem que passem 1000 gerações, a informação genetica permanecerá relativamente inalterada, ou pelo menos essas pessoas poderão identificar um antepassado comum.

Espero que isto tenha ajudado. Desculpe a demora mas só hoje vi a sua mensagem.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de DNA

#140994 | bierzo2000 | 21 jan 2007 04:40 | Em resposta a: #75217

Hello Mikhael74 e demais usuarios deste site,

O programa de DNA é muito confiavel pelo pouco que sei.
Verifiquem este site, esta em ingles.
www.familytreedna.com

Sorte para todos!!!
bierzo2000

Resposta

Link directo:

Pesquisa de DNA

#205512 | Philippe-Emmanuel | 16 ago 2008 19:20 | Em resposta a: #75368

Carissimos,

Li com particular interesse os vossos comentàrios e devo confessar o meu espanto para com o avanço da tecnologia. Realmente seria deveras interessante conhecer o seu proprio patrimonio genético e haplogrupos a que pertence. Mas, indago-me eu enquanto principinate nestas lides, onde/como obtem o famigerado resultado do teste genético? é fiàvel? Nao corremos o risco de ficarem com nossos dados para outros usos? em termos de propriedade do resultado, como é? confesso que me faz certa confusao.

Se alguém tiver a amabilidade em explicar como funciona a genética aplicada à genealogia, ficar-lhe-ia muitissimo grato!

Para que conste, jà fiz minha arvore genealogica. Faltando-me "apenas" um ramo por esclarecer

Melhores cumprimentos,
Philippe Cardoso Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de DNA

#205552 | ledinha | 17 ago 2008 20:15 | Em resposta a: #205512

Caros cnfrades

Recebi do grupo GEN- ES e repasso para os que tenham interesse.

" .... Testes genéticos de
Ancestralidade Materna, Ancestralidade Paterna e Ancestralidade Genômica
TOTAL. www.gene.com.br e www.laboratoriogene.info . "

Cumprimentos

Leda

Resposta

Link directo:

Pesquisa de DNA

#205693 | MigSousa | 19 ago 2008 09:15 | Em resposta a: #205512

Caro Philippe:

Se reler com cuidado algumas intervenções desta sala de conversa, e pesquisar outros portais sobre a matéria, em especial aquele que um dos intervenientes aqui indicou, verá que muitas das suas dúvidas ficam esclarecidas.

Aquilo que nos pede, o tal "como funciona", exige algum estudo e aplicação, nem que seja para entrar no assunto pela rama. Infelizmente não é compatível com explicações curtas, que aliás só serão possíveis de compilar por "entendidos", o que não será o caso de cada um de nós, que apenas julgo sermos "curiosos" do tema.

Felicito-o por ter construído já uma árvore dos seus antepassados. Talvez seja é demasiado cedo para a dar por terminada. Como sabe, cada um de nós descende de muitos milhões de milhões de pessoas, mas só para chegar ao tempo de início dos assentos paroquiais (entre 13 a 16 gerações), em geral costuma-se levar quase a nossa vida inteira a investigar...

Com os melhores votos do

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 23:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen