Aos filhos ou netos de José Afonso e Regina Pires

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Aos filhos ou netos de José Afonso e Regina Pires

#75512 | nafonso | 22 out 2004 05:08

Sou neto de Antonio dos Santos Afonso que lutou por Portugal na primeira guerra mundial. Meu avô veio para o Brasil por volta de 1930 e faleceu em 1970 em Limeira-SP, Brasil. Nada sei sobre meu avô, se tinha irmãos ou se deixou filhos em Portugal (Bragança - Paróquia de Castro de Avelãs). Meus pais já faleceram e tudo o que sei sobre meu avô é graças a sua caderneta militar de 1915 que guardo com maior orgulho e carinho. Se alguém sabe algo sobre José Afonso e Regina Pires (meus bisavós) peço para entrar em contato. Agradeço a atenção.

Resposta

Link directo:

RE: Aos filhos ou netos de José Afonso e Regina Pires

#75543 | jliberato | 22 out 2004 16:02 | Em resposta a: #75512

Caro nafonso,
Terá de procurar o assento de baptismo do seu avô. Talvez no Arquivo Distrital de Bragança. Deve ter nascido por volta de 1894 em Castro de Avelãs.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Aos filhos ou netos de José Afonso e Regina Pires

#76769 | recio | 08 nov 2004 20:20 | Em resposta a: #75512

Nafonso ja pedi fotocopias bragança tetefonei e aceitaram o pedido vão enviar-me deixe amorada que eu logo lhe envio,mas no verão vou sempre pesquizar uma semana para lá deve dizer a localidade na fotocopia prometo que vou á Aldeia perguntar por seu parentes mas para lhe comunicar tenho que ter o seu endereço eu faço isto porque tenho Espirito de intre ajuda e tambem gosto que facam o mesmo por mim .

desejo-lhe tudo de bom nas pesquizas. Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Aos filhos ou netos de José Afonso e Regina Pires

#76905 | nafonso | 10 nov 2004 02:38 | Em resposta a: #76769

Muito obrigado Ana .
Este é meu endereço :

Nivaldo Afonso
Avenida Gonçalves Dias, n° 265
Vila Camargo
C.E.P.: 13486-074
Limeira-SP
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Aos filhos ou netos de José Afonso e Regina Pires

#77161 | recio | 13 nov 2004 00:59 | Em resposta a: #76905

Caro Nafonso
já tenho a fotocopia Chegou hoje 12 novembro, tambem já telefonei para a junta de freguesia de castro de Avelãs mas so responde o atendedor de Chamadas deixei mensagem para me tefonarem ,segunda Feira volto a tentar pois é lá que eu poderei encontrar irmãs/os do antonio ou Filhos deles pois o recenceamento é obrigatorio e eles costumam ser simpaticos.nas imformações.
Passo a trancrever o acento de nascimento:
vou só trancrever o mais importante,Antonio dos Santos filho legitimo de José Affonso e de Regina Pires lavradores naturais e moradores nesta freguesia recebidos e paroquianos,neto paterno de Lodonio Affonso e de Maria Pereira naturais de Castrelos Bragançae materno de Manoel Antonio Pires e de Maria José Affonso naturais de Grandores Castro de Avelãs.
Tem averbamentos que são os seguintes:Casou com Ana da Purificação nesta conservatoria em 21 de Outubro de 1922.O casamento foi dissolvido por morte da mulher em 21 do corrente mes de Novembro de 1922. isto quer dizer que ele foi casado apenas um mês. Sabias estes dados ?
Vou pedir a fotocopia do casamento podera ser Util para as informacões na Junta de Freguesia.

espero que tenhas muitas alegrias e possas vir um dia conhecer os teus parentes
Cumprimentos Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Aos filhos ou netos de José Afonso e Regina Pires

#77169 | nafonso | 13 nov 2004 03:08 | Em resposta a: #77161

Meus pais já são falecidos, e pouco sabiam sobre meu avô, e depois dessa notícia muito me emociona por saber mais sobre minhas origens. A nora de meu avô, minha mãe , gostava de conversar com ele, mas ele nunca tocava nestes assuntos. No documento de nacionalidade brasileira dele consta como viúvo mas nunca entendia o porque. Minha mãe só dizia que ele ficava meio triste quando tocava nesse assunto. Mesmo sem nunca te-lo conhecido, quando vejo sua caderneta militar me orgulho muito pelo que enfrentou na vida. Consta em sua caderneta que foi prisioneiro de guerra em 9 de abril de 1918 na França só voltando a Portugal em 7 de fevereiro de 1919.
Talvez infelizmente você não encontre irmãos vivos dele, se ele estivesse vivo já teria 110 anos, mas me fez sentir um pouquinho português também reencontrando as origens (e saber que Afonso é Affonso com dois "f". Ele assinava assim mas na caderneta o Afonso só tem um "F" !)
Obrigado mesmo.

Resposta

Link directo:

RE: Aos filhos ou netos de José Afonso e Regina Pires

#77179 | recio | 13 nov 2004 14:25 | Em resposta a: #77169

mas posso encontrar sobrinhos de seu avô ,amanha tento telefonar meu coração me diz que ainda vai ter muitas alegrias.eu sei o que sente porque o mesmo se passou com meu visavôque foi para o brazil deixando 8 filhos e minha avó era a mais VELHA TINHA 13 ANOS ELE SEMPRE TEVE VONTADE DE CONHECER IRMÃOS que nascerm aí por isso eu tenho vontade de descobrir mas até hoje ainda não consegui mas ainda não perdi as esperanças.
talves um dia voce tambem me possa ajudar
cumprimentos Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Aos filhos ou netos de José Afonso e Regina Pires

#77181 | nafonso | 13 nov 2004 15:11 | Em resposta a: #77179

Não sei se teria a mesma eficiência sua, mas gostaria muito de obter alguns dados com você sobre seus parentes aqui. Como se diz aqui no Brasil, o mundo é pequeno. Não custa nada tentar e farei com o maior prazer o que for possível.
Cumprimentos
Nivaldo Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Aos filhos ou netos de José Afonso e Regina Pires

#77203 | recio | 13 nov 2004 21:31 | Em resposta a: #77181

nafonso eu ja pesquizei nos microfilmes ,indices dos imigrantes e não encontrei nada mas pesquizei para uma amiga brasileira e encontrei estou a espera que o memorial do imigrante me mande eu não tenho sorte mas tenho muitas recompensas (ajudo os outros).
os dados são estes:João Antonio (Fernandes Carrada) nascido a 20 jul 1860 Murtosa Aveiro,Filho de;Manoel Luis Fernandes Carrada e de Apolonia Isabel de Oliveira.Foi para o Brasil entre 1894 a 1896 ele voltou a casar porque em 1957 apareceu em minha casa um senhor que dizia ser irmão de minha avó e era Bispo estava vestido de Preto e tinha Chapeu talves esta referencia sirva, já pensei em falar para a Globo porque a televisão tem muita força. Sabes era o sonho da minha avó encontrar familiares aí ela faleceu em 1955 e minha mãe ficou tentando mas tambem faleceu cedo 11 anos depois eu que era pequena ouvindo estas hietorias quando cresci logo segui os passos delas com muito vontade mas não consigo, não vou disestir um dia vou conseguir talves com a ajuda de outros.
como dizes o mundo é pequeno mas a vontade de inter ajuda é grande.
obrigado pela tua boa vontade.
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Aos filhos ou netos de José Afonso e Regina Pires

#77228 | nafonso | 14 nov 2004 13:14 | Em resposta a: #77203

Como te disse, vou tentar pesquisar onde for possível, mas também posso orienta-la a pesquisar com pessoas que possam ter acesso a essas informações :
Primeira : Este seu parente provavelmente deve ter um registro de imigrante pela secretaria da segurança pública assim como meu avô tinha aqui em minha cidade. Não sei se a informação do registro de estrangeiro é disponível para o país todo . Este documento informa as origens do imigrante e onde reside.
Segundo : Sabendo onde ele residia, poderia pesquisar a certidão de óbito nos cartórios da região onde ele foi registrado pois nela deve constar o nome dos filhos.

Quanto a você comentar de pedir ajuda a Rede Globo (www.redeglobo.com.br procure também no programa Mais Você da Ana Maria Braga), existem outras emissoras muito boas que tem muita audiência dentro do Brasil, com programas diários. Não é raro eles fazerem algum comentário de e-mail recebido, ao vivo e muitas vezes por ser de outro país. Deixe seus comentários nelas dizendo que gosta do Brasil (mesmo que não goste ... brincadeirinha ! ) e que pode ter parentes aqui, passe as informações e peça ajuda-lá caso alguém esteja assistindo.

Sites de emissoras que recomendaria além da Globo :

www.rederecord.com.br programa Note e Anote (diário), ou programas de jornalismo dessa emissora.

www.band.com.br/home/programacao/
Programa dia a dia http://www.band.com.br/diadia/ (diário)
Programa Melhor da Tarde http://www.band.com.br/melhordatarde/programa.asp (diário)

www.redetv.com.br procure estas programações :
Programa Bom Dia Mulher ( diário)
Programa A Casa é Sua (diário )


Boa sorte.

Cumprimentos
Nivaldo Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Aos filhos ou netos de José Afonso e Regina Pires

#77337 | nafonso | 16 nov 2004 01:25 | Em resposta a: #77228

Mandei um e-mail para a CNBB, aguardo que o web master da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil possa obter alguma resposta se houve algum Bispo com os dados que você me enviou no período que você citou da visita do bispo para sua avó. O site caso queira entrar em contato com eles também é
http://www.cnbb.org.br
Perguntei para uma amiga do setor de investigações da minha cidade, mas ela me disse que é difíssil obter os dados sobre o registro de estrangeiros. Isso poderia ser obtido com a polícia federal e acredito que sejam dados confidenciais. Mesmo assim fiz alguma sujestão no site do Consulado de Portugal em São Paulo no Brasil para que crie algum serviço de procura de parentes. http://www.consuladoportugalsp.org.br/
Tive dificuldade em pesquisar na internet pessoas com o mesmo sobrenome Carrada, mas encontrei tres endereços de pessoas que moram na mesma região no estado de Minas Gerais. O endereço gostaria de passar para você para tentar um contato e ver se tem alguma ligação, mas gostaria de passar os endereços por e-mail . O meu e-mail é
n.afonso@itelefonica.com.br
Esses nomes que encontrei são de uma pessoa de sobrenome Carrada que mora em Rio Pomba-MG, que olhando o mapa fica a 40 Km das cidades onde residem mais duas pessoas em São João Nepomuceno - MG. Não custa tentar. Se quiser eu posso mandar cartas para eles para facilitar a comunicação.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 16:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen