Painzela, Cabeceiras de Basto, Braga

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Painzela, Cabeceiras de Basto, Braga

#75624 | Ricardo de Oliveira | 23 out 2004 15:54

Prezados leitores

Aqui se procura um Manoel Luis Antunes, casado em 16 de julho de 1765 em Lisboa, batizado em Painzela, freguesia de Santo André. É meu 8° avô, filho de Manoel Antunes de Carvalho? e de sua mulher Serafina Joana de (Maqui Ramis ?? não decifrei !).

Obrigado e até a chegada do microfilme !
Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Painzela, Cabeceiras de Basto, Braga

#75838 | regueiras | 26 out 2004 00:39 | Em resposta a: #75624

Filhos de Manuel Antunes e Serafina Joana, do lugar de Gragildo da freguesia de Painzela:

Maria Joana, n. 26.06.1734
António José, n. 23.04.1736
Andreza Antónia, n. 03.03.1738
Manuel Luís, n. 15.04.1740. Padrinhos: Duarte de Mesquita, solteiro, filho de Pedro Sobrinho e de sua mulher Ana Francisca e D. Arcângela mulher do licenciado António de Mesquita.
José, n. 13.12.1742
Luís António, n. 22.12.1748
Netos paternos de Estevão Antunes e Benta Francisca da freg. de Painzela e maternos de Domingos Rebelo de Andrade e Ana Maria Magalhães da freg. de Santiago da Faia.

Casamento
26.11.1711
Benta Francisca filha de Belchior Esteves e de Maria Nogueira da freg. de Painzela com Estevão Antunes filho de Domingos Antunes e Ana Gonçalves da freg. de Varzeacova. Filhos:
Manuel, n. 14.07.1712
António, n. 15.05.1717

Se tiver dados referentes a outros Antunes de Painzela ou de freguesias próximas agradecia que me transmitisse.

Regueiras

Resposta

Link directo:

RE: Painzela, Cabeceiras de Basto, Braga

#75844 | Ricardo de Oliveira | 26 out 2004 03:04 | Em resposta a: #75838

Caro Regueiras

Obrigado pelas informações. Fiquei muito contente e alegre com os nomes.
Eu só encontrei outro batismo de um menino dos Antunes em Lisboa - João, batizado em 5/ fev/1769, freg. dos Anjos (Livro XIV, 86), Lisboa, filho de Manuel Luís Antunes e de Maria Rosa do Nascimento. Não sei se cresceu e se teve filhos.
No meu caso, a minha antepassada Rosa, nascida em Lisboa e filha do Manuel Luís Antunes de Painzela, passou para o Rio de Janeiro.

Um abraço agradecido e ficaria muito interessado em saber se há descendentes ainda hoje em dia dos Antunes na região próxima a Painzela.

Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

Faia, Cabeceiras de Basto, Braga

#85612 | Ricardo de Oliveira | 05 mar 2005 11:43 | Em resposta a: #75844

Assentos de Santiago da Faia, Cabeceiras de Basto.

Casamentos e batismos de meus 10° avós Domingos Rebello de Andrade e Ana Maria de Magalhães, parentes em 3° grau.

Aos 21 dias do mês de janeiro deste ano de 1706 feitas as denunciações na forma do Concílio Tridentino sem haver mais algum impedimento que me saisse de serem Domingos Rebello e Ana Maria de Magalhães parentes em 2° grau de afinidade e no 3º grau de consangüinidade que foram dispensados como constou de um breve julgado por sentença do MR Provisor da Cidade de Braga o Dr. Francisco de Torres sem haver impedimento mais algum se receberam em minha presença Domingos Rebello de Andrade filho legítimo de Domingos Martins e sua mulher Catarina Rebella já defunt. com Ana Maria de Magalhães filha de Luiz de Magalhães e Isabel Maia solteira do lugar do Ribeiro ambos desta freguesia da Faia. Foram testemunhas Joseph Leite de Távora de Moi freguesia de Santa Senhorinha . O Pe. Cura desta freguesia e outros mais. Abade desta Igreja de Santiago da Faia Antonio de Souza Brandão.

Batismos :
Domingos, filho leg. de Domingos Martins e de Catarina Rebelo, do lugar de Breia, batizado em 4/10/1679, padrinho Damaso de Freitas. Cura Lourenço de Matos.

Ana Maria, filha de Isabel, solteira das Terças, batizada em 27/12/1680, deu lhe por pai Luis de Magalhães, morador no lugar de Pereira, freguesia de São Clemente, padrinho Manoel de Moura Coutinho da Fonte e Maria, filha de Margarida do Marmeleiro. Cura Lourenço de Magalhães.

Abraços
Ricardo Costa de Oliveira
5/3/2005

Resposta

Link directo:

RE: Faia, Cabeceiras de Basto, Braga

#85617 | amtf | 05 mar 2005 14:04 | Em resposta a: #85612

Caro Ricardo Costa de Oliveira,

Por curiosidade deixo-lhe a informação que a primeira testemunha do casamento era o meu 8º avô, José Leite de Távora, senhor da casa de Mozes, em Santa Senhorinha de Basto.

Um abraço
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Faia, Cabeceiras de Basto, Braga

#85618 | magalp | 05 mar 2005 14:51 | Em resposta a: #85617

Meus caros Ricardo e António Maria

Não tenho nem nunca puz os olhos em GFA - "Genealogia da Família Andrade ou Andrada", de Luís Peter Clode, e bem que gostava de o ter!
É bem possível que traga preciosas informações sobre os nossos Rabelos e Andrades ou Andradas das Terras de Basto!
Sabemos que José Ribeiro de Andrade, http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=195721
que depois de emigrado para o Brasil e ali bem instalado, chamou muita parentela para lá, da qual a notícia é curta.
Apontam Vs. Senhorias e meus estimados parentes, alguns apelidos em meados do séc.XVIII que me palpitam ter ascendentes comuns com o citado José Ribeiro de Andrade, com a principais e bem conhecidas velhas casas de Basto.
Há meses atrás encontrei a origem destes Magalhães de Cabeceiras, no volumoso Nobiliário dito dos Viscondes de S. João da Pesqueira, mas perdi a nota que então fiz, bem como as cotas de F.Gayo, condizentes, em ttº de Magalhães…

Mas não desespero por isso. Aqui se encontram todos aqueles que são ou foram vivos!
Prova disso foi a identificação feita (num estalar de dedos) por Luís Avintes, do chamado “Primo Rolls Royce”, cidadão brasileiro de peso (que pelo menos em 1928 era vivo), igualmente descendente de José Ribeiro de Andrade.
E é justamente sobre esta família brasileira que pretendia trocar impressões com o Mestre Ricardo Oliveira.
Abraços,
MM

Resposta

Link directo:

RE: Faia, Cabeceiras de Basto, Braga

#85659 | Ricardo de Oliveira | 06 mar 2005 11:24 | Em resposta a: #85617

Caro António Maria Fevereiro

São os pequenos detalhes genealógicos que trazem alegrias para a nossa comunidade de investigadores. Muitas vezes não copiamos todas as informações e podemos perder alguns dados de interesse genealógico. Achei muito interessante a sua observação e estou a imaginar que após alguns séculos e longas distâncias continuamos a conversar tal como os nossos antepassados.

Um abraço
Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Faia, Cabeceiras de Basto, Braga

#85660 | Ricardo de Oliveira | 06 mar 2005 11:33 | Em resposta a: #85618

Caro Manuel Maria

Obrigado pelas referências citadas. Vamos procurando e pesquisando, que aos poucos reuniremos mais dados sobre estas pessoas.

Bom Domingo

Ricardo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 21:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen