Banhos de casamento/Lisboa

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Banhos de casamento/Lisboa

#75636 | Gilson Nazareth | 23 out 2004 17:39

Colisteiros
Alguém pode me informar se existem os banhos de casamentos do arcebispado de Lisboa:onde estão guardados,que período cobrem , se estão consultáveise e se estão fichados.
Imensamente grato
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Banhos de casamento/Lisboa

#75652 | António Forjó | 23 out 2004 22:44 | Em resposta a: #75636

Caro Colega

Os Sumários Matrimoniais da Diocese de Lisboa referenciam os banhos dos casais em que um dos nubentes, pelo menos, não era natural da freguesia em que se celebrava o casamento.
Estão guardados na Torre do Tombo, vão de 1612 a 1800 e são consultáveis. Existe Indice para o período 1612 a 1673 mas organizado por maços. Após 1800 estão no Arquivo Histórico da Câmara Eclesiástica de Lisboa, no Convento de S. Vicente em Lisboa. São consultáveis mediante contacto prévio mas ignoro até que ano vão e se estão completos.
Cumprimentos

AF

Resposta

Link directo:

RE: Banhos de casamento/Lisboa

#75719 | Gilson Nazareth | 24 out 2004 23:49 | Em resposta a: #75652

António Forjó
Imensamente grato pela pronta resposta.
Tenho uma amiga que irá,ainda este ano, até Lisboa para pesquisas.
Gostaria de saber se os dados,abixo,são os neessários e suficientes,para esta pesquisa:
I-Antonio Amado n.Freg.S.Vicente de Aljubarrota,lugar de Ataíjas,casado Freg,NSConceiçao de Turquel(25-10-1666)om Maria Delgado.
II-Belchior Nobre de Almeida n.Vila de Lousã,casado Igreja da SCM de Lisboa,
dia da visitação de Santa Isabel(3-05)de 1639 com Maria(de Oliveira?) de Aguiar.
Abraço
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Banhos de casamento/Lisboa

#75787 | António Forjó | 25 out 2004 16:07 | Em resposta a: #75719

Caro Gilson

Quanto à questão I: a freguesia de Turquel pertence actualmente à Diocese de Leiria mas não tenho a certeza a que Diocese pertencia no sec. XVII. Vou procurar informar-me e depois lhe direi.
Questão II: este casamento deve estar nos Sumários Matrimoniais de Lisboa. Quando for à Torre do Tombo, o que penso acontecerá ainda esta semana, vou ver se encontro o processo deste casamento.
Um abraço

AF

Resposta

Link directo:

RE: Banhos de casamento/Lisboa

#76665 | António Forjó | 07 nov 2004 01:00 | Em resposta a: #75636

Caro Gilson

No seguimento da minha mensagem de 25 de Outubro aqui vai mais alguma informação:
I - A Diocese de Leiria, criada em 1545, foi extinta em 1882 e o seu território dividido entre as Dioceses de Lisboa e de Coimbra. Foi reinstalada em 1918.
Em 1882 toda a documentação da sua Câmara Eclesiástica foi enviada para Lisboa e Coimbra.
O casamento de António Amado em Turquel não consta nos maços 866, 867 e 868 dos Sumários Matrimoniais de Lisboa, os quais são referentes ao ano de 1666.
Talvez estejam em Coimbra no Arquivo da Universidade; sugiro-lhe que os contacte (auc@ci.uc.pt) e lhes peça para localizarem o seu Processo de Casamento (designação que aí usam).
Tem também a hipótese de tentar a localização do assento de casamento no Arquivo Distrital de Leiria (adlra@adleiria.iantt.pt); a freguesia de Turquel, concelho de Alcobaça, tem os seguintes Registos Paroquiais
Baptismo: de 1680 a 1869 Casamento: de 1651 a 1856 Óbitos: de 1742 a 1881

II - O casamento de Belchior Nobre de Almeida também não consta nos Sumários Matrimoniais de Lisboa (maços 621,622 e 623 do ano de 1639).
No entanto se ele casou na Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa é provável que o seu processo esteja no Arquivo daquela instituição. Leia o que aqui no GP já foi escrito sobre este Arquivo no tema "Misericórdia de Lisboa".
É tudo o que consegui apurar e lhe envio com algum atraso devido a um problema no disco rígido do meu computador.
Um abraço do

AF

Resposta

Link directo:

RE: Banhos de casamento/Lisboa

#76676 | Gilson Nazareth | 07 nov 2004 12:04 | Em resposta a: #76665

Caro António
Imensamente grato pela ajuda,vou continuar segundo o que me orientou.
Abraços e à sua disposição
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Banhos de casamento/Lisboa

#76677 | Gilson Nazareth | 07 nov 2004 12:15 | Em resposta a: #76665

Caro António
Imensamente grato pela ajuda,vou continuar segundo o que me orientou.
Abraços e à sua disposição
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Banhos de casamento/Lisboa

#219116 | ah | 21 jan 2009 13:05 | Em resposta a: #75652

Caro António Forjó,

Ainda no tema dos banhos, tenho um assento de casamento que diz:
"...do nubente José Nogueira da Silva me apresentou hum "alvar??" asignado pelo D. Miguel Serafim Ribeiro, Ministro da Relação Patriarchal e Juiz dos Cazamientos pello Exmo. e Rev. Senhor Cardial Patriarcha pelo qual o dispensa dos banhos..."

A título de curiosidade, saberá o senhor porque razão se emitiria tal documento ?

Muito obrigado por qualquer informação.

Cumprimentos,
Alexandra Henrique

Resposta

Link directo:

RE: Banhos de casamento/Lisboa

#219191 | aeiou2 | 22 jan 2009 04:29 | Em resposta a: #219116

Cara Alexandra,

O "alvar??" é alvará.

Às vezes porque havia necessidade do casamento ter de ser rápido, doença, nascimento eminente de um filho...
Cpts
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Banhos de casamento/Lisboa

#219196 | ah | 22 jan 2009 09:04 | Em resposta a: #219191

Cara Maria,


É possível que seja "alvará", o final da palavra está já no extremo da página não permitindo melhor leitura.

De facto também pensei no nascimento eminente, mas por outro lado, pensei que esse facto não tivesse o aval da igreja.
Se encontrar um filho nascido próximo da data do casamento, o que tenho até agora e minha linha directa nasce 13 anos depois do casamento, fica esclarecido.

Não tinha pensado no caso de doença, agradeço-lhe a dica...

Cumprimentos,
Alexandra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 22:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen