Teixeira Lopes de S. João da Pesqueira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Teixeira Lopes de S. João da Pesqueira

#75656 | JPNS | 23 out 2004 23:12

Muito apreciaria quaisquer informações sobre a família Teixeira Lopes, de S. João da Pesqueira. Este patronímico inicia-se com o casamento de José Lopes do Poço, de Ervedosa, com Emília Maria Cândida Teixeira, de S. João, em 30.8.1818. O casal teve, pelo menos, 13 filhos. José Lopes do Poço é filho de António Lopes do Poço e de Maria Teresa Fernandes e neto de Gonçalo Lopes e de Rosa de Afonsequa, todos de Ervedosa. Emília Maria Cândida Teixeira é filha de António Manuel Teixeira (1769-1844), neta de António José Teixeira (f. 22.7.1809) e de Teresa Maria de Azevedo Fonseca (f. em 21.3.1777).

Antecipadamente grato,

J. Paulo Nascimento e Silva

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Lopes de S. João da Pesqueira

#76880 | JPNS | 09 nov 2004 22:24 | Em resposta a: #75656

Caros Confrades:

Será que alguém me poderá informar sobre Francisco Manuel Teixeira Lopes, filho do casal anteriomente referido, que nasceu em S. João da Pesqueira em 21.2.1824?

Antecipadamente grato,

J.Paulo Nascimento e Silva

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Lopes de S. João da Pesqueira

#93067 | jaboo | 11 jun 2005 03:35 | Em resposta a: #75656

Caro J. Paulo Nascimento e Silva,

Não sei nada sobre o seu Francisco Manuel Teixeira Lopes mas quando investiguei os paroquiais de São João da Pesqueira (freguesia de São João Baptista), deparei com o assento de baptismo de uma Maria Angélica, que de certo era irmã do seu Antonio Manuel Teixieira (1769-1844). Nesse assento vêm o nome dos pais e avôs desses Teixeira. Por isso aqui deixo brievemente o que vem nesse assento:

Maria Angélica, baptizada na freguesia de São João Baptista em São João da Pesqueira, filha de Antonio José Teixeira e de sua mulher Teresa Maria de Azevedo. Neta paterna de Manuel Teixeira e sua mulher Maria Veiga, naturais de Vale de Figueira; neta materna de Francisco Xavier da Fonseca e sua mulher Maria de Azevedo. Foram padrinhos: Manuel de Sequeira Ferraz, filho de outro do mesmo nome, de Vilarouco e Dona Luisa Teresa de Sequeira e Beça, de São João da Pesqueira, viuva de Manuel de Sequeira Ferraz, de Vilarouco.

Espero que isso ajude.

Um abraço

JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Lopes de S. João da Pesqueira

#93239 | JPNS | 12 jun 2005 19:23 | Em resposta a: #93067

Caro João Braz:

Muito agradeço a sua preciosa informação e a amabilidade que teve em transcrever todo o assento. Talvez que na sua pesquisa se tenha confrontado com um problema idêntico ao meu: dificuldade em recuar no tempo, devido ao facto de os registos microfilmados começarem em meados do século XVIII. Ocorre-me, pois, perguntar-lhe se fez alguma investigação no Paço Episcopal de Lamego... e, abusando da sua paciência, quais os patronímicos que lhe interessam.

Um Abraço,

J.Paulo Nascimento e Silva

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Lopes de S. João da Pesqueira

#93256 | jaboo | 12 jun 2005 23:32 | Em resposta a: #93239

Caro J.Paulo Nascimento e Silva,

So agora reparei que não lhe dei a data de baptismo da Maria Angélica. Ela tinha nascido aos 1.7.1767 e foi baptizada aos 5.7.1767.

Também é dificil para mim recuar no tempo pois eu não vivo em Portugal e por isso as minhas pesquisas têm sido quase todas feitas com os microfilmes dos mormons. No entanto, tive a oportunidade o ano passado de ir a Lamego, onde passei uma semana inteira no paço episcopal. Se tiver a oportunidade, sugiro-lhe que vá lá dar uma voltinha pois encontrei muitas e muitas coisas. Está agora tudo muito bem organizado (graças ao Sr. Henrique)!

Quando estive em Lamego, infelizmente não tive tempo de investigar todos os paroquiais e so há pouco tempo comecei a investigar esse meu ramo de São João da Pesqueira com os microfilmes dos mormons!
Os meus antepassados de SJP eram "Veigas", "Sousas", "Sequeiras", e "Vaz Pessoa" ...

Um abraço

JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Lopes de S. João da Pesqueira

#93465 | JPNS | 14 jun 2005 16:57 | Em resposta a: #93256

Caro João Braz:

Muito lhe agradeço a sua resposta e as informações que me dá. Gostaria só de lhe fazer mais uma pergunta: - Existem outros registos paroquiais no Paço Episcopal, além dos que se encontram microfilmados? Desculpe esta insistência, mas também eu resido no estrangeiro ...

Quanto aos seus antepassados, certamente que somos parentes pelos Veigas.

No que respeita aos Sequeiras, eis alguns dados que possivelmente não são novos para si:

António Manuel Teixeira teve uma filha do seu segundo casamento que se chamou Carlota Manuel Teixeira (b. em 28.1.1824, freguesia de S. João), a qual se casou, também em S. João, em 28.5.1840, com Luís Clemente de Sequeira, filho de Manuel José de Sequeira e de Maria do Rosário, todos de Ervedosa do Douro. O casal ter-se-á radicado em Ervedosa, onde tiveram vários filhos: D. Ana Cândida (sic), n. em 23.1.1849, que possivelmente faleceu em 9.1.1921 (a confirmar) e D. Luísa Amália (sic), baptizada em 14.5.1850, que faleceu em 27.1.1934 em Ervedosa. Entretanto, terá ainda nascido António Manuel Teixeira de Sequeira, que encontrei no GENEA, mas cujo assento ainda não descobri. Possivelmente, existem outros filhos. Não tive ainda a possibilidade de efectuar uma pesquisa exaustiva deste ramo. Pode fazer uma pesquisa no GENEA a partir de Carlota Teixeira, do seu marido ou do seu filho.

Por agora é tudo.

Um Abraço,

J.Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Lopes de S. João da Pesqueira

#93633 | jaboo | 16 jun 2005 04:04 | Em resposta a: #93465

Caro J.Paulo,

Sim os Mormons so microfilmaram uma pequena parte dos paroquiais. O arquivo diocesano de Lamego possui muita coisa que não foi microfilmada (e que nunca o será). A unica possibilidade será por isso de ir a Lamego ...

Muito obrigado pelos dados que me dá ... os Sequeiras de Ervedoza não me interessam por si mas nunca se sabe ... um dia até possa encontrar qualquer ligação

Um abraço

JOAO

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 jun 2024, 02:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen