Definições

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Direito | Património

Definições

#75760 | victória | 25 out 2004 11:44

Caros Confrades

Solicitava a vossa ajuda para clarificar as seguintes dúvidas:

Quem podia emprazar um prazo? Era necessário provar algum grau de nobreza? Como se disignava a pessoa, era o 'emprazador' ?

Quanto a 'Senhorios'... quando se afirma que X ou Y era Senhor da Casa de W ou Z, que estamos concretamente a afirmar? Que era necessário para se tornar 'senhor da casa de...'? Ainda podemos dizer hoje em dia que X ou Y é senhor da casa de... mesmo que tal casa já não lhe pertença enquanto património?

E quanto aos morgadios (após a sua extinção), ainda é possível afirmar que X ou Y é descendente do Morgadio de W ou X?

Desde já grato pela atenção prestada.

Com so melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Definições

#75857 | JCC | 26 out 2004 10:31 | Em resposta a: #75760

Caro Eduardo Domingues

Recomendo-lhe a leitura do tópico seguinte da autoria nosso ilustre confrade Eduardo Albuquerque:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=16106#lista

Aliás é sempre bom fazer uma pesquisa por temas antes de iniciar um novo...

Quanto às suas questões sobre o senhor da casa e morgado hoje em dia tem sido usado, numa utilização que causa algumas dúvidas, o termo senhor da casa de com o significado de proprietário da casa. Isto pode provocar muitas confusões pois se pode intitular senhor da casa de Y alguém que não tem qq relação familiar com a dita casa que esteve na mesma família durante largas gerações.

Na MHO apenas se devria usar quando o "senhorio" se mantém há diversas gerações (quantas??).

No que respeita à pergunta sobre os Morgadios não vejo a dúvida. Apesar da extinção dos morgadios não houve extinção da sua descendência. Eu sou descendente dos Morgados Cordovil. E, claro, todos os meus primos que descendem desse meu bisavô. Outra coisa seria dizer quem seria (se o morgadio não tivesse sido extinto) o actual Morgado. Esse não seria eu mas o filho mais velho do meu primo Francisco. Esta última designação não tem qq efeito jurídico, nem sequer nobiliárquico já que o morgadio não era um título, mas permite que cada família se conheça a si própria.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Definições

#75860 | victória | 26 out 2004 10:43 | Em resposta a: #75857

Caro João Cordovil Cardoso

Agradeço a sua contribuição para o esclarecimento das minhas dúvidas.

Com os melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 05:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen