sobrenome recio

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

sobrenome recio

#76057 | recio | 27 out 2004 21:15

quem tiver este sobrenome contacte-me tenho 40 nomes com este sobrenome de 1904 a 1670 são de origem espanhola ainda não cheguei lá .tenho varios nomes na minha genealogaia ja tenho 21.000 quem quizer estou ao dispor. boa sorte

ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: sobrenome recio

#77761 | RECIOSILV | 21 nov 2004 21:02 | Em resposta a: #76057

olá eu tb sou Récio, estou em Setúbal, tenho 41 anos

antonio.da.silva@netvisao.pt

gostava de saber "o que é" o nosso nome

Resposta

Link directo:

RE: sobrenome recio

#77769 | nevesantonio | 21 nov 2004 22:11 | Em resposta a: #76057

Cara Ana Recio:
Tenho ascendentes Espanhois, com os nomes de Geraldes, Rivero, Arias, Villas , Villaz, Gonçalves, da zona de Pontevedra e Orense. Freguesias ou lugares de Santa Maria de Olás, Terroso, Entrambosrios, Barreyra.
Será que tem algum ascendente com estes sobrenomes,
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: sobrenome recio

#77812 | recio | 22 nov 2004 11:08 | Em resposta a: #77769

Olá Antonio:
Eu ainda não cheguei ao meu antepassado Recio por isso não te posso ajudar com esses nomes ,só tenho Gonçalves e são portugueses.

Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: sobrenome recio

#221406 | acardote | 16 fev 2009 22:28 | Em resposta a: #77812

Olá D. Ana Recio,


Na região de Barcelona existe o apelido Recio. Por razões profissionais já contactei uma Sra. com o apelido Recio. Caso esteja interessada poderei dar-lhe o e-mail.

Cumprimentos,

Antonio Cardote

Resposta

Link directo:

RE: sobrenome recio

#221425 | recio | 17 fev 2009 08:35 | Em resposta a: #221406

Olá Acardote
Obrigado pela informaçao mas de momento só me interessa os de Portugal e Brasil, já cheguei á 10 geração ano de 1688 casamentos e os nascimentos acabam em 1664 é provavel que já tenha acabado este ramo eles eram Espanhois e vieram para Portugal á perto de 400 anos.
Agradecida
Ana REcio

Resposta

Link directo:

RE: sobrenome recio

#221865 | Júlio Pinto da Costa | 22 fev 2009 22:01 | Em resposta a: #221425

No livro "Nova Leça" (2000) desse extraordinário leceiro chamado Jorge Bento, aborda-se a denominação Récio, a propósito de um tal Joaquim Francisco da Silva, cujo cognome era o Récio. E assim ficou conhecido até aos dias de hoje. Jorge Bento começa por informar que chegou ao seu conhecimento que Récio era um nome espanhol (Galiza), tendo um dos Récios vindo para Ovar e depois para Matosinhos e Leça da Palmeira. Nessa versão Récio significaria pessoa "recta", "rija".
De seguida, o autor sugere também a hipótese do termo derivar do latim: "réceo", o equivalente a "tímido", "receoso". Por acaso, segundo ele próprio informa, O Joaquim F. da Silva era uma pessoa muito educada, incapaz de fazer mal a quem quer que fosse.
No entanto, os Récio dos quais também descendo, que vieram para Matosinhos e Leça da Palmeira eram mesmo Récio de nome e não de alcunha: Isaura Elisa da Rocha Récio (Matosinhos, 1883), a minha bisavó; Eduardo da Rocha Pereira Récio (Matosinhos, 1878), irmão desta última; António Lopes Pereira Récio (Matosinhos, 1854), pai da Isaura; Domingos Lopes Pereira Récio (Matosinhos, ?), tio da Isaura; Joaquim Lopes Récio (Ovar, ?), avô da Isaura.

Alguém pode ajudar mais?

Cumprimentos
JPC

Resposta

Link directo:

RE: sobrenome recio

#221927 | small | 23 fev 2009 15:42 | Em resposta a: #221865

Caro Julio Pinto da Costa

Tenho em meu poder, um assento que encontrei por acaso nos paroquiais de Matosinhos; chamou-me a atenção o apelido Récio, precisamente o da Ana Récio, interveniente deste tópico, caso esteja interessado poderei enviar, se me deixar aqui o seu endereço. Trata-se de um Rodolfo nascido em 19/7/ 1892, neto materno de João Lopes Pereira Récio e Joaquina Violante Roza.
Se ajudei fico feliz.
Cumprimentos

Stella Santos

Resposta

Link directo:

RE: sobrenome recio

#221934 | Júlio Pinto da Costa | 23 fev 2009 17:03 | Em resposta a: #221927

Boa tarde Stella Santos

Obrigado pela sua resposta. Agradeço-lhe imenso o envio do referido assento, ao meu cuidado, para Praça da Trindade, 32 - 2º andar, sala 232 - PORTO. Se pretender, ou se for mais fácil, enviar em formato digital, por email diga.
Ainda não consgui fazer a ligação do meu ramo Récio ao da Ana Récio. Mas, certamente, essa ligação existirá, já que ambos são oriundos de Ovar.

Cumprimentos

Júlio Pinto da Costa

Resposta

Link directo:

RE: sobrenome recio

#221943 | small | 23 fev 2009 18:20 | Em resposta a: #221934

Boa tarde Julio P da Costa

Por favor envie-me o seu email, sempre será mais rápido e fácil.
Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: sobrenome recio

#221949 | Júlio Pinto da Costa | 23 fev 2009 19:09 | Em resposta a: #221943

Olá

O meu email é: julio.p.costa@clix.pt

Obrigado

JPC

Resposta

Link directo:

RE: sobrenome recio

#225099 | Júlio Pinto da Costa | 29 mar 2009 17:17 | Em resposta a: #221949

Cara Stella Santos

Descobri hoje a ligação do Récio constante do assento que me enviou com a minha família. Assim, o João Lopes Pereira Récio era filho de Joaquim Lopes Pereira Récio e Quitéria Maria de Jesus. Estes são os meus tetravós maternos.

Obrigado.

Cumprimentos

Júlio Pinto da Costa

Resposta

Link directo:

RE: sobrenome recio

#230955 | Cintia Rojas | 31 mai 2009 21:35 | Em resposta a: #76057

Boa tarde, Meu nome é Cintia Rojas Martini, sou do Brasil, minha mãe e Marlene Recio, filha de Marciara Recio, esta filha de Filipa Recio e Francisco Recio.
Parece-me que meus bisavós vieram da cidade de Toledo/ ES no inicio do século XX.
Ana, gostaria muito de saber a origem da familia, se puder me ajudar, serie mui grata.

Abraços

Cintia Rojas / São Paulo / Brasil
cintiarojas@bol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: sobrenome recio

#291899 | Fernando Récio | 26 nov 2011 18:16 | Em resposta a: #230955

Boas
O meu nome é Fernando Récio Marques dos Santos, a minha mãe era Arlete Récio do Resgate Santos filha de Blandina Récio do Resgate.
Mesmo não sendo o nosso apelido, a minha familia tem mantido o Récio no nome pois consideramos um factor de diferenciação interessante.
Por isso os meus filhos são Nuno Miguel Récio Machado Santos e Diogo Récio Machado Santos.
A minha mãe tinhas alguns irmão também Récio's que eram o Álvaro, o Rui, e o Joaquim. Tinha também uma irmã que morreu mas não sei o nome, acho que teve dois filhos, o Fernando Récio na Pontinha e a Maria EmíliaDos outro tios lembro-me de um António, um Rui, filhos do Joaquim, da Arceolinda filha do Rui, e parece.me que havia outro Rui que era neto do Alvaro mas nãos ei quem era o pai ou a mãe.
Tenho um irmão que é o António Récio Santos e uma sobrinha CArolina Récio Santos.

Resposta

Link directo:

RE: sobrenome recio

#311342 | kolonia | 05 ago 2012 15:11 | Em resposta a: #291899

Tambem sou mais um Récio..nome que me orgulho de pertencer.. sou filho de joaquim récio do resgate. e neto de Blandina das neves Récio e de Francisco augusto do resgate...meu pai tinha tres irmaos vivos ...meu tio Rui meu tio Alvaro e minha tia Arlete..E teve uma irma que faleceu de nome Susete...Era habito nos juntarmos na quadra do natal em casa dos meus avos ... onde convivia com os meus primos
de nome antonio o fernando filhos da minha tia Arlete a minha prima Arceolinda filha do meu tio Rui e minha prima Marimilia filha da minha tia Susete..mas que foi criada pelos meus avos derivado ao falecimento da sua mae...Eu proprio tenho tres filhos que manti o nome..Récio do Resgate... o telmo o pedro e rui... a origem do nome pelo que me contaram ..foi que um pescador espanhol tinha dado a costa num naufragio e tinha ficado pela zona de ovar..onde construiu familia.. tambem havia descendencia de Récios nos Estados unidos da america..
tinhamos familia na zona da murtusa... na ajuda e na pontinha tenho primos Récio a viver em Setubal de nome Elmano..existe tambem
na Penha de franca ..Recios filhos da minha prima Marimilia.. nao vejo ninguem a muitos anos.. mas tenho pena de nao poder abracar todos eles.. pois mataria por certo boas e unicas recordacoes....Sei que minha prima Arceolinda...tinha uma menina..mas nao sei o nome..
Espero ter contribuido para chegarmos a mais alguem de nome Recio..ou Resgate...

Resposta

Link directo:

RE: sobrenome recio

#321951 | Sara Récio | 25 jan 2013 22:33 | Em resposta a: #311342

Kolonia, li a tua mensagem e deu-me a entender que tu és o Rui. Eu sou a tua Prima, a menina, filha da Arceolinda e chamo-me Sara Récio. Sou neta do Rui Récio do Resgate.
Se puderes envia-me o teu email, pois teria muito gosto que nos mantivéssemos em contacto.

A minha mãe deseja-te muitas felicidades.
Beijinhos,
Arceolinda Récio e Sara Récio

Resposta

Link directo:

RE: sobrenome recio

#321953 | Sara Récio | 25 jan 2013 22:41 | Em resposta a: #76057

Olá Ana Récio,
gostaria de saber de onde és, desconfio que és a Ana que mora na Ajuda. Certo?
Eu sou neta do Rui Récio do Resgate. Chamo-me Sara Récio

Gostaria de ter acesso à arvore geneológica que estás a construir, da nossa familia Récio.
Por favor, envia-me o teu email, pois teria muito gosto em manter-me em contacto.
Beijinhos,
Sara Récio.

Resposta

Link directo:

RE: sobrenome recio

#321961 | aeiou2 | 26 jan 2013 08:17 | Em resposta a: #76057

Tenho uma amiga casada com um Recio.
Peça o meu contacto sff, ao moderador

Saudações genealógicas

Maria Oom de Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: sobrenome recio

#324136 | joaoR | 26 fev 2013 18:51 | Em resposta a: #321953

Olá Sara,

chamo-me João Resgate e sou filho mais velho do Elmano Resgate de Setubal. Creio que a tua mãe esteve esta semana em Setubal.
Acabei de descobrir a informação deixada pela kolonia e fiquei intrigado.
Tiveste mais alguma informação sobre a descendencia?

Cumprimentos
João Resgate

Resposta

Link directo:

RE: sobrenome recio

#333453 | Júlio Pinto da Costa | 05 ago 2013 18:45 | Em resposta a: #311342

Os Récios da minha família vieram de Ovar e Bunheiro. A saber:
António Lopes Pereira Récio nasceu em Matosinhos, em 1850. Era filho de Joaquim Lopes Pereira (de Ovar) e de Quitéria Maria de Jesus (de Matosinhos). O Joaquim era filho de Domingos Lopes Pereira e de Maria Rosa da Silva, ambos de Ovar. O Domingos era filho de António Lopes Pereira e de Rosa Francisca, ambos do Bunheiro.
Se conseguirem encaixar aqui os vossos antepassados nesta lista, agradeço que informem.
Cumprimentos
Júlio Pinto da Costa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 11:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen