Famílias Azevedo, Coutinho e Soares de Albergaria

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Bibliografia

Famílias Azevedo, Coutinho e Soares de Albergaria

#76131 | leo53 | 29 out 2004 00:07

Tenho uma tese de doutoramento sobre a nobreza de corte de Afonso III. Ministro um mestrado sobree Nobreza e aristocracias locais. Gostaria de saber o que há feito sobre os Azevedos, os Coutinhos (para além da tese de mestrado de Luís Filipe Oliveira) e sobre os Soares de Albergaria.
Com gratidão pelas informações prestadas. Pronta a trocar informações. Saudações cordiais
Leontina Ventura

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Azevedo, Coutinho e Soares de Albergaria

#76135 | JMSA | 29 out 2004 01:12 | Em resposta a: #76131

Existe um livro sobre a familia Soares de Albergaria editado por volta dos anos 50 da autoria de Manuel Soares de Albergaria e Melo, se não estou em erro.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Azevedo, Coutinho e Soares de Albergaria

#76136 | leo53 | 29 out 2004 01:24 | Em resposta a: #76135

Exmo. Senhor JMSA

Grata pela informação prestada sobre os Soares de Albergaria
Saudações cordiais
Lventura

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Azevedo, Coutinho e Soares de Albergaria

#76144 | S.João de Rei | 29 out 2004 09:09 | Em resposta a: #76131

Cara Leontina Ventura

Reinado de D.Afonso III, sugiro que se apoie fundamentalmente em:
Linhagens Medievais Portuguesas, 1999 de José Augusto de Sotto Mayor Pizarro.
Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Azevedo, Coutinho e Soares de Albergaria

#76163 | S.João de Rei | 29 out 2004 10:35 | Em resposta a: #76131

De qualquer maneira, vai encontrar muito pouco sobre os Azevedos, pois eles apoiaram D.Sancho II, o Capeto , e acompanharam-no no desterro em Toledo. Esta família, na primeira dinastia, no seu percurso tem um percurso de nobreza medieval clássica. Ao desaparecer da corte, não significa o que de costume os historiadores, consideram que é o de terem perdido prestígio social. O que acontece é que fazem novas alianças e se antagonizam com reis e deixam pura e simplesmente de ser seus vassalos. Passando a ser vassalos de outros ou ficando numa espécie de “limbo”, como foi o caso da relação que cultivaram com D.João Telo, reinado de D.Pedro I …até Aljubarrota, em que a antiga nobreza, representada por Gonçalo de Azevedo (Marechal) e pela sua prima Rainha D.Leonor, jogam a sua ultima cartada, na nossa história. Eram primos pelo lado materno Vasconcelos.
Os Azevedos raramente estiveram, juntos e ligados aos Reis Portugueses, funcionaram grande parte das vezes como contra poder. Na primeira dinastia não abdicaram da sua posição de Infanções Naturais. Por uma questão de sobrevivência, apoiaram normalmente os infantes revoltosos ou então no caso de D. Afonso Henriques em que na sua estratégia de consolidação de poder, vai passando, gradualmente o dito “poder” para o infante D.Sancho I e no caso o desastre de Badajós pode ter sido um motivo que grande parte dessa antiga nobreza se tenha “passado” para D. Fernando II de Leão …D. Sancho II foi o nosso Rei que apoiou notoriamente a antiga nobreza, eventualmente porque a balança talvez pendesse em demasia para o lado da Igreja …que não lhe perdoou isso, nomeadamente os arcebispados de Braga e Toledo com lutas hegemónicas (1218) com o objectivo de Toledo ser primaz para toda a península, enfim, foram certamente épocas muito conturbadas.
Estas minhas opiniões, não passam de opiniões, com o objectivo de a ajudar e ser eventualmente mais umas das muitas que terá de estudar.
Cumprimentos,

JAC

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Azevedo, Coutinho e Soares de Albergaria

#76199 | abivar | 29 out 2004 20:32 | Em resposta a: #76131

Cara Leontina Ventura:

Este fórum está de parabéns por poder contar com a sua participação; há muito que encontro referências aos seus trabalhos e que gostaria de poder ler a sua tese de doutoramento que me tem sido apontada como um marco nos estudos acerca da nobreza medieval portuguesa. Haverá maneira de obter uma cópia, ou estará já publicada ou em publicação?

Fiquei com inveja dos seus alunos de Mestrado! o tema das "elites" locais é um dos que me apaixona neste meu "hobby" da genealogia (sou oficial de outro ofício...) e um dos temas que me parece estar por desbravar em Portugal.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Azevedo, Coutinho e Soares de Alberga

#76206 | leo53 | 29 out 2004 21:45 | Em resposta a: #76144

Caro José de Azevedo Coutinho:
Não solicitei informações para Afonso III. A tese de José Augusto Pizarro é posterior à minha de Afonso III e fui arguente da tese dele. O que pedia informações, sobretudo bibliográficas, era sobre as famílias que referi:
Azevedos
Coutinhos (para a qual há até já uma tese de mestrado de Luis Filipe Oliveira)
Soares de Albergaria (muito sobretudo para os inícios).
De qualquer forma, obrigada
Lventura

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Azevedo, Coutinho e Soares de Albergaria

#76211 | leo53 | 29 out 2004 22:41 | Em resposta a: #76163

Caro JAC:

Muito grata pelas informações sobre os Azevedos.
Os melhores cumprimentos
LV

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Azevedo, Coutinho e Soares de Albergaria

#76214 | Carlos Silva | 29 out 2004 22:51 | Em resposta a: #76131

Cara Leontina Ventura,

Os Azevedos e os Coutinhos (e os Azevedos Coutinhos) foram varias vezes debatidos neste forum, em topicos tào diversos como os que vào abaixo.
Julgo que nada significativo para si. Pelo menos nào conseguem constituir um « corpus » suficiente para a historia das linhagens dos Azevedos e dos Coutinhos.

No entanto queria lembrar que no topico
Azevedos de S. Joao de Rei
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=4511
contàmos com uma interessante contribuiçào de Manuel Abranches de Soveral.
Muito possivel que esse investigador tenha publicado algo entretanto, em papel ou por via da rede, que trate, pelo menos em parte dos Azevedos e/ou dos Coutinhos medievais.


Exemplos (encontrados ao pesquisar em modo« pesquisa por mensagem » com as palavras chaves Luis Filipe Oliveira Coutinhos) e com desenvolvimentos mais ou menos felizes :

s/ " Os doze de Inglaterra"
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=54459

Gonçalo Vaz Coutinho, "que falou depois de morto"
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=9144

A mae de Branca de Vilhena
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=18807
(onde vêm tambem referidos os Briteiros a proposito de um tumulo vimaranense).

etc…

Em regra sào trocas de opinioes para os seculos 14 e 15.

Pobre achega esta, mas pode ser que ajude indirectamente.

Melhores cumprimentos
Carlos Silva

P.S. : Serà melindroso perguntar o que pensa da obra « A casa dos Coutinhos , Linhagem, Espaço e poder » ?

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Azevedo, Coutinho e Soares de Alberga

#76215 | S.João de Rei | 29 out 2004 23:00 | Em resposta a: #76206

Cara Leontina Ventura

Compreendi agora o que pretende.
Depois das apresentações feitas pelo nosso confrade António Bívar, de que tenho uma grande estima e consideração, fiquei elucidado sobre o seu currículo e com o trabalho que vai desenvolver. Deveras encantado com esta oportunidade, prontifico-me dentro do possível a transmitir-lhe o que ao longo de três anos de alguma pesquisa e sentidos atentos, tenho captado desta família que me é tão cara, como deve calcular.
Em termos de bibliografia, sugiro:
O Poeta do Neiva, de José de Sousa Machado, Braga, Livraria Cruz – Editora, 1929; Azevedos Coutinhos de S. Martinho de Mouros, de Álvaro de Azeredo, Porto, Edição e propriedade do autor, 1918;
Os Lucenas, de Armando de Sacadura Falcão, Braga, edição de Carvalhos de Basto, 1993;
Azevedos Coutinhos de Mazagão, de Augusto Ferreira do Amaral, Apontamentos, 2002.

Na perspectiva de um contacto directo. O meu mail é jacoutinhoarrobasapo.pt
Cumprimentos,

JAC

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Azevedo, Coutinho e Soares de Albergaria

#76216 | leo53 | 29 out 2004 23:13 | Em resposta a: #76214

Caro Carlos Silva:
Muito grata pelas informações. Consultarei os sites que fez o favor de me indicar. É mesmo um "expert" nestas matérias.
Recensões críticas de obras de colegas não as faremos para um fórum, onde, pelo pouco que vi, há muita heterogeneidade de concepções. Esqueci-me de o questionar sobre os Ataídes onde os Livros de Linhagens laboram em grande confusão, parece-me com Podentes. Foi assunto por que passou? É uma família que com um aluno temos interesse em estudar.
Desculpe as questões, mas pareceu-me com quem podia conversar melhor sobre estes assuntos.
com gratidão. Saudações cordiais
Lventura

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Azevedo, Coutinho e Soares de Albergaria

#76218 | luis262 | 29 out 2004 23:57 | Em resposta a: #76131

Cara Leontina Ventura:

Existe realmente um livro, " Soares de Albergaria ( Subsídios para a sua história)", de Manuel Soares de Albergaria Paes de Melo, com prefácio de Luiz de Bivar Pimentel Guerra.
Trata-se de uma edição do autor e foi publicado em Lisboa,em 1952, tendo a sua impressão , nas oficinas do Centro tipográfico colonial, terminado a 15 de Janeiro do referido ano.

Como possuo um exemplar dessa obra, estou à sua disposição para qualquer outra informação que lhe possa eventualmente interessar.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Azevedo, Coutinho e Soares de Albergaria

#76223 | Carlos Silva | 30 out 2004 09:45 | Em resposta a: #76216

Cara Leontina Ventura,

Os Coutinhos e os Azevedos sào precisamente linhagens medievais que me interessam muito.
Vejo portanto com regozijo e algumas esperanças o seu investimento e/ou o dos seus alunos.
Sobre Ataides pouco ou nada sei além das referencias pelas quais posso passar no livro de Rita Costa Gomes « A corte dos reis de Portugal no final da Idade Média » , e das propostas dos tradicionais Alào de Moraes, Sousa da Silva, Felgueiras Gaio.

O facto de conhecer razoavelmente a bibliografia disponivel e os recursos internet é apenas uma « hipertrofia » de investigador frustrado pela falta de acesso às fontes directas de pesquisa, e que vai aprofundando por via de consequencias as fontes impressas.

Deste modo vai se constituindo, nào um « corpus » condigno, mas pelo menos um género de prosografia de certos individuos (em boa medida neste forum).
Nos Coutinhos :
O Marechal Gonçalo Vaz Coutinho, os filhos, Fernào Coutinho e o incontornavel « Magriço ».
Nos Azevedos :
Lopo Dias de Azevedo, filhos e netos…

…e linhagens ligadas por aliança (Carvalhal, Leitào neste site ou no site de Manuel Abranches dedicado à linhagem Leitào...)

A proposito das duas linhagens, como calcula, julgo que nào haverà nada significativo publicado além da « Casa dos Coutinhos » de Luis Filipe Oliveira, e das referencias citadas por José Azevedo Coutinho (ja antigas, julgo).
O mais sào dados esparsos e ponctuais das mais variadas fontes, como a Cronica de D. Pedro de Meneses para avaliar a actuaçào dos Azevedos em Marrocos, ou como a presença dos Coutinhos em Guimaràes na Revista de Guimaràes (esta online).
Algumas dessas fontes estrangeiras, como nos estudos de Jacques Paviot com a interessantissima referencia à pouco conhecida detençào do « Magriço » em França pelo partido Armagnac.

Para o periodo anterior ao sec. 15 poderà notar que infelizmente nào aproveitamos nas trocas de dados deste forum as possibilidades da bibliografia relativa às ordens militares, e à presença de portugueses no vizinhos reinos de Espanha (e os dois aspectos em conjunto), aspectos que esses interessam bastante o medievista português, se nào me engano.

Penso nestes exemplos, de facto muito casualmente, à vista de referencia a Pedro Gomes de Azevedo, alferes de Calatrava, no estudo de M.G.Lopez Payer e M.D. Rosado Llamas sobre a batalha das Navas de Tolosa, e muito provavelmente nos estudos mais detalhados que florescem na historiagrafia espanhola sobre a batalha (como alias sobre as ordens militares).

As regras do forum nào deixam colocar aqui endereços de sites de fora do Genea-Portugal, mas terei o maior gosto em trocar alguns endereços, e tambem conhecer o seu parecer, caso nào se aborreça com isso, sobre a « Casa dos Coutinhos » no meu endereço :
vizoivizoi@hotmail.com
se tiver interesse.

Talvez o colega Vasco Jacome com seu conhecimento rigoroso e metodico dos nobiliarios e a sempre impressionante mestria no conhecimentos das fontes de Joào Trovisqueira (mais para periodos tardo-medievais) possam ajudar.

Melhores cumprimentos
e ao dispor

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 18:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen