da Cruz

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

da Cruz

#762 | carledu | 04 nov 2000 17:15

Existe alguma diferença entre o sobrenome Cruz e "da Cruz"? Alguém sabe qual a origem da família? O máximo que eu consegui chegar é que meu avô e bisavô eram de Oliveira do Hospital.

Resposta

Link directo:

RE: da Cruz

#796 | sucora | 06 nov 2000 11:33 | Em resposta a: #762

Olá!
Eu também sou Cruz e o meu Pai era da Cruz, mas as nossas origens são de Ferreira do Zêzere - Santarém.
Possivelmente existe mais do que uma família Cruz, mas se houver alguma ligação e eu puder ajudar, é só dizer.
Neste momento possuo informações até ao meu 5º avô: Manuel da Cruz que casou em 1778 com Rosa Maria.
Até breve!
Susana Cruz

Resposta

Link directo:

RE: da Cruz

#797 | NISGM | 06 nov 2000 12:50 | Em resposta a: #762

espero que o autor do site não se zangue por estar a citar, o seu trabalho (e já não é a primeira vez que o faço. Ver também Santos), mas envio o que na ligação "Comentários" ele escreveu a propósito do nome Batista e que também é mais do que adequado a Cruz.
há muitos Cruz de várias origens e o "da" remeterá para uma espécie de pertença protectora, estilo José da Cruz ou Maria dos Santos ou pertença de Local de nascimento (como, por exemplo, o de alguém que nasceu perto de um lago
e se chama antónio que para se distinguir do antónio que é seu vizinho passou a ser o António do Lago e com o tempo este Lago ficou apelido).
O "da" terá com o tempo caído em muita gente.
o nome será, pois, Cruz.


"Nesta primeira fase de arranque do site houve a preocupação de incluir os nomes portugueses que identificam famílias em sentido alargado de que se conhecem com mais ou menos rigor as origens. Batista não é o caso.
Porque não é uma nome de família mas um sobrenome de invocação religiosa que foi em tempos recentes adoptado como apelido.
Por ser primo de Jesus e O ter baptizado, S. João Batista sempre foi um santo muito querido dos cristãos. O nome composto - João Batista - foi quase tão comum como José (pai de Jesus), José Maria (pai e mãe), António (do Santo de Lisboa) etc. É sobretudo depois da revolução liberal (1834) que se começa a verificar em Portugal - e isso é óbvio na consulta dos registos paroquiais - a utilização de sobrenomes como apelidos. E os milhares de João Batistas que havia, passaram Batista aos filhos como apelido, como o mesmo fizeram os milhares de Antónios, Josés ou Manuéis dos Santos (leia-se de todos os Santos e de nenhum em particular) transformaram esta invocação que os pais lhes deram no baptismo num apelido que transmitiram à descendência. Isto mesmo se aplica a todos os nomes próprios que nos dias de hoje são apelidos. E a todos os de invocação religiosa como o seu - Santos, Reis (dos Reis Magos), Trindade, Sacramento, Encarnação, Carmo, Assunção, etc., etc. Por tudo o que aqui ficou dito, percebe que não há uma família Batista. Há milhares de famílias Batista espalhadas pelo país e pelo mundo, sem que nenhuma relação de parentesco exista entre elas."

Resposta

Link directo:

RE: da Cruz

#800 | linhagens | 06 nov 2000 17:04 | Em resposta a: #762

Resposta

Link directo:

RE: da Cruz

#8907 | 123dacruz | 09 set 2001 17:14 | Em resposta a: #762

Nasci em Riachos (Torres Novas). Tenho no apelido "da Cruz", com origem em Abiúl (Pombal.
Se alguém possuir informações de Abiúl agradecia. o meu avô era Dinis Cruz.
Obrigado.
marbranco@iol.pt

Resposta

Link directo:

RE: da Cruz

#41181 | anna | 07 mai 2003 11:17 | Em resposta a: #796

Cara Susana,
Penso que os seus da Cruz e os meus serão os mesmos.... (grande família); o seu 5º avô (Manuel) devia ser irmão do meu (Alexandre); concelho de Ferreira Zêzere, freguesia Beco...
Certo?
Cumprimentos,
anna

Resposta

Link directo:

RE: da Cruz -Ferreira do Zêzere

#41190 | sucora | 07 mai 2003 14:34 | Em resposta a: #41181

Olá Anna!

O meu 5º avô chamava-se Manuel António da Cruz, natural da Barrada ou Bairrada, filho de Manuel Dias Pedro e de Mariana da Cruz, naturais respectivamente, ele da Barrada e ela de Paio Mendes.
Talvez com estas informações possamos esclarecer as possiveis ligações entre as duas famílias.

Até breve,
Susana

Resposta

Link directo:

RE: da Cruz -Ferreira do Zêzere

#41191 | anna | 07 mai 2003 14:59 | Em resposta a: #41190

Cara Susana,
Afinal penso que não somos do mesmo ramo; a minha família é de F. Zêzere, mas freguesia do Bêco; quanto a Barrada e Paio Mendes, não tenho informação alguma de que terão andado por lá, mas verdadeiramente não sei; as indicações que tenho, é que os "meus" da Cruz estão nesta freguesia do Bêco desde o séc. XV.
Talvez tb possa ser algum que foi para esses lados.... não faço a mínima ideia, dado que tenho a família toda "concretada" nesta freguesia, como lhe disse.
Muito obrigada pela sua rápida resposta.
Anna

Resposta

Link directo:

RE: da Cruz

#41194 | jliberato | 07 mai 2003 15:50 | Em resposta a: #762

Caros confrades,
Tenho cinco "da Cruz" na minha árvore e na da minha mulher.
-Do meu lado tenho Catarina da Cruz, natural de São Clemente de Loulé (ver respectivo tópico). Apolónia Madeira, sua filha, casou em São Clemente de Loulé aos 04-02-1694 com Bartolomeu Martins.
Do lado da minha mulher, tenho:
-Maria Rodrigues da Cruz, nascida em Valverde, Fundão em 14-09-1717, filha de Lourenço Maruqes, natural da Vila do Mato, e de Isabel Rodrigues, de Valverde
-Helena da Cruz, filha de Manuel Pinto e Catarina Gonçalves, todos de Freches, Trancoso. Casou em Freches em 30-09-1752 com José António.
-Isabel da Cruz, nascida nas Donas, Fundão, em 08-07-1745, filha de Manuel Francisco dos Santos, natural de Midões, e de Josefa da Cruz Botelho, natural de Linhares. Casou nas Donas com Manuel Pires em 02-01-1764.
Alguém conhece estes nomes?
JLiberato

Resposta

Link directo:

da Cruz- São Clemente de Loulé, Valverde, Frec

#41195 | jliberato | 07 mai 2003 15:52 | Em resposta a: #41194

Caros confrades,
Tenho cinco "da Cruz" na minha árvore e na da minha mulher.
-Do meu lado tenho Catarina da Cruz, natural de São Clemente de Loulé (ver respectivo tópico). Apolónia Madeira, sua filha, casou em São Clemente de Loulé aos 04-02-1694 com Bartolomeu Martins.
Do lado da minha mulher, tenho:
-Maria Rodrigues da Cruz, nascida em Valverde, Fundão em 14-09-1717, filha de Lourenço Maruqes, natural da Vila do Mato, e de Isabel Rodrigues, de Valverde
-Helena da Cruz, filha de Manuel Pinto e Catarina Gonçalves, todos de Freches, Trancoso. Casou em Freches em 30-09-1752 com José António.
-Isabel da Cruz, nascida nas Donas, Fundão, em 08-07-1745, filha de Manuel Francisco dos Santos, natural de Midões, e de Josefa da Cruz Botelho, natural de Linhares. Casou nas Donas com Manuel Pires em 02-01-1764.
Alguém conhece estes nomes?
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: da Cruz

#41196 | manuelr | 07 mai 2003 16:03 | Em resposta a: #41194

Caro José Liberato

O único de que tenho notícia, é de um João da Cruz, das Donas, em 1601, padrinho de Catarina, filha de Francisco Miguens e de Ana Salvado. Mas tb não apontei mais. Houve um Cruz, que continuou como apelido, que se ligou aos Mendes Leitão, Rodrigues de Beja e Taborda, mas em Castelo Novo, Alpedrinha e Soalheira. Mas penso já ter estes dados.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: da Cruz -Ferreira do Zêzere

#41209 | sucora | 07 mai 2003 17:17 | Em resposta a: #41191

Cara Anna,
Quando diz que tem toda a família 'concretada' na Freguesia do Bêco, também se está a referir aos 'Carvalho' por si mencionados no outro tópico do fórum 'Famílias de F. Zêzere?
É que eu também tenho Ascendentes Carvalho e Cotrim de Carvalho de F. Zêzere.

Susana

Resposta

Link directo:

RE: da Cruz

#41210 | jliberato | 07 mai 2003 17:34 | Em resposta a: #41196

Meu caro,
Muito obrigado pela sua achega. Sobre Castelo Novo preciso de algum tempo para "aclarar" as ideias e voltar a contactá-lo, porque tenho andado de volta dos Tabordas e Bejas.
Mas o tempo é escasso e a distância não ajuda.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: da Cruz -Ferreira do Zźzere

#41214 | Paulo | 07 mai 2003 18:20 | Em resposta a: #41191

Cara Susana,

Já deixei uma mensagem à Anna no tópico de Ferreira do Zêzere mas até ao momento não obtive qualquer resposta.
Quanto à possível ligação entre os Vossos antepassados Cruz não me parece muito provável já que os Cruz da freguesia de Ferreira são também eles muito antigos. Já quanto aos Carvalhos e apesar de já em 1712 o Padre Carvalho da Costa referir a existência de três famílias distintas de apelido Carvalho no termo da Vila de Dornes, poderá eventualmente existir uma ligação.

Desejo-te um bom final de tarde.

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: da Cruz -Ferreira do Zêzere

#41263 | anna | 08 mai 2003 16:47 | Em resposta a: #41209

Cara Susana,
Desculpe não ter respondido mais cedo, mas a internet esteve "down" e não pude fazer nada...
Quanto à minha família "concretada", queria dizer "concentrada", mas escrevi a cem à hora e não revi o texto.... pois estão todos "concentrados" por ali; tb tenho Carvalhos e Cotrim, mas realmente não sei a ligação entre eles. De qualquer maneira, penso que é natural que haja ligações de família, mas realmente... estou a zero!
Muito obrigada pela sua mensagem.
Anna

Resposta

Link directo:

Josefa Rosa da Cruz

#82319 | Ocean_LuSa | 20 jan 2005 23:51 | Em resposta a: #762

Josefa Rosa da Cruz é o nome da minha trisavo que teve uma filha no Torrão do Alentejo (Maria Pereira) de Luís Pereira Moniz Nogueira de Alcácer do Sal.

Alguém com o apelido "da Cruz" nessa zona do Alentejo?

Patrícia

Resposta

Link directo:

RE: da Cruz

#82432 | mcc | 22 jan 2005 10:56 | Em resposta a: #797

Caros confrades

Não podia deixar de acrescentar uma simples nota a este tópico, não só porque achei deveras interessante mas, também, porque estou interessada no apelido "Cruz".

Dizia o Capitão Artur Elias da Costa, no seu livro "A Covilhã no Trabalho", a propósito dos judeus da região e com ligações a esse apelido: "Há mais Cruzes na Covilhã que no cemitério!".

Pois é verdade, essa cidade esteve recheada de famílias com o apelido Cruz, nem todas, é certo, de origem judaica mas a maioria. Há quem aponte a seguinte justificação para tal apelido: a necessidade de encontrar algo profundamente ligado ao cristianismo que pudesse despistar as ligações ao judaismo. E nessa perspectiva, a Cruz de Cristo. À semelhança dos nomes de Santos, que de uma maneira geral, são escolhidos em função da fé de cada um, (veja-se , por exemplo, a enorme variedade de compostos de Marias ligadas à mãe de Jesus - Maria da Conceição, Maria do Rosário, Maria do Céu, Maria da Purificação, Maria das Dores, etc ), alguém que tivesse como apelido Cruz conseguiria disfarçar, muito bem, as suas origens judaicas. Daí que a Covilhã tivesse tantos Cruzes!

Espero que esta informação possa ter ajudado a clarificar mais um ponto para as razões do aparecimento desse apelido. Podem existir muitas outras mas ao nível da Covilhã e concelhos adjacentes, o apelido Cruz está, sem dúvida, ligado na maioria das situações às famílias marranas.

Com os melhores cumprimentos

mcc

Resposta

Link directo:

RE: da Cruz

#82740 | rmfrp | 25 jan 2005 22:37 | Em resposta a: #82432

Cara mcc:

Sem ter informação específica sobre o caso que refere, não posso deixar de intervir neste tópico apenas para contestar a alegada relação entre a ascendência cristã-nova e certos tipos de apelidos.

A meu ver, tal relação nunca existiu, não passando de mitos as alegadas ligações a nomes "religiosos", "de árvores", "da natureza", ou outros.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: da Cruz

#82813 | joão pombo | 26 jan 2005 18:24 | Em resposta a: #82432

Caro MCC:

Interessante a referência que faz aos Cruz da Covilhã.
Sou duplamente Cruz:
Primeiro, porque descendo (via materna) de uns Cruz de Braga, onde existe uma localidade (ou freguesia?) com esse nome;
Segundo porque, por via paterna, descendo de uns Cruz da Covilhã (estabelecidos em Seia e em várias freguesias desse concelho e também da Covilhã), ao que parece, com provável origem marrana.
Pergunto-lhe se nunca se deparou com pessoas com os apelidos Pombo, da Covilhã e arredores?
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: da Cruz

#82824 | MariaDavid | 26 jan 2005 22:16 | Em resposta a: #82813

Caro João Pombo

Efectivamente, esse seu apelido Pombo já me passou por diversas vezes sob os olhos, em registos paroquiais. Contudo, por não ser um apelido que me dissesse directamente respeito, ao contrário de outros, como Cruz, Henriques da Silva, Elias da Costa....(e alguns mais), nunca fiz a recolha dessa informação, já que o tempo escasseia e o desejo de alcançar metas é imperativo.
Mas fique ciente que, logo me volte a cruzar com Pombos da Covilhã ou arredores, tomarei notas dos mesmos e passar-lhe-ei a informação.

Pode mandar-me o seu contacto para:
maria_david_eloy@yahoo.com.br

Com os meus melhores cumprimentos

mcc

Resposta

Link directo:

RE: da Cruz

#82839 | joão pombo | 27 jan 2005 09:45 | Em resposta a: #82824

Cara Maria David:

Muito obrigado pela gentileza.
Sou um mero curioso nestas andanças, mas dada a proliferação de Pombos nessa região, aguçou-me o apetite.
Vou fazer como disse e enviar-lhe m/contacto para o s/mail.
Com os meus cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: da Cruz

#82841 | LuLopes | 27 jan 2005 10:55 | Em resposta a: #762

Olá Carledu! Tudo o que sei é que a minha bisavó se chamava Anna Marinho da Cruz e, ao que me parece, era de Braga, Portugal. Mais precisamente de Celorico de Basto.
Espero que tenha ajudado.

Abraços,

Luciana Lopes
Rio de Janeiro / Brasil

Resposta

Link directo:

RE: da Cruz

#82895 | vbriteiros | 27 jan 2005 21:36 | Em resposta a: #82813

Caro João Pombo
Realmente em Braga há imensos Cruz e uma freguesia " Santiago da Cruz" assinalada na auto-estrada A3 como Cruz. Perto existe outra freguesia Tadim donde são originários os Braga da Cruz, Cruz Vilaça, Bacelar Cruz , Alberto Cruz e outros , cuja genealogia vem tratada numa obra recente "Os Cruz", mas de que desconheço o autor.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: da Cruz

#82923 | joão pombo | 28 jan 2005 09:52 | Em resposta a: #82895

Caro Vasco Briteiros:

Era precisamente a essa freguesia que aludia, que de facto só aparece referenciada como Cruz na mencionada sinalização da A3.
Calculo então que grande parte dos Cruz de Braga sejam efectivamente originários dessa freguesia, pondo, pelo menos em relação a estes, de parte hipotéticas ascendências marranas.
Aliás, nunca ouvi falar em comunidades judaicas em Braga, talvez devido ao peso que a Igreja Católica tinha e tem nesta cidade.
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: da Cruz

#85998 | ffarrajota | 11 mar 2005 21:49 | Em resposta a: #762

Caro/a Senhor/a,
Sou descendente de uma família Cruz de Oliveira do Hospital. Anselmo José da Cruz, de Bobadela cc.Maria Mendes, de Oliveira do Hospital. Terá alguma ligação à sua família?
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

Cruzes!

#86569 | victorferreira | 20 mar 2005 18:31 | Em resposta a: #762

Caro/a confrade/confreira carledu,
Então, desistiu? Não é caso para isso.
Vamos por partes:
- Primeira resposta: já percebeu que Cruz ou da Cruz pode ser sensivelmente o mesmo, e que o apelido é de origem votiva ou religiosa (como do Sacramento, de Jesus, de Deus, ...), normalmente adicionado como um sobrenome ao nome cristão na altura do baptismo (josé da cruz, maria do sacramento, ...);
- os apelidos (Barbosa, Ferreira, Castro, Mesquita, ...) só eram usados lá mais para a idade adulta, normalmente só quando casavam. Mas havia quem não os usasse ou mesmo não os tivesse, e ficavam só com o da Cruz, ou de Jesus, ou da Purificação ou outro, que passavam a filhos ou netos. E assim foram aparecendo as famílias com nomes votivos por toda a parte, na maior parte das vezes nada aparentados. Segunda resposta: as famílias Da Cruz têm incontáveis origens;
- Terceira parte: porque não põe aqui os dados (datas, nomes, locais de origem - Freguesias) dos seus ancestrais? Há muita gente com origens em Oliveira do Hospital que lhe pode prestar ajuda. Sabe onde fica? Na barra verde do topo desta página vá a Mapas>Portugal>Beiras>Coimbra>Oliveira do Hospital, e vai ver que há mais de vinte Freguesias de onde o seu ancestral pode ter origem. Cada uma delas tem os seus livros paroquiais que prexisam ser pesquisados, directamente ou por pedido ao Arquivo Distrital de Coimbra. Pode cer o site do ADC no site do Instituto dos Arquivos Nacionais Torre do Tombo (escreva isto num motor de busca qualquer que vai lá ter).
Boas pesquisas e coragem que estamos aqui para o/a ajudar
VF

Resposta

Link directo:

RE: da Cruz

#97520 | maria manuel | 07 ago 2005 10:05 | Em resposta a: #762

O lugar Almodovar, me deu a pensar.
A minha avo, nasceu en Almodovar, se chamava Maria da Cruz, casada com primeiro nome na sei Domingos , penso que nasceu nas Minas de Sao Domingos Alentejo tiveram 5 filhos, todos nascidoa em Almodovar os rapazes era Julio Domingos en Antonio Domingos. As filas Elvira, Barbara, en Alda da Cruz esta e a unica em vida. Elvira teve uma filha Gisela da Cruz, nascida en Almodovar Barbara teve parece que 7 filhos todos nascidos em Almodovar a minha mae Alda da Cruz sou eu Maria Manuel da Cruz Pires, nascida em Lisboa. Antonio nao tinha filhos Julio parecemos que 4 nascidos en Albernoa. Nao sei se isto ajuda para a famila da Cruz.

Resposta

Link directo:

RE: da Cruz

#97521 | maria manuel | 07 ago 2005 10:22 | Em resposta a: #762

A minha familia e da cruz. Sao quase todos de Almodovar.
Avo Maria da Cruz casada "Antonio" Domingos ela nascida em Almodovar e o meu avo em Minas de sao Domingos Alentejo. Tiveram 5 filhos, Julio Domingos em Antonio Domingos, filhas Elvira da Cruz ,Barbara da Cruz, em Alda da Cruz todos nascidos em Almodovar.
Julio parece que teve 4 filhos nascidos en Albernoa.Antonio nao teve filhos.
Elvira uma filha Gisela da Cruz nascida em Almodovar, Barbara da Cruz 7 filhos? nascidos em Almodovar. Alda da Cruz uma filha, Maria Manuel da Cruz Pires nascida em Lisboa. Espero que esta informacao ajude algo.
Em desta familia da Cruz vive muita gente no estrangueiro

Resposta

Link directo:

RE: Josefa Rosa da Cruz

#105699 | maria manuel | 20 nov 2005 11:42 | Em resposta a: #82319

eu tambem tenho apelido da Cruz do lado da minha mae essa nasceu em Almodovar, a minha avo nasceu en Sioes Mina de Sao Domingos, o que da zona Alentejo. Um abraco Maria Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Cruzes!

#145480 | carledu79 | 25 fev 2007 23:54 | Em resposta a: #86569

Prezado Victor

Não, não desisti. Apenas não tive tempo para avançar mais, dado a dificuldade da distância.
Os que conheço até agora são:

1 - Antonio Freire da Cruz (meu avô)
* 1914 (S. Gião - Oliveira do Hospital)

filho de:

2 - Antonio Freire da Cruz Junior
* 1886 (S. Gião)
e
3 - Rita do Carmo Gomes
* 1892 (S. Gião)

neto de:

4 - Antonio Freire da Cruz
e
5 - Ana da Anunciação

e

6 - José Diogo Gomes
e
7 - Maria Gomes Freire

Obrigado pelo incentivo!

Carlos Eduardo

Resposta

Link directo:

... e dois anos depois ...

#145614 | salen | 26 fev 2007 20:39 | Em resposta a: #145480

O Carlos é como a vingança do chinês: tarda mas não falha ...
O nosso confrade J Liberato não deu uma ajudinha?
Já pôs "Oliveira do Hospital" ou os nomes das localidades que procura ali em cima ao centro e mandou pesquisar em Todas as Salas, por Tópicos e sobretudo por Mensagens? Deve haver dezenas de mensagens a falar sobre Oliveira e talvez algumas toquem nos locais que procura.
Já agora, sabe que o nome "Oliveira do Hospital" não tem nada a ver com 'hospitais' - entendido como locais de cura de doentes - e muito menos com 'oliveiras' ou 'olivais'?
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: ... e dois anos depois ...

#145617 | carledu79 | 26 fev 2007 20:51 | Em resposta a: #145614

Ah...sei que o Hospital tem a ver com a ordem dos cavaleiros do Hospital, hoje de Malta.
Se não estou enganado, Freire vem de frade ou cavaleiro de uma dessas ordens. Ora, meu avô, bisavô e trisavô são todos Freires da Cruz, de Oliveira do Hospital. Quem sabe um dia não chego a algum parente cavaleiro?! Ia ser interessante.

Tenho que ver se vou mais fundo por este lado. Tenho que ver se consigo as certidões de batismo dos meus bisavós. Pela idade devem estar no ADCoimbra, certo?

abraços!

Resposta

Link directo:

RE: Cruzes!

#145646 | carledu79 | 26 fev 2007 22:36 | Em resposta a: #145480

Continuando...

bisneto de:

8 - José Freire da Cruz
e
9 - Anna Rita de Jesus

e

10 - Manuel Diogo Rodrigues
e
11 - Maria Rita de Campos de Carvalha

Resposta

Link directo:

RE: ... e dois anos depois ...

#145694 | salen | 27 fev 2007 09:49 | Em resposta a: #145617

.. e 'Oliveira' vem por artes malabares e corruptelas várias de Stª Ovaia.
Realmente seria pelo menos curioso que os apelidos 'Freire da Cruz' de Oliveira do Hospital viessem de um irmão - frater, ou freire - dentre os que usassem a cruz - de Malta - como sinal distintivo.
Que os mais letrados confirmem ou desmintam, mas parece-me que os membros da Ordem de Malta dos últimos 6 séculos mais facilmente preservam os seus nomes que a eles renunciam, como talvez fizessem os seus antecessores na Idade Média, mais devotos e receptivos ao repúdio ao século.
Mas é como diz: pesquisar nos livros. O nosso confrade Pedro França é sempre uma tábua de salvação no ADCoimbra para quem esteja mais aflito a desbloquear um problema.
Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: ... e dois anos depois ...

#145700 | carledu79 | 27 fev 2007 10:32 | Em resposta a: #145694

Sta Ovaia?? Essa eu não sabia! Aliás, nem fazia idéia que existia essa santa.
Bem...tmb não sabia que existia S. Julião (S. Gião)...

O problema de pesquisar nos livros é a distância. Agora preciso do registo de Antonio Freire da Cruz, natural de São Gião - Oliveira do Hospital, filho de José Freire da Cruz e de Ana Rita de Jesus. Ele deve ter nascido por volta de 1865.

Pensei que agora seria um bom momento para pedir um microfilme aos mórmons e ver os registros de S. Gião. Mas, olhando o site deles, vi que faltam os registros de 1817 a 1842. Ou seja, provavelmente avançarei só mais uma geração. (http://www.familysearch.org/Eng/Library/fhlcatalog/supermainframeset.asp?display=titlefilmnotes&columns=*%2C0%2C0&titleno=589708&disp=Registros+paroquiais++). Essas pesquisas andam muito devagar...:(

Se ainda houvesse livros digitalizados para acessar via Internet....mas isso é sonhar demais.

Abraço!

Eduardo

Resposta

Link directo:

Eulália

#145711 | salen | 27 fev 2007 11:08 | Em resposta a: #145700

Está aí uma pergunta a pôr ao Pedro França: o que será que se passa com os livros entre essas datas que precisa.
Segundo os entendidos, Stª Ovaia parece ser uma corruptela popular de Stª Eulália, ou Eulália uma recriação erudita da Ovaia popular. É escolher.
Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: da Cruz

#145938 | LS | 28 fev 2007 18:36 | Em resposta a: #762

Bondia,

Tenho uma 4°avo que se chamava Isabel de chamava Isabel de Jesus da Cruz, na régião de Cantanhede.

LS

Resposta

Link directo:

RE: Eulália

#145944 | carledu79 | 28 fev 2007 18:57 | Em resposta a: #145711

E não é que tem uma freguesia em Oliveira do Hospital com o nome de Santa Ovaia?!

Fico pela segunda opção...a ortografia com o tempo acompanha as mudanças na oralidade, mesmo que demore. E é possível Eulália transformar-se em Ovaia, o inverso já não vejo como, a não ser por algum reentrada erudita realmente.

Obrigado pela informação!
abraços!

Eduardo

PS. Fiz a pergunta ao PF...também não há os registos de casamento e de óbitos no mesmo período. Teriam se perdido? Não teria padre na freguesia e as pessoas tinham que ir a freguesias vizinhas? Vamos ver o que ele descobre.

Resposta

Link directo:

da Cruz

#424739 | anagandra | 06 jun 2020 22:49 | Em resposta a: #796

Cara Susana,

Estou a trabalhar na árvore genealógica de um amigo (hobby meu)
o seu 5º avô Manuel António da Cruz é antepassado directo desse meu amigo (6º avô)


O seu bisavô chamava-se José Thomaz da Cruz, nascido a 1878? Se sim, era irmão de João Thomaz da Cruz (nascido a 1880), que é trisavô da pessoa em questão.

Eu sei que já passaram 20 anos sobre a sua publicação, mas se me puder ajudar com algumas informações, agradeço.

Obrigada, Ana Gandra

Resposta

Link directo:

da Cruz

#424844 | MManuel | 11 jun 2020 11:58 | Em resposta a: #424739

Nao posso ajudar os meus Cruz sao do Alentejo, e na minha lista esses nomes nao constam

Resposta

Link directo:

da Cruz

#432708 | jvazcarvalho | 11 abr 2021 18:49 | Em resposta a: #41209

Cara Suzana.

Tenho Carvalhos com origem em Ferreira do Zêzere e Cruz de Alvaiazare. Estaria interessada em trocar informações?

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

da Cruz

#435381 | jvazcarvalho | 27 jul 2021 23:19 | Em resposta a: #432708

Também tenho Carvalho e Cruz de Ferreira do Zêzere caso queira trocar informações. https://www.jvazcarvalho.net/gedsite/IndiEdit.aspx

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 00:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen