como tirar certidões a 0,50 €

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

como tirar certidões a 0,50 €

#76257 | recio | 31 out 2004 04:58

agora esta mais facil para nós que pesquisamos, desde agosto de 2003 , fotocopia não certificada artº 18, nº 7.5 .Basta mandar os dados certos ,envelope selado com a nossa morada para resposta e1€ porque a certidão pode ter duas paginas o dinheiro deve ir colado com fita cola, 15 dias é o tempo que demora

boa pesquisa e boa sorte

ana recio

Resposta

Link directo:

RE: como tirar certidões a 0,50 €

#76267 | AQF | 31 out 2004 14:47 | Em resposta a: #76257

Cara Ana Recio,

Se a certidão só tiver uma página eles devolvem uma moeda de 0,5€ ?

Por cada envelope enviado o pedido pode ser múltiplo ? Nesse caso seria 1€ por cada certidão com direito a troco ?

Com os melhores cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: como tirar certidões a 0,50 €

#76278 | recio | 31 out 2004 18:39 | Em resposta a: #76267

varia de coservatoria , mandam os 0,50 € ,mandam cheque do valor, mandam duas copias iguais.sim Angelo podes mandar ate cinco pedidos mas faz atençao aos selos e formato dos envelopes .Eu mando selo de 0,48 ou 0,50€ ,se tiveres muitas para tirar podes faze-lo rápido porque a lei esta sempre a mudar ..... já sabes o nosso governo está sempre em mudançasenós que fazemos pesquisa podemos ajudar os outros ensinando nos uns aos outros

boa sorte ana recio

Resposta

Link directo:

RE: como obter fotocópias certificadas a 0,50 €

#76373 | JMM | 02 nov 2004 21:59 | Em resposta a: #76257

Atenção, cara Ana Recio, o título deste tópico pode induzir em erro alguém mais "desprevenido" !
Parece-me, pois, que será útil um pequeno esclarecimento.
V. fala aqui - e muito bem - de "fotocópias não certificadas" e não de "certidões", o que não é a mesma coisa.
Efectivamente, para investigações genealógicas o que mais normalmente interessará são as tais "fotocópias não certificadas", obtidas a partir dos assentos, ou registos, que constam nos livros de Registo Paroquial ou de Registo Civil. No entanto, não têm qualquer valor probatório, i. e., o seu valor legal é nulo e não podem ser utilizadas para fins oficiais, ou para prova documental, em nenhuma circunstância.
Para uma pesquisa genealógica, ou para fins mais "domésticos", digamos, para podermos possuir uma simples cópia de um registo, são perfeitamente sufucientes. Já não o serão, se se quiser publicar o seu conteúdo, como prova de um estudo, ou de uma eventual argumentação em questões genealógicas controversas, por exemplo.
A "certidão", como o nome indica, é um documento que substitui a apresentação do original (neste caso, de um assento/registo de baptismo [paroquial] ou de um assento/registo de nascimento [civil], por exº), visto que a entidade que detem esse original em seu poder (um Arquivo, ou uma Conservatória) certifica que o seu conteúdo corresponde integralmente ao do mesmo documento original.
Cumprimentos,
Jorge de Mello-Manoel

Resposta

Link directo:

RE: como tirar certidões a 0,50 €

#76418 | Pedro B | 03 nov 2004 10:46 | Em resposta a: #76257

Ana Récio
Gostaria de ser informado para quem se pedem as as fotocópias dos Registos!
Para as Conservatórias do Registo Civil? Como posso saber a que Consevatória pertence determinada aldeia? E até que ano têm as Conservatórias os Registos? Por exemplo 1862? Onde se encontram estes registos, que provavelmente são de Batismo e não de nascimento?
Desculpe a minha ignorancia.
Cumprimentos
Pedro B

Resposta

Link directo:

RE: como tirar certidões a 0,50 €

#76553 | recio | 05 nov 2004 00:45 | Em resposta a: #76418

Caro Pedro

Asfotocopias servem para informação para quem pesquiza geno ,não servem paramais nada.os registos estão nas conservatorias até 1910+- antes de 1910 ja se encontram nos Arquivos Distritais o caso de 1862 mas, muitos arquivos por ex: beja ,Faro, Santarem e outros a partir de 1860 para trás estão em lisboa na Torre do Tombo ,sim são batismos mas tem data do nascimento ,por vezes são mais completos que os actuais

se precisares de ajuda estou aqui. ana recio

Resposta

Link directo:

RE: como tirar certidões a 0,50 €

#76604 | Maria Barreiro | 05 nov 2004 17:02 | Em resposta a: #76257

Peço desculpa pela intromissão mas não posso deixar de o fazer.

1º Pelo que sei, é proibido enviar dinheiro em envelopes. Mas entretanto a lei pode ter mudado.

2º Contactei vários arquivos e as cópias sim, custam 0,50€, mas cada arquivo cobra pelo tempo que demora a pesquisa. Varia entre 3,75€ e 15€ por hora. Inclusive a resposta que obtive de um arquivo indica o valor de 5€ pela cópia não certificada para fins genealógicos.

Por estes motivos pergunto: a Ana sempre obteve as cópias pelo processo que indicou? Nunca teve que pagar pela pesquisa? É que muitas vezes só temos, por exemplo, um ano provável de nascimento/casamento e a freguesia.

Obrigada
Maria

Resposta

Link directo:

RE: como tirar certidões a 0,50 €

#76613 | recio | 05 nov 2004 19:57 | Em resposta a: #76604

maria eu nunca paguei porque eu só peço quando tenho as datas certas ou data aproximada ex:se fulano casou com 23 anos em 1863 eu peço os anos 1842,1843,1844 para saber o nascimento .Muitos arquivos nao cobram a primeira hora varia de arquivopara arquivo e de pessoas tambem.Hoje mesmo pedi fotocopia para uma colega do forum ,telefonei aperguntar se o registo estava em duas freguesias porque não tinha a certeza e no outro dia foi apropria funcionaria que me telefonou para mandar o dinheiro para o envio da fotocopia mas em BragançaHoje telefonei e aceitaram o pedido de seguida tinha asdatas e freguesias mandei vir a cobrança cada arquivo tem asua maneira de Trabalhar, odinheiro vai colado com fita cola ainda não reclamaram mas sei que o de Beja não gosta.


cumprimentos Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: como tirar certidões a 0,50 €

#76616 | Maria Barreiro | 05 nov 2004 20:34 | Em resposta a: #76613

Cara Ana

Agradeço a informação. Se não se importa, peço-lhe que entre em contacto comigo via e-mail.
mariabarreiroarrobasapopontopt
Quero tirar uma dúvida mas para evitar más interpretações prefiro não o fazer aqui no forum

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

como tirar certidões a 0,50 €

#435758 | boulvar | 20 ago 2021 14:27 | Em resposta a: #76257

et le trading?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 04:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen