Familia Marques-Monte do Môgo (S. Marcos da Serra)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas | Cargos | Formação

Familia Marques-Monte do Môgo (S. Marcos da Serra)

#76266 | Eleny | 31 out 2004 14:25

Pretendo informações sobre a Familia Marques que morava no Monte do Môgo em S.Marcos da Serra.A minha bisavó Maria da Conceição nasceu em 15-10-1879 no dito Monte,filha de José Filippe e Maria das Dores já viuva de José Joaquim,filha de João Marques e Ana Maria que era neto de José Marques e Maria Genoveva naturais do Alferce.Não consigo arrumar os dados porque os nomes são iguais,por isso vou deixa-los no forum.Margarida filha de Manuel Filippe e Perpetua dos Santos de Benafátima,neta paterna de Filippe José e Ana Maria materna de Antão Duarte e Quiteria Maria foram padrinhos Manuel Lourenço e Perpetua Lourenço de Cara Nova,Sant. Clara Velha 20-04-1856---Domingos,filho de Manuel Lourenço e Mariana Vitória do Monte do Môgo neto paterno José Lourenço e Maria Jacinta e Manuel Ignácio e Maria Theresa de Santana da Serra foram padrinhos Domingos Sequeira e Mariana Vitória filha de João Marques 24-08-1856---José filho de Mathias Marques e Maria José do Monte do Môgo neto paterno de José Marques e Maria Genoveva do Alferce materno de Manuel Ignácio padrinhos José Ribeiro e Mariana Theresa.Também gostava de saber o que é um assistente no assôr.João Marques e Ana Maria foram padrinhos de muitas familias,tiveram um filho Manuel baptizado 05-12-1846,foi padrinho Jeronimo José Pereira da Silva. Obrigado pela atenção Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Marques-Monte do Môgo (S. Marcos da Serra)

#77162 | Eleny | 13 nov 2004 01:08 | Em resposta a: #76266

Boa noite,tenho já o casamento de José Marques e Maria das Dores,foi em S. Marcos da Serra,12-02-1867,ele com 30 anos, solteiro,morador na Freguesia e baptizado no Alferce,filho de Joaquim Manuel natural do Alferce e Maria Isabel do mesmo sitio.Maria das Dores,17 anos,solteira,natural,moradora e baptizada na Freguesia de S. Marcos da Serra filha de João Marques e Anna Maria,o pai era do Alferce e a mãe de S. Marcos da Serra,os padrinhos foram Manuel Marques morador no Alferce e António Joaquim morador na Freguesia o ? encomendado Augusto Octaviano Rafael Pinto.Alguém me pode dizer o que é encomendado?Bom fim de semana para todos Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Marques-Monte do Môgo (S. Marcos da Serra)

#93829 | Eleny | 19 jun 2005 07:00 | Em resposta a: #77162

Caros Confrades,num assento recebido há pouco descobri na assinatura de um avô o apelido Marques dos Reis?o ponto de interrugação é porque há primeira vista eu ler Marques dos Riz,este avô não nasceu no dia de Reis.Os Marques ou Marquez, até agora encontro-os no Monte do Mogo (Sapeira) S. Marcos da Serra,Alferce e em Santa Clara a Velha, Odemira.Alguém tem alguma informação sobre os mesmos?Cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: REIS ( apelido )

#93869 | rafael | 19 jun 2005 20:23 | Em resposta a: #93829

Cara Helena
Tive um parente de apelido REIS, da herdade do Vale Poldres-Santana da Serra.Era um indivíduo muito praticante, não faltava a uma missa e a cerimónias religiosas que na minha aldeia se praticavam frequentemente, embora nos meus tempos de criança já não houvesse pároco residencial, mas o de Ourique. Lembro-me que quando o Senhor Bispo de Beja D.José do Patrocínio Dias visitou a minha aldeia e ficou em casa do meu tio-avô Manuel Amaro Guerreiro, aquele meu parente REIS foi visitar o Senhor Bispo, porque este fora Capelão Militar das Tropas Portuguesas, em França, por ocasião da Guerra de 1914-18 e aquele tb servira na mesma ocasião e o conhecera.

Isto vem como curiosidade, obviamente ; mas vou ao apelido REIS, de m/fam.ª

O padre da igreja de Santa Clara-a-Nova e freire da Ordem de Santiago, e meu tio-avô Manuel dos REIS Pegas era irmão de uma 7.ª avó minha - Catarina Roiz Pegas, nat.al da freg de Santa Ana de Cambas, de onde viera com 2 anos com os pais fugidios da guerra da fronteira ;o apelido PEGAS e REIS encontrei-o no proc.ºde FSO do meu parente o padre Bartolomeu Guerreiro Palma, da referida herdade do Vale Poldres-Santana da Serra, not.º do Santo Ofício e Capelão particular do Cardeal Cunha ou então no do meu tio Bart. Miz Coelho,tb da freg.ªde Sant. da Serra, não me recordo agora bem de qual deles.
Claro que o apelido REIS do meu tio-avô não quer dizer obrigatoriamente que seja apelido, propriamente dito, de família; porque, REIS como apelido pode ser derivado do dia dos Reis. Porém deixo-lhe esta informação que poderá considerar, acerca do apelido REIS, da minha freg.ª.
Com os melhores cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Marques-Monte do Môgo (S. Marcos da Serra)

#93871 | Jpteixeira | 19 jun 2005 20:30 | Em resposta a: #76266

Cara Helena:

Já algum tempo que não lhe envio qualquer mensagem.
Relativamente à sua mensagem, na parte final da mesma, coloca uma dúdida sobre o significado de assistente. Assistente, significa alguém que assiste ou mora em algum lugar. Assistente era o termo que, no passado, muitos párocos utilizavam para designar morador.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Familia Marques-Monte do Môgo (S. Marcos da Serra)

#93898 | Eleny | 20 jun 2005 01:43 | Em resposta a: #93871

Caros Confrades Julio e Rafael,não posso por agora avançar mais nos Marques , os assentos de Baptismo da Freguesia do Alferce,Conselho de Monchique,existem apenas a partir de 1849 no Arquivo Distrital de Faro.Obrigado pelo vosso esclarecimento e tenham uma boa semana.Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

Familia Marques-Monte do Môgo (S. Marcos da Serra)

#446719 | inacio | 23 mar 2023 23:29 | Em resposta a: #76266

Boa noite


João Marques dos Reis e Ana Maria, foram meus trisavós. Não tenho datas de nascimento nem de falecimento. Se tiver, agradeço.

Manuel F. Marques Inácio

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 05:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen