Documentação da família Mendonça Falcão

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Documentação da família Mendonça Falcão

#76296 | josena54 | 01 nov 2004 00:43

Esta mensagem dirige-se em geral a pessoas relacionadas com os apelidos Mendonça Falcão, embora não necessariamente ainda utentes do referidos nomes. Passo a enquadrar o assunto. Há cerca de quinze anos ou mais realizou-se em Lisboa, numa leiloeira próxima da Praça José Fontana, o leilão de uma biblioteca cujo ultimo proprietário foi o Dr. Agostinho de Mendonça Falcão. Para além de livros estiveram à venda vários lotes de manuscritos entre os quais alguns de caracter familiar: genealogias, notas familiares, etc. Foram dispersos por compradores diferentes. Entre esses, um continha dados que me muito me interessavam relacionados com um ramo da família Falcão que habitou no século XIX e início do XX na aldeia da Miuzela, concelho de Almeida. Os dados nele contidos permitiam a meu ver explicar e estabelecer uma relação familiar antiga que antepassados meus sabiam existir e concretizavam frequentemente em contactos próximos, mas cuja origem ninguém nunca explicaram devidamente. Tive oportunidade de folhear previamente o referido manuscrito e retive por isso alguns elementos do seu conteúdo, estando em condições de os identificar. Embora tenha adquirido na altura também alguns lotes na expectativa de que contivessem mais elementos sobre o mesmo assunto, não me foi possível comprar o que mais me interessava. O elo de ligação tornou-se por isso difícil de estabelecer, estando por isso sem saber se os elementos neles contidos se ajustam, e em que medida, àqueles outros. Ignoro quem foi o comprador desse lote, mas foi seguramente alguém muito interessado na família. Em suma, possuindo eu actualmente manuscritos relativos a esta família e outras conexas, relacionados com numerosas povoações da região da Guarda, contendo dados familiares relativos aos seculos XVII a XIX entre os quais notas e árvores genealógicas, disponho-me a partilhá-los com a pessoa que adquiriu o manuscrito a que acima aludi no leilão em causa designadamente através de fotocópias, se for possivel identificá-la, na medida em que faculte com reciprocidade os dados que me interessam na documentação por si adquirida. Se a referida pessoa for alguma das que escreve neste tópico e estiver interessada, poderemos facilmente falar e trocar dados. Se não for, pode saber quem foi o adquirente e não se importar de me colocar em contacto com ela. No final, se tudo correr bem, não me importarei igualmente de facultar os elementos que possuo a todos os que me ajudarem. Aguardarei alguma resposta.

Resposta

Link directo:

RE: Documentação da família Mendonça Falcão

#85655 | fwm | 06 mar 2005 04:23 | Em resposta a: #76296

Segundo o livro “Inácio Franco - Um ramo inédito das Três Ilhôas”, de Marta Amato e Douglas Fazolatto, Bernardo da Costa de Mendonça (deve ter nascido por volta de 1740), era natural de uma freguesia chamada São Vicente da Vila de Arreigada, Prelazia de Tomar, Patriarcado de Lisboa, filho de Manoel Martins e de Mariana da Costa.
Imigrou para o Brasil e casou-se no ano de 1768 com Maria Teresa de Jesus. Faleceu em 1811, deixando uma grande descendência.
Acredito que exista um erro, com relação ao nome da freguesia da qual era natural
Examinando a Corografia Portuguesa de 1707 (www.purl.pt/434/), Tomo II, pgs. 323/324 e Tomo III, pgs. 163/164, chego à conclusão que a tal São Vicente da Vila de Arreigada, trata-se da antiga Villa da Reygada, hoje Freguesia de Reigada, pertencente ao município de Figueira Castelo Rodrigo. A Freguesia de Reigada tem como Orago São Vicente.
Acredito que possa existir uma ligação de Bernardo, com os Mendonça Falcão.

Fernando

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 14:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen