Pedido de Certidões para efeito de estudo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Formação

Pedido de Certidões para efeito de estudo

#76475 | tiagoguedes | 04 nov 2004 01:16

Caros Confrades,

Eu estou a iniciar a minha incursão na genealogia!

Gostava por isso de saber, se para construir a minha arvore genealógica preciso de ter as certidões de todos os descendentes que tiver(incluindo os vivos)?

Pergunto porque já tive a opurtunidade de verificar que existem fotocópias de certidões não certificadas por 0.5 euros?

Por outro lado, também gostava de saber, se este último meio for possível(e o melhor), como é que posso fazer o pedido?E se isto não implica trabalho em vão, será que se depois quiser provar não vou ter trabalho redobrado?

Tiago Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Certidões para efeito de estudo

#76477 | melisa | 04 nov 2004 03:03 | Em resposta a: #76475

Caro Tiago

Segundo me parece não necessita de pedir certidões, a não ser que eventualmente queira publicar algum trabalho e aí queira apresentar a documentação devidamente autenticada. Se assim não for basta-lhe as fotocópias com a anotação do livro e páginas de onde foram tiradas.
Relativamente aos vivos e salvo melhor opinião, porque não tira uma fotocópia dos B.I.s (onde consta a filiação)?
Se quiser poderá autenticar as ditas fotocópias, mas não me parece necessário.

Bom trabalho.
Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Certidões para efeito de estudo

#76495 | tiagoguedes | 04 nov 2004 12:04 | Em resposta a: #76477

Cara M. Elisa,

Mas permanece uma dúvida no meu espírito, que é:

Mas como é que posso fazer esse pedido, através de carta como já vi referênciado no fórum, ou tem de ser feito pessoalmente?

Por outro lado gostava também de saber se o preço é de 0.5 euros, por cada uma?assim como também só se pode fazer cinco pedidos no máximo por carta?

A quem devo remeter a carta?À conservatória de que faço parte?ou a outrem?

Por último, uma outra dúvida é: Então e se por várias razões depois pretender fazer um levantamanto, no sentido de realizar um estudo mais a sério. Tenho de voltar a fazer tudo denovo, pois tudo o que tenho são cópias não certificadas de certidões? aquilo que digo verifica-se ou não?

Tiago Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Certidões para efeito de estudo

#76522 | JCC | 04 nov 2004 17:19 | Em resposta a: #76495

Caro Tiago Guedes

Quanto aos preço e forma de pedir os dados não o posso ajudar. MAs quanto ao resto aqui vai a minha opinião.

A Genealogia é uma ciência. Como tal não deve ser feita baseada em "ouvi dizer" ou "consta que" mas em provas que, na sua maior parte, serão provas documentais.

Como se está agora a iniciar, nas primeiras gerações que vai procurar não terá dificuldades de maior em obter provas documentais. Os assentos paroquiais subsistem na grande maioria dos casos e são uma fonte primária. Nos casos ainda mais recentes (pós 1910) o Registo Civil tem, obviamente, os mesmos atributos.

Mas o facto de existirem os assentos não o obriga a si a deter cópia desses documentos. Aí será uma questão de gosto pessoal. O que precisa, isso sim, é de ter a informação da fonte. Dito de outra forma quando citar que o seu avô é Fulano de Tal que nasceu em determinada data e local, deverá referir que essa informação se encontra fundamentada no, por exemplo, assento de baptismo lavrado a tantos do tal, a folhas tantas do livro de assentos da paróquia de tal, que se guarda no Arquivo de tal. Esta informação é mais do que suficiente para si e para todos os que, no futuro, pretendam validar a informação obtida.

É este o processo que sigo, há muitos anos, só pedindo cópias de documentos que, pela sua extensão ou dificuldade, não consigo ler de imediato ou que se encontram em locais a que não me posso deslocar.Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Certidões para efeito de estudo

#77167 | recio | 13 nov 2004 02:18 | Em resposta a: #76522

Tiago mais uma vez respondo pois já Intruduzi no forum como eu faço:hoje mesmo recebi 10 fotocopias que pedi na segunda feira da conservatoria da Murtosa .Faco o pedido da seguinte forma:Serve a presente carta pedir fotocopia não certificada(artº 18,nº7.5 decreto lei 194/2003)da certidão de nascimento de......,Nascido a...........filho de.... ede......


data

Desde já Muito Obrigado

assino

PS:Junto envio envelope para resposta e Euros

o envelope deve ir endereçado ati e já selado mas toma atenção ao tamanho e selos poes o s euros colados no pedido com fita cola mas atenção cada pedido pode ter 2 paginas por isso são pagos 1 euro, se só tiverem 1 pag devolvem os 50 cent
espero que tenhas compreendido senão volta aperguntar eu tenho sucesso desta maneira sexta recebi do arquivo de bragança pedi pelo telefone acreditas que mandaram sem eu enviar os 0,50 €mando agradecer e envio o respetivo valor e os selos, dispoe sempre Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Certidões para efeito de estudo

#100247 | manelsp | 12 set 2005 19:32 | Em resposta a: #77167

Cara Ana Recio

desculpe intrometer-me mas gostaria de saber algo: sabe de alguém que ande por aqui e também pelo Arquivo Distrital de Bragança. Tenho muita necessidade de saber alguns dados que estarão lá e acho uma roubalheira levarem 50 cêntimos por fotocópia! Peço desculpas por este desabafo, mas não acho que a genealogia deva continuar a ser considerada uma coisa de elites, senão que a devemos ter como ciência que é.
Com os melhores cumprimentos, e agradecendo desde já a sua resposta
Manuel de M. Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Certidões para efeito de estudo

#100297 | recio | 13 set 2005 01:07 | Em resposta a: #100247

Caro Manuel
Não sei porque pensa que 50 centimos é caro, eu já tirei muitas certidões a 1000 escudos (no tempo deles) e 2,50 € fotocopias nos arquivos.
Podemos dar-nos por felizes elas custarem 0,50 centimos, temos que pagar o papel e a tinta., quem tem Amor á Genealogia faz tudo e não pensa nessa miséria que são os centimos ...que diria eu que ia de Setubal a Aveiro 2 x por mês com as viagens tão caras?
Cumps
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Certidões para efeito de estudo

#100305 | manelsp | 13 set 2005 03:50 | Em resposta a: #100297

Cara Ana Recio
o que eu disse não foi por mal, mas se numa qualquer papelaria custam 5 cêntimos ninguém me vai convencer que não dá lucro! Mas enfim, a questão nao era essa. Mas agradeço o seu comentário e dou graças a Deus que lhe mantenha as possibilidades económicas. eu de momento não as tenho, pelo menos de momento.
Com os melhores cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 19:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen