Família Vila Lobos- tavira- Séc. XIX

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Vila Lobos- tavira- Séc. XIX

#76487 | Gilão | 04 nov 2004 10:39

Se alguém tiver informações sobre esta família...
Agradecia imenso a juda!

Resposta

Link directo:

RE: Família Vila Lobos- tavira- Séc. XIX

#76623 | rmfrp | 05 nov 2004 22:39 | Em resposta a: #76487

Caro(a) Gilão:

Quais são as pessoas da família Vila Lobos sobre as quais incide a sua pesquisa? É possível que eu tenha alguma informação que lhe interesse.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Vila Lobos- tavira- Séc. XIX

#76797 | Gilão | 09 nov 2004 10:11 | Em resposta a: #76623

Caro Rui Pereira:
As pessoas que me interessam são:

António de Brito Vila Lobos- 63 anos, natural e morador em Tavira, solteiro, Juiz vereador Filho e neto de vereadores. Tio de João de Brito Vila Lobos, parente em 4º grau de João de Mendonça do Vale e no mesmo grau de José de Melo Pereira.

Esta informação é da pauta eleitoral de 1774, 1775 e 1776



e ainda:
João da Fonseca da Costa Vila Lobos e Aguiar – 52 anos, natural de Tavira, capitão reformado de milícias e filho de vereador.

António da Fonseca da Costa Vila Lobos e Aguiar – Sargento-mor reformado de milícias, filho de vereador e de 50 anos de idade. É irmão de João da Fonseca da Costa Vila Lobos e Aguiar.

Estes dados são da pauta eleitoral de 1824, 1825 e 1826

Todos as pessoas que pertencem à família Vila Lobos ou que a ela têm ligações são do meu interesse.
Se tiver alguma informação que me possa ser útil... ficaria bastante agradecido

Resposta

Link directo:

RE: Família Vila Lobos- tavira- Séc. XIX

#76799 | zamot | 09 nov 2004 10:32 | Em resposta a: #76797

António da Fonseca da Costa Vila Lobos e Aguiar
João da Fonseca da Costa Vila Lobos e Aguiar

Tem piada, minha avó materna chamava-se Maria Marta Vila Lobos de Aguiar Tavares de Cabreira, nada sei sobre a sua ascêndencia, mas sei que era do Algarve, será que haverá alguma relação com estes Senhores?

Um abraço

Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Família Vila Lobos- tavira- Séc. XIX

#76884 | rmfrp | 09 nov 2004 22:51 | Em resposta a: #76797

Caro(a) Gilão:

De facto, alguns dos nomes que refere não me são estranhos. Posso dar-lhe algumas indicações mas se não se importa gostaria de o fazer perante uma pessoa identificada. Caso prefira não divulgar a sua identidade aqui no Fórum pode contactar-me em privado para o meu e-mail que é:

rmfrp@hotmail.com

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Vila Lobos- tavira- Séc. XIX

#76885 | rmfrp | 09 nov 2004 22:52 | Em resposta a: #76799

Caro José Tomaz de Mello Breyner:

Como estará recordado, já por algumas vezes lhe referi ter uma ideia da origem dos apelidos de sua avó materna.

Estou agora praticamente certo de que o José Tomaz é descendente de um dos dois irmãos referidos na mensagem do colega Gilão, mais concretamente do João. Tenho a ligação praticamente estabelecida, faltando-me apenas duas ou no máximo três gerações cuja determinação será simples: o registo de nascimento da sua avó deve dar quase toda a informação necessária.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Vila Lobos- tavira- Séc. XIX

#76911 | Gilão | 10 nov 2004 09:46 | Em resposta a: #76884

O meu nome é Rui P. Cansado Guedes.

Resposta

Link directo:

RE: Família Vila Lobos- tavira- Séc. XIX

#76912 | S.João de Rei | 10 nov 2004 10:06 | Em resposta a: #76884

Caro Gilão
Meus Caros Rui Pereira e José Tomaz

A minha 2ª varonia é Vilalobos.
Espero que entendam estes apontamentos.
Existiram irmãos com apelido Azevedo Coutinho (de que descendo) e outros de apelido Vilalobos.
Um abraço,

José de Azevedo Coutinho



XXVII.10 Baltasar de Azevedo Coutinho
Nasceu em 29/03/1765 e faleceu em 02/09/1823.
Foi Major do Real corpo de engenharia, Lente jubilado da aula de matemática do regimento de infantaria nº 14. Foi encarregado pelo governo de executar o levantamento topográfico - hidrográfico do rio e da barra de Vila Nova de Portimão, para projecto e construção de obras hidráulicas. A planta foi remetida ao ministro da Marinha, D. Rodrigo de Sousa Coutinho.
Casou em 1789 com D. Catarina Bernarda de Melo, que faleceu a 3/06/1820. Filha de José Bernardo de Mendonça e Melo (Major) e de D. Francisca Laureana Travassos, falecida viúva em 19/11/1831.
Filhos:

Azevedo Coutinho Vilalobos Limpo de Lacerda

XXVIII.12 D. Mariana Francisca Vitória de Azevedo Coutinho
Faleceu a 29/06/1824.
Casou com Manuel António dos Reis Limpo de Lacerda, Tenente Coronel em 21/04/1810 no regimento de milícias de Lagos. Servindo desde Cadete, 35 anos no regimento nº 2. Administrava um Morgado em Lagos. Nasceu a 13/11/1758 e faleceu a 4/02/1820.
Filho:

XXIX.1 Rodrigo Limpo de Abreu Ravasco e Lacerda
Casou em 1839, com D. Maria do Carmo Sanches Barreto de Gusmão, filha de João José Sanches Pereira de Gusmão e Guiomar Francisca da Silva Barreto Correia de Lacerda
Filhos:

XXX.1 Manuel Quaresma Limpo Pereira de Lacerda, 1º visconde de Altas Moras .
Casou em 1875 com D. Feliciana Pereira de Lacerda, nascida em 1853
Filhos:
XXXI .1 Rui Limpo de Lacerda.
Nasceu em 1872 e casou com Mariana do Carmo Palma
XXXI .2 Sebastião Limpo de Lacerda
Nasceu em 1873.
XXXI.3 Feliciana Pereira de Lacerda
Casou com João Bernardo Correia Caupers

XXX.2 Francisco Limpo de Lacerda Sanches.
Casou com D. Maria do Carmo Pereira Sanches de Lacerda de Aguilar e Menezes Portugal nascida em 1860.
XXX.3 D. Guiomar Francisca Limpo de Lacerda Sanches
Casou com Afonso Pereira de Lacerda Aguilar e Menezes
Filha:
XXXI.4 D. Maria do Carmo Pereira Sanches de Lacerda de Aguilar e Menezes Portugal.
Nasceu em 1860 e casou com Francisco Limpo de Lacerda Sanches

XXVIII.13 D. Maria Vitória de Azevedo Coutinho.
Casou a 4/07/1829 com José Joaquim de Vilalobos de Lacerda, seu primo na altura cadete do regimento de infantaria nº 2.
Com Geração.



Brito Vilalobos Arnedo

XXVIII.14 José Joaquim de Vilalobos
Nasceu em 20/01/1790. Faleceu em Tavira em 9/09/1860.
Foi Tenente Coronel de Infantaria, Cavaleiro da Ordem de Avis. Condecorado com a medalha das 6 campanhas da guerra peninsular, e por sua majestade católica com a da batalha de Albuera.
Esteve 5 anos e 53 dias preso na Torre de S. Julião da Barra, de 1828 a 1833.
Em 1834, foi para chefe do estado maior da divisão militar dos Açores.
Casou a 29/08/1824, com D. Joana Eulália de Brito, irmã de António Pedro de Brito (1º barão de Cacela), filha de João Pedro de Brito, capitão dos privilegiados de Malta, em Tavira e de sua segunda mulher D. Violante Rosa de Brito.
Filhos:

XXIX.7 José Joaquim de Vilalobos,
Nasceu em Tavira a 22/09/1828. Faleceu solteiro em 22/12/1912. Nomeou seus herdeiros em partes iguais seu irmão António Pedro de Brito Vilalobos e seu sobrinho Luís José Pedro Vilalobos Arnedo. Deixou alguns bens a outros parentes.
SG

XXIX.8 António Pedro de Brito Vilalobos
Nasceu na freguesia de Salvador, Angra do Heroísmo – Açores, a 19/09/1835. Faleceu a 11/02/1915, e está no cemitério dos Prazeres, jazigo n.º 4838.
Frequentou o colégio Militar e a arma de Infantaria.
Inicia a carreira militar em 9/06/1852
Foi Tenente do batalhão de Caçadores nº 4.
Em 1874, é – lhe dada a situação de Reserva sem vencimento, reside em Tavira.
Em Outubro de 1890, no batalhão de Caçadores nº 8, reforma-se com a patente de General de Brigada, por não se sentir bem de saúde, tendo como causa nervosismo. É referido que tem um temperamento especial.
Foi Cavaleiro da Ordem de Avis
Foi 2º e último barão de Cacela, sendo o título criado por D. Maria II, por decreto de 27/09/1835 e por carta de 31/01/1837 NPB – vol. 2 - Pg 456 e 457.
Casou em Tavira a 19/09/1858 com D. Brites Mariana Pimentel Mascarenhas Ferreira e Aboim, natural de Santa Maria, Tavira, filha de Rodrigo José de Sá e Aboim (Major) e de D. Joaquina Rosa Ferreira Mascarenhas. Foram dispensados em quarto grau de consanguinidade (eram parentes pelos Travassos, já que D. Brites Mariana era bisneta de Maria Teresa Travassos da Fonseca, irmã de D. Francisca Laurência Travassos).
Filho:
XXX.4 António Pedro Aboim Vilalobos.
Nasceu em 20/12/1885.
Foi Capitão de Artilharia.
SG

XXIX.9 D. Maria da Anunciação de Brito Vilalobos
Nasceu em na freguesia da Pena, Lisboa a 17/03/1846.
Casou aos 13 anos de idade em Tavira a 19/09/1860, com Pedro José de Arnedo Júnior, de 20 anos de idade, natural da freguesia de Santiago, Tavira, filho de Pedro José de Arnedo e de D. Ana Rosa da Encarnação.
Filhos:

XXX.5 Pedro José Vilalobos Arnedo, natural da freguesia de Santa Maria, Tavira. Casou com D. Maria da Conceição Vaz Baganha (de Arnedo), natural da freguesia de São Paulo, Lisboa, filha de Luís José Anes Baganha e de D. Maria da Piedade Vaz (Baganha).
Filhos:

XXXI.5 D. Maria, nascida a 03/09/1887.
XXXI.6 D. Brites ...
XXXI.7 José ...
XXXI.8 Luís …

XXX.6 José Pedro Vilalobos Arnedo.

XXX.7 Luís José Pedro Vilalobos Arnedo, faleceu em 02.11.1936.
De D. Teresa Adelaide da Costa teve os filhos que se seguem. Administrava as propriedades do seu primo António Pedro de Brito Aboim Vilalobos. Deixou a maioria dos seus bens, incluindo a sua quota na firma Luís Arnedo & Filhos Lda., a sua filha Maria Joana Arnedo.
Filhos:
XXXI.9 D. Maria Joana Arnedo
XXXI.10 António Arnedo
XXXI.11 Luís José Arnedo

Resposta

Link directo:

RE: Família Vila Lobos- tavira- Séc. XIX

#76965 | rmfrp | 10 nov 2004 22:36 | Em resposta a: #76911

Caro Rui P. Cansado Guedes:

Muito obrigado pela sua resposta.

Os irmãos que refere, João e António, eram filhos de José da Fonseca da Costa de Aguiar e D. Francisca Teresa Pinto, ambos de Tavira; netos paternos do Sargento-Mor Álvaro Rodrigues de Aguiar, de Lagos, e de D. Isabel Francisca de Brito Vilalobos, de Tavira; netos maternos do Cap. Mateus Pinto Ferraz, do Torrão, e de Catarina de Sena, de Faro.

João casou em 1818 com D. Maria da Conceição Drago de Abreu, de Castro Marim, e entre a sua descendência deve contar-se o nosso colega do Fórum José Tomaz de Mello Breyner conforme mencionei na mensagem que ontem lhe dirigi.

Para além de João e António conheço ainda mais uma irmã, D. Isabel Francisca, natural de Tavira, que casou em 1802 com João Pedro de Castro Vilar, de Castro Marim.

Quanto ao António de Brito Vila Lobos pautado para 1774/75/76, não tenho certezas mas talvez seja irmão da avó paterna de João, António e Isabel. No livro de Miguel Côrte-Real "Fidalgos de Cota de Armas do Algarve" é tratado (p. 309) um ramo Villa-Lobos que parece ser o da ascendência de todas estas pessoas.

Totalmente separado, pelo menos na óptica da minha investigação que nunca se concentrou nas ascendências Vilalobos destas linhas, está o ramo de que aqui já lhe deu conta o colega José de Azevedo Coutinho e que passou também de Lagos a Tavira no século XVIII, pouco tempo depois do ramo Vilalobos de Aguiar.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Vila Lobos- tavira- Séc. XIX

#76966 | rmfrp | 10 nov 2004 22:37 | Em resposta a: #76912

Caro José de Azevedo Coutinho:

É claro que entendo os seus apontamentos. Creio que representam a súmula da interessante discussão que decorreu no ano passado sobre esta família no tópico "Gente de Mazagão":

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=36155

Mais uma vez chamo a atenção, como já fizera nesse mesmo tópico, para o erro no nome da esposa do Major José Bernardo de Melo, que não é Francisca Laureana mas sim Francisca Laurência, aliás na tradição da família Travassos em que o nome Lourenço é recorrente.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Vila Lobos- tavira- Séc. XIX

#76975 | S.João de Rei | 11 nov 2004 01:04 | Em resposta a: #76966

Caro Rui Pereira

Obrigado.
Como retirei estes “apontamentos” de um “conjunto”, temi que ficassem desarticulados. Essa a razão da minha observação.
Referido a XXIX.8 António Pedro de Brito Vilalobos. Está correcto o nome Francisca Laurência Travassos, como deve ter reparado. Está realmente errado no ref. a :
XXVII.10 Baltasar de Azevedo Coutinho, que vou alterar.
Em relação ao conjunto de informações está substancialmente enriquecido.
Com os melhores cumprimentos,

JAC

Resposta

Link directo:

RE: Família Vila Lobos- tavira- Séc. XIX

#77006 | Gilão | 11 nov 2004 11:22 | Em resposta a: #76965

Caros Rui Pereira e José de Azevedo Coutinho

Muito obrigado pelas informações! Fico bastante agradecido por todos estes dados que me forneceram.


Se mais alguém tiver informações ... agradeço a ajuda!

Resposta

Link directo:

RE: Família Vila Lobos- tavira- Séc. XIX

#77109 | S.João de Rei | 12 nov 2004 13:28 | Em resposta a: #77006

Caro Rui P. Cansado Guedes

Já agora, envio-lhe mais alguns elementos que talvez lhe interessem.

JAC




XXVIII.15 João de Azevedo Coutinho ( irmão de XXVIII.14 José Joaquim de Vilalobos)

Nasceu em 28/08/1800.
Iniciou a carreira militar como Cadete no regimento de Infantaria nº 14, em 11/06/1815; promovido a Alferes para o regimento de Infantaria nº 5, em 28/03/1820. Reformou-se como Tenente a 30/12/1851.
SG

XXVII.11 D. Isabel de Azevedo Coutinho
Nasceu em 23/05/1766.

XXVII.12 D. Maria de Azevedo Coutinho
Nasceu a 24/09/1768.

XXVII.13 D. Maria de Azevedo Coutinho
Nasceu a 11/9/1771.

XXVII.14 Joaquim de Vilalobos
Nasceu em 05/03/1773.

XXVII.15 D. Vitória Francisca Banha
Nasceu a 9/07/1776 e faleceu a 22/04/1808. Casou em 08/01/1804 com José Pereira de Limpo de Lacerda (irmão de Manuel António casado com Mariana Francisca Vitória de Azevedo Coutinho, anteriormente referida e sobrinha de Vitória)
Filhos:

XXVIII.16 José Joaquim Vilalobos de Lacerda
Mencionado em XXVIII.13.

XXVIII.17 Manuel António Limpo de Lacerda
Mencionado em XXVIII.12

XXVII.16 D. Francisca de Vilalobos
Nasceu a 3/11/1779 e faleceu a 14/01/1811.

XXVII.17 Joaquim de Vilalobos
Nasceu a 18/01/1781 e faleceu criança.

XXVII.18 José Joaquim de Vilalobos
Nasceu a 23/08/1782 e faleceu a 3/10/1837.
Foi Vereador da Câmara de Lagos. Anteriormente cadete do regimento de infantaria de Lagos.
Casou com D. Vitoria Violante de Villa Vicencia, que nasceu a 26/03/1777 e faleceu em 1848, sucessora no morgado da quinta da Cruz de Pedra, em Portimão, a seu irmão António Corrêa de Freitas Lordello da Costa Villa Vicencia (Tenente Coronel). Era filha de Luis Manuel da Silveira Correia de Freitas da Costa , juiz da alfandega em Portimão e de Maria Vitoria Villa Vicencia de Sampaio Mascarenhas, 4ª administradora do referido morgado.
Filhos:

XXVIII.18 D. Mariana Francisca Correia de Vilalobos
Nasceu a 18/12/1808, e casou a 20/05/1829 com Manuel Limpo de Lacerda, nascido a 4/11/1807, com geração e referido em XXVIII.12

Almeida Corte Real Mendonça Vilalobos

XXVIII.19 José Joaquim de Vilalobos
Nasceu a 11/02/1811
Foi o 7º administrador do morgado da quinta da Pedra em Portimão.
Casou a 12/05/1835 com D. Mariana Barbara de Mendonça, filha de Bernardo António de Mendonça (Coronel), natural de Albufeira, e de D. Joana de Almeida Corte Real que faleceu em Lagos a 7/02/1822, jaz no convento dos Capuchos.
Filhos:

XXIX.10 José Joaquim de Vilalobos
Casou com Isabel Cavaco, residente em Loulé.
Filhos:

XXX.8 Henriqueta Mendonça Vilalobos
Casou com José Bernardino de Carvalho, residente em Albufeira.
Filhos:

XXXI.12 Solange Mariana de Mendonça Vilalobos Carvalho.
Casou com Gervásio António Santos, residente em Vila Real de Santo António.
Filhos:

XXXII.11 António José Vilalobos de Carvalho Santos.
Casou com Galhardo
Filhos:

XXXIII.1 Pedro Miguel Galhardo Vilalobos Santos

XXXIII.2 Teresa Maria Galhardo Vilalobos Santos

XXXII.12 Maria Henriqueta Vilalobos de Carvalho Santos.

XXIX.10 José Joaquim de Vilalobos

XXIX.11 D......... VilaLobos

XXIX.12 D......... VilaLobos



XXVIII.20 Luís de Vilalobos
Nasceu a 24/03/1813, e morreu criança.

XXVIII.21 D. Vitoria Violante Correia de Vasconcelos
Nasceu a 20/06/1814.
Casou com José da Costa, militar no batalhão de caçadores nº1.

XXVI.9 Luís de Vilalobos
Nasceu em 27/12/1742 e morreu com pouca idade.

XXVI.10 Joaquim José de Vilalobos
Nasceu em 01/02/1744 e indo para o Brasil, enraivecido deitou-se ao mar e morreu afogado.


XXVIII.20 Luís de Vilalobos
Nasceu a 24/03/1813, e morreu criança.

XXVIII.21 D. Vitoria Violante Correia de Vasconcelos
Nasceu a 20/06/1814.
Casou com José da Costa, militar no batalhão de caçadores nº1.

XXVI.9 Luís de Vilalobos
Nasceu em 27/12/1742 e morreu com pouca idade.

XXVI.10 Joaquim José de Vilalobos
Nasceu em 01/02/1744 e indo para o Brasil, enraivecido deitou-se ao mar e morreu afogado.

Resposta

Link directo:

RE: Família Vila Lobos- tavira- Séc. XIX

#77892 | JFRego | 22 nov 2004 21:04 | Em resposta a: #76885

Caro José Thomaz

Tenho os elementos referentes à família de sua Avó, que é também a de minha Sogra, incluindo um esquema genealógica de vários ramos e várias outras informações. Se quiser posso mandar-lhe por correio
Um abraço
João de Figueiroa-Rego

Resposta

Link directo:

RE: Família Vila Lobos- tavira- Séc. XIX

#105531 | MLPG | 17 nov 2005 22:50 | Em resposta a: #76912

Caro Sr. José de Azevedo Coutinho,

Tenho estado a recolher dados da minha família Limpo de Lacerda e reparei que me fornecia imensas informações.
Estava a tentar ligar a minha famíla aos Ravascos, de Moura e não estava a conseguir, até que cheguei ao que queria.
Só que depois surgiu um problema.
Menciona no seu ponto XXVII.15 D. Vitória Francisca Banha - um Manuel António casado com Mariana Francisca Vitória de Azevedo Coutinho e que este era irmão de José Pereira Limpo de Lacerda (meu Tetravô), mas logo a seguir menciona no ponto XXVIII.17 que este é filho da D. Vitória Francisca Banha (minha Tetravó) e não cunhado como tinha mencionado. Ela tem um filho chamado Manuel António Limpo de Lacerda mas casado com uma Marianna Francisca Villa Lobos de Lacerda.
Consegue ajudar-me?
Já agora, pode informar-me onde conseguiu estes dados?
Obrigada
Lourdes Limpo de Lacerda Girão

Resposta

Link directo:

RE: Família Vila Lobos- tavira- Séc. XIX

#106077 | MLPG | 24 nov 2005 22:24 | Em resposta a: #105531

Caro Sr. José de Azevedo Coutinho,

Já consegui obter as informações necessárias e tinha razão. Há mais 2 pontos que não estão correctos.
Já tentei várias vezes entrar em contacto consigo (no Forum) sem resultado e até pedi nos contactos para lhe enviar o meu e-mail.
Se estiver interessado estou disponível para os devidos esclarecimentos.
Um obrigada
Lourdes Girão

Resposta

Link directo:

RE: Família Vila Lobos- tavira- Séc. XIX

#106114 | S.João de Rei | 25 nov 2005 12:42 | Em resposta a: #106077

Exma Senhora Lourdes Limpo de Lacerda Girão,

Finalmente prazer em conhecê-la, ciberneticamente falando claro!
Dei ontem autorização à Genea para lhe fornecer o meu email.
Por principio não tenho qualquer temor em fornecer endereço a qualquer pessoa.
Terei muito gosto em “conversar” em privado se for o seu interesse.
Se tiver de acordo trate-me de uma maneira menos formal e eu farei o mesmo.
Teria todo o interesse em partilhar as suas descobertas.
Estou a viver no Brasil. O meu mail principal é: joseazevedocoutinho(arroba)yahoo.com.br
Tem alguma relação familiar com Pedro Girão, genealogista Nortenho ?
Cumprimentos do,

José Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 21:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen