Carta de Perdão

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Formação

Carta de Perdão

#76540 | jvaldeira | 04 nov 2004 21:01

Caros confrades,

Alguém me poderia dar uma sugestão ou informação adicional quanto a uma carta de perdão?

O caso é o seguinte: Encontrei na Chancelaria de D.João V, 1727 uma carta de perdão relativa a uma condenação de 2 anos de degredo em África de um Lançarote Oliveira "pela culpa porque o acusou Manuel Dias".

Como não identifica a localidade do condenado nem do queixoso não consigo ter a certeza de que se trata do Lançarote que me interessa e também não sei qual o crime em causa.

Sabem-me dizer se e onde poderei encontrar a condenação respeitante a um perdão deste tipo?

Sei o nome do ouvidor do crime que prestou informações para a emissão do perdão, um tal Miguel Monte Bravo. Poderei através do nome saber a localidade onde era ouvidor (através da nomeação)?

Diz na carta que se perdoa "por ter satisfeito a condenação e ter perdão da parte" o que - se entendo bem - significa que cumpriu realmente a pena (existirá alguma fonte que identifique as partidas destes degredados?). No entanto também não percebo bem o interesse do perdão após a pena ser cumprida. Seria uma espécie de "limpeza de cadastro", necessária para desempenhar algum cargo ou função, ou simplesmente por uma questão de imagem na sociedade?

Obrigado por qualquer achega,
JValdeira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 23:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen